TEXTOS ADAPTADOS DO LIVRO SEIS TEMPOS DA ESCRITORA THEREZINHA MELLO
Após a leitura do livro Seis Tempos, foram selecionados alguns contos por serem de conteúdo relevante, que abordam valores éticos e morais que podem ser apresentados para toda a família. Todos os contos, na realidade, têm uma história lúdica, sejam como romance, como lembranças da infância, amores platônicos ou experiências de vida de toda e qualquer natureza.
Queremos com a apresentação desse monólogo, emocionar e trazer recordações que fizerem parte da vida de todos nós e com a experiência das personagens trazerem à baila a discussão do que foi, do que é e do que será válido absorver dos contos da autora.
A finalidade é que todos saiam do teatro reflexivos e pensando no que poderiam ter feito e o que teria acontecido se não tivessem ficado no “se”. A escritora diz em um de seus poemas que o “poeta quando escreve é para ver sua dor passada a limpo”. Nesse monólogo teremos várias oportunidades de nos vermos frente a frente com esses momentos.
Resumo dos textos adaptados:
BORBOLETAS AZUIS
Uma história que fala das crenças e lendas de uma cidade do interior.
O AVENTAL BORDADO
As lembranças dos ensinamentos e do amor da mãe pelos livros, da primeira escola e da primeira professora, de seu avental bordado pela mãe que traz uma discussão sobre as perdas da vida.
O DANADO VIRAVA COISA
Texto divertido sobre um bandido que roubava e ate matava, mas que a polícia não conseguia prender porque quando chegava, o danado tinha virado uma coisa.
DEPOIS DO MAR
A neta que tinha uma grande admiração pelo avô que vai embora de navio atrás de seu sonho.
PERDÃO
O amor de uma jovem que não se concretizou porque foi abandonado pelo namorado, mas que o perdoaria se o encontrasse novamente mesmo tendo passado muito tempo.
CAIXA DE VELUDO AZUL
A avó que deixou forte marca na personalidade da neta pelo seu comportamento, forte, livre e determinado.