Fundação Cidade das Artes

Programação » Hacktudo 2023 | Festival de Cultura Digital

Evento Encerrado

Hacktudo 2023 | Festival de Cultura Digital



Um dos maiores festivais de cultura digital do país, o HACKTUDO chega à sétima edição, com novidades e atrações gratuitas para crianças e adultos, que mesclam tecnologia, entretenimento e cultura 

A edição 2023 do evento está de volta à Cidade das Artes e terá corrida de drones, exposições imersivas, realidade virtual com obras de arte, jogos interativos, oficinas criativas e tecnológicas e um dia de conferência sobre inteligência artificial só com palestrantes mulheres.

De um lado, obras de Van Gogh em realidade virtual, uma instalação imersiva com um túnel de telas sobre as milhares de informações que recebemos a cada dia, uma exposição nostálgica sobre a evolução da tecnologia com jogo interativo e uma jornada sensorial sobre a cultura cibernética. De outro, corridas de drones, uma parede de escalada que simula uma placa mãe de computador, construída com base na fotografia “Deusa da Net”, projetos e exposições de trabalhos de artes visuais que permeiam temas como Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e Sustentabilidade. 

De volta à Cidade das Artes, no Rio, o HACKTUDO, um dos maiores festivais de cultura digital do Brasil, chega à sétima edição repleto de novidades e atrações  que mesclam tecnologia, inovação, empreendedorismo, interatividade e muita diversão. As atividades, presenciais e majoritariamente gratuitas, prometem entreter o público de todas as idades, entre os dias 26 e 29 de outubro, proporcionando também uma ampla democratização do acesso à cultura e ao entretenimento. 

Idealizado pela Araucária Agência Cultural, com direção e curadoria de Miguel Colker, o festival  promove a inclusão social e digital de crianças, jovens e adultos, despertando o interesse para o mundo tecnológico de forma lúdica e informativa. O evento apresenta diversas atrações que fascinam e dão nome aos espaços diferenciados. No HackDrones acontecem as corridas de drones; no HackMaker (assinado pela patrocinadora LEROY MERLIN) estão as invenções artísticas da cultura maker e no HackLab (assinado pela patrocinadora Escola Suíça) há um laboratório de oficinas criativas. Já no HackGo (assinado pela patrocinadora master Meta) são realizadas as atividades participativas de realidade aumentada; na HackExpo estão as exposições interativas e instalações imersivas e no HackDelas (assinado pelo patrocinador BNY Melon), as atividades são dedicadas às mulheres, cada vez mais presentes no festival.  

“Nosso objetivo é mostrar como a tecnologia está aliada à cultura e vice-versa. O público está mais aberto e conectado às mudanças digitais que estão acontecendo. Queremos que todos tenham esse acesso à tecnologia e ao conhecimento, com oportunidades de vivenciarem o virtual com a arte e, por isso, fazemos um festival gratuito e diversificado”, afirma Miguel Colker. 

Desta vez, o executivo e produtor cultural decidiu levar os quadros “Quarto em Arles”,”Campo de Trigo sob um céu tempestuoso”, "Terraço do Café à Noite", “ e "Noite estrelada" do pintor impressionista Vincent Van Gogh, para a realidade virtual, para que o público pudesse “entrar” nas obras e explorar cada detalhe. “Como na edição passada, também traremos a cerimônia do Kuarup, um dos mais importantes rituais dos povos indígenas da região do Alto Xingu, para este universo da realidade virtual. Por meio de tecnologias imersivas, com ocas e outros cenários em 3D, crianças, jovens e adultos poderão conferir uma exposição fotográfica imersiva com imagens que foram feitas pelo meu pai (o fotógrafo Cafi) durante a cerimônia realizada em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro, um dos defensores das causas indígenas”, explica. 

O trabalho de Cafi também estará presente na parede de escalada  de oito metros de altura, presente no evento, que simula uma placa mãe de computador. A atração foi construída com base na imagem “Deusa da Net”, de autoria do fotógrafo, e convida os visitantes a conferir a exposição adjacente que reúne dados, imagens e vídeos sobre arte e sustentabilidade. Na mostra, o público também poderá vivenciar uma experiência de realidade virtual e receber mensagens sobre os temas. A OLX, patrocinadora do festival, assina esse bloco de atividades, unindo seu pilar de sustentabilidade à abordagem artística do festival.

Depois do sucesso do HackGo na edição passada, o festival fez um upgrade na atração, trazendo a expertise da Meta para integrar a programação, com workshops ministrados por colaboradores da empresa e pelo AR creator Bruno Ribeiro. A dinâmica de caça ao tesouro, febre na edição de 2022, será mantida, onde os participantes precisarão encontrar selos escondidos pelo festival através de um filtro do Instagram, e aqueles que encontrarem todos, ganharão prêmios especiais.

HACKCONFERENCE
Outra novidade da edição 2023 do festival é a realização do Conference, no dia 26 de outubro, com painéis e talks inéditos protagonizados apenas por profissionais mulheres renomadas do mercado de inovação e tecnologia. A conferência terá como tema macro um dos assuntos mais quentes do momento: Inteligência Artificial. Intitulada como “Inteligência Artificial, um labirinto de possibilidades”, a atividade conta com a presença de Dora Kaufman, professora na PUC SP e especialista em I.A.; Cris Bartis, cofundadora da Plataforma Mamilos; Tatiane Moreira, Especialista em Segurança da Informação na Petrobras, Carina Ameijeiras, Líder de Data & Analytics na Amazon AWS; Ana Cláudia Vasconcelos, Gerente da Divisão de Modelos Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev; Taciana Melcop, Gerente Sr. de Engenharia na OLX; Aline Sredni, Chefe de Gabinete do CEO do WhatsApp na Meta, entre outras profissionais. A curadoria é do especialista em marketing digital, Bruno Parodi. Os ingressos e a programação para a conferência podem ser adquiridos no website do festival: hacktudo.com.br/conference. 

Além disso, entre os dias 13 e 22 de outubro, será realizada a quarta edição do Hackathon OLX, maratona de programação e conhecimento que reúne estudantes de todo o Brasil, de cursos técnicos e dos ensinos médio e superior, para o desafio de criar uma solução inovadora e aplicável proposta pela OLX. As lives do Hackathon podem ser conferidas no canal do Youtube do festival: www.youtube.com/HacktudoFestival

O HACKTUDO é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Tem o patrocínio master da Meta, e conta também com o patrocínio da Petrobras, Mosaico, BNY Mellon, Universidade Veiga de Almeida, Bemobi, LEROY MERLIN, OLX, Escola Suíça, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Além disso, o festival tem o apoio da Dataprev, Domingues e Pinho Contadores, Brasas, Delphos, Prill Tecnologia e Mapma. E apoio institucional do WeWork e Cidade das Artes. Realização da Araucária Agência Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal. 


Principais atrações do HACKTUDO 2023

Go 

O HackGo, atração apresentada pela patrocinadora master Meta, mistura realidade aumentada, caça ao tesouro, distribuição de brindes e oficinas tecnológicas. Com o sucesso da atividade na edição passada, o festival fez um upgrade no HackGo, trazendo a expertise da Meta para integrar a programação, com workshops ministrados por colaboradores da empresa e pelo AR creator Bruno Ribeiro. A dinâmica de caça ao tesouro, febre na edição de 2022, será mantida, onde os participantes precisarão encontrar selos escondidos pelo festival através de um filtro do Instagram, e aqueles que encontrarem todos, ganharão prêmios especiais.

Confira as oficinas abaixo: 

Meta Blueprint: Usando uma mistura de criação offline com realidade aumentada, neste workshop os participantes irão aprender a criar um efeito visual único: uma máscara virtual em 3D que representa as suas características. No final da sessão, os participantes terão criado um filtro do Meta Spark totalmente exclusivo e personalizado, inspirado em seus "superpoderes" que poderá ser compartilhado no Instagram ou Facebook. O workshop é ministrado por Murilo Cagliari, Business Education Trainer e Pedro Leal, Meta Spart Trainer. Ambos são colaboradores da Meta. 

Criando seu primeiro espaço no Metaverso com Spatial.io: Nessa oficina os alunos terão a oportunidade de criar seu avatar personalizado e seu primeiro espaço virtual com a plataforma Spatial.io compatível com celular, computador e óculos VR. A oficina é ministrada por Bruno Ribeiro, AR creator. Desde 2019 Bruno vem trabalhando de forma independente para o crescimento da comunidade brasileira de realidade aumentada, auxiliando os creators na primeira comunidade de Meta Spark do Brasil. Além de desenvolver filtros para marcas, também atua com educação em tecnologia e realidade aumentada. 

A programação com a forma de participação e horários das atividades do HackGo pode ser conferida no website do festival: hacktudo.com.br


Drones

A corrida de drones, modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço na cultura digital, será realizada em circuito inédito nos Jardins da Cidade das Artes, com obstáculos conhecidos como Gates, Slaloms e Ladders. O público poderá acompanhar da Esplanada a apresentação de diversos pilotos participantes, entre eles os melhores do Brasil, que exibirão suas habilidades em voos de alta velocidade. Entre eles estão o adolescente Gabriel Puglielli (Pugli), de 13 anos; Marcelo Lee (OxiFPV) e William Trevine (Trevine), de São Paulo;Gustavo Antunes (Guga FPV), Márcio Rabello (Rebello FPV), Bruno Balboni (Baldrone) e Paulo Rogério (TitooFPV), do Rio de Janeiro. Para quem tem fascínio por drones ou sequer mexeu em um objeto deste tipo, haverá oficinas no festival e uma experiência virtual em simuladores, com os óculos usados pelos pilotos, que dão a sensação de ver os drones realizando o circuito em primeira pessoa.

 

Maker

Democratizando o conceito do “faça você mesmo”, o espaço maker, assinado pela LEROY MERLIN, apresenta invenções que misturam impressão 3D, tecnologia e design, com criatividade e inovação para que o público possa interagir com as obras artísticas do festival. Nele estarão presentes o especialista em computação física, Mau Jabur, expositor e consultor para interatividade e desenvolvimento de instalações artísticas, exposições e produtos com automação e instrumentação, e Vitor Moreira, inovador em educação e inventor das ferramentas Tecbits, Tecbook, Placa Tec e TecFlex, que beneficiam cerca de 40 mil alunos no Brasil. Entre as atrações estão: 

Snake Maker: Inspirado no clássico jogo popularizado nos celulares Nokia, o jogo Snake é realizado com um joystick que reproduz o clássico celular Nokia 3310.

Corrida de Leds: Cada participante ou grupo escolhe um caminho de luzes, aciona o controle remoto correto que tenha as mesmas cores da luz e avança.  Para chegar primeiro ao final é necessária atividade física, alto índice de atenção e pensamento rápido porque a luz muda de cor de tempo em tempo. 

Guitarra Maker: Fabricação de um modelo de guitarra diferenciado a partir de um banco de bar, sem elementos tradicionais, guiada pela condutividade elétrica. 

Pinball: Fliperama feito com uma tela de TV, um antigo monitor e um computador combinados com o uso de tecnologias de fabricação modernas como o corte a laser. É um resgate às lembranças de infância e adolescência de quem viveu nas décadas de 70 ou 80 onde o jogo era a sensação. 

Genius: O famoso jogo da década de 80 ganha uma dimensão maior e a brincadeira é feita usando os pés, com o participante tendo que usar todos os sentidos, além da visão, para acertar a sequência de luzes sugerida pelo jogo.

GI Físico: Nesta experiência, os usuários podem girar uma manivela para acionar a reprodução de um "filme", que na verdade é um registro em vídeo das obras de autômatos criadas por Agnaldo Pinho. Esta fusão de mecânica, eletrônica e arte proporciona uma experiência única.

Pongão: É controlada pela posição do jogador em frente a uma mesa de leds. É uma variação moderna e inovadora deste clássico jogo de videogame. Nesta versão, a jogabilidade é aprimorada por meio de sensores de movimento para criar uma experiência mais imersiva e interativa.

Grafite sonoro: A  obra convida o público a captar sons com a audição e, na sequência, fazer um desenho em cima da interferência gráfica apresentada. Será possível perceber que o efeito McGurk, na qual uma ilusão sonora faz o cérebro mudar o som ouvido quando há mudança do estímulo visual - mesmo que este som seja o mesmo. 

Outra novidade é a apresentação de sete projetos físicos, digitais e de VR desenvolvidos por alunos dos cursos de graduação e professores da Universidade Veiga de Almeida (UVA), instituição que tem a cultura maker como um dos pilares de seu projeto pedagógico. As iniciativas, cujas propostas contribuem para os desafios globais do desenvolvimento sustentável, têm a interatividade, a inovação e a criatividade aplicadas para ajudar a sociedade a enfrentar alguns dos problemas sociais e ambientais da atualidade.


Expo 

A fusão entre arte e tecnologia é um catalisador para a inovação, revolucionando as formas de arte tradicionais com instalações interativas, criações baseadas em Inteligência Artificial e experiências virtuais que redefinem a forma de lidar com a arte. Nesta edição, haverá exposições de trabalhos de artes visuais, com diversas manifestações e linguagens, que permeiam temas como Realidade Virtual, Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e Sustentabilidade. Entre elas estão: 

Deusa da Net - A Deusa da Net irá trazer ao festival uma reflexão sobre o descarte de lixo eletrônico. O personagem foi criado para o festival, inspirado nos mitos e super heróis,  porém como uma deusa da sustentabilidade. Uma parede de escalada de oito metros de altura, que comporta quatro pessoas escalando simultaneamente, será montada com uma imensa imagem da deusa. E o público também poderá entrar numa experiência de realidade virtual e receber mensagens sobre arte e sustentabilidade. As atividades da Deusa da Net são apresentadas pela patrocinadora OLX.

Cérebro-Luz - A obra foi criada para gerar uma reflexão sobre a maior inspiração da Inteligência Artificial. A instalação é aberta ao público que deseja conferir por perto. 

Kuarup - Por meio de tecnologias imersivas, com ocas e outros cenários em 3D, crianças e adultos poderão conferir a instalação inédita que faz uso da realidade virtual para transportar o público para a exposição fotográfica imersiva que mostra o Kuarup, ritual milenar da Aldeia Yawalipiti do Alto Xingu. As imagens foram feitas pelo fotógrafo Cafi, na cerimônia em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro, defensor das causas indígenas.

Pupila Dilatada - Um coletivo de artistas digitais, que promovem experiências imersivas e interativas com uso de novas tecnologias, gerando uma conexão entre o mundo físico e espaços virtuais ao exibir obras de diversos de artistas multidisciplinares, produtores musicais, developers, designers, programadores, pensadores e agitadores culturais, de várias partes do Brasil.

Excesso Digital - A tecnologia cada vez mais faz parte de nossas vidas, e uma de suas principais superfícies são as telas. Um imenso túnel composto por mais de 150 televisores, monitores e telas em geral, será instalado no meio do festival, recheado com uma vídeo-instalação chamada de “Excesso” que traz a reflexão sobre o intenso uso de telas ao qual vivemos no dia-a-dia.

Exposição Hack Nostalgia - A cultura digital se transforma cada vez mais rápido, e os aparelhos que a pouco tempo eram utilizados, viram obsoletos. Onde estão os iPods? Os celulares BlackBerrys? Uma imensa instalação formada por TVs antigas, telas touchs, e cabines secretas apresentam vídeos, textos e acervos sobre a nostalgia popular que vivemos do avanço tecnológico.

Apocalípticos e integrados - A evolução da Inteligência Artificial mexe com as emoções da humanidade. Enquanto uma parte da população é “apocalíptica”, e acredita que o seu desenvolvimento irá gerar o fim de nossas sociedades, outra parte é “integrada”, e acredita que a I.A. irá liberar o potencial humano de maneiras inéditas em nossa história. Uma imensa instalação interativa de painéis de LED irá provocar a reflexão entre estas duas diferentes formas de olhar para o papel da reformulação do futuro pela I.A. 

Lab

Laboratório criativo que estimula a capacidade inovadora da nova geração promovendo oficinas e atividades multidisciplinares que conectam a criatividade, imaginação e a prática com o universo digital e tecnológico. A atração é apresentada pela Escola Suíça.
As oficinas e experiências são realizadas das 14h às 22h, na Sala de Leitura. A programação detalhada pode ser conferida no website do festival: hacktudo.com.br/lab

Corrida de Beebots:
Uma corrida com os beebots, robôs com programação simples realizada diretamente no próprio equipamento, permite que crianças pequenas entrem em contato com linguagem direcional e programação de forma lúdica e divertida, utilizem o raciocínio lógico e pensamento algorítmico. Para crianças de 5 a 10 anos.

Ozostories: As crianças serão estimuladas a utilizar a criatividade enquanto aprendem sobre programação e robótica. Utilizando os divertidos Ozobots, que podem ser programados usando códigos visuais ou programação em bloco, os participantes deverão contar uma história inserindo os comandos corretos para que o personagem atravesse os cenários e chegue até o seu objetivo. Para crianças de 8 a 12 anos

Mão na… massinha!: Venha se divertir na oficina de massinhas que combina a criatividade da modelagem manual com a tecnologia interativa! As crianças são incentivadas a criar suas próprias esculturas e personagens com massinha, enquanto um aplicativo complementar é usado para dar vida às suas criações.A partir dos 3 anos.  

Tirolesa: Por meio de uma tirolesa, as crianças poderão testar suas habilidades com os materiais colocados à disposição, além de aprender e colocar em prática noções de matemática e física, testando hipóteses e desenvolvendo seus mecanismos através da tentativa e erro. A partir dos 5 anos. 

Journey Through SIS: Neste desafio, as crianças comandam os robôs beebots nos próprios equipamentos, levando-os de um local a outro. A partir de 5 anos.

SISkiing: Que tal descer uma montanha de gelo e testar suas habilidades em cima de um esqui ou em uma prancha de snowboard? Isso mesmo! Você vai poder ter essa experiência sem sair do Brasil! Coloque nossos óculos de realidade virtual 360, suba em nosso simuladores e venha viver essa aventura! A partir dos 5 anos 


Informações para a imprensa

MNiemeyer Assessoria de Comunicação: 

Viviane Rosalem - viviane@mniemeyer.com.br - (21) 99997-9783

Paula Tavares - paula@mniemeyer.com.br - (21) 99802-6257

 




Festival

Informações Gerais

Datas

26/10/23 a 29/10/23

Horários

26 out | 12h às 19h
INGRESSOS:
hacktudo.com.br/conference


28 e 29 de out | 14h às 22h
GRATUITO
Retire seu ingresso com antecedência:
http://www.hacktudo.com.br

 

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Diário de Pilar na Grécia | Teatro Infantil 04/10 Teatro Sucesso de público e crítica, “Diário de Pilar na Grécia” já foi visto por cerca de 40 mil pessoas e acumula 15 indicações, além de diversos prêmios ao longo de sua trajetória nos palcos, incluindo Melhor Espetáculo, Melhor Texto Adaptado, Melhor Atriz e Melhor Ator pelo CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude), além dos prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Ator pelo Botequim Cultural. Pilar é uma menina muito esperta e bem-humorada. Ela mora com a mãe e o avô Pedro. Não conheceu o próprio pai, que “misteriosamente” saiu de sua vida, antes mesmo dela nascer. Um dia seu avô parte para uma viagem rumo à Grécia, e ela morrendo de saudades, resolve viajar também. Mas logo depois recebe a notícia de que seu avô não voltará mais de lá... Inconformada e decidida, Pilar encontra um presente deixado por ele: uma rede mágica que pode levá-la a qualquer lugar que desejar. Junto com o gato Samba e o seu grande amigo Breno, Pilar embarca em busca do avô, e  descobre alguns dos maiores mistérios da vida e o fascinante mundo da mitologia grega, repleto de deuses e heróis. [+] saiba mais Diário de Pilar na Amazônia | Teatro Infantil 05/10 Teatro Indicada aos prêmios APTR-RJ e IPCA-SP, Diário De Pilar Na Amazônia leva o público a uma imersão no coração da Floresta Amazônica. Com canções originais e personagens da cultura e mitologia dos povos originários, o espetáculo celebra a riqueza da fauna, da flora e do conhecimento ancestral da maior floresta tropical do planeta. Preocupados com o desmatamento e a destruição da floresta, a menina Pilar, seu amigo Breno e o gato Samba se transportam para a Amazônia onde, ao lado da indígena Maiara, enfrentam um perigoso grupo de madeireiros que depreda sem dó a floresta traficando madeira rio abaixo. Navegando pelo rio Amazonas, os amigos têm encontros surpreendentes com seres encantados da floresta como Iara e Curupira, que se tornam fortes aliados na empreitada das crianças. [+] saiba mais Balé Nacional da China | Guonian 09/10 a 12/10 Dança O Balé Nacional da China apresenta uma fusão deslumbrante de tradição e inovação que captura o coração do público global The New York Times Uma vitrine espetacular da cultura chinesa, combinando graça e técnica impecável em cada performance The Guardian Cada apresentação do Balé Nacional da China é uma experiência mágica que transcende fronteiras culturais Le Monde Balé Nacional da China celebra o Ano Novo Chinês no novo espetáculo em turnê pelo Brasil A tradicional Companhia Chinesa transforma o clássico “O Quebra-Nozes” de Tchaikovsky em uma grande celebração do Ano Novo Chinês O Balé Nacional da China, uma das mais prestigiadas companhias de dança da atualidade, retorna ao Brasil em outubro com a grandiosa produção GuoNian, uma celebração do ano novo chinês, embalado pela emblemática música composta por Tchaikovsky sob encomenda do coreógrafo Marius Petipa, em 1892. Com coreografia e direção de Zhao Ming, GuoNian é uma celebração visual que une a tradição do balé clássico europeu à riqueza simbólica da cultura chinesa. Reconhecido por sua habilidade em integrar linguagens coreográficas do Oriente e do Ocidente, Zhao Ming imprime à obra uma assinatura artística refinada e contemporânea. Sua abordagem inventiva e delicada é essencial para o impacto estético de GuoNian — uma explosão de cores, formas e movimentos que promete encantar tanto os admiradores da dança quanto o grande público, de todas as idades. Com mais de 60 bailarinos em cena, figurinos exuberantes e cenários grandiosos, o espetáculo transforma o Natal europeu em uma celebração vibrante do Ano Novo Chinês. Nesta montagem única, a história é conduzida pela trilha original de Tchaikovsky, agora ambientada em uma tradicional feira de Pequim, na véspera do Ano Novo Lunar. Símbolos como os doze animais do zodíaco, lanternas vermelhas e criaturas do folclore chinês transformam o clássico em uma jornada encantada entre realidade e sonho. Um dos momentos mais especiais de GuoNian acontece no segundo ato, quando 13 pequenas bailarinas brasileiras, entre cinco e oito anos, participam do espetáculo como convidadas, interpretando os personagens “Jin Yuanbao” (símbolo de sorte e prosperidade) e a “Fada das Flores” (que traz bons augúrios). Para essas crianças, em início de formação, o contato direto com os professores e bailarinos de uma grande companhia de dança representa uma experiência de aprendizado e inspiração que se guarda para toda a vida. No Rio de Janeiro, as convidadas são alunas da IT Ballerina (@itballerina). Em turnês realizadas nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a mesma cena também contou com a participação de crianças locais e sempre encanta o público. A companhia atua como embaixadora cultural da China, promovendo sua arte em palcos internacionais e levando ao mundo a riqueza e a sensibilidade da estética chinesa. A missão do grupo é a fusão do clássico com o contemporâneo, e o diálogo entre o Oriente e o Ocidente através da dança. A turnê brasileira é apresentada pelo Ministério da Cultura e pela CTG Brasil, com patrocínio da SPIC Brasil, produção da Dellarte e realização da Gaia e do Ministério da Cultura – União e Reconstrução, com o apoio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais. Turnê brasileira será Carbon Free Uma das novidades desta turnê é que ela será Carbono Neutro (Carbon Free), em uma iniciativa da CTG Brasil. As emissões geradas pelas apresentações em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo serão compensadas por meio da compra de créditos de carbono em programas reconhecidos internacionalmente, como o Verified Carbon Standard (VCS), administrado pela Verra (verra.org/). Esses créditos, provenientes de projetos certificados de reflorestamento, preservação ambiental e energias renováveis, asseguram a neutralização do impacto ambiental da turnê [+] saiba mais MPB4 – 60 Anos de MPB | Música 18/10 Música O SHOW DO MPB4 NA CIDADE DAS ARTES TERÁ A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO GRUPO CASUARINA  Logo após o golpe militar de 1964, prestes a lançar seu primeiro compacto, o grupo Quarteto do CPC, formado em Niterói, precisou mudar de nome. Nascia ali o MPB4 e, com ele, a sigla MPB, até então desconhecida e que nos anos seguintes passaria a designar um dos mais abrangentes gêneros musicais brasileiros. Para comemorar os 60 anos do MPB4 e da MPB, o biênio 2024 / 2025 é marcado pelo lançamento de álbum comemorativo via gravadora Biscoito Fino. Pela primeira vez na história do grupo, um trabalho todo com convidados especiais, compositores que marcaram as seis décadas do MPB4: Chico Buarque, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Dori Caymmi, Edu Lobo, Toquinho, Ivan Lins, Kleiton & Kledir, João Bosco, Alceu Valença, Francis Hime e Guinga cantam ao lado de Aquiles Reis, Dalmo Medeiros, Miltinho e Paulo Malaguti Pauleira. O repertório é de canções desses compositores, a grande maioria inédita nas vozes do MPB4. O álbum já está disponível em todos os aplicativos de música. O show de lançamento traz algumas das canções do álbum, completadas por outras que marcaram a trajetória do MPB4, traçando, assim, um amplo panorama da MPB que, assim como o MPB4, completa 60 anos este ano. A direção do show é de Hugo Sukman. No palco com o MPB4 a banda que os acompanha há mais de 30 anos, com João Faria (baixo), Pedro Reis (guitarra e bandolim) e Marcos Feijão (bateria). [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Interlocuções | Literatura, Arte e Psicanálise 02/05 a 14/11 Arte e Conhecimento Tema central: Laços que Ferem Proposta: articulação entre literatura e clínica psicanalítica Condução: Marília Rossetto e Gilda Pitombo A roda de conversa “Laços que Ferem” busca criar um espaço de reflexão sobre as marcas subjetivas dos vínculos que, em vez de nutrirem, produzem dor e aprisionamento. A proposta articula literatura e clínica psicanalítica como vias de elaboração simbólica: a escrita de Clarice Lispector e Sylvia Plath oferece imagens e metáforas para que as participantes possam nomear e elaborar experiências que frequentemente permanecem silenciadas. • Roda de Conversa: espaço horizontal, circular, de fala e escuta. • Leitura de trechos literários: fragmentos de Clarice Lispector e Sylvia Plath como disparadores simbólicos. • Articulação clínica: conceitos psicanalíticos apresentados em linguagem acessível (compulsão à repetição, desamparo, voz feminina, renascimento). • Exercícios simbólicos: escrita breve, silêncio, leitura coletiva. • Fechamento afetivo: elaboração conjunta, ritual coletivo de encerramento.   Encontro 1 – 03 de outubro de 2025 Título: O Estranhamento do Laço Objetivo: reconhecer como vínculos podem nascer do desamparo, da repetição e da esperança que fere. Literatura: Clarice Lispector – Laços de Família; Sylvia Plath – A Redoma de Vidro. Pontos clínicos: • Compulsão à repetição nos vínculos. • O desamparo como origem dos laços. • Diferença entre vínculo vivo e laço aprisionante. Proposta prática: • Leitura breve de Clarice. • Pergunta disparadora: “Quando foi a primeira vez que você percebeu que um vínculo também podia ferir?” • Escuta circular. • Escrita simbólica: “O laço que mais me prende é...”. Encontro 2 – 14 de novembro de 2025 Título: A Ferida e o Renascimento Objetivo: elaborar como a dor se inscreve no corpo e pode ser transformada em palavra, criação e escolha. Literatura: Clarice Lispector – A Paixão Segundo G.H.; Sylvia Plath – Ariel. Pontos clínicos: • O corpo falante e o sintoma como linguagem. • A voz feminina: da ferida ao dizer. • Romper com a repetição: o laço consigo mesma. Proposta prática: • Leitura de poema de Plath (Lady Lazarus). • Pergunta disparadora: “O que em você pode nascer quando um laço morre?” • Escrita de carta a si mesma como “novo começo”. • Leitura coletiva de um verso de Plath como encerramento. Resultados esperados • Favorecer a elaboração simbólica das experiências de dor nos vínculos. • Estimular a apropriação da voz feminina como espaço de resistência e criação. • Promover um ambiente de escuta clínica e literária, fortalecendo a subjetividade e o laço coletivo. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Palhaço de Ferro | Teatro 27/09 a 05/10 Teatro Debaixo de uma antiga lona, transformada em um ferro velho, no sertão paraibano, um homem tenta fugir do próprio destino: ser palhaço, como o pai que nunca conheceu. Em meio a reflexões, memórias e solidão, ele constrói um espetáculo imaginário — onde a poesia nasce do abandono. Palhaço de Ferro é um mergulho sensível na poética nordestina, onde real e imaginário se embaralham num espetáculo visualmente forte, tragicômico e cheio de alma. Um convite à delicadeza da força que só um palhaço é capaz de ter. Prepare-se para rir, chorar e se reconhecer no espelho desse picadeiro de ferro velho e memórias. “Todo PALHAço precisa ser de palha para incendiar o picadeiro e de AÇO para resistir ao circo pegando fogo”. [+] saiba mais Sambalelê vai à Loja do Mestre André | Contação de História Musicada 05/10 Outros Sambalelê vai à Loja do Mestre André é um texto autoral voltado para o público infantil, que une dois personagens bastante conhecidos das cantigas de roda: Sambalelê e Mestre André. Sambalelê é um menino que conhece o violão por intermédio do Pai Francisco e fica completamente apaixonado pelo poder da música. Assim, parte rumo a uma viagem cheia de aventuras para conhecer a famosa e musical Loja do Mestre André! Nessa contação de história gratuita (com duração de 30 min e com a presença de 1 contadora de história e 1 interprete de LIBRAS), que é interativa e repleta de canções, são usados instrumentos musicais, adereços e fantoches.  Após a contação haverá o momento da oficina (cerca de 30 min), quando as crianças irão desenhar e/ou escrever (à escolha de cada um) a parte da história que mais gostaram. Essa é uma história de autoria da proponente e ainda não publicada, pois foi elaborada na forma oral. Por isso, na oficina, as crianças irão criar os primeiros registros documentais dela. Os desenhos do público irão ser digitalizados e inseridos num banco de dados com o devido crédito e autorização dos responsáveis. Após a execução das 3 ações, os registros serão unidos e irá compor um caderno virtual que terá acesso e download gratuito. A contação de história, criada em 2013, por Beatriz Bessa e Maurice Assis (in memorian) já foi apresentada no formato teatral em diversas escolas e, na pandemia, executada de forma remota em LIVES. [+] saiba mais O Pequeno Príncipe | Teatro Infantil 11/10 a 12/10 Teatro Recontar O Pequeno Príncipe, uma história tão familiar e preciosa ao imaginário popular, é um desafio inspirador. Riquíssima em signos e metáforas, essa história é um vasto universo a conhecer. A nós interessou investigar, de forma especial, o resgate da infância, a relação que se estabelece na história entre o adulto e sua criança interior. Débora Normandes e Vinícius Oliveira brincam a cena entre cantigas populares e a dramaturgia musical conduzida pelo pianista Thomás Medeiros, com obras de Bach, Beethoven, Villa-Lobos e Erik Satie (ao vivo).  [+] saiba mais 46 ª Ciranda de Poesias do Rio de Janeiro | 2025 18/10 Arte e Conhecimento 46ª Edição do evento anual em celebração ao Dia do Poeta e aniversário de 35 anos da Casa do Poeta do Rio de Janeiro. Tema: Celebração ao Dia do Poeta e Aniversário de 35 anos da Casa do Poeta do Rio de Janeiro. Recital com apresentações dos poetas finalistas do concurso anual de poemas, premiações, apresentações poéticas e musicais de artistas convidados, sorteios de livros ao público e tarde de autógrafos com os poetas Mano Melo e Costa Senna. JACKESON LACERDA é Poeta, Escritor, Jornalista e Advogado. Presidente da Casa do Poeta do Rio de Janeiro. Presidente da Comissão de Cultura da OAB Barra da Tijuca. Membro da Academia Irajaense de Letras e Artes. Ex-diretor do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro. 11 obras solo publicadas entre livros e 1 DVD. Concorreu à Academia Brasileira de Letras. Lançou seu mais recente livro de poemas em 19/10/2023, na Sala de Leitura da Cidade das Artes, atual Biblioteca Municipal Ziraldo. @jackeson_lacerda [+] saiba mais A Mágica com Gabriel Montenegro 18/10 a 19/10 Outros Prepare-se para viver o impossível! Você já imaginou voar, ler pensamentos ou até se teletransportar diante dos seus próprios olhos? Chegou a hora de transformar o impossível em realidade! A MÁGICA – O espetáculo de ilusionismo mais aguardado da década – desembarca na América Latina para levar você a uma experiência que vai desafiar sua lógica, mexer com suas emoções e expandir os limites da sua imaginação. Criado e estrelado por Gabriel Montenegro, um dos maiores ilusionistas do mundo, com mais de 20 anos de carreira internacional, presença marcante em novelas, séries e programas de TV, este show não é apenas entretenimento — é uma verdadeira viagem sensorial pelo universo da magia moderna. Gabriel se fez uma pergunta: “O que é a mágica, de verdade?” E a resposta está neste espetáculo que reúne mais de 30 mágicas inéditas e revolucionárias, criadas para te deixar sem palavras. Em A MÁGICA, cada pessoa se torna parte essencial de um show intimista, interativo e absolutamente inesquecível. É mais do que um show. É a noite em que você vai acreditar no inacreditável. Garanta seu lugar agora e venha descobrir por que A MÁGICA está encantando plateias ao redor do mundo. Ingressos limitados. Uma única temporada. Um fim de semana. Uma chance de viver a magia como você nunca viu antes.   [+] saiba mais Canta o Brasil - Temas Especiais | Corais 19/10 Música  O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros, no Rio de Janeiro, reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. Direção Geral do Maestro Luiz Lima, Direção Musical do Maestro Leandro Campanate, Direção Coreografica da Professora Marta Coelho e Coordenação de Produção de Meg Menezes. Em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial) e da Cia de Canto e Dança Rosa de Fogo (Coreógrafa Marta Coelho), fazem do projeto um grande e agradável espetáculo. Ressaltando que, o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social, de diversos segmentos sociais, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.Aproposta para este ano de 2025, terá o desenvolvimento de temas distintos, divididos em 04 atos. Entre eles o sucesso da Óperas e Musicais, do "Vozes da África" ( em homenagem ao Dia da Consciência Negra), de Dança e, por fim, uma grande festa com o tema "Anos 60", com o melhor da música popular brasileira, também, os clássicos, incluindo as lindas e imortais composições de temas de filmes internacionais, entre outras surpresas. Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para melhor representar cada tema desenvolvido, desde de o repertório, como também, na ambientação, figurinos, orquestra e outras equipes de produção. [+] saiba mais Expo Favela Innovation Rio 2025 25/10 a 26/10 Outros A Expo Favela Rio chega à sua terceira edição em 2025, consolidando-se como o principal evento de inovação e empreendedorismo de favelas do Brasil. O encontro acontece nos dias 25 e 26 de outubro, na Cidade das Artes, reunindo startups, empreendedores sociais, investidores e grandes nomes do mercado para dois dias de intensa programação e conexões estratégicas. As inscrições para empreendedores seguem abertas e podem ser feitas através do link: https://rj.expofavela.com.br/. Essa é a chance de apresentar seu projeto, expandir sua rede e conquistar novas oportunidades de crescimento. A Expo Favela Rio faz parte das etapas estaduais do circuito Expo Favela 2025, que começa em Minas Gerais, em julho. Cada estado selecionará os cinco melhores empreendedores para representar sua região na grande final nacional, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo — uma experiência única de networking, capacitação e visibilidade. “A cada edição, a Expo Favela Rio cresce e se fortalece como um espaço fundamental para o fortalecimento do empreendedorismo das favelas. Em 2025, estamos preparando uma programação de peso, trazendo grandes nomes e oportunidades únicas para os participantes”, afirma Vinicius Athayde, diretor geral da Expo Favela. O evento contará com painéis, palestras e rodadas de negócios, conectando empreendedores das favelas a investidores e aceleradoras. Além disso, os participantes poderão apresentar seus projetos em diferentes categorias, promovendo inovação e impulsionando oportunidades para as iniciativas periféricas. [+] saiba mais Tango Genuine | Dança 08/11 a 09/11 Dança O tango nasceu na fricção: entre culturas, classes, desejos. Saiu das bordas de Buenos Aires para ocupar o centro — dos salões, das partituras, das grandes vozes. Feito de tensão e beleza, ele carrega a cidade no corpo. Neste espetáculo, a música de Piazzolla e outros mestres ganha novo fôlego: denso, teatral, irresistível. Uma noite para quem quer revisitar a história do tango portenho! [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais