Fundada em Novembro de 2013, a Camerata Laranjeiras é uma orquestra que se originou de uma oficina de verão, no bairro das Laranjeiras, um encontro musical empreendido pelos violinistas Tiago Cosmo (Brasil), Karolin Broosch (Alemanha), juntamente com a violoncelista norueguesa Kaja Pettersen (Noruega), ficaram motivados em formar uma orquestra que integrasse jovens de diferentes contextos sociais, unindo morro e asfalto por meio da música.
O grupo fez sua estreia na praça Jardim Laranjeiras - General Glicério, local batizado como a praça do Choro, onde também acontece a tradicional feira de rua. Desde então, a orquestra vem marcando presença na praça, se comprometendo em realizar apresentações e encontros musicais todo 2° sábado do mês.
As oficinas foram acontecendo em Laranjeiras no período inicial, permitindo que o grupo se encontrasse com mais regularidade e depois, surgiram novos canais de apoio por parte da Igreja Dos Marinheiros Noruegueses (alto Gávea), que abriu as portas para oficinas e concertos e da Escola Alemã Corcovado que desde 2017, cedeu espaço todas às 5ª para ensaios após o período pandêmico, tivemos que buscar um novo lugar para manter o trabalho e o Centro da Música Carioca Artur da Távola foi o nosso novo local de ensaio no fim do ano de 2021.
Engajada em promover apresentações em ruas, praças, escolas, asilos, clínicas, lugares que não costumam ver uma orquestra, a Camerata Laranjeiras, ao longo desses 9 anos, superou a marca de mais de 900 apresentações pelo Rio, ficando popularmente conhecida como uma orquestra do povo.
A proposta de repertório do grupo é bem plural, combinando músicas tradicionais da Escandinávia com ritmos e canções brasileiras, unindo também música erudita com popular, Rock Pop, entre outros gêneros, despertando com isso, encanto num público com gostos variados.
Além de ser uma orquestra que apoia e acredita na juventude, a Camerata Laranjeiras realiza ações que visam fortalecer o acesso à cultura, a difusão da Cultura de Paz, bem como tem interesse em participar de projetos colaborativos com foco em economia criativa, empreendedorismo social e principalmente no desenvolvimento humano.
Em 2017, por meio de uma parceria com a Escola Alemã Corcovado, 7 jovens da Camerata Laranjeiras participaram do projeto “Três Orquestras, Dois Continentes e Uma Língua''. O projeto teve sua 1º edição na Alemanha, integrando alunos da escola Corcovado, da CL e alunos da escola alemã Clermont-Ferrand-Mittelschule. Na oportunidade, a Camerata Laranjeiras empreendeu uma mini turnê em 3 cidades, Berlim, Hamburgo e Travemünd.
Conexão Cultural: Brasil, Noruega e Örebro (Suécia).
Uma vez ao ano, o grupo Oslo Strings (Noruega), formado por mulheres, faz residência artística no Rio para trabalhar em colaboração com os jovens da Camerata Laranjeiras, trazendo artistas emergentes da Cena Pop para performances no Rio. A soma entre os três países acarretou um feito incrível e transformador, onde em 2018, 13 jovens de diferentes favelas, tiveram a chance de fazer uma turnê internacional de sucesso para a Noruega e Suécia.
A Camerata Laranjeiras quer se tornar a orquestra mais acessível do Rio de Janeiro e para isso está trabalhando em projetos que têm como missão, até 2023, realizar apresentações musicais em todas as comunidades do Rio de Janeiro e cidades do estado. Até 2023, o grupo pretende iniciar turnês pelo Brasil comemorando seus 10 anos de existência, luta pela arte e conquistas ao longo da jornada que foi percorrida.