Fundação Cidade das Artes

Programação » Rosto de Mulher | Exposição

Evento Encerrado

Rosto de Mulher | Exposição



Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam


EXPOSIÇÃO ROSTO DE MULHER
Um manifesto artístico pelo combate à violência contra a mulher

A exposição Rosto de Mulher tem como tema central o combate à violência contra mulher em diferentes aspectos, tais como físico, psicológico e social. O projeto revela novos rostos e gritos femininos, que ganham espaço de expressão através de diversas perspectivas artísticas. Com o propósito de abrir espaço para artistas mulheres cis e trans, de diferentes idades, que tenham sua arte como forma de grito silencioso num manifesto feminino, este trabalho revela uma realidade de opressão à mulher que ainda ocorre em pleno século XXI.


O PROJETO
As obras dialogam com as histórias vividas pelas próprias artistas ou observadas a partir do convívio com outras mulheres, revelando situações que possam causar emoções e identificação. Assim, a exposição torna-se viva, itinerante e mutável conforme a participação de diferentes artistas.

Dentro da temática de combate à violência contra mulher, a mostra também inclui debates, rodas de conversas, palestras com líderes sociais e profissionais das áreas da assistência social, segurança à mulher, direitos humanos, educadores, dentre outros.

 

SEGUNDA TEMPORADA

Uma exposição de arte itinerante que convida ao diálogo de diversas situações da vida feminina em sociedade retratadas a partir de um encontro com o mar. Nesta temporada, a exposição Rosto de Mulher fica em cartaz de 28 de fevereiro a 10 de março, com entrada gratuita, na Cidade das Artes, e apresenta quinze obras que contemplam fases da adolescência à maturidade da vida de uma mulher em um mundo marcado pelo machismo.

Levantando a importante bandeira de combate a violência contra mulher pela perspectiva da arte, Rosto de Mulher torna leve um tema tão difícil de ser abordado. Além disso, também é colocado em foco histórias de superação, inspiradas nas cartas da mãe do diretor cinematográfico e idealizador do projeto, Jarsom Wayans.






SUAS ARTES NA EXPOSIÇÃO
Os grafites e histórias em quadrinhos da artista Natf retratam a selvageria da sociedade em relação às mulheres negras e se conectam às fotografias da jovem indígena Isabel Figueira. O mar é o que transporta inúmeros recursos e lembranças plasmadas na obra de Luanda Maria, uma artista que revela em suas pinturas os mais obscuros silêncios e seu encontro com a natureza, finalizando com o documentário de Yasmim Dias.


PROGRAMAÇÃO
A exposição inaugura com uma intervenção cênica dos alunos da Escola de Teatro GUDI HUD, sob a direção de Hudson Batista. Denominada “Verbos”, a dramatização propõe um debate sobre as experiências afetivas inseridas em contextos de violência.




FICHA TÉCNICA
Direção Artística e Criativa: Jarsom Wayans
Direção de Produção Executiva: Emanuele Sanuto
Artistas Expositoras: Isabel Figueira, Luanda, Natf
Artista Convidada: Yasmim Dias
Assistente de Direção: Marilene Ribeiro
Assistente de Direção Artística e Produção: Ana Paula Gualberto
Assistente de Produção: Bianka Carrilho
Assistente da Artista Natf: Tebla
Assessoria de Imprensa: Angélica Zago
Assessoria Jurídica: Dra Ana Paula Carvalho
Identidade Visual e Social Media: Natasha Arsenio e Lucas Tuche
(Jocamali Comunica)
Diretor de Cena e Dramaturgia: Hudson Batista
Elenco Intervenção Artística: Lucia Sanuto, Dg Martins, João Gomez,
Sarah Boa Hora, Eduarda Malvão, Yasmim Rezende e Rebeca Carvalho
Leituras das cartas: Carolina Rhoper
Percussionistas: Mila Suita e Inae Bemvindo
Fotografia: Marcos Alcântara - Bendito Benedito
Figurinista: Carla Costa
Assistente de Figurinista: Bruna Lima, Lara Aline
Técnico de Iluminação: Bia Felix e Lilian Terra
Cenografia: Társo Gentìl
Assistente de Cenografia: Yuri Veriato
Artista Audiovisual e Efeitos: Laura do Lago
Mestre de Cerimônias: Suelen Martins
Mediadora: Carolina Grimião
Monitoria: Arda Paranhos




Artes Visuais

Informações Gerais

Datas

29/02/24 a 10/03/24

Horários

10h às 19h

GRATUITO

Local

Cidade das Artes

Sala

Galeria B

Classificação Etária

14 Anos

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais