O renomado artista multimídia Sidnei Tendler, aos 65 anos, apresentará sua mais recente exposição intitulada "M arte em M inas". A mostra, que revela as profundas conexões afetivas do artista com Minas Gerais, promete mergulhar o público em uma jornada através de 10 fascinantes pinturas em acrílica sobre tela, cada uma medindo 90 x 90 cm.
Tendler, cujo percurso artístico evolui da fotografia à pintura, é conhecido por sua abordagem única que começa com vídeos e fotos, passa por aquarelas e culmina em pinturas acrílicas ou a óleo. Sua trajetória artística é descrita por ele mesmo como "do que eu vejo ao que eu sinto", um processo que transcende a imagem real até alcançar a abstração.
Embora tenha explorado e contribuído artisticamente nos seis continentes a partir de seu ateliê na Bélgica, neste projeto específico, Sidnei Tendler escolheu revisitar sua memória afetiva para criar uma série de obras que capturam a essência das experiências que teve em Minas Gerais.
"Desde os meus 12, 13 anos vou à Minas. Já passei férias em Barbacena, Bicas, Guarará, Santana do Deserto, Ouro Preto, Tiradentes, Belo Horizonte, entre tantos outros lugares. Foram muitas as vezes que viajei à Minas Gerais. E, tão importante quanto a variada paisagem mineira, a poesia de Carlos Drummond de Andrade, os contos de Fernando Sabino, o humor e a comunicação visual refinada, do Ziraldo, os quadrinhos do Henfil e a música do Milton Nascimento e o Clube da Esquina, muito me influenciaram. Tem também a deliciosa cozinha mineira, claro. Enfim, tenho memórias mineiras que passam por todos os meus sentidos", compartilha Tendler.
A exposição, acompanhada por um texto de apresentação assinado por Paulo Pontes Correia Neves. Uma oportunidade para os amantes da arte apreciarem a visão de Tendler sobre Minas Gerais, marcada por sua rica história e cultura. Vale a pena conferir!