Consulado do Japão no Rio apresenta exposição internacional na Cidade das Artes Bibi Ferreira
A palavra japonesa para boneca é NINGYŌ que, ao pé da letra, significa “forma humana”. Através destas formas, a cultura japonesa celebra sua história e folclore sob quatro olhares diferentes: símbolos de oração pelo crescimento saudável das crianças; ricos ornamentos representativos das belas-artes; arte popular e artesanato; e toda a diversidade da cultura pop.
De 7 de outubro a 19 de novembro, o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro apresenta na Cidade das Artes Bibi Ferreira a exposição NINGYŌ: Arte e Beleza da Boneca Japonesa, um oferecimento da Fundação Japão. Esta exposição itinerante já correu o mundo e chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro, trazendo obras que retratam a delicadeza e maestria da boneca japonesa e tudo o que ela representa. Também serão oferecidas oficinas culturais de origami (dobradura de papel) e mangá.
No dia 7 de outubro, a partir das 16h, haverá visita guiada e bate-papo sobre os costumes japoneses representados pelas bonecas desta exposição.
Esta realização faz parte do MÊS DO JAPÃO, uma série de eventos culturais sob a tutela do Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro.
Sobre a Fundação Japão
A Fundação Japão é uma organização vinculada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, estabelecida em 1972, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural e a compreensão mútua entre o Japão e outros países. Saiba mais em https://fjsp.org.br/
Realização
Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro | Fundação Japão | ArtBrasil Logística | Prefeitura do Rio de Janeiro
CONHEÇA OS RESPONSÁVEIS PELAS OFICINAS CULTURAIS
Professor Bruno Ferraz
Formado em Arteterapia e Psicologia, atua como professor de origami há 25 anos. É membro da Orgami Therapy Association e do Origami Authors & Creators. Autor de diversos livros sobre a arte japonesa da dobradura de papel. Já realizou exposições no SESC Tijuca, na Casa de Cultura da Universidade Estácio de Sá, entre outros. Ministrou oficinas online gratuitas durante todos os domingos de 2020, como forma de oferecer suporte as crianças e adultos isolados em casa devido à pandemia do novo coronavírus.
Mais informações em https://www.instagram.com/origamiterapia/
Professor Luis Henrique Vila Nova
É graduado em Desenho Industrial e pós-graduado em Animação e Quadrinhos pela UERJ. Tem 20 anos de experiência enquanto professor de desenho artístico. É diretor geral e fundador da Escola de Artes Curso Prático de Desenho, em Petrópolis-RJ, instituição que oferece cursos sobre Mangá, Comics, Introdução à Moda, Pintura a óleo e Retrato, entre outros. Já participou de vários projetos sociais, entre eles o Escola de Paz, uma parceria da UNESCO com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, oficinas de mangá na ONG Sertão Mais Feliz. Mais informações em:
https://www.instagram.com/curso_pratico_de_desenho/
http://cursopraticodedesenho.blogspot.com/