Fundação Cidade das Artes

Programação » MASK | Performance

Evento Encerrado

MASK | Performance



Espetáculo Mask reflete sobre máscaras sociais femininas

 

Em performance inédita, bailarina “dança” com drone no palco

 

Refletir sobre as diversas máscaras sociais que as mulheres precisam assumir para sobreviver em sociedade, nos quatro cantos do mundo. Essa é a proposta do espetáculo “Mask”, que será apresentado pelo coletivo de dança Muanes, na Cidade das Artes Bibi Ferreira.

Apesar da discussão ser sobre máscaras sociais femininas, a idealizadora do projeto e diretora artística, Denise Zenicola, faz uma relação entre elas e as físicas, usadas para proteger do vírus.

A apresentação de dança contemporânea mescla técnica de dança afro, em 13 cenas, com duração de 58 minutos. No palco, seis bailarinas e um bailarino compõem a companhia de dança dialogam com recursos físicos, audiovisuais e tecnológicos. O Coletivo Muanes atua com dança afro diaspóricas há 16 anos.

As máscaras retratadas em cena são sociais, mas em alguns momentos são representadas por físicas de diversas origens, como a africana, europeia e ameríndia. Até a maquiagem e figurinos são usados como recursos alusivos, a exemplo de uma burca reproduzida no rosto das bailarinas para simbolizar esse instrumento de controle da mulher.

“Optamos por não contar uma única história, porque a cada cena tem um campo sensível próprio ativado dessa relação mulher-máscara, máscara social-máscara física, a relação das mulheres com a sociedade, quais são as máscaras que elas cotidianamente, simbolicamente, são obrigadas a usar”, justifica a diretora artística.

Um dos momentos mais emblemáticos é quando uma das bailarinas “dança” com um drone no palco. A diretora artística conta que a experiência é inédita, pois não se tem notícia de algo semelhante em um espetáculo de dança. Para realizá-la, foi necessário testes com uma empresa especializada em operação de drones.

O espetáculo trabalha com textos de acessibilidade e inclusão com áudios gravados com falas de mulheres importantes sobre o universo feminino. Conceição Evaristo, Frida Kalo, Clarisse Lispector, Anaïs Anin, mas também traz algumas da diretora artística Denise Zenicola e de uma das bailarinas, Débora Campos, presente desde o início da companhia de dança.

“Mask é uma realização do Coletivo Muanes, Zenicola Produções, Sucessivas Produções, Funarte, Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro,  Secretaria Municipal de Cultura, Comissão Carioca de Promoção Cultural, Fomento - Lei do ISS, Cidade das Artes, RioTur e Faperj. 

Ficha Técnica:
Idealização e Direção Artística: Denise Zenicola
Assistente de Direção: Ivana D’Rosevita
Coreografias: Denise Zenicola, Coletivo Muanes e Sabrina Chaves
Bailarinas /Pesquisadoras: Debora Campos, Ivana D'Rosevita, Gika Alves, Leticia Bento, Maiara Viana, Cristiane Moreira, Robson Martins
Músico: Marcos Rum
Composição Musical: Chico Rota e Marcos Rum
Ambientação Cenográfica: Zenicola Produções
Figurinos: Regilan Deusamar e Gisele Alves
Assistente de figurino: Gisele Alves
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros e Gilson Santos
Máscaras: Maria Adélia, Karol Schittini e Maiara Viana
Preparação Musical em tambor e Doum Doum Dance: Sabrina Chaves
Produção Executiva: Roy D'Peres
Direção de Produção: Zenicola Produções e Sucessivas Produções
Administração Financeira: Marise Lopes
Fotografia: Renato Mangolin
Video: Lucas Zenicola, Gabriel Japa e Erick Dias
Identidade Visual: Lucas Zenicola
Social Mídias: Laura Rosa
Assessoria de Comunicação: Luciana Cavalcante
Realização: Coletivo Muanes Dançateatro, Zenicola Produções e Sucessivas Produções




Dança

Informações Gerais

Datas

12/08/22 a 21/08/22

Horários

Sexta-Feira | 20h

Sábados e Domingos | 19h30

Duração

58 Minutos em média

Local

Cidade das Artes

Sala

Eletroacústica

Classificação Etária

12 Anos

Preços

Meia: R$ 25,00

Inteira: R$ 50,00

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais