Fundação Cidade das Artes

Programação » Interlocuções | 10 anos do Projeto Interlocuções na Cidade das Artes

Evento Encerrado

Interlocuções | 10 anos do Projeto Interlocuções na Cidade das Artes



Em 2024, a psicanalista Gilda Pitombo completa 10 anos de projeto Interlocuções na Cidade das Artes, para comemorar iremos reunir diversos convidados que fizeram parte dessa trajetória. Entre os convidados estão: artistas, escritores, médicos, psicanalistas, psicólogos, poetas e amigos da psicanalista Gilda Pitombo.


Um pouco sobre a história do Projeto Interlocuções

A partir da experiência desenvolvida na realização de tais eventos, em 2014 viria a participar da elaboração de meu projeto mais duradouro, aos 52 anos de idade, já numa fase madura de minha vida. Iniciei essa aventura fascinante com os grandes clássicos da Literatura (Shakespeare e Dostoievski) e da História da Arte através dos tempos.

Surgiu assim desse despertar "Projeto Interlocuções". Esta iniciativa, que a princípio ocorreu em parceria com a psicanalista Marilia Flores foi apresentada para análise na Fundação Cidade das Artes e teve uma trajetória de preciosos eventos no acolhedor espaço cultural da Sala de Leitura, quando palestrantes convidados e públicos das mais diversas formações vivenciaram uma dinâmica e valiosa troca de ideias e experiências de vida.

Após a primeira etapa de eventos que correspondeu  ao período de 2014 a 2017, o projeto seguiu sobre minha coordenação, contando com um novo formato, novos convidados e novas formas de transmissão da Psicanálise com os seguidores dessa iniciativa cultural, passando a disponibilizar ao público um canal no YouTube, um Instagram com mais conteúdo e um grupo no whatsapp para compartilhar experiências profissionais e trocas com outros estudiosos e interessados na temática.

Iniciamos o projeto em 2014 com Don Juan de Tarso de Molin (1616), quando passamos a vislumbrar a abordagem literária do escritor português José Saramago (2005), intitulado "Don Giovanni- dissoluto absolvido", Saramago relata um Don Juan profundamente ambiguo, dividido, demonstrando, ao contrário do que sempre diz, que ele não era um sedutor, mas antes um permanente seduzido. A simples presença de uma mulher perturbava-o. Era um tipo de mentiroso compulsivo, porém muito sagaz em suas historias, não tendo seduzido uma única mulher em sua vida. A fantasia de seduzido 1.003 mulheres servia justamente para compensar a falta e a inibição sexual.

O Projeto Interlocuções, acredita na arte como uma forma de interlocução muito enriquecedora com a psicanalise, pois Freud já dizia que os escritores e os poetas, estavam à frente dos psicanalistas e precisávamos aprender muito com eles, pois são grandes conhecedores da alma humana.  O objetivo desse espaço, sempre foi criar um diálogo entre a literatura e a psicanalise, porém esses dois campos do saber não se dão sem atritos. Outro objetivo do Interlocuções é tornar a psicanalise acessível, oferecer a psicanalise a todos através de uma linguagem ampla, clara e simples, onde todos possam ser alcançados de alguma forma, queremos debater opiniões, criar soluções, resolver problemas e tratar dores que permeiam nossa sociedade.

TEMÁTICAS
- MATERNIDADE
- RACISMO
- VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
- VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA
- SAÚDE DA MULHER
- PSICOPATIA DOMÉSTICA
- HOMOFOBIA


-----------------------------------------------------------------------------------------------


EVENTOS ANTERIORES



19/07/2024
Tema: Relação conjugal e saúde mental  


CONVIDADOS

Marcia Esteves Agostinho

Historiadora das emoções. Atuando como escritora, professora e pesquisadora interdisciplinar, ela une ciência e história para refletir sobre questões do cotidiano. Mestre e Doutoranda em História das Emoções pela Universidade de Rochester, NY-EUA, Marcia também é Doutora em Engenharia pela UFRJ, com pós-doutoramento na PUC-Rio, e foi pesquisadora visitante na Universidade de Nottingham, na Inglaterra. Além de publicações científicas no Brasil e no exterior, Marcia é autora do livro Por que casamos: sexo e amor na vida a dois, publicado pela editora Almedina, 2023.
@marciaestevesagostinho


Deonísio da Silva

escritor e professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos (SP), é Doutor em Letras pela USP. É membro da Academia Brasileira de Filologia, da qual é o atual vice-presidente. É também membro brasileiro da Academia das Ciências de Lisboa. Publicou durante 25 anos a coluna de Etimologia na revista Caras e desde 2011 apresenta a coluna semanal Sem Papas na Língua, na Rádio Bandnews.



30/06/2024
Tema:  Colóquio MARGUERITE DURAS NA CIDADE DAS ARTES



Tema:  O espectador à deriva: o cinema de Marguerite Duras 
Luciene Guimarães de Oliveira é tradutora, doutora em Littérature et arts de la scène et de l'écran (ULaval - Canadá) e atualmente realiza pós-doc pelo Promel UFSJ- CAPES. É também coordenadora da Coleção Marguerite Duras, (Relicário Edições) 


Tema: "O ensurdecedor silêncio do escrever"
Welington Barbosa, Psicanalista. Graduação UNESA. Pós Coppe UFRJ. Pós Psicanálise Clínica ESPE - Escola Superior de Psicologia e Educação. Corpo Freudiano – Escola de Psicanálise –Seção Rio de Janeiro. Formação Básica – Formação Permanente – 2014/2024.


Tema: Lol V. Stein: um paradigma?
Henri Kaufmanner. Psiquiatra e Psicanalista. Membro da Escola Brasileira e da Associação Mundial de Psicanálise, integra o corpo docente do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSMMG), foi professor do Departamento de Psicologia da PUC MG, Coração Eucarístico. Foi diretor técnico-administrativo do Hospital Galba Velloso e também preceptor da residência em psiquiatria do Instituto Raul Soares (IRS) ambas instituições da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, FHEMIG. Conduziu supervisões clínicas de equipes de saúde mental em Belo Horizonte e Contagem, como também no Programa de Atenção integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ). É mestre e doutor em psicologia na área de Estudos Psicanalíticos da Fafich/UFMG e pratica a psicanálise em Belo Horizonte. Publicou o livro: A Psicose e a solução elegante de Lacan.


Tema: O cinema de Marguerite Duras: das Vozes fantasmagóricas à voz da escritora
Danielle Curi. Psicanalista. Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Docente do Curso de Especialização em Saúde Mental do IEC/ PUC Minas. Conselheira Editorial da Revista Círculo de Giz


Tema: O corpo e a expressão da angústia em "O amante" de Marguerite Duras.
Luiz Paulo possui graduação em Letras (Português-Francês) pela UFRJ, mestrado e doutorado em Letras Neolatinas, pela mesma instituição, quando estudou a obra do poeta francês Alfred de Musset. Desde 2013 é professor de Francês do Colégio Pedro II, atuando no campus Realengo II, nos ensinos fundamental e médio. É poeta, psicanalista e, enquanto pesquisador, é membro do Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros, do Colégio Pedro II e integra o GAP(E) - Grupo Alteridade e Educação da UFF. Atualmente, encontra-se em estágio de pós-doutoramento na interface Psicanálise e Educação, pela UFF.


Tema: Emily L e a voz
Danilo Almeida. Psicanalista, escritor, professor das línguas inglesa, portuguesa e francesa. Associado do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, Núcleo Rio de Janeiro.


Tema: O Marescrito de Marguerite Duras é ancestral?
Elisabeth Bittencourt Psicanalista e Escritora. Associada à Escola de Psicanálise Corpo Freudiano, Núcleo Rio de Janeiro. Autora de diversos artigos publicados em revistas de Psicanálise nacionais e internacionais. Autora dos livros "Vaidade no Feminino" e "Rumores Internos... Entre o Mal-Estar, a Psicanálise e o Direito". No prelo: "Eu e Elas. Elas em mim.


Tema:  “ A solidão não se encontra , se faz” .
Gilda Pitombo. Psicóloga, Psicanalista e doutora em Arte e Cultura Contemporânea, pesquisa as relações entre Arte e Psicanálise pela UERJ. Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade. pela Veiga de Almeida, Psicóloga pela UFRJ. Título de psicanalista pela Sociedade Iracy Doile, SPID. Coordenou uma pós-graduação em psicanalise na Celso Lisboa, Coordenadora e Idealizadora do Projeto Interlocuções, Literatura e Arte na Cidade das Artes há DEZ anos. 
 

10/05/2024
Tema: Instituto ROPE 
Convidado: Roberto Palmeira



Empreendedor Social • Formação em Marketing com especialização em Administração Estratégica e mestrando em Saúde Mental • Idealizador e Diretor de Sonhos do Instituto ROPE (associado ao Stichting Ambulanceweens International com ações em 19 Países no Mundo) • Facilitador do Death Café Carioca (e Death Café Pet) • Sócio do Hospice Casa de Stela • Criador do Selo Rope – Treinamentos de excelência para Profissionais de Saúde • Autor do Livro “Começando pelo Fim” • Membro do Grupo de Pesquisas em Cuidados Paliativos FIOCRUZ • Membro do Conselho Consultivo do ZENcancer • Analista Comportamental com formação em DISC • Consultor, especialista em treinamentos de alta performance, PNL, CNV, Psi Positiva Empreendedorismo e Inovação • Docente, mentor e palestrante • Estudioso de Gente e seus Sonhos


SOBRE O PROJETO
Somos o Instituto ROPE (www.institutorope.com.br) desde 2016 tem como único objetivo a realização de DESEJOS de pessoas acometidas por doenças graves que ameacem suas vidas. Associado ao Stichting Ambulance Wens Mundial, atualmente presente em 19 Países (Holanda, Brasil, Alemanha, Australia, Áustria, Bélgica, Curaçao, El Salvador, Equador, Espanha, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Luxemburgo, Noruega, República Tcheca, Singapura e Suécia) com mais de 22.000 desejos de pessoas em fim de vida realizados em todo o Globo terrestre.

Formalizado como Associação, com 6 conselheiros, 18 diretores diretos e pouco mais de 290 voluntários com células em RJ, SP, MG, BA e ações em todo o Brasil com parcerias firmadas com o INCA, Hospital dos Servidores do Estado, Hospital Universitário Gaffrè Guinle, Instituto Nacional de Cardiologia, Prontobaby, Hospital Quinta D’Or, Placi, Grupo Hospitalar Casa, ZENcancer, Comunidade Compassiva, Grupo Fresenius, Casa Ronald Mac Donald, Pró-cardíaco, entre outros, segue na missão de realizar estes desejos mais significativos de pessoas ameaçadas por doenças graves desde conhecer a rádio que escuta diariamente a voar de helicóptero em volta do Cristo Redentor, de conhecer seu ídolo, dançar, cantar, editar um livro a, rever um local especial, reencontrar um amor...

Conheça um pouco mais sobre nós:

• Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=OFKvqrANVS8
• Nosso livro: COMEÇANDO PELO FIM : https://amzn.to/37Ir2sf
• Programa Conversa com Bial 19/10/2022: https://globoplay.globo.com/v/11042538/
• Salto para a Vida de Pat Grat – TV Globo 12/03/22 ; https://globoplay.globo.com/v/10384715/
• Mergulho na Alma de Patrícia no AquaRio – TV Globo RJTV 21/03/22: http://glo.bo/379Qc3f
• Entrevista com o Diretor de Sonhos no Jornal do Rio – TV BAND 24/07/2021: https://bit.ly/3WOL4Gz
• Pauta e Prosa TV Gazeta SP 03/05/2023 https://www.youtube.com/watch?v=7zkTjjXUbVw
• Sonho de um jovem Palmeirense Pedrinho 16/05/2023 https://globoplay.globo.com/v/11621659/
• Iracema, 92 anos, voa de asa delta - TV Globo RJTV 19/02/2021: https://globoplay.globo.com/v/9284400/
• Sonho no Pão de Açúcar – TV Band, Jornal da Band 14/05/2021: https://bit.ly/37bVVWi
• Casamento no Quinta Dor
Reportagem TV Banda Jornal do Rio 12/07/2021 - https://bit.ly/3KHlwF1
Matéria Jornal Extra/Globo 11/07/2021: - http://glo.bo/3EpajGV
Materia G1 11/07/2021 - http://glo.bo/3xqocTM

• Theo, 4 anos pilota trem do metrô no Rio,
Reportagem do TV Globo RJTV 21/05/2021: -
https://globoplay.globo.com/v/9535614/
Reportagem TV Band Notícias no dia 21/05/2021: -
https://www.youtube.com/watch?v=lCj37JKbdXg
• Matéria Jornal Extra: 21/05/2021 : - http://glo.bo/3xq8KH5
• Chef Isaack encontra Claude Troigros e Ridind for Sheila Harley Davidson
Reportagem Extra/Globo 13 de julho de 2021 - http://glo.bo/3EpaCS5

 

26/04/2024
Tema: Psicopatas Domésticos
Convidada: Renata Silbert (Psicóloga e escritora)



A psicopatia é um tema muito visto atualmente, bem como as relações abusivas. A autora Renata Silbert ousou, unindo os dois temas e mostrando uma visão na qual os sujeitos abusadores podem ser chamados também de psicopatas, uma vez que as características dos sujeitos na psicopatia estão também presentes, em maior ou menor grau nas relações afetivas abusivas. Surge então este nome Psicopatas domésticos.


Neste livro, a autora nos apresenta este fenômeno que hoje assola todas as sociedades, e que tem cada vez mais vindo à tona. As vitimas estão perdendo o medo de falar sobre os abusos, e buscam cada vez mais informações que as ajudem a compreender o que é este "aquilo" que elas vivem, mais que não sabem nomear.

Através do embasamento teórico, misturados ao contar de histórias, a autora vai nos levando por uma travessia de conhecimento do assunto que tem por objetivo um despertar.

Conhecer as características do sujeito, a dinâmica da relação, o perfil das vitimas, entender o aprisionamento ao qual elas estão submetidas, bem como a devastação que esta relação traz para as suas vidas é um tema necessário nos dias de hoje.

O livro tem também por objetivo mostrar as vitimas que existe um dia seguinte. E que é possível sobreviver e recomeçar.

Entretanto, o único caminho possível é o entendimento desta patologia cruel.

Que muitas vezes as vitimas já conhecem, mesmo sem conhecer!

08/02/2024
Tema: 08 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER


 

Kika Gama Lobo, jornalista e influencer da maturidade, lança livro para ajudar as mulheres nos 50+
“Kikando na maturidade” tem apresentação de Martha Medeiros e fotografias de Marcos André Pinto

Kika Gama Lobo lança seu primeiro livro sobre a IDADE MADURA a partir de um tsunami pessoal envolvendo a superação de um câncer, uma separação de 24 anos de casada e duas filhas adolescentes para terminar de criar e sustentar. Kika, carioca, assessora de comunicação e hoje influencer da maturidade, virou uma espécie de alto-falante da idade madura. A menopausa severa, herança da quimioterapia, deu origem aos posts “vida real” nas mídias sociais. E nessa caminhada de verdades do cotidiano da mulher madura, Kika – à convite da Editora Lacre, através de sua publisher Flávia Portela – foi chamada a compartilhar sua experiência em um livro.

O tema da maturidade entrou no rol das pautas significativas do Brasil. Em 2040 seremos uma nação, em sua totalidade, de pessoas mais velhas. Quem vai chegar aos 150 anos já nasceu. Nada mais apropriado do que tratar a chegada dos "enta" através das vivências potentes de Kika. Sincera, muitas vezes até escrachada, a autora se solta mais ainda nas palavras impressas no livro. E entrega de bandeja um guia para enfrentar o susto do envelhecimento. Passo a passo, uma espécie de bula de como ela mesma conseguiu transpor os seus obstáculos nos 50+.

Apresentado pela escritora gaúcha Martha Medeiros – uma imensa referência de mulher madura – o livro traz fotos estilo portrait e capítulos com depoimentos de especialistas. Sexo grisalho, doença dos genitores, ninho vazio, perrengue com boletos, falta de trabalho, saúde mental, espiritualidade tardia: todos assuntos-tabus pouco explorados, ali estão em primeira pessoa.

"Minha ideia sempre foi compartilhar os meus acertos depois que eu entendi que não ia morrer da doença, naquele primeiro estágio. O Kikando na maturidade é uma espécie de amuleto positivo para os meus pares. Mulheres 35+ que querem entender como será a maturidade e as mais velhas, como eu, que já chegaram lá mas precisam ressignificar seu caminhar. Tudo com humor, afinal, de gangorra eu entendo" – comenta Kika.

Locais de lançamento do livro:
RIO DE JANEIRO: 22/11/22. Livraria Travessa do Shopping Leblon
FLIP – PARATY: 25/11/22. Casa de Cultura e Casa Gueto
SÃO PAULO: 01/12/22. Livraria Travessa do Shopping Iguatemi
LANÇAMENTO C/ DEBATE: 02/02/23. Livraria Janela. Jardim Botânico, RIO
LANÇAMENTO c/ DEBATE: 02/03/23 Livraria Travessa. Niterói
Dia 19 de abril, 19 horas - Livraria Travessa Barrashopping RJ
Dia 19 de maio, 19 horas - Livraria Travessa Ribeirão Preto -SP



CONVIDADA

KIKA GAMA LOBO
Carioca, tem 59 anos e trabalhou como assessora de comunicação do universo do luxo internacional. Separada, mãe de duas filhas, é uma das vozes do movimento 50+ no Brasil. Através de sua plataforma #Atitude50, é youtuber, palestrante e criadora de conteúdo on-line. Escreve sobre o tema da maturidade na revista Claudia e no site paulista https://inconformidades.com/

Contatos:
(21) 99616-1915 | Kika Gama Lobo / Editora Lacre: (21) 98706-2404 | Flávia Portela

 

23/02/2024
Tema: Saúde da Mulher e singularidade feminina

Promover uma mesa redonda para conscientização, instrução e orientação a serviços de saúde para mulheres, abordando diversos aspectos da saúde física, mental e emocional.

Singularidade Feminina:
- Consultas preventivas e check-ups regulares
- Saúde mental e emocional
- Nutrição e exercícios para diferentes fases da vida
- Promoção da importância do autocuidado
- Orientação por profissionais de saúde especializados

Compartilhar experiências inspiradas
- Dar voz às mulheres que buscaram estratégias e superam seus desafios
- Contribuir com oportunidades de networking para que as mulheres possam se conectar, colaborar e apoiar umas às outras.

CONVIDADAS

REJANE SANTOS
Rejane Santos é profissional da área de Fonoaudiologia há mais de 10 anos, além de ser cantora e professora de canto-coral, atua como preparadora vocal de cantores, professores, profissionais da voz e artistas em geral. Nos últimos anos, tem se especializado em cursos sobre os transtornos do espectro autista devido a grande demanda e um senso de propósito para está área. Como empresária, administra o Centro +Humano desde 2019 onde mantém seu consultório particular, situado no Uprase Business Center - Recreio dos Bandeirantes. Desde Outubro de 2022 está a frente da liderança do Ministério de Mulheres Notáveis da Primeira Igreja Batista da Barra da Tijuca, debaixo da supervisão do Pr. José Maria de Souza e da Pra. Janaína Eler.


JANAINA ELER
Janaína Eller de Carvalho de Souza, é Idealizadora do projeto Celebrando a Transformação, que trabalha com grupos. Especialista em psicoterapia sistêmica familiar, IPUB , Instituto de Psiquiatria da UFRJ. Mestre em Teologia pelo seminário teológico Batista do Brasil. STSB. Pastora, Professora, Palestrantes, Escritora. Certificação internacional em grupos de apoio e terapêutico. Em sua prática Trabalha com mulheres em suas dores, buscando transformação. Atendimentos individuais, Grupos terapêuticos, Treinamento.


ELIANA DA SILVEIRA
Fisioterapeuta - Pós Graduada em Ortopedia e em Saúde do Idoso, Titulo de Especialização em Pneumo Funcional, Instrutora de Pilates.
 

02/02/24
Tema: O MUNDO É TANTA COISA

Lançamento do podcast o MUNDO É TANTA COISA.

Três amigos artistas se dão conta do imenso prazer que uma simples conversa  proporciona. Fatos aparentemente sem nenhuma importância ganham impressões surpreendentes sob o olhar da filosofia, da arte e da psicanálise ou simplesmente pelo olhar do espírito. Os amigos procuram tesouros: A beleza, a graça, o humor, a esperança, o afeto. Podem até falar de infelicidade, mas sempre com os melhores sentimentos. Sem negacionismo, optam por duas horas sem falar do horror… afinal o mundo é tanta coisa.

GILDA PITOMBO
Doutora em Arte na UERJ, Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Veiga de Almeida , psicóloga pela UFRJ Título de Psicanalista pela Sociedade Iracy Doile, Spid. Coordenou uma pós graduação em psicanálise na Celso Lisboa. Coordenadora do Projeto Interlocuções: Psicanálise, Literatura e Arte, na Cidade das Artes há 8 anos, aberto ao público interessado em dialogar e trocar saberes.Coautora do livro Revolução 50+ e autora do livro A orfandade na psicanálise: conexões com o mito de Édipo.


Vannessa Gerbelli
Atriz, cantora, roteirista e também artista plástica, ganhadora de diversos prêmios no teatro e na TV.

Anna Lee
Escritora e roteirista, ganhadora do prêmio Jabuti juntamente com seu parceiro Carlos Heitor Cony. Atualmente concebeu e roteirizou a série Tarã, da Disney.

João Bosco Millen
João Bosco Millen é doutor em psicanálise, escritor, filósofo e artista plástico, ganhador de prêmios pelo trabalho visual


Site – www.interlocucoesartepsicanalise.com
Instagram - @
psicanalistagildapitombo


SOBRE O PROJETO INTERLOCUÇÕES


Há oito anos a psicanalista Gilda Pitombo Mesquita, desenvolve o projeto “Interlocuções: Psicanálise e Literatura”, dentro da Cidade das Artes com a finalidade de dialogar com os outros saberes e transmitir a Psicanálise para quem desejar.

Doutora em Arte na UERJ, Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade pela Veiga de Almeida , psicóloga pela UFRJ Título de Psicanalista pela Sociedade Iracy Doile, Spid. Coordenou uma pós graduação em psicanálise na Celso Lisboa.

Coordenadora do Projeto Interlocuções: Psicanálise, Literatura e Arte, na Cidade das Artes há 10 anos, aberto ao público interessado em dialogar e trocar saberes.

Coautora do livro Revolução 50+ e autora do livro A orfandade na psicanálise: conexões com o mito de Édipo.

Gilda começou  a empreender depois dos 50 anos e isso ressignificou muitas coisas na sua vida. Para a Psicanalista empreender requer paciência, entusiasmo, coragem, disciplina, paixão e uma ideia.

 

Nomes que já passaram pelo projeto: Elisabeth da Rocha Miranda, Marli Bastos, Sandra Edler, Deonísio da Silva, Alexandre B. Balbi, Denise Erse Andrade, Conceição Rios, Adriana Bastos e Auterives.

Temas já abordados: “Literatura e Psicanálise”, “Hamlet e a Melancolia”, “Hamlet e Dom Casmurro”, “O Ciúme em Proust”, “O estranho nas meninas de Velázquez”, “Arte do Inconsciente”, “A inquietante estranheza nos contos fantásticos”.


PROJETO INTERLOCUÇÕES
www.interlocucoesartepsicanalise.com
@interlocucoesrj
@psicanalistagildapitombo




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

06/09/24

Horários

Sexta-feira | 14h às 18h

Informações: 
(21) 3325-0448 

Público-alvo: Profissionais da área, escritores, estudantes e admiradores de literatura, arte e psicanalise

Telefone e e-mail de contato dos responsáveis pelo evento:
(21) 99388-00203
(24) 98111-0124

Curadoria: Gilda Pitombo
Produção: Bia Peace                                                

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Site

ciadeborahcolker

Classificação Etária

16 Anos

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Tango Genuine | Dança 08/11 a 09/11 Dança Espetáculo argentino que celebra o patrimônio cultural imaterial da humanidade chega pela primeira vez ao Brasil para uma turnê por cinco cidades Um espetáculo vibrante que percorre a história do tango portenho — desde suas origens nos subúrbios de Buenos Aires até sua consagração como símbolo cultural da Argentina —, Tango Genuine chega pela primeira vez aos palcos brasileiros. O espetáculo combina dança e música ao vivo para conduzir o público por uma jornada que celebra a força, a elegância e a transformação do tango ao longo do tempo, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Apresentado em grandes palcos internacionais como o Sadler’s Wells de Londres, o Teatro Bolshoi e a Ópera de Sydney, Tango Genuine já encantou plateias em diferentes partes do mundo e agora desembarca no Brasil para compartilhar toda a emoção e intensidade dessa arte portenha. Com apresentações em diversas cidades, Tango Genuine reúne dez bailarinos e quatro músicos em cena, em uma montagem envolvente que celebra o tango em sua forma mais autêntica e emocionante. O espetáculo conta com direção geral de Roberto Santocono e direção musical de Fernando Marzan, pianista e maestro reconhecido internacionalmente por sua trajetória no tango argentino. A coreografia e a direção artística são assinadas por Karina Piazza, primeira bailarina da companhia e um dos principais nomes do tango na Argentina, indicada ao Tony Awards na categoria Melhor Coreografia da produção Forever Tango na Broadway. A iluminação tem a assinatura de Aníbal Corrado, que completa a equipe responsável por traduzir em movimento, som e luz a força e a paixão dessa dança universal. Tango Genuine é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, com o apoio da LeiRouanet - Incentivos a Projetos Culturais, e a turnê é uma realização da Dellarte, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro. [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais Água de Meninos - Fantasia poética em dois atos 22/11 a 07/12 Dança Ministério da Cultura e Associação de Ballet do Rio de Janeiro apresentam Companhia Ballet Dalar Achcar Partitura com trilha de Tom Jobim será apresentada pela primeira vez no Rio com coreografia da Cia de Ballet Dalal Achcar “Água de Meninos”  foi presente do grande maestro e ícone da Bossa Nova à coreógrafa Dalal Achcar 60 anos atrás. Espetáculo conta, ainda, com releituras da bossa nova e passeia por ritmos como capoeira, frevo e samba A bailarina carioca Dalal Achcar guardou por mais de 60 anos uma partitura inédita de Tom Jobim. A obra, intitulada "Água de Meninos", foi encomendada ao compositor para ser trilha de um de seus ballets, que vai ser apresentado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a partir do dia 22 de novembro.  O espetáculo inédito  “Água de Meninos - Fantasia Poética em Um Ato”, conta com produção da Aventura e patrocínio master do Instituto Cultural Vale e da Bradesco Seguros, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Sob a direção e coreografia  da renomada Dalal Achcar em parceria com Eric Frederic, maître de ballet da Cia de Ballet Dalal Achcar,  21 bailarinos contam a história de amizade entre Dalal Achcar e Tom Jobim. Arranjada para orquestra sinfônica pelo maestro Radamés Gnattali, o espetáculo se passa entre o Rio de Janeiro e Salvador. Além dos bailarinos da Cia de Ballet Dalal Achcar, a montagem conta com a bailarina Claudia Mota, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretando Dalal, Manoel Francisco como Tom Jobim e Irene Orazem como Marlova,  professora e mestra da Dalal.  Para Dalal Achcar, tirar da gaveta e realizar o ballet "Água de Meninos" é uma forma de homenagear o amigo, além de valorizar a cultura brasileira. - "Mostrar para o Brasil a riqueza que temos em termos de música, de dança e  de manifestações populares é magnífico, ainda mais nos dias de hoje em que tudo é digital.  Reviver o Tom, que foi quem popularizou a música brasileira no mundo inteiro, é uma forma de fazer essa nova geração se dar conta da riqueza dos artistas brasileiros que marcaram época."- explica Dalal.  SINOPSE Uma trilha sonora “perdida” há mais de 60 anos. Elaborada especialmente pelo multiartista Antônio Carlos Jobim, um dos maiores expoentes da música brasileira e mundial, a pedido de outra estrela maior das nossas artes, a mestra de ballet e coreógrafa Dalal Achcar. Como mote, um bairro de Salvador, que atende pelo não menos poético nome de Água de Meninos. Arranjada para orquestra sinfônica pelo maestro Radamés Gnattali, a trilha, composta por seis faixas e suas variações, permaneceu inédita até hoje, jamais tendo sido apresentada ao público no formato em que foi concebida. O balé “Água de Meninos – Fantasia poética em um ato” é, portanto, a materialização deste duplo presente recebido por Dalal, e que restou escondido por longas décadas. E que ela, agora, se encarrega generosamente de nos ofertar. Dividido em três movimentos, o ato único percorrerá a Ipanema do início dos anos 1960, na qual Tom Jobim e Vinícius de Moraes transitavam. Da varanda do Bar Veloso, de onde viam passar a garota que serviria de inspiração para a canção brasileira mais gravada e executada em todo o mundo, até o contato travado com a própria Dalal Achcar, cuja escola de balé, à época, funcionava naquele mesmo bairro, e onde, por vezes, a dupla ia testar melodias ao piano. Veremos como a “encomenda” feita por Dalal foi concebida; as prováveis influências sofridas por Tom na concepção daquela trilha sonora; e a atmosfera de um tempo rico de encantamento, em meio à efervescência de um bairro que veria nascer, naqueles mesmos anos, a Banda de Ipanema – tornando-se, ela também, símbolo da cultura e do modo de ser carioca. No segundo movimento, um mar separa a idílica Ipanema do soteropolitano bairro de Água de Meninos. Tal como uma mensagem em uma garrafa lançada ao mar, a partitura de “Água de Meninos” perdeu-se nas profundezas do infinito, mantendo-se, por assim dizer, “submersa” por décadas a fio. A fantasia poética se configura, aqui, com a mão de Cronos, o implacável titã do tempo, que a tudo assiste, adiando tanto a execução da trilha quanto a apresentação do balé ao público. Poseidon, o deus do mar, é testemunha da briga de Cronos com Urano pelo domínio da Terra. Desta briga, forma-se uma espuma branca, e dela nasce uma bela mulher, Afrodite. O povo do mar – marinheiros, sereias e iabás – saúda o maestro Tom Jobim, que, em sonho, segue procurando sua partitura perdida. E é Iemanjá, a Afrodite brasileira, divindade dos mares, mãe de todos os orixás e mãe do mundo, quem conduz Tom à Bahia, promovendo seu encontro com Água de Meninos da Baía de Todos os Santos. Chegamos, assim, ao terceiro movimento, à Bahia idealizada por Dalal e presentificada na trilha elaborada por Tom Jobim. Voltamos à realidade urbana, a um bairro bucólico em plenos anos 1960. Aqui, a feira popular de Água de Meninos ainda existe, a praia ainda existe, um certo modo de viver ainda existe. Entre a nostalgia e a vontade de lembrar de uma Salvador também idílica, e amparados na trilha sonora elaborada por Tom, contaremos a vida dos habitantes soteropolitanos, em meio aos passantes, turistas, pedestres, banhistas e brincantes das festas populares, do folclore e dos ritmos baianos. É nesta atmosfera pulsante que Dalal realiza, finalmente, seu sonho. E nos faz sonhar.  Importa destacar que, para a trilha, Tom valeu-se de composições próprias, ou em parceria com Vinícius de Moraes e Aloysio de Oliveira, indo buscar, ainda, o amparo dos baianos Dorival Caymmi e João Gilberto. Procurando seguir esta mesma lógica, e tomando por base o critério de proximidade estética com a obra de Tom, propomos, para os dois primeiros movimentos desta fantasia poética, uma trilha capaz de dialogar com tais escolhas, seja por filiação ou afinidade. Sem preocupação cronológica, selecionamos compositores do naipe de Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Chico Buarque, Baden Powell e João Bosco. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Interlocuções | Literatura, Arte e Psicanálise 02/05 a 14/11 Arte e Conhecimento Tema central: Laços que Ferem Proposta: articulação entre literatura e clínica psicanalítica Condução: Marília Rossetto e Gilda Pitombo A roda de conversa “Laços que Ferem” busca criar um espaço de reflexão sobre as marcas subjetivas dos vínculos que, em vez de nutrirem, produzem dor e aprisionamento. A proposta articula literatura e clínica psicanalítica como vias de elaboração simbólica: a escrita de Clarice Lispector e Sylvia Plath oferece imagens e metáforas para que as participantes possam nomear e elaborar experiências que frequentemente permanecem silenciadas. • Roda de Conversa: espaço horizontal, circular, de fala e escuta. • Leitura de trechos literários: fragmentos de Clarice Lispector e Sylvia Plath como disparadores simbólicos. • Articulação clínica: conceitos psicanalíticos apresentados em linguagem acessível (compulsão à repetição, desamparo, voz feminina, renascimento). • Exercícios simbólicos: escrita breve, silêncio, leitura coletiva. • Fechamento afetivo: elaboração conjunta, ritual coletivo de encerramento.   Encontro 1 – 03 de outubro de 2025 Título: O Estranhamento do Laço Objetivo: reconhecer como vínculos podem nascer do desamparo, da repetição e da esperança que fere. Literatura: Clarice Lispector – Laços de Família; Sylvia Plath – A Redoma de Vidro. Pontos clínicos: • Compulsão à repetição nos vínculos. • O desamparo como origem dos laços. • Diferença entre vínculo vivo e laço aprisionante. Proposta prática: • Leitura breve de Clarice. • Pergunta disparadora: “Quando foi a primeira vez que você percebeu que um vínculo também podia ferir?” • Escuta circular. • Escrita simbólica: “O laço que mais me prende é...”. Encontro 2 – 14 de novembro de 2025 Título: A Ferida e o Renascimento Objetivo: elaborar como a dor se inscreve no corpo e pode ser transformada em palavra, criação e escolha. Literatura: Clarice Lispector – A Paixão Segundo G.H.; Sylvia Plath – Ariel. Pontos clínicos: • O corpo falante e o sintoma como linguagem. • A voz feminina: da ferida ao dizer. • Romper com a repetição: o laço consigo mesma. Proposta prática: • Leitura de poema de Plath (Lady Lazarus). • Pergunta disparadora: “O que em você pode nascer quando um laço morre?” • Escrita de carta a si mesma como “novo começo”. • Leitura coletiva de um verso de Plath como encerramento. Resultados esperados • Favorecer a elaboração simbólica das experiências de dor nos vínculos. • Estimular a apropriação da voz feminina como espaço de resistência e criação. • Promover um ambiente de escuta clínica e literária, fortalecendo a subjetividade e o laço coletivo. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Série Músicos da OSB | Cordas 08/11 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto da Série Músicos da OSB na Cidade das Artes Apresentação dá ênfase aos instrumentos de corda A Orquestra Sinfônica Brasileira destaca a família das cordas na próxima apresentação da Série Músicos da OSB, dia 8 de novembro, no palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes. No repertório, obras de Joseph Haydn e Heitor Villa-Lobos. [+] saiba mais Série OSB 85 anos | Concerto 15/11 a 16/11 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira leva espetáculo da Série OSB 85 anos à Cidade das Artes Concertos contam com a regência da maestra Nathalie Marin e com o trombonista Eduardo Machado como solista Nos dias 15 e 16 de novembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira leva mais um espetáculo da Série OSB 85 anos ao palco da Grande Sala da Cidade das Artes. Sob regência da maestra francesa Nathalie Marin, o repertório conta com obras de Louise Farrenc, Henri Tomasi e Maurice Ravel. O trombonista da OSB Eduardo Machado é o solista das apresentações. [+] saiba mais Tardezinha Hanoi Kids | Contação de História 22/11 Arte e Conhecimento Venha curtir uma tarde divertida com contação de histórias e atividades de desenho a partir do nosso catálogo de livro infantis: https://loja.hanoieditora.com.br/buscar?q=kids SOBRE A EDITORA A Hanoi Editora é uma empresa que nasceu com a missão de publicar livros que vão além do entretenimento. Nosso catálogo é formado por obras que promovem a espiritualidade, o autoconhecimento e a reflexão filosófica, criando experiências de leitura que inspiram a transformação interior. Mais do que livros, a Hanoi oferece ao público convites para uma jornada de crescimento pessoal e conexão com a sabedoria. Atuando em diferentes gêneros — como filosofia, espiritualidade, poesia, desenvolvimento pessoal, ficção e não ficção —, a editora preserva sempre um mesmo fio condutor: o de apresentar literatura com propósito. Dentro desse espírito surgiu o selo Hanoi Kids, dedicado ao público infantil e juvenil. Os livros publicados nesse selo procuram despertar desde cedo a criatividade, a sensibilidade e o senso de valores nas crianças, oferecendo histórias que dialogam com a contemplação e a descoberta do mundo interior. Obras como Silêncio, estou ouvindo você, Abayomi: A Menina de Trança e O que você está cultivando? exemplificam esse cuidado, combinando narrativas acessíveis e poéticas com projetos gráficos de grande delicadeza. Assim, o selo estabelece-se como um espaço onde literatura, ilustração e reflexão se unem para formar leitores mais atentos, conscientes e imaginativos. [+] saiba mais RIO WEBFEST 2025 | Abertura Oficial 28/11 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. [+] saiba mais Paixão de Ler 29/11 Arte e Conhecimento Tema: Ferreira Gullar O Rio Webfest, considerado o maior festival de webséries do mundo, chega à sua nova edição em grande estilo, ocupando um dos mais emblemáticos espaços culturais do país: a Cidade das Artes, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2025. Como parte da programação cultural do festival e em celebração ao tradicional projeto Paixão de Ler, a Biblioteca Municipal Ziraldo promoverá um painel presencial em formato de bate-papo, em homenagem ao renomado autor Ferreira Gullar, figura central da edição deste ano. O encontro será uma oportunidade única para o público conhecer mais profundamente a vida e a obra de Gullar, bem como as adaptações audiovisuais que seus textos inspiraram. O painel contará com convidados especiais e especialistas, proporcionando reflexões sobre o impacto literário e cultural do autor na literatura brasileira e em outras linguagens narrativas. [+] saiba mais RIO WEBFEST Awards 2025 | Premiação 01/12 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.   [+] saiba mais Língua Viva 2025 | A dor de existir, estética e estilo na literatura 03/12 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: A dor de existir, estética e estilo na literatura. DATA: 03/12/2025 A dor de existir se impõe pela condição humana frente ao desamparo, às perdas, à solidão e à finitude. Para muitos, o sofrimento é uma fonte de inspiração para a criação artística. A arte se cava na dor. Será assim para todos aqueles que dão um tratamento estético e assinam com um estilo a sua escrita? Rosa Montero declara escrever contra a morte. Lya Luft escreve sobre isolamento e ternura, a perturbadora ambivalência nossa, diz ela. Saramago prefere falar mais da vida do que literatura, pois, a literatura está na vida, assim tem a ambição de fazer da literatura vida. Marguerite Duras afirma que escrever é também não falar, é se calar. É berrar sem fazer ruído. O escritor é alguém que não fala muito, mas que escuta muito. Clarice Lispector escreve como que para salvar a vida de alguém, provavelmente a própria vida, acrescenta. José Castello propõe que a literatura pode tratar a dor humana, abrandá-la. Annie Ernaux confessa que não há orgasmo mais intenso que a escrita de um livro. Pedro Juan Gutiérrez escreve para continuar andando e atravessar a fúria e o horror. Bukowski escreve sobre a loucura roubada que não deseja a ninguém a não ser a si mesmo. Se a dor de existir é a matéria bruta e fina na escrita de um autor, quais os efeitos dessa escrita forjada na dor sobre nós, supostos leitores? Venham debater conosco. [+] saiba mais