Fundação Cidade das Artes

Programação » Mostra de Dança Expodance 2023 | 26 anos

Evento Encerrado

Mostra de Dança Expodance 2023 | 26 anos



ABERTURA OFICIAL NA CIDADE DAS ARTES

No dia 15 de junho (quinta-feira) a Cidade das Artes será palco da abertura da Expodance 2023. Ainda no espaço externo, em pontos distintos da Cidade das Artes: iluminação especial, backdrop para fotos instagramáveis, performances de dança e promotores que distribuirão gratuitamente a Revista Expodance com a programação completa dos 10 dias do evento, entrevistas e matérias exclusivas. Na Grande Sala o público que for conferir a abertura, assistirá apresentações de dança e roda de conversa ‘Histórias que inspiram’, com:

Edson Damazzo: Coreógrafo da Ludmilla, Valesca Popozuda e Lexa.

Ramana Borba: Infludancer / Youtuber.

Filipi Escudine: Diretor de Movimento. Professor e Coreógrafo.Integrou como bailarino a Cia. Deborah Colker. Esteve com a cantora Anitta no palco Mundi do Rock in Rio 2019. Coreografou campanhas de grandes marcas, como: Nike, Coca-Cola, Samsung, Heineken e Rebook.

Anderson Rocha (Mediador): Produtor Cultural. Idealizador e Diretor Geral da Expodance. CEO da Articule Produções.

Guilherme Oliveira: Produtor Cultural. Coreógrafo da Cia. In Off. (Seu primeiro palco foi a Expodance).


EXPODANCE ACONTECERÁ DURANTE 10 DIAS POR 12 PALCOS DISTRIBUÍDOS NA CIDADE DO RIO.

Em 2023, com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Expodance acontecerá de 15 a 24 de junho. Serão 10 dias consecutivos de evento com 12 palcos distribuídos por todas as regiões da cidade.

Em sua programação, a Expodance inclui:

a. Mostra Não Competitiva: Apresentações de Grupos/Escolas de Dança;
b. Ações Educativas: Oficinas e Workshops Gratuitos;
c. Espetáculos: Apresentações de Cias. de Dança;
d. Rodas de Conversa: Palestras e debates sobre temas relevantes para o mercado da dança, com profissionais  e nomes expressivos do gênero;
e. Expositores: Stands com materiais de dança, artesanato, estética, beleza, moda, acessórios e gastronomia em palcos específicos.
 

A EXPODANCE
Nesses 26 anos, em um ambiente de energia altamente positiva, a Expodance integra novos talentos com nomes expressivos da dança. Como resultado, o que se vê é o fortalecimento da autoestima de milhares de pessoas. Grupos historicamente minorizados pela sociedade como as pessoas negras, PcDs (Pessoas com deficiência) e ou LGBTQIAP+, são acolhidos e tem sido a cada ano mais representados e aplaudidos por suas produções na Expodance. Bailarinos idosos discursam com gratidão como se sentem vivos e amados ao dançarem no palco da Mostra. Crianças e jovens recebem, desde cedo, o reconhecimento pelo empenho em suas apresentações, através dos olhares de seus familiares e do público, transformando esses dias em momentos marcantes que jamais são esquecidos.


PARA INSPIRAR, RESSIGNIFICAR E IMPLUSIONAR O MERCADO DA DANÇA

Através de diversas ações a Expodance contribui trabalhando valores capazes de inspirar, ressignificar e impulsionar o mercado da dança. Esse ano de 2023, por exemplo, os coreógrafos e diretores de todos os grupos/escolas/cias. de dança participantes, receberão como bônus, totalmente gratuito, o curso AJUST! Um curso/treinamento com estratégias simples e poderosas de marketing e gestão, que amplia a visão de profissionais e empreendedores, para que consigam potencializar resultados e aproveitar as oportunidades atuais.

Ao vivo e online, o curso tem a duração de 6 (seis) aulas e acontecerá no mês de julho 2023. Essa iniciativa é uma contribuição da Articule Produções e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para o mercado da dança e seus inúmeros desafios deixados pelo período recente da pandemia do Covid-19.




Dança

Informações Gerais

Datas

15/06/23

Horários

Quinta-feira | 17h às 22h

Ingressos:
R$ 70,00 (Inteira)
R$ 35,00 (Meia-Entrada)

Abertura da Expodance 2023
Apresentações de Dança e Roda de Conversa ‘Histórias que inspiram’, com: Ramana Borba, Filipi Escudine, Edson Damazzo,

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais