Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Cidade das Artes, Grupo Carrefour e Instituto Black Brazil Art apresentam:
3ª Bienal Black (3BienalBlack): "Fluxos (in)Fluxo: Transitoriedade, Migração e Memória"
Atração gratuita reúne artistas emergentes e propõe curadoria colaborativa com foco na visibilidade de mulheres negras na cena artística brasileira. Evento traz exposições em seis espaços da capital fluminense e programação virtual.
A cidade do Rio de Janeiro se prepara para receber, em março, a 3ª edição da Bienal Black (3BienalBlack), evento que tem como objetivo dar visibilidade ao trabalho de artistas emergentes, principalmente mulheres. As exposições reúnem mais de 270 trabalhos de 225 artistas de todo o país e do exterior, divididos em seis espaços da cidade e programação virtual. Com entrada franca, as atividades vão até junho e incluem uma programação extensa, que pode ser conferida no site bienalblack.com.br.
A Cidade das Artes recebe a exposição de 28 de março a 30 de abril, com visitação de segunda a domingo, das 10h às 18h, com o eixo intitulado Práticas Geradoras. Esta seleção de obras destaca práticas artísticas que geram novas possibilidades e perspectivas, promovendo a inovação e a experimentação.
O espaço sedia no dia 28 de março, quinta-feira, às 14h, o debate Artistas (em) Conversação com o tema Conexões e Interseções na Arte I, com a participação de Oscar Ambrosia (SP), Cris Marcos (SP) e convidados.
A 3BienalBlack tem organização e produção do Instituto Black Brazil Art e financiamento por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é do Grupo Carrefour Brasil, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal da Cultura, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Teatro Municipal Gonzaguinha, Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Museu da História e Cultura do Afro-brasileiro, Centro Cultural Correios, Cidade das Artes, Espaço Cultural Correios, Museu do Samba e Museu da Maré.
Abertura: 27 de março, quarta-feira, às 19h, no Teatro Gonzaguinha (R. Benedito Hipólito, 125).
Locais: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Centro Cultural dos Correios, Cidade das Artes, Espaço Cultural Correios e Museu da História e da Cultura Afro-brasileira.
Entrada franca.
Programação: bienalblack.com.br
Redes sociais
Site oficial: bienalblack.com.br | Facebook: /BlackBrazilArt
Instagram: @bienalblackbrazilart | Twitter: @blackbrasilart | YouTube: /BlackBrazilArt