Fundação Cidade das Artes

Programação » Máscaras e o Feminino | Bate-papo com o Coletivo Muanes

Evento Encerrado

Máscaras e o Feminino | Bate-papo com o Coletivo Muanes



MÁSCARAS E O FEMININO
Bate-papo sobre os processos de construção estética e coreográfica do Coletivo Muanes Dançateatro com a Diretora e Coreógrafa Denise Zenicola e a bailarina, atriz e Assistente de Direção Ivana D'Rosevita.


SOBRE O ESPETÁCULO
MASK é um espetáculo de dança afro-contemporânea tendo como temática as máscaras africanas e o universo feminino dentro das diásporas afroameríndias.  O Coletivo Muanes Dançateatro mostra o resultado de sua pesquisa em cima de máscaras africanas e a contemporaneidade, representando coreograficamente um pouco das reflexões sobre o uso das máscaras, físicas e sociais, dentro do contexto ritualístico e do cotidiano. A pandemia levou-nos a ver, usar e ressignificar o uso de máscaras como uma possibilidade segura de socialização e que, mesmo assim, levou-nos a outras possibilidades de construção estética de discurso semiótico de nossas personas. O encontro com o público irá gerar uma troca de ideias em cima dessas questões das máscaras e o universo feminino.


SOBRE AS CONVIDADAS

Denise Zenicola - É bailarina, coreógrafa e diretora com formação em dança, ocorrida na Academia de Danças Rio, no Rio de Janeiro. Iniciou em Danças Clássica e desenvolveu estudos em Modern Dance, Dança Contemporânea, Contato Improvisação e Danças Afro Brasileiras.Formação em Dança com:  de Amelinha Moreira, Gilberto de Assis, Lourdes Braga, Walter Ribeiro, Lourdes Bastos, Débora Bastos, Vera Lopes, Gilberto Brea, Armando Ramos, Norma Lannes, Nina Verchinina, Marly Tavares, Márcia Barros, Lenie Dale, Tatiana Leskova, Maria Edwiges, Gisele Santoro. É pesquisadora, coreógrafa e diretora do Coletivo Muanes Dançateatro, desde 2006, no Rio de Janeiro. Desenvolve fusões de Danças Contemporâneas com as Estéticas Afro Descendentes, no espaço cênico. Dirigiu e coreografou, por quatorze anos, os grupos Proposta Cia. De Dança e Cio da Dança, em Brasília. Deste período destaca os espetáculos “Não Alimente os Animais” (RJ), vencedor do XVII Concurso do Conselho da Dança e “Tempos” (DF), vencedor dos prêmios Montagem-Ministério da Cultura e Caixa Econômica Federal, Prêmio Aluísio Batata e Prêmio Revelação no Tercer Concurso de la Danza -México. Coreografou; dirigiu mais de 30 criações para dança e teatro. Por sua pesquisa em dança, viaja pelo Brasil, participando de diversos festivais e temporadas, bem como em temporadas internacionais, a saber: o Intercâmbio Cultural da USIS  'American Modern Dance', USA; 'III Encontro Iberoamericano de la arte y cultura', Chile; 'IV Encontro Ibero-americano de arte', Lisboa; 'Tercer concurso continental de danza contemporánea', México, Lisboa, 'Fest Caribe' Colômbia, em Bogotá, Santa Martha, Paypa, Boyacan e Sogamosa,  'Festival Divinités Noires'  no Togo e Benin na África. É Doutora em Artes Cênicas – UNIRIO e Pós Doutora em Lisboa, bolsa CAPES. É Professora Associada da Universidade Federal Fluminense – UFF e Professora do Programa de Pós Graduação de Artes Cênicas na UNIRIO.  Denise é integrante do AEFECE e referência técnica de nosso coletivo, tanto no instituto como no Coletivo Muanes, ao qual, fazemos a representação legal.


Ivana D'Rosevita - Bailarina, Coreógrafa, Assistente de Direção. Graduação em Dança e Artes cênicas, Universidades Estácio de Sá e Castelo Branco. Pós graduação em consciência corporal, Universidade Estácio de Sá. Ministra aula de dança e teatro em escolas de dança (Arte em Forma, La Danse, Valéria Moreyra) e do ensino fundamental no RJ (Colégio São Pedro Apóstolo e Faria Brito). Participou de alguns musicais infantis e adultos e participa como coreógrafa e preparadora corporal (A pequena Sereia dir. RB Produções, Peter Pan dir. Lumini, Dança dos Signos dir. Oswaldo Montenegro). Está no coletivo Muanes desde de 2005 atuando como bailarina /intérprete/ criadora nos espetáculos: I Yami Agbá, O Rio de Muane, Cadinho de Samba, Mamiwata e Katecô. Prêmios recebidos: Festival de Dança da Barra, Festival de Nova Iguaçu de Dança entre outros




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

13/08/22

Horários

Sábado | 16h

Informações: 
saladeleitura.fca@gmail.com
(21) 3325-0448 

Duração

50 Minutos em média

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais