Um dia que promete resgatar a beleza da infância, a simplicidade no brincar e a alegria no cooperar. Os Jogos Cooperativos são uma releitura das tradicionais brincadeiras
infantis onde o objetivo final não é ganhar, nem competir, e sim, cooperar e integrar. Os jogos acontecerão em paralelo às oficinas de pipa. Uma revoada de pipas encerra o dia, colorindo o céu da Cidade das Artes.
JOGOS COOPERATIVOS
Os Jogos Cooperativos incentivam o esporte de participação, tem como principal objetivo a difusão de valores éticos, culturais e morais, repassados pela ação educativa. O fundamental é o processo e o impacto das ações na transformação da vida das pessoas e no consequente aprendizado. O propósito é mudar as características de
exclusão, seletividade, agressividade e de exacerbação da competitividade predominantes na sociedade e nos jogos tradicionais, propondo uma atividade física essencialmente baseada na cooperação, na aceitação, no envolvimento e na diversão, como também do resgate das cirandas no formato esportivo, garantindo o pleno exercício da autonomia e da cidadania. Proporciona um ambiente divertido, alegre e de interação por não haver a expectativa de êxito ou não êxito.
PIPAS
Com tantos brinquedos eletrônicos à disposição da criançada, é raro ver alguma pipa voando por aí. Mas, se dependesse do carioca de 46 anos Max Cardoso, o céu ficaria mais colorido. Desde a infância apaixonado pelos brinquedinhos de papel, abandonou o curso de engenharia para se dedicar à fabricação própria. Já são 17 anos trabalhando artesanalmente.
Agora, Max selecionou mais de 250 modelos de um acervo que conta com 500, entre eles alguns importados, para uma exposição no Shopping Cittá América, na Barra da Tijuca, até o próximo domingo. Além de mostrar as obras para os curiosos, nos dias 18 e 19 ele ensinará a arte de confeccionar pipas.
Através da Oficina de Montagem, Max pretende estimular o desenvolvimento da habilidade manual e a coordenação motora dos interessados, colocando-os em contato com figuras geométricas.