Fundação Cidade das Artes

Programação » Marcel Powell Solo | Só Baden

Evento Encerrado

Marcel Powell Solo | Só Baden



Como se não bastasse ter deixado sua marca registrada na música popular brasileira com suas melodias inesquecíveis, um dos maiores violonistas e compositores brasileiros também deixa sua marca no calendário secular.

Nessa justa homenagem feita de filho para pai, o violonista Marcel Powell realiza o show ‘’Só Baden’’, no dia 4 de fevereiro de 2023, às 20h, no Teatro de Câmara da Cidade das Artes. Com 7 álbuns lançados na carreira o instrumentista traz nesse espetáculo releituras dos clássicos compostos pelo pai Baden Powell com quem teve o privilégio de ter sido seu aluno.’’Berimbau’’,’’Samba em prelúdio’’,’’Astronauta’’,’’Tempo Feliz’’, são algumas das pérolas que serão interpretadas pelo músico.

No formato intimista de violão solo, o músico permeia o show com algumas histórias de suas experiências pessoais com seu pai, juntamente com informações interessantes sobre como foram compostas algumas músicas com os principais parceiros do homenageado. O show ‘’Só Baden’’ nada mais é do que uma homenagem não só ao Baden Powell mais também á Música Popular Brasileira.


Sobre o artista:

Marcel Powell Nasceu em Paris em 1982 e é músico profissional desde os 9 anos de idade,seu professor foi seu pai um dos ícones da música brasileira e mestre do violão Brasileiro Baden Powell.

Com o pai além das aulas em casa,teve a oportunidade de aprender seu ofício viajando, gravando, e atuando profissionalmente pelo mundo afora.Com Baden, Marcel gravou 2 discos: Baden Powell e filhos (1994 selo cid) Gravado ao vivo no Rio de Janeiro e Suite Afro consolação (1997 selo  King records) gravado no Japão, ambos com a participação de seu irmão Philippe Baden ao Piano;Ainda em 2005 formou o ‘’Marcel Powell trio’’ que rendeu o disco ‘’corda com bala’’ lançado em 2009 no Brasil pelo selo ‘’Rob Digital’’ e no Japão em 2013 pelo selo ‘’Respect Records’’ sendo convidado como solista pela orquestra Jazz sinfônica em 2009 para interpretar o repertório do cd, com arranjos para orquestra resultando num memorável concerto de violão e orquestra no auditório Ibirapuera em São Paulo; Marcel Powell tem discos lançados no Brasil,Europa e Japão.

Em 2007 participou como convidado especial da gravação do dvd ao vivo do cantor Diogo Nogueira.Em 2013 lançou pelo selo Kuarup o cd‘’violão,voz e Zé Kéti’’ em duo com o Cantor Carioca Augusto Martins fazendo uma bela homenagem ao compositor Zé Kéti, lhe rendendo uma positiva crítica do Jornalista Mauro Ferreira que o classicou como “virtuoso violonista”. Em 2016 à convite do cantor Toni Garrido, Marcel passou à integrar o projeto “Noites de Orfeu” aonde Toni interpreta clássicos da Bossa Nova. Nesse mesmo ano Marcel lança o álbum ´´Só Baden´´ (selo fina flor)com participações especiais dos bandolinistas Hamilton de Holanda e Daniel Migliavacca,do Pianista e Maestro Gilson Peranzzetta e do guitarrista Victor Biglione.

Em 2018 Marcel lança o álbum “Tempo livre” (selo fina flor) com metade do repertório composto por temas autorais, afirmando o seu lado compositor. Em 2020, Marcel Powell lança o álbum “Baden Powell tribute” (selo fina flor) em duo com Armandinho Macêdo (Armandinho da cor do som), ícone da música brasileira, se tornando parceiro de Armandinho como compositor, em uma das músicas do repertório do álbum, e em 2022 lançou o álbum “Pro Tião”; em duo com o pianista e maestro Gilson Peranzzetta.

Marcel, já atuou em 16 países entre América do Sul, Europa, e Asia com seu trabalho solo.

Foi considerado pelo conceituado crítico musical Tárik de Souza como ‘’jovem mestre do violão brasileiro’’ em 2006, vencendo no mesmo ano o Prêmio rival Petrobrás de ‘’melhor instrumental solo’’ sendo também indicado ao prêmio da música brasileira como artista Revelação do ano com o Disco ‘’Aperto de mão’’ lançado pelo selo ‘’Rob digital’’ naquele mesmo ano. Já Atou profissionalmente como convidado especial com grandes nomes da Mpb como, Diogo Nogueira, Leni Andrade, Alcione, Elymar Santos, Adriana Calcanhoto, Maria Bethânia, Criolo, Marcelo D 2, Leandro Lehart, Léo Gandelman, Hamilton de Holanda, Gilson Peranzzetta, Armandinho Macêdo, Raul de Souza , o grande saxofonista de jazz japonês Sadao Watanabe, entre outros.




Música

Informações Gerais

Datas

04/02/23

Horários

Sábado | 20h

Ingressos a partir de R$ 25,00 (meia)

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais