Espetáculo “Boa noite, moço! As Marias” estreia na Cidade das Artes em janeiro
Peça teatral reconstrói experiências passadas por meio da ancestralidade de três pombagiras e seus enfrentamentos à violência e intolerância
Este projeto recebe o fomento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca - FOCA.
Personagens transmutadas a partir da imagem mitológica, muitas vezes demonizada, as pombagiras nos ritos afro-brasileiros trazem a ancestralidade de mulheres que romperam padrões impostos pela sociedade, sempre em busca do que acreditavam e desejavam viver.
No espetáculo musical “Boa noite, moço! As Marias”, a pesquisa histórica de três mulheres é trazida pela singularidade de suas ações e persistência diante dos julgamentos sociais sofridos, além de motivar a busca pela liberdade.
Será por meio do aconselhamento dado a um homem, repleto de conflitos emocionais e indecisões, que elas demonstrarão suas experiências de vida e capacidade de superação.
A peça, com únicas apresentações nos dias 6 de janeiro, às 20h; e 7 de janeiro, às 19h, na Sala Eletroacústica, na Cidade das Artes, reúne em seu elenco nomes como o da atriz, cantora e compositora Luellem de Castro, com trabalhos em Malhação - Vidas Brasileiras (TV Globo), Reality Z (Netflix) e Encantados (Globoplay). E também do ator, cenógrafo e artista plástico Társo Gentìl; da atriz, cantora, compositora e dubladora, Mariam; da cantora e atriz Priscila Araújo; e da atriz, escritora, diretora de teatro, roteirista, professora e pesquisadora em Artes Cênicas, Débora Almeida. O espetáculo tem a direção do dramaturgo Hudson Batista e da Direção Geral de Emanuele Sanuto.
Na trama são encenados, coreografados e cantados momentos representativos das histórias vividas por estas mulheres que marcaram suas épocas em vida. Uma abordagem que vai além dos cultos nos terreiros e manifestações religiosas.
Dividido em três atos, o enredo se passa com a trajetória da vida de Cristina que um dia, ao acordar, percebe que foi abandonada por seu marido, Joaquim.
Desde então ela passa por diversas dificuldades, como a descoberta de fraudes nos negócios do marido e até uma amante.
É quando encontra na Tenda Espírita Pedra de Oxum uma oportunidade de recomeçar sua vida. Naquela mesma noite, Joaquim sofre um acidente de carro. A partir daí, uma nova vida se inicia.
Ficha técnica:
Concepção e Direção Geral: Emanuele Sanuto
Direção e Dramaturgia: Hudson Batista
Direção Audiovisual: Jarsom Wayans
Direção de Comunicação: Angélica Zago
Direção de Comunicação Visual: Natasha Arsênio
Direção Jurídica: Dra Ana Paula Carvalho
Elementos Cenográficos: Alex Carvalho
Figurino: Vida e Luz Ateliê
Assessórios: Yê Yê Ô Bijus por Pripri Ruby
Elenco
Luellem de Castro
Társo Gentìl
Mariam
Débora Almeida
Priscila Araújo
Assistente de Direção: DG Martins
Assistente de Direção Geral: Marilene Ribeiro
Iluminação: Bia Felix
Produção:
Edilaine Pereira
Yasmim Rezende
Assessoria de Imprensa: Angel Comunicação
Designer Gráfico e Redes Sociais: Jocamali Comunica
Assessoria Jurídica: Ana Paula Carvalho Advogada
Assessoria Contábil: Davi Andrade - Bússola do Empreendedor