Fundação Cidade das Artes

Programação » Exposição prisma incidental | Fotógrafa Bia Serranoni

Evento Encerrado

Exposição prisma incidental | Fotógrafa Bia Serranoni



Cidade das Artes recebe Prisma Incidental, exposição fotográfica de Bia Serranoni

A exposição Prisma Incidental estreia dia 9 de maio na Cidades das Artes. A primeira mostra individual da artista Bia Serranoni tem curadoria de Eder Chiodetto.

A exposição é composta por 33 imagens que foram criadas a partir de um convite da Fundação como parte das suas comemorações de aniversário e traz como objeto principal a arquitetura do prédio que abriga a instituição. Esse “site-specific” oferece ao público um jogo lúdico de desconstrução onde nada parece ser aquilo que é.

O trabalho busca evidenciar imagens incidentais do espaço arquitetônico, propondo uma nova perspectiva do local e criando um jogo metalinguístico entre as obras e o espaço. Não há obviedade na construção narrativa e o trabalho expande a fotografia criando o que podemos chamar de instalações imagéticas.


SOBRE BIA SERRANONI
É Bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac em São Paulo, cidade onde vive e trabalha. Aluna e mentorada de importantes nomes na área como Alexandre Sequeira, Éder Chiodetto, Simonetta Persichetti, Lívia Aquino entre outros, em suas séries podemos perceber um elemento comum, os espaços arquitetônicos, que assumem em cada uma um papel específico: a configuração de uma vivência, de seu interior ou de memórias reais ou imaginárias. A artista investe na ideia de um tempo espaço não lineares. Influenciada pela estética e conceitos do concretismo e neoconcretismo, a fotógrafa aposta na universalidade das formas e no poder das abstrações como elementos perceptivos complexos que propõem uma relação contemplativa com a imagem. Nos últimos anos teve participação em diversos Festivais Internacionais de Fotografia, de exposições coletivas e publicações e foi indicada como finalista no Tokyo Internacional Foto Awards.


SOBRE O CURADOR
Eder Chiodetto (1965, SP) é mestre em Comunicação pela ECA/ USP, jornalista, editor, professor e curador independente, tendo realizado mais de 120 exposições no Brasil e no exterior em instituições como Maison Européenne de la Photographie, Paris; Galeria Shisheido, Tokyo; Centro Cultural Recoleta, Buenos Aires; Museu de Arte Moderna de São Paulo, Caixa Cultural (SP, BSB, RJ), Paço Imperial (RJ), Palácio das Artes (BH), entre várias outras.

Atuou por treze anos na Folha de S.Paulo como repórter fotográfico, editor e crítico de fotografia. Atualmente é curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP, publisher da editora de fotolivros Fotô Editorial, diretor do centro de estudos Ateliê Fotô e mentor do programa Arte na Fotografia, do canal televisivo Arte1.

É autor dos livros “O Lugar do Escritor” (Cosac Naify, 2002), “Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira” (Edições Sesc, 2011), “Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição” (Ateliê Fotô / Funarte, 2013) e “Ser Diretor: Uma viagem por 30 escolas públicas brasileiras” (Fotô Editorial, 2017), entre outros.


Contato: Para qualquer informação contactar cserranoni@gmail.com




Artes Visuais

Informações Gerais

Datas

09/05/23 a 04/06/23

Horários

Abertura 09 de maio às 18h

Segunda à Domingo de 10h às 19h

GRATUITO

Local

Cidade das Artes

Sala

Galeria A

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais