Madrigal do Villa
Vinculado ao Curso Técnico da Escola de Música Villa-Lobos, o grupo artístico Madrigal do Villa foi criado em 2017 com objetivo de ampliar o ensino coral e de promover a continuidade do processo pedagógico, técnico e artístico do programa de coros graduados.
Com cerca de 60 cantores adultos, alunos de todos os cursos da escola e colaboradores, tem como proposta musical difundir repertório de cunho religioso/ritualístico de origens, estilos, compositores e arranjadores diversos. Nesse tempo, o grupo já realizou concertos em espaços expressivos na cidade do Rio de janeiro, tais como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como o Oratorio de Noël (Camille Saint-Saëns), na Sala Cecília Meireles, com repertório Colonial Brasileiro, e no Conservatório Brasileiro de Música, com o repertório de estilo negro-americano.
Na série “Quando o Natal Chegar”, idealizada em 2017, o grupo se apresentou nos espaços da Sala Cecília Meireles (2018/2019) e no Palácio Tiradentes (2019/2020). Em 2020, o Madrigal do Villa realizou a gravação de um espetáculo de Natal na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Em 2021, participou da encenação do Auto de Natal, nos Arcos da Lapa. E neste ano participou do 1º Festival da Cultura em Miracema/RJ, cantando as tradicionais canções do gênero Negro Spirituals, repertório o qual o grupo tem se dedicado nestes últimos meses.
Ao longo dos últimos quatro anos, o Madrigal do Villa têm se dedicado ao estudo, pesquisa e performance do repertório coral sacro nas Américas de influência musical africana.
Nos últimos concertos, apresentados nos espaços de concerto do Rio de Janeiro, o grupo apresentou obras sacras tradicionais Sul-Africanas e do repertório do cancioneiro Negro Spiritual. Em 2023, o programa apresenta um panorama de obras corais sacro de referência para o universo do gênero Jazz e Gospel, arranjadas e escritas por compositores americanos renomados, com destaque para “A Little Jazz Mass”, de Bob Chilcott e “Gospel Mass”, de Robert Ray.