Ministério da Cultura e Instituto Cultural Vale apresentam OSB e OSB Jovem se unem para concerto de Fim de Ano na Cidade das Artes dias 21 e 22 de dezembro
Sob regência de Miguel Campos Neto, integração entre orquestras marca concerto que encerra a temporada de 2023
Nos dias 21 e 22 de dezembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem se juntam para uma apresentação especial de fim de ano na Grande Sala da Cidade das Artes. O maestro Miguel Campos Neto comanda o espetáculo, que conta com obras de Franz Von Suppé, Johannes Brahms, Johann Strauss, Pierre Thilloy e Johann Strauss Jr.
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Shell e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste como patrocinadores master, Brookfield e Eletrobras Furnas como patrocinadores, Sergio Bermudes Advogados e SulAmérica como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.
Miguel Campos Neto, regência
PROGRAMA:
FRANZ VON SUPPÉ – Abertura da ópera O Poeta e o Camponês (Dichter Und Bauer)
JOHANNES BRAHMS – Danças Húngaras 1 e 5
JOHANN STRAUSS – Sangue Vienense (Wiener Blut, Op.354)
PIERRE THILLOY – Sobre as Asas da Loucura (Homenagem ao Sesquicentenário de Santos Dumont)
JOHANN STRAUSS JR – Vozes da Primavera (Frühlingsstimmen, Op. 410)
JOHANN STRAUSS JR – Sob Raios e Trovões (Unter Donner und Blitz, Op.324)