SHOWS
18H | SALA ELETROACÚSTICA
MANUEL DE OLIVEIRA PORTUGAL
“Looping solo” é um concerto onde o violonista e compositor Manuel de Oliveira adapta obras da sua autoria e uma versão do tema “Venham mais cinco”, de José Afonso, a um formato de concerto a solo. É de maneira sublime que o artista com um violão, uma viola braguesa e algumas percussões nos transporta para o seu universo musical, único. Recorrendo a uma tecnologia que lhe permite gravar uma série de sons em tempo real, é de forma virtuosa que o músico nos faz imergir numa viagem profunda que nos retira a noção de tempo. Ele tem nos revelado ao longo de mais de 20 anos uma obra de identidade singular, imediatamente reconhecível na sua constante mutação. Em sua forma original de se expressar, música, fronteira, território, comunidade e identidade serão sempre palavras-chave.
19H | TEATRO DE CÂMARA
BRUNO CAPINAN BRASIL
Cantor e compositor baiano radicado no Canadá, Bruno Capinan sobe ao palco do MIMO para apresentar o novo álbum “Tara rara” (2022), o sexto de sua carreira, que foi gravado em diferentes lugares do mundo no período agudo da pandemia. O disco traz 11 composições autorais e abre com a bela “Ode ao povo brasileiro”. Com sua voz "acrobática, sensual e ao mesmo tempo, angélica e profana", como definiu o jornal inglês “The Guardian”, Bruno fala das lutas do povo negro e do desejo, sob a ótica gay. Bem recebido mais uma vez pela crítica, seu novo trabalho foi descrito pelo jornal francês “Libération” como um "rugir de delicadas percussões, entrelaçando cordas sutis de violões e cellos, além de uma voz que não revela sua identidade nem levanta o tom".
19H30 | GRANDE SALA
MARIO LUCIO & OS KRIOLS CABO VERDE/ PORTUGAL
Cantor, compositor, multi-instrumentista, escritor premiado e um dos mais conceituados pensadores de sua geração, o cabo-verdiano Mario Lucio é autor de centenas de canções nos principais estilos de sua terra, como a morna, o funaná, o batuque e a coladeira. A qualidade de sua produção e o trabalho de pesquisa permanente dão um ar moderno e original à música de Cabo Verde. O artista retorna agora ao Brasil para mostrar o álbum “Migrants”, acompanhado do grupo Os Kriols, formado por cinco instrumentistas portugueses que exploram a sonoridade crioula. O concerto promete levar a plateia a uma viagem ancestral. Em 2016, Mario Lucio participou do MIMO e levantou a plateia em Paraty (RJ), Rio de Janeiro e Olinda (PE).
20H30 | TEATRO DE CÂMARA
PIAZZOLLA OCTETO ELECTRÓNICO POR NICO SORIN ARGENTINA
O músico e compositor argentino Nico Sorin homenageia Astor Piazzolla (1921- 1992), reproduzindo um dos momentos memoráveis da carreira do mestre que revolucionou o tango, ao adicionar a ele elementos do jazz e da música erudita. Sorin reinterpreta parte da obra que Piazzola apresentou com seu octeto eletrônico no Olympia, de Paris, em 1977. A série de concertos no teatro francês foi considerada pela crítica uma exibição de talento, criatividade e exuberância sonora sem precedentes na história do tango e o momento em que ele mais se aproximou do jazz rock. No repertório, estão a obra-prima “Adiós, Nonino”, “Libertango”, “Meditango”, “Zita” e “Violentango”, transcritas e arranjadas por Sorín, que reuniu músicos de vários gêneros.
21H | GRANDE SALA
LAKECIA BENJAMIN EUA
A carismática e dinâmica saxofonista americana de jazz, funk e R&B Lakecia Benjamin já dividiu o palco com grandes artistas, como Stevie Wonder, Macy Gray, The Roots e Alicia Keys. A artista, que tem forte presença cênica, chama a atenção por fundir com maestria as concepções tradicionais do jazz, hip hop e soul e é uma das maiores representantes da nova cena musical de Nova York. Foi eleita em 2020 pela revista “Downbeat” como uma estrela em ascensão e, pela Associação de Jornalistas de Jazz, a artista revelação do ano, com o lançamento do primoroso “Pursuance: The Coltranes”. No quarto álbum de carreira, “Phoenix” - já considerado “excepcional” pela crítica - ela demonstra sua evolução musical como instrumentista e compositora.
22H | SALA ELETROACÚSTICA
DON LETTS DJ SET INGLATERRA
O Rebel Dread britânico mostrará no MIMO a sua explosiva combinação do punk rock com o reggae. Londrino e filho de jamaicanos, Don Letts é músico, DJ e diretor de cinema, que ganhou notoriedade ao receber o Grammy de 2003 pelo documentário “The Clash: Westway to the world” (2000), sobre a banda punk rock. Na cena musical do Reino Unido, fez seu nome unindo o punk ao reggae, influenciando The Clash e outras bandas. Sua reputação se estabeleceu firmemente no mundo do cinema e da música por um conjunto vultoso de trabalhos a partir de meados dos anos 1970. Dirigiu o documentário “The punk rock movie” - estrelado por Sid Vicious, John Lydon e Soo Catwoman – e mais de 300 videoclipes para artistas variados, de Public Image a Bob Marley.
22H30 | GRANDE SALA
JUPITER & OKWESS CONGO
É impossível ficar indiferente ao som do rock congolês da banda Jupiter & Okwess, que vem apresentar seu terceiro álbum, “Na Kozonga” (“De volta para casa”). Atração do festival Coachella deste ano, o grupo já excursionou pelo mundo – África, América, Ásia e Europa – foi parar no Top 10 do jornal “The New York Times” com o disco “Kin Sonic (2017) e figurou na célebre playlist de Barack Obama de 2018, com a música "Ekombe". Definido como “uma explosão de energia que enfeitiça o corpo e alimenta a alma”, o novo trabalho foi gravado nos estúdios do premiado produtor brasileiro Mário Caldato Jr. As canções de “Na Kozonga” vêm carregadas de mensagens políticas, com severas críticas aos efeitos da colonização nos países em desenvolvimento e aos danos ambientais.
INFORMAÇÕES:
- Todas as atividades têm entrada gratuita, mas os espaços de realização estão sujeitos à lotação, inclusive ao ar livre.
- Os espaços fechados têm capacidade limitada e estão sujeitos à lotação.
- As inscrições para o programa educativo devem ser feitas de forma antecipada pelo e-mail educativo@mimofestival.com, indicando o workshop de interesse no título. As aulas estão sujeitas à capacidade de atendimento de cada professor e à lotação dos espaços de realização.
- A programação está sujeita a alteração
ACOMPANHE O MIMO FESTIVAL NAS REDES SOCIAIS:
Official Website: https://www.mimofestival.com/brasil
Instagram: https://www.instagram.com/mimofestival
Facebook: https://www.facebook.com/movimentomimo
Youtube.com/user/movimentoMIMO
Flickr.com/photos/mimofestival
PARA FALAR COM MIMO FESTIVAL:
E-mail: contato@mimofestival.com