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Evento Encerrado

A Alma Imoral | Teatro



“A Alma Imoral”, uma adaptação de Clarice Niskier do livro “A Alma Imoral”, de Nilton Bonder, com supervisão de Amir Haddad, há 17 anos consecutivos em cartaz, faz duas únicas apresentações na Cidade das Artes Bibi Ferreira. 

A peça já foi vista por mais de 600.000 pessoas em mais de 24 cidades brasileiras.

Em 2023, “A Alma Imoral” comemora 17 anos consecutivos em cartaz. A história da peça começou em junho de 2006 no Rio de Janeiro, quando estreou numa pequena sala de 50 lugares. De lá, seguiu para um teatro de 400 lugares, onde chegou a ficar em cartaz de terça a domingo. Ganhou o Brasil, em teatros de Norte a Sul, sendo assistida até hoje em mais de 24 cidades.

“No teatro é sempre a primeira vez. Quando me perguntam como é possível fazer uma peça tanto tempo sem se cansar eu respondo: assim como é possível amar tanto tempo a mesma pessoa sem se cansar. Nesse caso o tempo é muito subjetivo. Se a relação está viva, está viva. Dá trabalho, mas não cansa.”, afirma Clarice.

A peça fechou seu primeiro ano com três indicações ao Prêmio Eletrobrás de Teatro (Melhor Atriz, Melhor Peça e Melhor Figurino) e chegou ao segundo com duas indicações ao Prêmio Shell (Melhor Atriz e Melhor Figurino), tendo vencido na categoria de Melhor Atriz. Foi ainda contemplada em 2007 pelos Prêmios Caixa Cultural e Caravana Funarte de Circulação Nacional de Teatro, e em 2008 pelo Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz.

 

A PEÇA 

A peça desconstrói e reconstrói conceitos milenares da história da civilização - corpo e alma, certo e errado, traidor e traído, obediência e desobediência.

Sozinha no palco, Clarice Niskier conta histórias e parábolas da tradição judaica, valendo-se somente de uma cadeira e um grande pano preto que, concebido pela figurinista Kika Lopes, transforma-se em oito diferentes vestes – mantos, vestidos, burcas. O espaço cênico concebido por Luis Martins é limpo e remete a um longo corredor em perspectiva.

 

A CRÍTICA 

Boa reflexão de Clarice sobre seu judaísmo budista (...) É um trabalho cuidado, medido e interessante.”  Barbara Heliodora, O Globo 

“O momento perfeito chegou para Clarice Niskier – beleza de atriz - em A Alma Imoral.”  Jefferson Del Rios, O Estado de São Paulo

“A Alma Imoral (...) é um daqueles mistérios abençoados pelos deuses do teatro de tempos em tempos.”  Dirceu Alves, Veja SP

“Delicado e sensível espetáculo teatral, no qual a qualidade do texto e a presença de Clarice Niskier são traduzidas em celebração cênica.”  Macksen Luiz

“Clarice dialoga intimamente com o público, torna tudo muito acessível e lógico e oferece um verdadeiro banquete à plateia. É teatro da melhor qualidade servido com generosidade.”  Debora Ghivelder, Veja Rio

“Clarice reparte com a plateia o que de melhor possui e por isso saímos tão enriquecidos desta inesquecível ceia.”  Lionel Fischer

 

PRÊMIOS E NÚMEROS 

. Vencedora do Prêmio Shell RJ 2007 de Melhor Atriz

. Mais de 600.000 espectadores

. Apresentações em mais de 24 cidades brasileiras

. 3 indicações ao Prêmio Eletrobrás de Teatro 2006

. 2 indicações ao Prêmio Shell RJ 2007 (melhor atriz e melhor figurino)

. Prêmio Caixa Cultural 2007

. Prêmio Caravana Funarte de Circulação Nacional de Teatro 2007

. Prêmio Qualidade Brasil SP 2008 de Melhor Atriz

. Projeto selecionado pelo FATE 2012 para Circulação no Município do Rio de Janeiro

. Projeto selecionado pelo Edital Petrobras Circulação Nacional 2014 Teresina / Maceió

. Participação em dezenas de Festivais de Teatro pelo país

. Participação em dezenas de eventos corporativos

. Temporada de mais de 10 anos em SP no Teatro Eva Herz

. Estimada em mais de 3.600 apresentações desde a estreia em 2006

. Primeira peça a se apresentar na zona sul do RJ em outubro de 2020 para 10% da plateia quando a pandemia de covid-19 deu uma pequena trégua


 

“A ALMA IMORAL” FORA DO BRASIL 

A adaptação de Clarice Niskier para “A Alma Imoral” já recebeu várias propostas de montagem no exterior. Teve seus direitos cedidos para a Espanha em 2007 e uma montagem foi autorizada na Argentina, onde esteve em cartaz em 2010, no Teatro Payró, em San Martin, Buenos Aires.

 

FICHA TÉCNICA

Autor do livro “A Alma Imoral”: Nilton Bonder

Adaptação, Concepção Cênica e Interpretação: Clarice Niskier

Supervisão de Direção: Amir Haddad

Cenário: Luis Martins

Figurino: Kika Lopes

Iluminação: Aurélio de Simoni

Música Original: José Maria Braga

Preparação Vocal: Rose Gonçalves

Direção de Movimento: Márcia Feijó 

Preparação Corporal: Mary Kunha

Cenotécnico, Operador de Luz e Som: Carlos Henrique Pereira 

Fotos: Dalton Valério, Elenize Dezgeniski e Letícia Vinhas

Programação Visual: Studio C e Carol Tuluois

Direção de Produção e Coordenação do Projeto: José Maria Braga

Realização: Niska Produções Culturais

Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação - João Pontes e Stella Stephany


 

 


CLARICE NISKIER

Clarice Niskier estreou no Teatro Tablado em 1981, na peça "Tambores na Noite", de Bertold Brecht, sob a direção de Dina Moscovici, no Rio de Janeiro. Em seguida, foi convidada a participar da peça "Porcos Com Asas", de Mauro Rádice e Lidia Ravera, sob a direção de Mario Sérgio Medeiros, interpretando a sua primeira protagonista, em 1982, no Teatro Cacilda Becker. 

Trabalhou na Companhia "Tem Folga na Direção", sob a direção de Antônio Pedro nas peças "Cabra Marcado Pra Correr", (Judas em Sábado de Aleluia), de Martins Pena, e “Tá Ruço no Açougue” (Santa Joana dos Matadouros), de Brecht. Ainda nos anos 80, trabalhou com o Grupo Pessoal do Despertar, no Parque Lage, atuando na peça "O Círculo de Giz Caucasiano", também de Brecht, sob a direção de Paulo Reis; com a premiada diretora do Grupo Navegando, Lucia Coelho, trabalhou em diversas peças infantis; com Bia Lessa, trabalhou na peça "Os Possessos", de Dostoievski, e com Amir Haddad, em "Faces, o Musical". 

Nos anos 90 atuou na peça “Bonitinha, Mas Ordinária”, de Nelson Rodrigues, sob a direção de Eduardo Wotzik e em seguida na peça “Confissões das Mulheres de Trinta”, texto coletivo, sob a direção de Domingos Oliveira. Com estes dois diretores desenvolveu uma longa parceria. No Centro de Investigação Teatral, dirigido por Eduardo Wotzik fez o papel título de "Yerma", de Federico Garcia Lorca, "Tróia", de Eurípedes, que lhe valeu as indicações para os Prêmios Shell e Mambembe de Melhor Atriz em 1993. E atuou em seu primeiro monólogo: "Um Ato Para Clarice", coletânea de textos de Clarice Lispector, roteiro de Eduardo e Bianca Ramoneda, além de atuar também na peça "Equilíbrio Delicado", de Edward Albee. Com Domingos Oliveira, encenou seu segundo monólogo, "Buda", de sua autoria, e nas peças "Confissões das Mulheres de Quarenta", texto idealizado e escrito pela atriz sob a orientação dramatúrgica de Domingos Oliveira e colaboração das atrizes Priscilla Rozenbaum, Dedina Bernardelli e Cacá Mourthé; com Domingos fez também a peça "Isabel", de Aderbal Freire-Filho, e as peças "Amores" e "Primeira Valsa", ambas de autoria de Domingos Oliveira. 

Clarice participou de vários filmes dirigidos por Domingos, entre eles, “Amores” e “Feminices”. Estreou no cinema sob a direção de Emiliano Ribeiro em “A Viagem de Volta”, em 1989. De lá pra cá, fez inúmeras participações especiais e, atualmente, 2023, está nos filmes “As Polacas”, dir. João Jardim; e “O Medo e o Mar”, dir. Juarez Precioso, este com estreia prevista para 2024. 

No teatro, a partir do ano 2.000 trabalhou nas seguintes peças: "A Memória da Água", de Shelagh Stephenson, sob a direção de Felipe Hirsh; "O Caso da Rua ao Lado", de Eugène Labiche, sob a direção de Alberto Renault; “Antônio e Cleópatra”, de Shakespeare, sob a direção de Paulo José; “Tudo Sobre Mulheres”, de Miro Gavran, sob a direção de Ticiana Studart, que lhe rendeu a sua segunda indicação para o Prêmio Shell de Melhor Atriz, em 2006; “A Alma Imoral”, sua adaptação do livro “A Alma Imoral”, de Nilton Bonder, sob a supervisão de Amir Haddad, que estreou no Espaço Sesc-Copacabana, em junho de 2006. “A Alma Imoral” está há 17 anos em cartaz, já foi vista por mais de 600 mil espectadores, e por ela, Clarice recebeu indicação para vários prêmios, entre eles os Prêmios Eletrobrás de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Figurino;  sendo a vencedora do Premio Shell de Melhor Atriz em 2007 e do Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz - Drama SP em 2008. 


Sem interromper o espetáculo A Alma Imoral, Clarice Niskier atuou em 2009 na peça “Maria Stuart”, no CCBB de Brasília e do Rio de Janeiro, sob a direção de Antonio Gilberto, ao lado de Julia Lemmertz.  O que lhe rendeu uma bonita matéria na Folha de S. Paulo sob o título: "Sem Folga, Atriz alterna Trono e Nudez". Atuou também, em 2012 e 2014, na peça O Lugar Escuro, de Heloisa Seixas, ao lado de Camila Amado; em 2015 estreou seu quarto monologo "A Lista", de Jenniffer Tremblay, que lhe valeu a quarta indicação para o Prêmio Shell de Melhor Atriz de SP. 

Em 2020 estreou a peça de sua autoria “A Esperança Na Caixa de Chicletes Ping Pong”, baseada nas músicas e letras de Zeca Baleiro. E em 2021 estreou no CCBB do Rio a peça “Coração de Campanha”, também de sua autoria, ao lado do ator Isio Ghelman, ambas com supervisão de direção de Amir Haddad. A peça se apresentou também nos CCBBs BH, DF e SP. 

As peças “A Alma Imoral”, “A Lista”, “A Esperança Na Caixa de Chicletes Ping Pong” e “Coração de Campanha” fazem parte do repertório da atriz desde suas estreias. 

Clarice tem ainda vários trabalhos na TV - o mais recente foi na novela “Carinha de Anjo” (SBT), de 2016 a 2018. Esteve em “Ciranda de Pedra”, de Alcides Nogueira, na TV Globo, sob a direção de Denise Saraceni, em 2009; e em 2011 fez uma participação especial na novela “Araguaia”, de Walther Negrão, também na TV Globo, interpretando a divertida Irmã Dulce. Clarice fez ainda uma participação especial num dos episódios da série “Macho Man”, na TV Globo, interpretando uma terapeuta corporal alternativa ao lado de Marisa Orth e Jorge Fernando; e também na série “As Brasileiras”, de Daniel Filho, ao lado do casal Malvino Salvador e Sophie Charlotte.

Clarice Niskier ministra cursos de teatro: foi professora da extinta Faculdade da Cidade, Rio; deu aulas para executivos da IBM (RJ e SP) e IBGE (RJ); é frequentemente convidada para falar em eventos empresariais sobre sua experiência como atriz e autora; escreve roteiros para eventos corporativos, realiza leituras de roteiros adaptados para o teatro de livros de vários autores. Foi colaboradora da revista Lola Magazine, da Ed. Abril, e tem vários artigos publicados na Revista IDE, publicação da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e foi colunista da Revista da Cultura, da Livraria Cultura, SP.  Tem formação em Jornalismo, na PUC do Rio de Janeiro. Trabalhou no Jornal do Brasil por dois anos e no Jornal Repórter, também por dois anos, enquanto cursava a Faculdade de Jornalismo. 

Em publicidade, Clarice realizou como atriz a bem-sucedida campanha “Dinorah da TVA”, campanha publicitária de grande sucesso nos anos 90, que permaneceu dois anos no ar em todos os canais de televisão, principalmente no Rio, e que recebeu vários prêmios em sua categoria. 

Em 2011, Clarice Niskier dirigiu a peça "Aquela Outra", de Licia Manzo; em 2013, codirigiu com Maitê Proença e Amir Haddad a peça “À Beira do Abismo Me Cresceram Asas”, e mantem vários trabalhos de cooperação com diversos atores e bailarinos que lhe convidam para supervisionar seus espetáculos. 

Atualmente, segue com a peça “A Alma Imoral”, “A Lista” (em eventos) e se preparada para uma turnê pelo norte e nordeste do país com a peça “A Esperança Na Caixa de Chicletes Ping Pong”. Sob a direção de Renata Paschoal, da Forte Filmes, está em andamento o documentário “Nua Dos Pés À Cabeça”, a ser veiculado no Canal Curta!, sobre os 40 anos de sua carreira teatral completados em 2022.


 




Teatro

Informações Gerais

Datas

04/11/23 a 05/11/23

Horários

Sábado | 20h
Domingo | 19h

Ingressos:
R$ 80,00 (inteira)
R$ 40,00 (meia)

Duração

80 Minutos em média

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

18 Anos

Demais Eventos da Programação

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Tango Genuine é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, com o apoio da LeiRouanet - Incentivos a Projetos Culturais, e a turnê é uma realização da Dellarte, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro. [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. 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A proposta articula literatura e clínica psicanalítica como vias de elaboração simbólica: a escrita de Clarice Lispector e Sylvia Plath oferece imagens e metáforas para que as participantes possam nomear e elaborar experiências que frequentemente permanecem silenciadas. • Roda de Conversa: espaço horizontal, circular, de fala e escuta. • Leitura de trechos literários: fragmentos de Clarice Lispector e Sylvia Plath como disparadores simbólicos. • Articulação clínica: conceitos psicanalíticos apresentados em linguagem acessível (compulsão à repetição, desamparo, voz feminina, renascimento). • Exercícios simbólicos: escrita breve, silêncio, leitura coletiva. • Fechamento afetivo: elaboração conjunta, ritual coletivo de encerramento.   Encontro 1 – 03 de outubro de 2025 Título: O Estranhamento do Laço Objetivo: reconhecer como vínculos podem nascer do desamparo, da repetição e da esperança que fere. Literatura: Clarice Lispector – Laços de Família; Sylvia Plath – A Redoma de Vidro. Pontos clínicos: • Compulsão à repetição nos vínculos. • O desamparo como origem dos laços. • Diferença entre vínculo vivo e laço aprisionante. Proposta prática: • Leitura breve de Clarice. • Pergunta disparadora: “Quando foi a primeira vez que você percebeu que um vínculo também podia ferir?” • Escuta circular. • Escrita simbólica: “O laço que mais me prende é...”. Encontro 2 – 14 de novembro de 2025 Título: A Ferida e o Renascimento Objetivo: elaborar como a dor se inscreve no corpo e pode ser transformada em palavra, criação e escolha. Literatura: Clarice Lispector – A Paixão Segundo G.H.; Sylvia Plath – Ariel. Pontos clínicos: • O corpo falante e o sintoma como linguagem. • A voz feminina: da ferida ao dizer. • Romper com a repetição: o laço consigo mesma. Proposta prática: • Leitura de poema de Plath (Lady Lazarus). • Pergunta disparadora: “O que em você pode nascer quando um laço morre?” • Escrita de carta a si mesma como “novo começo”. • Leitura coletiva de um verso de Plath como encerramento. Resultados esperados • Favorecer a elaboração simbólica das experiências de dor nos vínculos. • Estimular a apropriação da voz feminina como espaço de resistência e criação. • Promover um ambiente de escuta clínica e literária, fortalecendo a subjetividade e o laço coletivo. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Concerto de Integração OSB e Alunos da Baixada Fluminense 01/11 Música Ministério da Cultura e NTS – Nova Transportadora do Sudeste apresentam Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto gratuito na Cidade das Artes com alunos da Baixada Fluminense A apresentação contará com a participação de alunos do Coral Conexões Musicais, formado por crianças de escolas públicas da Baixada Fluminense, e jovens estudantes de música de projetos sociais da região No sábado, dia 1 de novembro, às 17h, a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentará na Cidade das Artes em concerto gratuito, dividindo o palco com crianças e jovens da Baixada Fluminense que tiveram aulas de instrumentos e de canto coral promovidas pelo Conexões Musicais, o programa de educação musical da Fundação OSB. Sob a regência do maestro e violinista Daniel Guedes, que também participa como solista, o espetáculo trará obras diversas da música popular brasileira e grandes composições do repertório sinfônico. As ações do Conexões Musicais na Baixada Fluminense têm o apoio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste. Ao longo de 2025, alunos de 8 escolas públicas de Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Paracambi vem tendo aulas de canto coral promovidas pelo programa da OSB. Agora, 151 crianças com idades entre 8 e 15 anos formam o Coral Conexões Musicais, que se apresentará ao lado da orquestra na Cidade das Artes e vai colocar em prática o que aprendeu nos últimos meses. Quem também se une ao concerto são os jovens estudantes de música oriundos de cinco polos parceiros da OSB na Baixada Fluminense, que tiveram aulas de instrumentos com músicos da orquestra durante o ano. Ao total, 28 alunos dos projetos Orquestra Popular Ariano Suassuna, Universo da Música e Fundec - Polo de Música Ricardo Eugênio Boechat, de Duque de Caxias; do Instituto Pastor Augustinho Valério, de Japeri; e do Serra do Mar, de Paracambi, terão a oportunidade única de tocar com uma orquestra profissional do tamanho da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além de estudar música orquestral e aprimorar a prática sinfônica com renomados instrumentistas, ao longo do ano esses polos também recebem oficinas de arranjo, aprendendo a compor novas peças musicais. No evento do dia 1º, uma dessas composições será estreada: um arranjo de “Andar com Fé”, do compositor Gilberto Gil.   [+] saiba mais Concerto Amizade | OSB Jovem 02/11 Música Ministério da Cultura e Shell apresentam OSB Jovem apresenta Concerto Amizade na Cidade das Artes A maestra Vilane Trindade conduz o espetáculo. A Shell é a mantenedora da OSB Jovem. No dia 2 de novembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem sobe ao palco da Grande Sala, na Cidade das Artes para apresentar o concerto Amizade, mais um espetáculo da Temporada Diversidade. Na ocasião, os músicos da OSB Gabriela Queiroz (violino) e Samuel Passos (viola) serão os solistas na execução da Sinfonia Concertante, de Mozart, sob regência da maestra Vilane Trindade. O programa conta ainda com obras de Giovanni Gabrieli, Zivkovic e Joseph Haydn. [+] saiba mais Série Músicos da OSB | Cordas 08/11 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto da Série Músicos da OSB na Cidade das Artes Apresentação dá ênfase aos instrumentos de corda A Orquestra Sinfônica Brasileira destaca a família das cordas na próxima apresentação da Série Músicos da OSB, dia 8 de novembro, no palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes. No repertório, obras de Joseph Haydn e Heitor Villa-Lobos. 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[+] saiba mais Tardezinha Hanoi Kids | Contação de História 22/11 Arte e Conhecimento Venha curtir uma tarde divertida com contação de histórias e atividades de desenho a partir do nosso catálogo de livro infantis: https://loja.hanoieditora.com.br/buscar?q=kids SOBRE A EDITORA A Hanoi Editora é uma empresa que nasceu com a missão de publicar livros que vão além do entretenimento. Nosso catálogo é formado por obras que promovem a espiritualidade, o autoconhecimento e a reflexão filosófica, criando experiências de leitura que inspiram a transformação interior. Mais do que livros, a Hanoi oferece ao público convites para uma jornada de crescimento pessoal e conexão com a sabedoria. Atuando em diferentes gêneros — como filosofia, espiritualidade, poesia, desenvolvimento pessoal, ficção e não ficção —, a editora preserva sempre um mesmo fio condutor: o de apresentar literatura com propósito. Dentro desse espírito surgiu o selo Hanoi Kids, dedicado ao público infantil e juvenil. Os livros publicados nesse selo procuram despertar desde cedo a criatividade, a sensibilidade e o senso de valores nas crianças, oferecendo histórias que dialogam com a contemplação e a descoberta do mundo interior. Obras como Silêncio, estou ouvindo você, Abayomi: A Menina de Trança e O que você está cultivando? exemplificam esse cuidado, combinando narrativas acessíveis e poéticas com projetos gráficos de grande delicadeza. Assim, o selo estabelece-se como um espaço onde literatura, ilustração e reflexão se unem para formar leitores mais atentos, conscientes e imaginativos. [+] saiba mais RIO WEBFEST 2025 | Abertura Oficial 28/11 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. [+] saiba mais RIO WEBFEST Awards 2025 | Premiação 01/12 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.   [+] saiba mais