Fundação Cidade das Artes

Programação » Hacktudo 2023 | Festival de Cultura Digital

Evento Encerrado

Hacktudo 2023 | Festival de Cultura Digital



Um dos maiores festivais de cultura digital do país, o HACKTUDO chega à sétima edição, com novidades e atrações gratuitas para crianças e adultos, que mesclam tecnologia, entretenimento e cultura 

A edição 2023 do evento está de volta à Cidade das Artes e terá corrida de drones, exposições imersivas, realidade virtual com obras de arte, jogos interativos, oficinas criativas e tecnológicas e um dia de conferência sobre inteligência artificial só com palestrantes mulheres.

De um lado, obras de Van Gogh em realidade virtual, uma instalação imersiva com um túnel de telas sobre as milhares de informações que recebemos a cada dia, uma exposição nostálgica sobre a evolução da tecnologia com jogo interativo e uma jornada sensorial sobre a cultura cibernética. De outro, corridas de drones, uma parede de escalada que simula uma placa mãe de computador, construída com base na fotografia “Deusa da Net”, projetos e exposições de trabalhos de artes visuais que permeiam temas como Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e Sustentabilidade. 

De volta à Cidade das Artes, no Rio, o HACKTUDO, um dos maiores festivais de cultura digital do Brasil, chega à sétima edição repleto de novidades e atrações  que mesclam tecnologia, inovação, empreendedorismo, interatividade e muita diversão. As atividades, presenciais e majoritariamente gratuitas, prometem entreter o público de todas as idades, entre os dias 26 e 29 de outubro, proporcionando também uma ampla democratização do acesso à cultura e ao entretenimento. 

Idealizado pela Araucária Agência Cultural, com direção e curadoria de Miguel Colker, o festival  promove a inclusão social e digital de crianças, jovens e adultos, despertando o interesse para o mundo tecnológico de forma lúdica e informativa. O evento apresenta diversas atrações que fascinam e dão nome aos espaços diferenciados. No HackDrones acontecem as corridas de drones; no HackMaker (assinado pela patrocinadora LEROY MERLIN) estão as invenções artísticas da cultura maker e no HackLab (assinado pela patrocinadora Escola Suíça) há um laboratório de oficinas criativas. Já no HackGo (assinado pela patrocinadora master Meta) são realizadas as atividades participativas de realidade aumentada; na HackExpo estão as exposições interativas e instalações imersivas e no HackDelas (assinado pelo patrocinador BNY Melon), as atividades são dedicadas às mulheres, cada vez mais presentes no festival.  

“Nosso objetivo é mostrar como a tecnologia está aliada à cultura e vice-versa. O público está mais aberto e conectado às mudanças digitais que estão acontecendo. Queremos que todos tenham esse acesso à tecnologia e ao conhecimento, com oportunidades de vivenciarem o virtual com a arte e, por isso, fazemos um festival gratuito e diversificado”, afirma Miguel Colker. 

Desta vez, o executivo e produtor cultural decidiu levar os quadros “Quarto em Arles”,”Campo de Trigo sob um céu tempestuoso”, "Terraço do Café à Noite", “ e "Noite estrelada" do pintor impressionista Vincent Van Gogh, para a realidade virtual, para que o público pudesse “entrar” nas obras e explorar cada detalhe. “Como na edição passada, também traremos a cerimônia do Kuarup, um dos mais importantes rituais dos povos indígenas da região do Alto Xingu, para este universo da realidade virtual. Por meio de tecnologias imersivas, com ocas e outros cenários em 3D, crianças, jovens e adultos poderão conferir uma exposição fotográfica imersiva com imagens que foram feitas pelo meu pai (o fotógrafo Cafi) durante a cerimônia realizada em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro, um dos defensores das causas indígenas”, explica. 

O trabalho de Cafi também estará presente na parede de escalada  de oito metros de altura, presente no evento, que simula uma placa mãe de computador. A atração foi construída com base na imagem “Deusa da Net”, de autoria do fotógrafo, e convida os visitantes a conferir a exposição adjacente que reúne dados, imagens e vídeos sobre arte e sustentabilidade. Na mostra, o público também poderá vivenciar uma experiência de realidade virtual e receber mensagens sobre os temas. A OLX, patrocinadora do festival, assina esse bloco de atividades, unindo seu pilar de sustentabilidade à abordagem artística do festival.

Depois do sucesso do HackGo na edição passada, o festival fez um upgrade na atração, trazendo a expertise da Meta para integrar a programação, com workshops ministrados por colaboradores da empresa e pelo AR creator Bruno Ribeiro. A dinâmica de caça ao tesouro, febre na edição de 2022, será mantida, onde os participantes precisarão encontrar selos escondidos pelo festival através de um filtro do Instagram, e aqueles que encontrarem todos, ganharão prêmios especiais.

HACKCONFERENCE
Outra novidade da edição 2023 do festival é a realização do Conference, no dia 26 de outubro, com painéis e talks inéditos protagonizados apenas por profissionais mulheres renomadas do mercado de inovação e tecnologia. A conferência terá como tema macro um dos assuntos mais quentes do momento: Inteligência Artificial. Intitulada como “Inteligência Artificial, um labirinto de possibilidades”, a atividade conta com a presença de Dora Kaufman, professora na PUC SP e especialista em I.A.; Cris Bartis, cofundadora da Plataforma Mamilos; Tatiane Moreira, Especialista em Segurança da Informação na Petrobras, Carina Ameijeiras, Líder de Data & Analytics na Amazon AWS; Ana Cláudia Vasconcelos, Gerente da Divisão de Modelos Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev; Taciana Melcop, Gerente Sr. de Engenharia na OLX; Aline Sredni, Chefe de Gabinete do CEO do WhatsApp na Meta, entre outras profissionais. A curadoria é do especialista em marketing digital, Bruno Parodi. Os ingressos e a programação para a conferência podem ser adquiridos no website do festival: hacktudo.com.br/conference. 

Além disso, entre os dias 13 e 22 de outubro, será realizada a quarta edição do Hackathon OLX, maratona de programação e conhecimento que reúne estudantes de todo o Brasil, de cursos técnicos e dos ensinos médio e superior, para o desafio de criar uma solução inovadora e aplicável proposta pela OLX. As lives do Hackathon podem ser conferidas no canal do Youtube do festival: www.youtube.com/HacktudoFestival

O HACKTUDO é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Tem o patrocínio master da Meta, e conta também com o patrocínio da Petrobras, Mosaico, BNY Mellon, Universidade Veiga de Almeida, Bemobi, LEROY MERLIN, OLX, Escola Suíça, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Além disso, o festival tem o apoio da Dataprev, Domingues e Pinho Contadores, Brasas, Delphos, Prill Tecnologia e Mapma. E apoio institucional do WeWork e Cidade das Artes. Realização da Araucária Agência Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal. 


Principais atrações do HACKTUDO 2023

Go 

O HackGo, atração apresentada pela patrocinadora master Meta, mistura realidade aumentada, caça ao tesouro, distribuição de brindes e oficinas tecnológicas. Com o sucesso da atividade na edição passada, o festival fez um upgrade no HackGo, trazendo a expertise da Meta para integrar a programação, com workshops ministrados por colaboradores da empresa e pelo AR creator Bruno Ribeiro. A dinâmica de caça ao tesouro, febre na edição de 2022, será mantida, onde os participantes precisarão encontrar selos escondidos pelo festival através de um filtro do Instagram, e aqueles que encontrarem todos, ganharão prêmios especiais.

Confira as oficinas abaixo: 

Meta Blueprint: Usando uma mistura de criação offline com realidade aumentada, neste workshop os participantes irão aprender a criar um efeito visual único: uma máscara virtual em 3D que representa as suas características. No final da sessão, os participantes terão criado um filtro do Meta Spark totalmente exclusivo e personalizado, inspirado em seus "superpoderes" que poderá ser compartilhado no Instagram ou Facebook. O workshop é ministrado por Murilo Cagliari, Business Education Trainer e Pedro Leal, Meta Spart Trainer. Ambos são colaboradores da Meta. 

Criando seu primeiro espaço no Metaverso com Spatial.io: Nessa oficina os alunos terão a oportunidade de criar seu avatar personalizado e seu primeiro espaço virtual com a plataforma Spatial.io compatível com celular, computador e óculos VR. A oficina é ministrada por Bruno Ribeiro, AR creator. Desde 2019 Bruno vem trabalhando de forma independente para o crescimento da comunidade brasileira de realidade aumentada, auxiliando os creators na primeira comunidade de Meta Spark do Brasil. Além de desenvolver filtros para marcas, também atua com educação em tecnologia e realidade aumentada. 

A programação com a forma de participação e horários das atividades do HackGo pode ser conferida no website do festival: hacktudo.com.br


Drones

A corrida de drones, modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço na cultura digital, será realizada em circuito inédito nos Jardins da Cidade das Artes, com obstáculos conhecidos como Gates, Slaloms e Ladders. O público poderá acompanhar da Esplanada a apresentação de diversos pilotos participantes, entre eles os melhores do Brasil, que exibirão suas habilidades em voos de alta velocidade. Entre eles estão o adolescente Gabriel Puglielli (Pugli), de 13 anos; Marcelo Lee (OxiFPV) e William Trevine (Trevine), de São Paulo;Gustavo Antunes (Guga FPV), Márcio Rabello (Rebello FPV), Bruno Balboni (Baldrone) e Paulo Rogério (TitooFPV), do Rio de Janeiro. Para quem tem fascínio por drones ou sequer mexeu em um objeto deste tipo, haverá oficinas no festival e uma experiência virtual em simuladores, com os óculos usados pelos pilotos, que dão a sensação de ver os drones realizando o circuito em primeira pessoa.

 

Maker

Democratizando o conceito do “faça você mesmo”, o espaço maker, assinado pela LEROY MERLIN, apresenta invenções que misturam impressão 3D, tecnologia e design, com criatividade e inovação para que o público possa interagir com as obras artísticas do festival. Nele estarão presentes o especialista em computação física, Mau Jabur, expositor e consultor para interatividade e desenvolvimento de instalações artísticas, exposições e produtos com automação e instrumentação, e Vitor Moreira, inovador em educação e inventor das ferramentas Tecbits, Tecbook, Placa Tec e TecFlex, que beneficiam cerca de 40 mil alunos no Brasil. Entre as atrações estão: 

Snake Maker: Inspirado no clássico jogo popularizado nos celulares Nokia, o jogo Snake é realizado com um joystick que reproduz o clássico celular Nokia 3310.

Corrida de Leds: Cada participante ou grupo escolhe um caminho de luzes, aciona o controle remoto correto que tenha as mesmas cores da luz e avança.  Para chegar primeiro ao final é necessária atividade física, alto índice de atenção e pensamento rápido porque a luz muda de cor de tempo em tempo. 

Guitarra Maker: Fabricação de um modelo de guitarra diferenciado a partir de um banco de bar, sem elementos tradicionais, guiada pela condutividade elétrica. 

Pinball: Fliperama feito com uma tela de TV, um antigo monitor e um computador combinados com o uso de tecnologias de fabricação modernas como o corte a laser. É um resgate às lembranças de infância e adolescência de quem viveu nas décadas de 70 ou 80 onde o jogo era a sensação. 

Genius: O famoso jogo da década de 80 ganha uma dimensão maior e a brincadeira é feita usando os pés, com o participante tendo que usar todos os sentidos, além da visão, para acertar a sequência de luzes sugerida pelo jogo.

GI Físico: Nesta experiência, os usuários podem girar uma manivela para acionar a reprodução de um "filme", que na verdade é um registro em vídeo das obras de autômatos criadas por Agnaldo Pinho. Esta fusão de mecânica, eletrônica e arte proporciona uma experiência única.

Pongão: É controlada pela posição do jogador em frente a uma mesa de leds. É uma variação moderna e inovadora deste clássico jogo de videogame. Nesta versão, a jogabilidade é aprimorada por meio de sensores de movimento para criar uma experiência mais imersiva e interativa.

Grafite sonoro: A  obra convida o público a captar sons com a audição e, na sequência, fazer um desenho em cima da interferência gráfica apresentada. Será possível perceber que o efeito McGurk, na qual uma ilusão sonora faz o cérebro mudar o som ouvido quando há mudança do estímulo visual - mesmo que este som seja o mesmo. 

Outra novidade é a apresentação de sete projetos físicos, digitais e de VR desenvolvidos por alunos dos cursos de graduação e professores da Universidade Veiga de Almeida (UVA), instituição que tem a cultura maker como um dos pilares de seu projeto pedagógico. As iniciativas, cujas propostas contribuem para os desafios globais do desenvolvimento sustentável, têm a interatividade, a inovação e a criatividade aplicadas para ajudar a sociedade a enfrentar alguns dos problemas sociais e ambientais da atualidade.


Expo 

A fusão entre arte e tecnologia é um catalisador para a inovação, revolucionando as formas de arte tradicionais com instalações interativas, criações baseadas em Inteligência Artificial e experiências virtuais que redefinem a forma de lidar com a arte. Nesta edição, haverá exposições de trabalhos de artes visuais, com diversas manifestações e linguagens, que permeiam temas como Realidade Virtual, Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e Sustentabilidade. Entre elas estão: 

Deusa da Net - A Deusa da Net irá trazer ao festival uma reflexão sobre o descarte de lixo eletrônico. O personagem foi criado para o festival, inspirado nos mitos e super heróis,  porém como uma deusa da sustentabilidade. Uma parede de escalada de oito metros de altura, que comporta quatro pessoas escalando simultaneamente, será montada com uma imensa imagem da deusa. E o público também poderá entrar numa experiência de realidade virtual e receber mensagens sobre arte e sustentabilidade. As atividades da Deusa da Net são apresentadas pela patrocinadora OLX.

Cérebro-Luz - A obra foi criada para gerar uma reflexão sobre a maior inspiração da Inteligência Artificial. A instalação é aberta ao público que deseja conferir por perto. 

Kuarup - Por meio de tecnologias imersivas, com ocas e outros cenários em 3D, crianças e adultos poderão conferir a instalação inédita que faz uso da realidade virtual para transportar o público para a exposição fotográfica imersiva que mostra o Kuarup, ritual milenar da Aldeia Yawalipiti do Alto Xingu. As imagens foram feitas pelo fotógrafo Cafi, na cerimônia em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro, defensor das causas indígenas.

Pupila Dilatada - Um coletivo de artistas digitais, que promovem experiências imersivas e interativas com uso de novas tecnologias, gerando uma conexão entre o mundo físico e espaços virtuais ao exibir obras de diversos de artistas multidisciplinares, produtores musicais, developers, designers, programadores, pensadores e agitadores culturais, de várias partes do Brasil.

Excesso Digital - A tecnologia cada vez mais faz parte de nossas vidas, e uma de suas principais superfícies são as telas. Um imenso túnel composto por mais de 150 televisores, monitores e telas em geral, será instalado no meio do festival, recheado com uma vídeo-instalação chamada de “Excesso” que traz a reflexão sobre o intenso uso de telas ao qual vivemos no dia-a-dia.

Exposição Hack Nostalgia - A cultura digital se transforma cada vez mais rápido, e os aparelhos que a pouco tempo eram utilizados, viram obsoletos. Onde estão os iPods? Os celulares BlackBerrys? Uma imensa instalação formada por TVs antigas, telas touchs, e cabines secretas apresentam vídeos, textos e acervos sobre a nostalgia popular que vivemos do avanço tecnológico.

Apocalípticos e integrados - A evolução da Inteligência Artificial mexe com as emoções da humanidade. Enquanto uma parte da população é “apocalíptica”, e acredita que o seu desenvolvimento irá gerar o fim de nossas sociedades, outra parte é “integrada”, e acredita que a I.A. irá liberar o potencial humano de maneiras inéditas em nossa história. Uma imensa instalação interativa de painéis de LED irá provocar a reflexão entre estas duas diferentes formas de olhar para o papel da reformulação do futuro pela I.A. 

Lab

Laboratório criativo que estimula a capacidade inovadora da nova geração promovendo oficinas e atividades multidisciplinares que conectam a criatividade, imaginação e a prática com o universo digital e tecnológico. A atração é apresentada pela Escola Suíça.
As oficinas e experiências são realizadas das 14h às 22h, na Sala de Leitura. A programação detalhada pode ser conferida no website do festival: hacktudo.com.br/lab

Corrida de Beebots:
Uma corrida com os beebots, robôs com programação simples realizada diretamente no próprio equipamento, permite que crianças pequenas entrem em contato com linguagem direcional e programação de forma lúdica e divertida, utilizem o raciocínio lógico e pensamento algorítmico. Para crianças de 5 a 10 anos.

Ozostories: As crianças serão estimuladas a utilizar a criatividade enquanto aprendem sobre programação e robótica. Utilizando os divertidos Ozobots, que podem ser programados usando códigos visuais ou programação em bloco, os participantes deverão contar uma história inserindo os comandos corretos para que o personagem atravesse os cenários e chegue até o seu objetivo. Para crianças de 8 a 12 anos

Mão na… massinha!: Venha se divertir na oficina de massinhas que combina a criatividade da modelagem manual com a tecnologia interativa! As crianças são incentivadas a criar suas próprias esculturas e personagens com massinha, enquanto um aplicativo complementar é usado para dar vida às suas criações.A partir dos 3 anos.  

Tirolesa: Por meio de uma tirolesa, as crianças poderão testar suas habilidades com os materiais colocados à disposição, além de aprender e colocar em prática noções de matemática e física, testando hipóteses e desenvolvendo seus mecanismos através da tentativa e erro. A partir dos 5 anos. 

Journey Through SIS: Neste desafio, as crianças comandam os robôs beebots nos próprios equipamentos, levando-os de um local a outro. A partir de 5 anos.

SISkiing: Que tal descer uma montanha de gelo e testar suas habilidades em cima de um esqui ou em uma prancha de snowboard? Isso mesmo! Você vai poder ter essa experiência sem sair do Brasil! Coloque nossos óculos de realidade virtual 360, suba em nosso simuladores e venha viver essa aventura! A partir dos 5 anos 


Informações para a imprensa

MNiemeyer Assessoria de Comunicação: 

Viviane Rosalem - viviane@mniemeyer.com.br - (21) 99997-9783

Paula Tavares - paula@mniemeyer.com.br - (21) 99802-6257

 




Festival

Informações Gerais

Datas

26/10/23 a 29/10/23

Horários

26 out | 12h às 19h
INGRESSOS:
hacktudo.com.br/conference


28 e 29 de out | 14h às 22h
GRATUITO
Retire seu ingresso com antecedência:
http://www.hacktudo.com.br

 

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais 4 amigos | Stand-up Comedy 28/06 Outros O grupo de stand-up comedy “4 Amigos” retorna aos palcos com um espetáculo totalmente inédito em 2025. Com novas piadas, histórias e interações, Dihh Lopes, Thiago Ventura, Afonso Padilha e Márcio Donato prometem uma apresentação repleta de humor e autenticidade. Neste novo show, cada comediante traz seu estilo único, garantindo uma experiência dinâmica e envolvente para o público. Com sua química inconfundível e uma performance afiada, os “4 Amigos” seguem como um dos maiores fenômenos do stand-up nacional. Garanta seu ingresso e prepare-se para uma noite imperdível com os “4 Amigos”! [+] saiba mais As Artimanhas de Molière | Teatro 04/07 a 13/07 Teatro  Nascido há mais de quatro séculos, Molière (1622-1673) é até hoje um dos mais importantes dramaturgos do mundo, responsável por espetáculos críticos e satíricos, que mostram com maestria os defeitos e virtudes da alma humana. Grande homenagem ao comediógrafo, “As Artimanhas de Molière” volta em cartaz, dia 04 de julho, na Cidade das Artes, na Sala Eletroacústica, com uma trama que, bem ao estilo do autor francês, aponta o dedo e desmascara os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. Com direção de Márcio Trigo, adaptação de Fernanda Celleghin e interpretação de Luiz Machado, o monólogo reúne em uma só história quatro protagonistas de comédias escritas por Molière: Alceste, de “O Misantropo”, Esganarello, de “O Médico à Força”, Don Juan e Tartufo, das peças homônimas. As sessões serão às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, até 13 de julho.  Em uma espécie de “jornada do herói” às avessas, o protagonista conta para a plateia toda a sua história, cheia de peripécias, erros e acertos. Após uma desilusão amorosa, ele se torna vingativo e passa a usar as mulheres, mas acaba tendo que se casar à força e é deserdado pelo pai. Sem dinheiro, vive em pé de guerra com sua esposa, que cobra demais, e ele faz de menos. Qual será o destino deste anti-herói? O ator Luiz Machado, que completa 30 anos de carreira, estava com vontade de trabalhar em uma comédia depois do sucesso do drama Nefelibato, que está há nove anos em cartaz. “Fiquei com vontade de fazer comédia e logo pensei no maior comediógrafo de todos os tempos, que celebrou 400 anos em 2022. Molière escreve sobre a hipocrisia humana em quase todos os textos, e é um assunto que me interessa pôr em cena”, explica Luiz Machado. “Para manter o bem-estar social, a gente precisa ser falso ou omitir opiniões em diversos momentos. E as peças dele detalham esses comportamentos que estão presentes cada vez mais no nosso cotidiano. Basta olhar as redes sociais, que mostram cenas que não são verdadeiras e guardam objetivos ocultos”, completa o ator. O espetáculo estreou em 2023 e foi idealizado por Luiz Machado e Márcio Trigo, que pela primeira vez trabalharam juntos. O diretor sempre foi grande admirador de Molière, de estilo de humor e das situações que têm como base a comédia dell´arte.  “Cheguei a traduzir e adaptar quatro peças escritas por ele”, conta Trigo. “Quando eu e Luiz pensamos em trabalhar num monólogo, não tive dúvidas: vamos adaptar Molière. Um desafio e tanto. Não queríamos uma peça; a ousadia era juntar personagens e contar uma só história. Escolhemos quatro personagens e chamamos a Fernanda Celleghin para criar o elo entre eles”, acrescenta. “As Artimanhas de Molière” reúne protagonistas de quatro peças do autor francês, que desmascaram os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. [+] saiba mais Complexo Lagunar de Jacarepaguá | Exposição de Caique Cunha 05/07 a 20/07 Artes Visuais Entre os dias 5 e 20 de julho de 2025, a Galeria A da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, recebe a exposição Complexo Lagunar de Jacarepaguá, com fotografias de Caique Cunha e curadoria de Rodrigo Santana. O projeto, que tem patrocínio da empresa Iguá Saneamento, é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e produção da Studio Rico. A mostra é um convite à reflexão sobre o presente e o futuro de um dos ecossistemas mais complexos e ameaçados do Rio de Janeiro. O Complexo Lagunar de Jacarepaguá, formado pelas lagoas de Jacarepaguá, Camorim, Tijuca e Marapendi, abriga uma impressionante biodiversidade, mas enfrenta constantes ameaças devido à expansão urbana e à degradação ambiental. “Minha intenção com este projeto não é apenas registrar imagens, mas convidar o público a enxergar além da superfície e compreender a urgência da preservação ambiental”, afirma o artista e idealizados do projeto Caique Cunha, que transforma seu olhar em instrumento de alerta e encantamento. Por meio de imagens de forte apelo visual e poético, a exposição estabelece uma ponte entre arte e ecologia. Texturas de água, silhuetas de animais, reflexos distorcidos e a presença da ação humana compõem uma narrativa visual que oscila entre contemplação e alerta. Para o curador Rodrigo Santana, “as imagens de Caique Cunha não seguem o compromisso tradicional da documentação da natureza; elas se movimentam entre o real e o intuitivo, entre a precisão técnica e a percepção sensível. É nesse percurso que a fotografia revela sua potência de provocar sentimento de pertencimento e responsabilidade com o território.” O apoio da Iguá Saneamento à exposição reforça o compromisso da empresa com iniciativas que ampliam o debate sobre a preservação do Complexo Lagunar. Além de investimentos em infraestrutura e ações ambientais, a Iguá entende a cultura como uma aliada essencial na sensibilização da sociedade para os desafios ambientais da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Como parte de suas ações em prol do meio ambiente, a Iguá criou o movimento “Juntos pela vida das lagoas”, que visa promover a valorização do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá por meio da dragagem das lagoas, recomposição dos manguezais e limpeza das margens, entre outras iniciativas. O projeto também aposta em ações educativas e de mobilização social para estimular o cuidado coletivo com esse ecossistema essencial para o equilíbrio climático da cidade. Além da exposição na Cidade das Artes, o projeto realizará um varal fotográfico na Praça Seca, no Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá, entre os dias 1 e 31 de julho de 2025. “Entendemos que levar essas imagens para territórios fora do eixo cultural é uma iniciativa de criar novas plateias e de descentralizar a cultura”, destaca Caique. “Acreditamos que a arte precisa circular e alcançar diferentes públicos para que possa realmente transformar realidades e ampliar repertórios”, acrescenta. A visitação é gratuita em ambos os espaços, que também oferecerão recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição do conteúdo imagético e textual para pessoas com deficiência visual, ampliando o alcance da proposta. O site www.clj.eco.br reúne conteúdos exclusivos sobre a exposição, incluindo imagens para download, vídeos e informações complementares ao projeto. [+] saiba mais Jurassic Safari Experience 2 05/07 a 03/08 Outros Os maiores predadores da pré-história chegaram ao Rio de Janeiro! Jurassic Safari Experience 2 é o maior show de dinossauros do mundo, uma viagem no tempo que mistura ciência, diversão e emoção em um espetáculo incrível! [+] saiba mais Língua Viva 2025 | O peso do vazio das perdas 16/07 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: O peso do vazio das perdas DATA: 16/07/2025 "A vida muda rapidamente, a vida muda em um instante. Você se senta para jantar, e a vida que você conhecia termina (...)" [Joan Didion]. Como lidar com as perdas, como lidar com a transitoriedade da vida? Baseando-nos em autores que escreveram sobre formas de elaboração do luto: Joan Didion, Aline Bei, Rosa Monteiro, Valter Hugo Mãe, teceremos comentários, informados por Freud, sobre o difícil trabalho psíquico de elaboração de uma perda significante. [+] saiba mais Ilusões - Espetáculo Internacional de Mágicas 17/07 a 20/07 Outros Gabriel Louchard reúne time poderoso de grandes artistas do ilusionismo, pela primeira vez no Brasil, na terceira edição do Ilusões - Espetáculo Internacional de Mágicas Espetáculo passa por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza e recebe como convidados especiais grandes ilusionistas internacionais, como o mentalista espanhol Javier Botia e o premiado manipulador sul coreano Junwoo Park. Conhecido por unir a arte da mágica ao humor, o ator, mágico e comediante Gabriel Louchard apresenta a terceira edição do Ilusões – Espetáculo Internacional de Mágicas, que reúne um time poderoso de ilusionistas da Coréia do Sul, França, Espanha e Suécia. O espetáculo, apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, por meio da lei de incentivo a cultura, acontecerá no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, de 17 a 20 de julho; Em Belo Horizonte, no teatro do Sesc Palladium, dia 24 de julho; Em Fortaleza, no Theatro Via Sul, dia 25 de julho; e em São Paulo, no Teatro das Artes, entre 31 de julho a 3 de agosto. Criado em 2019, o Ilusões - Espetáculo Internacional de Mágicas passou naquele ano por seis cidades brasileiras, apostando na mistura entre teatro e ilusionismo moderno. Na segunda edição, foi a vez apenas de Rio e São Paulo receberem shows com ingressos esgotados e sessões extras. Nesta terceira edição o espetáculo tem como destaque a potente e impactante apresentação do mentalista mundialmente conhecido Javier Botia (Espanha); o carisma e o divertido estilo Clown de John Henry (Suécia), o frescor e a impressionante habilidade manual do jovem campeão mundial de manipulação Junwoo Park (Coréia do Sul) e a originalidade da magia cômica que faz sucesso em todo o mundo de The Orange Magician (França). O projeto se tornou diferenciado e considerado o espetáculo de ilusionismo mais original da atualidade no Brasil, justamente por sempre trazer mágicos extremamente criativos e que apresentam a mágica fora dos padrões, nada de serrar uma mulher ao meio ou uma clássica levitação. Passeando por todo o universo da mágica, os artistas vão impressionar com esquetes que são sucesso em seus shows mundo afora, navegando nas mais diversas formas de ilusionismo, como cartomagia, mentalismo, grandes ilusões, manipulação e magia cômica. Sobre seu interesse pelo ilusionismo e o desejo de reunir esses talentosos mágicos no mesmo palco, o idealizador Gabriel Louchard, conta: “Lembro como se fosse hoje a primeira vez que eu vi um mágico atuando em uma festa infantil. Decidi ali, aos nove anos, o caminho que queria trilhar. Levei tão a sério que mergulhei em cursos de mágica e teatro. No ano seguinte, já era o mágico profissional mais jovem do Brasil. Mais tarde no teatro, descobri o casamento perfeito entre atuação, comédia e ilusionismo. Me tornei um ator e comediante que usa a mágica como ferramenta de atuação. Quando montei o Ilusões, procurei artistas com atos originais, onde o ilusionismo está sempre ligado a outras artes, como clown, música, teatro, enriquecendo a apresentação. E assim alguns dos maiores ilusionistas do mundo, estarão se apresentando para o público brasileiro.”. [+] saiba mais Banzeiro: Quando a terra sonha através de nós 18/07 a 27/07 Teatro  Espetáculo solo de Clara Serejo estreia em julho na Cidade das Artes: um convite a transformar os banzeiros da existência em travessia cênica e poética. O rio nunca esteve só. Ele carrega em suas águas a memória dos que vieram antes, dos que se fizeram chuva, dos que se tornaram floresta. Banzeiro é como o povo do Xingu chama o território de brabeza do rio. É onde com sorte se pode passar, com azar não. É um lugar de perigo entre de onde se veio e aonde se quer chegar. Agora, feche os olhos. Se deixe levar pelo banzeiro e o balanço imprevisível das águas. O novo espetáculo que estreia no Rio, idealizado pela atriz carioca Clara Serejo, propõe justamente isso: uma travessia íntima, profunda, por vezes turbulenta — como tantas que fazemos ao longo da vida. “Lidar com minha própria crise climática me levou de encontro a um banzeiro, que, com sorte, me levou até o teatro. Sou grata ao teatro que sempre me salvou. A arte sempre salva”, compartilha Clara Serejo, atriz da peça e que estreia como dramaturga. Banzeiro é um espetáculo solo, inédito, dirigido por Ana Luiza Magalhães, inspirado em pesquisadores, cientistas e artistas que investigam o antropoceno e como a arte pode se relacionar com o tema. Com aproximadamente 1 hora de duração, é um chamado para lembrar que nunca deixamos de ser parte da terra, mesmo quando tentam nos fazer esquecer. É a atriz que se oferece como corpo-território, abrindo paisagens da própria vida para tocar questões que são de todos nós: o que nos atravessa? O que tentamos esquecer? Quais sonhos nos habitam? Neste trabalho, o teatro é nossa travessia e rito de passagem. A cada cena, somos convidados a atravessar também os nossos próprios banzeiros: as dúvidas, os lutos, as reinvenções, os encontros consigo e com os outros. Banzeiro é sopro de memória, é chão movediço, é corpo em rito. É o risco da mudança na direção da graça. Sim, há algo de fim do mundo nesse espetáculo. Mas também há esperança. Há o desejo de adiar esse fim ao contarmos outras histórias — mais conectadas, mais humanas, mais verdadeiras. Como sugere Ailton Krenak, “contar uma história é uma maneira de se adiar o fim do mundo”.O convite está feito: entre, respire e deixe este rio te navegar. Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc, apresentam: Espetáculo: Banzeiro instagram.com/banzeiro2025 [+] saiba mais Amazing Tenors | Sings Bocelli 01/08 Música Amazing Tenors traz aos palcos um espetáculo nunca visto no Brasil! Em “Amazing Tenors, Sings Bocelli”, três jovens, e já renomados tenores, interpretam as músicas que marcaram a carreira de um dos maiores e mais populares tenores da história da música! Arranjos criados exclusivamente para emocionar e levantar a platéia de seus lugares. Aliados às vozes impressionantes e marcantes de Henrique Moretsohon, Murilo Trajano e Paulo Paolilo, uma belíssima orquestra, ao vivo, ajuda a refinar e transformar este espetáculo em uma noite inesquecível para todos os presentes. Sucessos da música italiana como “Canto della Terra”, “Granada”, “Cinema Paradiso” entre outras, se aliam aos clássicos de Bocceli como “Vivo Per Lei”, “Com Te Partirò”, além dos famosos boleros, tangos e temas de filmes também eternizados pela doce e potente voz de Bocelli. Amazing Tenors desperta um mar de sensações e emoções em show único! Além dos 3 incríveis vocalistas, e da orquestra, o espetáculo ainda conta com a direção geral do renomado diretor Bruno Rizzo, que assina a direção de grandes espetáculos como “Queen Experience In Concert”, “Elvis Experience Tribute In Concert”, “Acoustix”, “Abba Experience In Concert”, “Embalos de Sábado à Noite, O Musical”, “Las Vegas Amazing Show”, entre outros; e direção executiva de Daniela Schiarreta. [+] saiba mais Trilogia Grande Sertão: Veredas | Teatro 01/08 a 10/08 Teatro Um recorte da obra de João Guimarães Rosa, traduzida para o teatro. Indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.  Prêmio Arcanjo especial 2024 - Melhor Projeto.   O ator Gilson de Barros encena nos dias 01 02, 03, 08, 09 e 10 de agosto, na Cidade das Artes, as três peças de sua Trilogia Grande Sertão: Veredas. O público poderá assistir às montagens dirigidas pelo renomado diretor Amir Haddad: na sexta-feira (01 e 08/08), Riobaldo – recorte dos amores na obra; no sábado (02 e 09/08), No Meio do Redemunho – recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo; e, no domingo (03 e 10/08), O Julgamento de Zé Bebelo – panorama dos sistema de jagunços no sertão mineiro. O projeto Trilogia Grande Sertão: Veredas teve início em 2020, com a estreia do espetáculo Riobaldo, que foi indicado ao Prêmio Shell 2022 nas categorias de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2022, foi a vez da segunda parte, No Meio do Redemunho , estrear e dar continuidade ao projeto. Em 2024, ocorreu a estreia de O Julgamento do Zé Bebelo no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Ano passado recebeu o Prêmio Arcanjo Especial, pelo conjunto da obra. Desde então, o ator tem percorrido diversas cidades do Brasil, além de ter se apresentado internacionalmente em Portugal (Lisboa e Porto) e Colômbia (Bogotá), levando a rica literatura brasileira a plateias diversas. “A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor.”, diz Gilson de Barros. “O espaço cênico minimalista, com poucos elementos visuais e sonoros, foi concebido para não sobrecarregar a narrativa, criando um ambiente propício para que o espectador se entregue à força da história e às questões universais que permeiam a obra.”, acrescenta o diretor Amir Haddad. [+] saiba mais Brincando com Bento e Totó | Infantil 02/08 a 03/08 Teatro Sucesso estrondoso no YouTube, Bento, Totó e sua turma, se apresentam no teatro com o espetáculo “Brincando com o Bento e Totó”. Prepare-se para um dia repleto de brincadeiras e diversão! Junte-se a nós nessa aventura emocionante para resolver um mistério e celebrar o aniversário do Bento! Venha se divertir em um show cheio de música,surpresas, interação com o público e um cenário encantador. Sucessos como Funk do Patinho e Patinho Colorido, são garantidos! Não fique de fora dessa!!! O musical tem produção da Plinta Kids, Mosquito Produções em parceria com o Estúdio Xogoot. [+] saiba mais Afonso Padilha – Novo Show de Stand-up | 2025 02/08 a 03/08 Outros Afonso Padilha está de volta com seu novo solo! Prepare-se para rir com o comediante, humorista, roteirista, escritor e pagodeiro Afonso Padilha! Afonso está percorrendo o Brasil com seu mais novo show solo, trazendo sua visão única e tragicamente engraçada sobre a vida. Neste novo show, Padilha aborda temas como o fim do mundo (sim, do jeito mais engraçado possível), amigos entrando na vida adulta – e virando pais – e seus medos mais íntimos, transformando tudo em situações cômicas que só ele sabe contar. Com seu estilo inconfundível, Afonso mais uma vez nos convida a dar boas risadas com suas histórias e comentários, tudo baseado em suas próprias experiência. [+] saiba mais Clara Nunes, a tal guerreira | Musical 08/08 a 31/08 Musical Com Emanuelle Araújo no papel de Clara Nunes e Carol Costa no papel de Bibi Ferreira, musical, que arrebatou grande público, reestreia e tem temporada inédita no Rio de Janeiro. Idealizado por Vanessa da Mata (que protagonizou a primeira temporada), direção e encenação de Jorge Farjalla, e texto de André Magalhães e Jorge Farjalla, Clara Nunes - A Tal Guerreira traz aos palcos aspectos da vida da artista que passam por suas raízes em Minas Gerais; seu encontro com o sincretismo religioso do Brasil (o candomblé, a umbanda e o catolicismo); seus amores; e sua música, que flutua por diversos ritmos brasileiros, inclusive, o samba de sua amada Portela. A trama é toda costurada por intermédio de sua parceira, e amiga confidente, Bibi Ferreira. A curtíssima temporada acontece na Grande Sala do Complexo Cidade das Artes Bibi Ferreira, de 08 a 31 de agosto, e os ingressos custam a partir de R$ 22,50. Em 2024 e início de 2025, o espetáculo passou duas vezes por São Paulo (Teatro Bravos e Teatro Renault) e uma por Fortaleza (Cineteatro São Luiz). No Teatro Renault, o musical conquistou um marco importante como o primeiro nacional a ser apresentado naquele consagrado palco. Com estas temporadas, recebeu sete indicações ao Prêmio DID - e ganhou em duas categorias (Atriz Coadjuvante - para Carol Costa, e Musical Brasileiro). Aliás, Emanuelle e Carol repetem uma dobradinha de sucesso, quando protagonizaram juntas o musical Chicago (2022) no Teatro Santander. Clara Nunes - A Tal Guerreira é um musical apresentado pelo Ministério da Cultura. A realização é da Palco 7 Produções, de Marco Griesi, Solo Entretenimento, de Daniella Griesi e da Sevenx Produções Artísticas, de Felipe Heráclito Lima.  [+] saiba mais Quem é o Marcílio? | Lançamento de Livro 09/08 Arte e Conhecimento Autobiografia de Luis Antonio Pereira, diretor, produtor e roteirista de filmes, séries e peças teatrais. Esse é o primeiro livro do autor, que, aos 54 anos, decidiu contar como foi a sua infância e relatar os casos de xenofobia que sofreu por ser descendente de portugueses, especialmente nas décadas de 70 e 80. Narra também os episódios de racismo que presenciou na escola, em uma época em que pouco se falava sobre o tema no Brasil, e como ajudou - ou tentou ajudar - pessoas que sofriam com esse problema crônico que afeta não apenas a nossa sociedade, mas o mundo inteiro. Aborda ainda a sua transição e entrada na carreira artística, os estudos que vêm se intensificando ao logo do tempo, e os grandes mestres e mentores que passaram pelo seu caminho, como Maria Clara Machado, Ana Maria Zanelli, Ricardo Boechat, Ricardo Kosovski, Bernardo Jablonski, Toninho Lopes, David Alan Stern, Alice Lemon, Brad Kaembell, Cecil Thire e, principalmente, a sua família. Fala sobre o início no teatro, período onde sofreu discriminação por parte de amigos de infância que não pertenciam ao mesmo meio, e sobre a posterior transição para o mercado audiovisual, no qual conquistou prêmios e participou de mais de 200 festivais nacionais e internacionais. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Aumenta o Retorno! | Petrobras Sinfônica toca Tim Maia 12/09 Música Prepare o coração: em 12 de setembro, sexta, às 20h, a Orquestra Petrobras Sinfônica convida o público para celebrar o síndico do Brasil na Cidade das Artes! Em “Aumenta o Retorno!”, a orquestra presta um tributo sinfônico à obra de Tim Maia, um dos maiores nomes da música brasileira, em uma noite de groove, emoção e aquela energia única que só ele sabia transmitir. Sob a regência de Felipe Prazeres, o concerto apresenta versões sinfônicas inéditas para clássicos como “Azul da Cor do Mar”, “Primavera”, “Sossego”, “Do Leme ao Pontal”, entre muitos outros sucessos que atravessam gerações. Com arranjos assinados por Itamar Assiere, Jessé Sadoc, Pedro Muniz e Ricardo Candido, o repertório passeia pela soul music, pelo romantismo e pelo balanço irresistível que eternizaram Tim Maia como uma das vozes mais marcantes da nossa música popular. Aumenta o retorno, maestro! Porque Tim Maia, com orquestra, merece ser celebrado em grande estilo.   [+] saiba mais Balé Nacional da China | Guonian 09/10 a 12/10 Dança Balé Nacional da China | GuoNian O Quebra-Nozes como você nunca viu O Balé Nacional da China apresenta GuoNian, uma impressionante releitura de O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, ambientada na véspera do Ano Novo Chinês. Com uma linguagem coreográfica que une tradição e inovação, o espetáculo incorpora elementos emblemáticos da cultura chinesa — como os 12 animais do zodíaco, lanternas vermelhas e símbolos festivos — em uma narrativa mágica que convida o público a viver o clássico sob uma nova perspectiva. Duração Balé em 2 atos e 1 intervalo 1º Ato: 48 minutos Intervalo: 20 minutos 2º Ato: 45 minutos [+] saiba mais A Mágica com Gabriel Montenegro 18/10 a 19/10 Outros Prepare-se para viver o impossível! Você já imaginou voar, ler pensamentos ou até se teletransportar diante dos seus próprios olhos? Chegou a hora de transformar o impossível em realidade! A MÁGICA – O espetáculo de ilusionismo mais aguardado da década – desembarca na América Latina para levar você a uma experiência que vai desafiar sua lógica, mexer com suas emoções e expandir os limites da sua imaginação. Criado e estrelado por Gabriel Montenegro, um dos maiores ilusionistas do mundo, com mais de 20 anos de carreira internacional, presença marcante em novelas, séries e programas de TV, este show não é apenas entretenimento — é uma verdadeira viagem sensorial pelo universo da magia moderna. Gabriel se fez uma pergunta: “O que é a mágica, de verdade?” E a resposta está neste espetáculo que reúne mais de 30 mágicas inéditas e revolucionárias, criadas para te deixar sem palavras. Em A MÁGICA, cada pessoa se torna parte essencial de um show intimista, interativo e absolutamente inesquecível. É mais do que um show. É a noite em que você vai acreditar no inacreditável. Garanta seu lugar agora e venha descobrir por que A MÁGICA está encantando plateias ao redor do mundo. Ingressos limitados. Uma única temporada. Um fim de semana. Uma chance de viver a magia como você nunca viu antes.   [+] saiba mais Canta o Brasil - Temas Especiais | Corais 19/10 Música  O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros, no Rio de Janeiro, reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. Direção Geral do Maestro Luiz Lima, Direção Musical do Maestro Leandro Campanate, Direção Coreografica da Professora Marta Coelho e Coordenação de Produção de Meg Menezes. Em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial) e da Cia de Canto e Dança Rosa de Fogo (Coreógrafa Marta Coelho), fazem do projeto um grande e agradável espetáculo. Ressaltando que, o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social, de diversos segmentos sociais, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.Aproposta para este ano de 2025, terá o desenvolvimento de temas distintos, divididos em 04 atos. Entre eles o sucesso da Óperas e Musicais, do "Vozes da África" ( em homenagem ao Dia da Consciência Negra), de Dança e, por fim, uma grande festa com o tema "Anos 60", com o melhor da música popular brasileira, também, os clássicos, incluindo as lindas e imortais composições de temas de filmes internacionais, entre outras surpresas. Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para melhor representar cada tema desenvolvido, desde de o repertório, como também, na ambientação, figurinos, orquestra e outras equipes de produção. [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais