Fundação Cidade das Artes

Programação » MIMO 20 anos, Festival Plural, Festa Singular | 10 anos Cidade das Artes

Evento Encerrado

MIMO 20 anos, Festival Plural, Festa Singular | 10 anos Cidade das Artes



SHOWS

18H | SALA ELETROACÚSTICA
MANUEL DE OLIVEIRA PORTUGAL

“Looping solo” é um concerto onde o violonista e compositor Manuel de Oliveira adapta obras da sua autoria e uma versão do tema “Venham mais cinco”, de José Afonso, a um formato de concerto a solo. É de maneira sublime que o artista com um violão, uma viola braguesa e algumas percussões nos transporta para o seu universo musical, único. Recorrendo a uma tecnologia que lhe permite gravar uma série de sons em tempo real, é de forma virtuosa que o músico nos faz imergir numa viagem profunda que nos retira a noção de tempo. Ele tem nos revelado ao longo de mais de 20 anos uma obra de identidade singular, imediatamente reconhecível na sua constante mutação. Em sua forma original de se expressar, música, fronteira, território, comunidade e identidade serão sempre palavras-chave.


19H | TEATRO DE CÂMARA
BRUNO CAPINAN BRASIL

Cantor e compositor baiano radicado no Canadá, Bruno Capinan sobe ao palco do MIMO para apresentar o novo álbum “Tara rara” (2022), o sexto de sua carreira, que foi gravado em diferentes lugares do mundo no período agudo da pandemia. O disco traz 11 composições autorais e abre com a bela “Ode ao povo brasileiro”. Com sua voz "acrobática, sensual e ao mesmo tempo, angélica e profana", como definiu o jornal inglês “The Guardian”, Bruno fala das lutas do povo negro e do desejo, sob a ótica gay. Bem recebido mais uma vez pela crítica, seu novo trabalho foi descrito pelo jornal francês “Libération” como um "rugir de delicadas percussões, entrelaçando cordas sutis de violões e cellos, além de uma voz que não revela sua identidade nem levanta o tom".


19H30 | GRANDE SALA
MARIO LUCIO & OS KRIOLS CABO VERDE/ PORTUGAL

Cantor, compositor, multi-instrumentista, escritor premiado e um dos mais conceituados pensadores de sua geração, o cabo-verdiano Mario Lucio é autor de centenas de canções nos principais estilos de sua terra, como a morna, o funaná, o batuque e a coladeira. A qualidade de sua produção e o trabalho de pesquisa permanente dão um ar moderno e original à música de Cabo Verde. O artista retorna agora ao Brasil para mostrar o álbum “Migrants”, acompanhado do grupo Os Kriols, formado por cinco instrumentistas portugueses que exploram a sonoridade crioula. O concerto promete levar a plateia a uma viagem ancestral. Em 2016, Mario Lucio participou do MIMO e levantou a plateia em Paraty (RJ), Rio de Janeiro e Olinda (PE).

 

20H30 | TEATRO DE CÂMARA
PIAZZOLLA OCTETO ELECTRÓNICO POR NICO SORIN ARGENTINA

O músico e compositor argentino Nico Sorin homenageia Astor Piazzolla (1921- 1992), reproduzindo um dos momentos memoráveis da carreira do mestre que revolucionou o tango, ao adicionar a ele elementos do jazz e da música erudita. Sorin reinterpreta parte da obra que Piazzola apresentou com seu octeto eletrônico no Olympia, de Paris, em 1977. A série de concertos no teatro francês foi considerada pela crítica uma exibição de talento, criatividade e exuberância sonora sem precedentes na história do tango e o momento em que ele mais se aproximou do jazz rock. No repertório, estão a obra-prima “Adiós, Nonino”, “Libertango”, “Meditango”, “Zita” e “Violentango”, transcritas e arranjadas por Sorín, que reuniu músicos de vários gêneros.


21H | GRANDE SALA
LAKECIA BENJAMIN EUA

A carismática e dinâmica saxofonista americana de jazz, funk e R&B Lakecia Benjamin já dividiu o palco com grandes artistas, como Stevie Wonder, Macy Gray, The Roots e Alicia Keys. A artista, que tem forte presença cênica, chama a atenção por fundir com maestria as concepções tradicionais do jazz, hip hop e soul e é uma das maiores representantes da nova cena musical de Nova York. Foi eleita em 2020 pela revista “Downbeat” como uma estrela em ascensão e, pela Associação de Jornalistas de Jazz, a artista revelação do ano, com o lançamento do primoroso “Pursuance: The Coltranes”. No quarto álbum de carreira, “Phoenix” - já considerado “excepcional” pela crítica - ela demonstra sua evolução musical como instrumentista e compositora.


22H | SALA ELETROACÚSTICA
DON LETTS DJ SET INGLATERRA

O Rebel Dread britânico mostrará no MIMO a sua explosiva combinação do punk rock com o reggae. Londrino e filho de jamaicanos, Don Letts é músico, DJ e diretor de cinema, que ganhou notoriedade ao receber o Grammy de 2003 pelo documentário “The Clash: Westway to the world” (2000), sobre a banda punk rock. Na cena musical do Reino Unido, fez seu nome unindo o punk ao reggae, influenciando The Clash e outras bandas. Sua reputação se estabeleceu firmemente no mundo do cinema e da música por um conjunto vultoso de trabalhos a partir de meados dos anos 1970. Dirigiu o documentário “The punk rock movie” - estrelado por Sid Vicious, John Lydon e Soo Catwoman – e mais de 300 videoclipes para artistas variados, de Public Image a Bob Marley.


22H30 | GRANDE SALA
JUPITER & OKWESS CONGO

É impossível ficar indiferente ao som do rock congolês da banda Jupiter & Okwess, que vem apresentar seu terceiro álbum, “Na Kozonga” (“De volta para casa”). Atração do festival Coachella deste ano, o grupo já excursionou pelo mundo – África, América, Ásia e Europa – foi parar no Top 10 do jornal “The New York Times” com o disco “Kin Sonic (2017) e figurou na célebre playlist de Barack Obama de 2018, com a música "Ekombe". Definido como “uma explosão de energia que enfeitiça o corpo e alimenta a alma”, o novo trabalho foi gravado nos estúdios do premiado produtor brasileiro Mário Caldato Jr. As canções de “Na Kozongavêm carregadas de mensagens políticas, com severas críticas aos efeitos da colonização nos países em desenvolvimento e aos danos ambientais.


WORKSHOPS

11H | CIDADE DAS ARTES  ( SALA 1 )
NICO SORIN ARGENTINA
O DESAFIO DE ADAPTAR A OBRA DE ASTOR PIAZZOLLA PARA DIFERENTES CONJUNTOS INSTRUMENTAIS

11H30 | CIDADE DAS ARTES ( SALA ELETROACÚSTICA )
MANUEL DE OLIVEIRA PORTUGAL
GUITARRA IBÉRICA - TERRITÓRIO, IDENTIDADE E INOVAÇÃO

14H | CIDADE DAS ARTES  ( SALA 1)
LAKECIA BENJAMIN EUA
UM RETRATO DO NOVO JAZZ


INFORMAÇÕES:

- Todas as atividades têm entrada gratuita, mas os espaços de realização estão sujeitos à lotação, inclusive ao ar livre.

- Os espaços fechados têm capacidade limitada e estão sujeitos à lotação.

- As inscrições para o programa educativo devem ser feitas de forma antecipada pelo e-mail educativo@mimofestival.com, indicando o workshop de interesse no título. As aulas estão sujeitas à capacidade de atendimento de cada professor e à lotação dos espaços de realização.

- A programação está sujeita a alteração

 

ACOMPANHE O MIMO FESTIVAL NAS REDES SOCIAIS:

Official Website: https://www.mimofestival.com/brasil

Instagram: https://www.instagram.com/mimofestival

Facebook: https://www.facebook.com/movimentomimo

Youtube.com/user/movimentoMIMO

Flickr.com/photos/mimofestival



PARA FALAR COM MIMO FESTIVAL:

E-mail: contato@mimofestival.com




Festival

Informações Gerais

Datas

16/05/23

Horários

Terça-feira | Diversos Horários

GRATUITO

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Wicked | Musical 15/07 a 06/09 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 15/03 a 14/06 Arte e Conhecimento 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.  [+] saiba mais RIO2C | Encontro de criatividade da América Latina - 2026 26/05 a 31/05 Festival O Rio2C é o encontro de criatividade da América Latina, reunindo anualmente, no Rio de Janeiro, profissionais de diferentes áreas, culturas, ideias e experiências. Esse ecossistema vibrante, marcado pela multidisciplinaridade e diversidade, é o ambiente ideal para fomentar a nossa capacidade ímpar de criar, transformar e reinventar. Durante seis dias, criadores, empreendedores e especialistas de setores como audiovisual, música, mídia, ciência, tecnologia, sustentabilidade e muito mais, se encontram para uma experiência única de aprendizado, networking, negócios e diversão. O Rio2C não só antecipa tendências e reflete as dinâmicas do mercado, mas também tem como missão principal estimular a criação e fortalecer as conexões entre diversos setores, promovendo a evolução e o desenvolvimento da indústria criativa. [+] saiba mais Concerto Multiplayer | Orquestra PETROBRAS Sinfônica 06/06 Música Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta “Concerto Multiplayer”, com trilhas icônicas dos games, em 6 de junho, na Cidade das Artes Prepare-se para ouvir os games da sua vida em versão sinfônica!  No dia 6 de junho, sábado, às 19h, a Orquestra Petrobras Sinfônica sobe ao palco da Grande Sala da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, para apresentar o Concerto Multiplayer. Sob a batuta do maestro Felipe Prazeres, vamos mergulhar nas trilhas sonoras de clássicos como Super Mario, The Legend of Zelda, Sonic, Street Fighter, Metal Gear, Mortal Kombat, Fortnite e muitos outros, em arranjos exclusivos de Ricardo Candido. O concerto também celebra o talento brasileiro na indústria mundial de games: a orquestra interpreta arranjos de Antonio Teoli, em obras autorais que conquistaram projeção internacional. Uma experiência imersiva para fãs de todas as idades - do 8-bit à alta definição. Aperte start e garanta o seu lugar nessa jornada sonora épica! [+] saiba mais Concerto O SOM DAS HISTÓRIAS | OPES 07/06 Música Orquestra Petrobras Sinfônica leva o concerto infantil “O Som das Histórias” à Cidade das Artes com sucessos nacionais e internacionais No dia 7 de junho, domingo, às 11h, a Orquestra Petrobras Sinfônica apresenta o concerto “O Som das Histórias”, na Grande Sala da Cidade das Artes. Sob a regência de Felipe Prazeres e com a participação dos cantores Giulia Nadruz, Marcelo Coutinho e Samuel Ebendinger, a apresentação convida o público a embarcar em uma jornada musical repleta de emoção, imaginação e memórias afetivas. A proposta do concerto é unir gerações por meio da música que marcou grandes histórias do cinema, da televisão e do teatro infantil. No programa, estão sucessos internacionais como “Livre Estou”, “Parte do Seu Mundo” e “Além do Arco-Íris”, além de clássicos nacionais que fizeram parte da infância de muitos brasileiros, como “Pluft, o Fantasminha” e o tema do “Sítio do Pica-pau Amarelo”. “Esse concerto é um convite para que crianças e adultos vivam juntos a magia da música de concerto, resgatando memórias afetivas e despertando a imaginação”, afirma o maestro Felipe Prazeres. Com uma programação cuidadosamente pensada para todas as idades, “O Som das Histórias” promete transformar o concerto em um momento marcante, no qual cada música conta uma história e cada história ganha vida por meio do som da orquestra. [+] saiba mais A grande aventura dos Filhotes Aumigos de Quatro Patas | Lançamento de Livro 25/07 Arte e Conhecimento SOBRE O LIVRO Skye, Zooster, Melody e Pipoca vivem uma grande aventura, repleta de descobertas e amizade. Aprendem, juntos, que a verdadeira coragem está em ajudar uns aos outros e que o maior tesouro do mundo é ter amigos de verdade. Ser um “Aumigo” é ajudar, dividir e nunca desistir. Juntos, Skye, Zooster, Pipoca e Melody provaram que o amor e a amizade são os maiores tesouros do mundo. SOBRE A AUTORA Fernanda Côrtes é apaixonada por histórias que encantam corações de todas as idades. Inspirada pelo amor dos animais e pela magia da amizade verdadeira, escreveu seu primeiro livro infantil, intitulado A Grande Aventura dos Filhotes Aumigos de Quatro Patas, um conto cheio de ternura, coragem e descobertas. Sonhadora, a autora acredita que cada história tem o poder de transformar o mundo, começando pelo olhar. [+] saiba mais