Fundação Cidade das Artes

Programação » Tereza, Caçadora de Tesouros | Contação de história

Evento Encerrado

Tereza, Caçadora de Tesouros | Contação de história



Venha curtir com a gente um domingo de contação de história:  papo sobre a criação do livro, a inspiração da autora, sua maternidade e sua filha Tereza.
 

SOBRE O LIVRO
Uma menina autorizada na grande aventura de experimentar a vida integrada a natureza. Com o olhar ressignificante para o mundo, essa especie de pirata aventureira gira na descoberta do verdadeiro tesouro. Estar aqui a procura.

Autora: Carol Machado
Ilustrador: Maureen Miranda



SOBRE A AUTORA
Atriz e Bailarina licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna. Preparadora e pesquisadora do corpo à mais de 25 anos, Carol é facilitadora de Acrobacia aérea, yoga e  terapia pelo movimento. A Comédia Del’ Art, o estudo da Dramaturgia Teatral Universal e de seus grandes autores, o Butoh, o jogo da máscara e sua ampla experiência no teatro, são vivências constantes e definidoras de sua principal formação como artista.


Começou profissionalmente aos 12 anos no teatro com o "Menino Maluquinho" direção de Demétrio NiIcolau. De lá para cá esteve em vários espetáculos teatrais como: O Atheneo, direção Carlos Wilson, Confissões de Adolescente, direção Domingos de Oliveira e foi a Anne Frank em O Diário de Anne Frank em uma co-produção holandesa com a Anne Frank House.

Escreveu e atuou em Duas Mãos com direção de Demétrio Nicolau, com o qual foi indicada como Atriz e Autora nos Prêmios Shell e Coca –Cola, foi a Esmeraldina de Arlequim servidor de dois patrões com direção de Luiz Arthur Nunes e o acrobático e intelectual macaco Alan da A Turma do Pererê com direção Tim Rescala. Ganhou o Prêmio Zilka Sallaberry de Melhor Atriz de 2007 com a personagem Branca Maluca de Êta Seu Bonequeiro com a Companhia de Acrobacia Aérea Nós Nos Nós .

Atuou em O homem da Cabeça de Papelão de João do Rio com direção de João Batista e ainda Caidaça" em 2008. Entre 2009 e 2010 atuou em Mistério Bufo de Maiákovski com direção de Claudio Baltar e Fabio Ferreira, seguindo com os mesmos, o trabalho da Cia Bufo Mecânica que em 2011 apresentou o projeto “Ricardo III: Penso Ver o que Escuto” e em maio de 2012 esteve com “Two Roses for Richard” dentro do World Shakespeare Festival em Londres e Stratford-Upon-Ave, Inglaterra.

Participou de muitas criações de textos literários para o teatro como o projeto “Na Praia” e o espetáculo “Casa 27”. Em 2013 apresentou a criação coletiva “Zumbi, um sonho de revolução” para o Leicester Dance Festival também na Inglaterra.

Em 2014 participou do processo de criação e atuou no espetáculo "Ana, Ensaios sobre o tempo e o Vento, espetáculo esse com Música, Dança e Teatro. Viajou com o  espetáculo “ Antes que tudo acabe “ com direção de Renato Rocha para o Festival Home Away 2016 produzido e encomendado pelo Teatro Nacional da Escócia, onde apresentam essa criação em Glasgow, Escócia. 2017 esteve em “Passional” com direção de Renato Livera. E de la pra cá protagonizou “Ouvi Dizer que a vida é Boa” de João Batista entre 2018 e 2020. Recentemente esteve em “ Ah se la Fontaine estivesse aqui, a Cigarra e a Formiga”, e “ Suspeitos”, de Denise Crispum, em versões online e presenciais pós pandemia.

Carol Machado é conhecida por trabalhos expressivos na tv, entre eles: Top Model, direção Roberto Talma, Vamp, direção Jorge Fernando, Perdidos de amor, direção Ivan Zettel e ainda a croata Vitza de  A lua me disse de Miguel Fallabela. Participações: A vida como ela é direção de Daniel Filho, O Sítio do Pica Pau amarelo, direção de Cininha de Paula, Sob nova Direção direção Mauro Farias, A Grande Família; direção Maurício Farias e nos programas de Casos e Acasos com direção de Carlos Milani. Integrou o elenco das temporadas da série Aline com direção de Maurício Farias. Recentemente esteve no seriado para o GNT e co produção Conspiracão filmes “Odeio Segundas” .

No Cinema, os principais trabalhos são: Quem matou Pixote? direção José Joffily e o curta " A solidão dos dias difíceis, direção de Eduardo Ramos.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

28/01/24

Horários

Domingo | 15h às 17h

Informações: 
saladeleitura.fca@gmail.com
(21) 3325-0448 

Contato da autora:
(21) 99105-1017
@machado.carol

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais