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Evento Encerrado

Orquestra Sinfônica Brasileira - Série Mundo | Azerbaijão



Ministério do Turismo, Instituto Cultural Vale e Bradesco apresentam:

Orquestra Sinfônica Brasileira abre Série Mundo homenageando o Azerbaijão

O maestro azerbaijanês Yalchin Adigezalov e o pianista brasileiro Cristian Budu são os convidados.

O Azerbaijão, berço de uma cultura musical rica e fascinante que foi passada adiante de geração a geração ao longo de séculos, é o país escolhido pela Orquestra Sinfônica Brasileira para abrir a Série Mundo em 2022. Sob regência de Yalchin Adigezalov e com participação do pianista Cristian Budu, a OSB levará riquezas musicais do país ao palco da Cidade das Artes.

A Série Mundo, que conta com o patrocínio do Bradesco, tem como objetivo celebrar a história e o patrimônio musical de diferentes nações. Em 2022, os países em foco, além do Azerbaijão, são Espanha, Portugal, Israel e França. O concerto em homenagem ao Azerbaijão apresentará uma seleção de obras de dois dos grandes compositores do país: Fikret Amirov (1922 – 1984) e Vasif Adigezalov (1935 – 2006).

Nenhuma outra peça seria mais apropriada para abrir o programa do que o eletrizante Capriccio Azerbaijano, de Amirov. A obra, composta em 1961, se tornou um sucesso imediato e figura entre as mais conhecidas do compositor. Escrito em movimento único, o capricho faz uso de uma sofisticada orquestração, à qual não faltam variedade colorística, melodias de sabor oriental e vigor imaginativo. Elementos folclóricos são cuidadosamente manejados ao longo da composição, garantindo ao ouvinte um mergulho sonoro na terra natal de Amirov.

A música tradicional do Azerbaijão também é inteligentemente incorporada na obra que será ouvida em seguida: o Concerto para Piano nº 3, de Vasif Adigezalov, que terá como solista Cristian Budu. Nesta composição robusta, de fôlego, Adigezalov irmana o folclore azerbaijano e a influência legada de compositores como Bartók, Kachaturian e Prokofiev. Trata-se de uma obra altamente desafiadora em que piano e orquestra se enovelam em um diálogo incisivo de grande força narrativa.

Fonte inesgotável de inspiração, o mugham é um gênero tradicional de composição que influenciou profundamente a música de Fikret Amirov, a quem a segunda parte do programa é inteiramente dedicada. Kyurdi Ovshari foi escrito em 1948 e constitui um dos primeiros ensaios de Amirov no gênero. De imediato, a composição conquistou o gosto do público e rendeu ao compositor prêmios estatais. A espontaneidade fluida do mugham, submetida ao tratamento orquestral, garantiu à peça uma enorme gama de efeitos e grande força expressiva.

Encerrando o programa, a OSB apresenta Conto de Nasimi, balé orquestral que Amirov escreveu em 1973, por ocasião dos 600 anos de Imadeddin Nasimi. A composição é inspirada no destino deste grande poeta místico e pensador que imprimiu sua marca singular no pensamento artístico e filosófico da Terra do Fogo. Ao longo de 10 movimentos curtos – nos quais desfilam os mais variados sentimentos, do desespero à ternura – o compositor recorre a ritmos, entonações e danças folclóricas azerbaijanas.


A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 81 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor e a NTS - Nova Transportadora do Sudeste, como patrocinadora master e a Brookfield como patrocinadora, além de um conjunto de copatrocinadores e apoiadores culturais e institucionais.


YALCHIN ADIGEZALOV:

Yalchin Adigezalov é um maestro azerbaijanês, membro da terceira geração de uma famosa dinastia musical. Nasceu em Baku, na família do compositor Vasif Adigezalov.

Em 1982, formou-se na faculdade de piano do Conservatório Estadual do Azerbaijão. De 1984 a 1989 estudou na Faculdade de Ópera e de Regência Sinfônica do Conservatório de Leningrado (Professor Ilya Musin). De 1990 a 1992 foi o primeiro representante do Azerbaijão a estudar na Academia de Música e Artes Cênicas de Viena. Foi também diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Azerbaijão.

De 1991 a 1993, o maestro foi o diretor artístico dos "Festivais MOZART" realizados em conjunto com o governo austríaco, com estreias mundiais de obras de compositores azerbaijanos e austríaco. Já foi maestro da Orquestra Sinfônica Estadual da Rádio da Rússia, da Ópera Acadêmica do Estado do Azerbaijão e do Teatro de Ballet e da Ópera Estadual de Istambul. Desde 2002, Adigezalov tem trabalhado em estreita colaboração com a Ópera Helikon de Moscou.

Yalchin Adigezalov é o primeiro dos músicos azerbaijanos a representar a cultura do país nas melhores salas de concertos do mundo; Barbican Centre, Cadogan Hall, Central Hall Westminster Abbey, Konzerthaus Berlin, Arena di Verona, Smetana Hall Praga, Cidade das Artes e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Linder Auditorium Johannesburg, Royal Conservatory of Brussels, assim como Riga Merchant Guild, nas salas de ópera de Pequim e Kuwait.

Como maestro sinfônico, tem se apresentado com orquestras como: Royal Philharmonic Orchestra, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquesta Sinfónica del Estado de México, Orquestra Filarmônica de Johannesburg (JPO), L'Orchestra Italiana del Cinema (OIC), Orquestra de Câmara de Viena, Orquestra de Câmara de Zagreb, Filarmonica Brasov (Romênia), Orquestra Sinfônica Karlovy Vary, Sinfônica do Danúbio de Budapeste, assim como - Orquestra Nacional Russa (RNO), Orquestra Sinfônica Acadêmica de São Petersburgo, Orquestras Filarmônicas de Moscou, Riga, Yekaterinburg. Tem se apresentado com solistas notáveis, incluindo Mstislav Rostropovich, N. Petrov, B. Berezovsky, H. Shaham, I. Monighetti, S. Stadler, D. Kogan, I. Biret, G. Onay.

O maestro gravou 15 CDs com a Orquestra Sinfônica Tchaikovsky, Orquestra da Ópera de Istambul, Orquestra Russa de Rádio e TV, Orquestra Sinfônica de Liepaja, Orquestra Sinfônica Nacional da Ucrânia e Orquestra Sinfônica do Estado do Azerbaijão, que foram lançados nos EUA, Coréia (SONY), Turquia, Rússia, Alemanha (NAXOS) e Inglaterra
(OLIMPIA).


CRISTIAN BUDU:

Indicado pelo próprio Nelson Freire, em sua última entrevista, como seu sucessor, Cristian Budu é citado na Gramophone como "um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade" e já se consagra como uma referência na nova geração da música clássica,
representando o Brasil juntamente com Nelson Freire na ultra seleta lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” da Gramophone, que reúne apenas 50 das mais antológicas interpretações de Chopin da História.

Cristian é vencedor do renomado Concurso Internacional Clara Haskil, concurso notável por conceder apenas um prêmio e por diversas vezes não ter ganhador, como ocorreu na edição seguinte. Além do Grande Prêmio, Cristian venceu 2 prêmios extras, incluindo o prêmio do público. Tal conquista é considerada pela crítica especializada como a mais importante do piano clássico brasileiro nos últimos 30 anos.

Recentemente, Cristian também ganhou prêmios como Instrumentista do Ano (APCA) e Melhor Concerto do Ano (Guia da Folha). Seu último CD solo ganhou o “Editor’s Choice” na Inglaterra e “5-Diapasons” na França. E novamente na Gramophone (mais importante veículo da crítica internacional), entrou para as atuais listas “Top 10 Recent Beethoven Recordings” e "Top 10 Chopin Recordings”, que incluem gravações históricas de Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Maria João Pires, Dinu Lipatti, Murray Perahia e Nikolaus Harnoncourt.

Concertos e convites recentes incluem duos com astros da música clássica como Renaud Capuçon e Antonio Meneses, música de câmara com músicos da Orquestra Filarmônica de Berlim, concertos com Orquestra de Câmara de Lausanne, e recital solo no Verbier Festival. Já solou à frente da Orquestra Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, e em salas como Jordan Hall, Liederhalle, KKL, LAC de Lugano e Ateneu de Bucareste.

Filho de romenos, Cristian cresceu em Diadema (SP), foi aluno da rede pública de ensino e cursou a Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Na infância, Cristian foi integrante do Coral Infantil ECO, dirigido pelo maestro Teruo Yoshida, participando de várias montagens de óperas. Na adolescência, foi também aluno do Instituto Brincante, onde teve aulas de danças e ritmos brasileiros, e conheceu o multiartista Antônio Nóbrega com quem fez diversas parcerias. Nos EUA, integrou um quarteto de música brasileira que venceu o Honors Competition do NEC de Boston.

Nos EUA, hospedou em sua casa os saraus que iniciaram o projeto revolucionário Groupmuse, que tem parceria da Boston Symphony Orchestra. No Brasil, é idealizador do projeto Pianosofia, que tem parceria da Sociedade Cultura Artística e Arone Pianos, na intenção de democratizar o acesso à música clássica através de saraus em residências e ambientes inusitados. Cristian também já fez diversas parcerias com projetos sociais como Projeto Integração e Liga Solidária, e é hoje conselheiro voluntário do Projeto Casulo.

 


PROGRAMA:

Fikret Amirov – Capriccio Azerbaijano

Vasif Adigezalov – Concerto para Piano e Orquestra nº 3
I. Andantino
II. Andante con moto
III. Allegro non troppo

Fikret Amirov – Kyurdi Ovshari – Mugham Sinfônico
I. Introdução. Allegro moderato
II. Ovshari. Più mosso
III. Shakhnaz. Incalzando
IV. Kürd. Allegro
V. Mani. Largamente

Fikret Amirov – Conto de Nasimi
I. A Dança dos Carrascos
II. Monólogo de Nasimi
III. Primeiro dueto de Nasimi e sua amada
IV. Dança das meninas com Nasimi e sua amada
V. A Invasão
VI. O Sofrimento das Meninas
VII. Segundo dueto de Nasimi e sua amada
VIII. Protesto de Nasimi
IX. Luta
X. Imortalidade


ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Érica Avelar | erica.avelar@osb.com.br
(21) 98119-4559




Música

Informações Gerais

Datas

06/04/22

Horários

Quarta-feira - 19h30

Ingressos
R$70,00 (inteira)
R$35,00 (meia)
 

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

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Crescido no Engenho Velho de Brotas, começou sua trajetória artística aos 14 anos onde atuou no filme “Capitães de Areia”. Seu talento para a comédia emergiu nos sets de filmagem, levando-o a estudar e se apresentar em shows de stand-up. Sua estreia no stand-up foi em 2015 no Teatro Amélia Amorim em Salvador, e, desde então, dedicou-se à comédia, fazendo apresentações em bares e ganhando notoriedade na região. Com poucas oportunidades em Salvador, mas já com muita bagagem artística, o humorista decide se mudar e, em 2018, chega a São Paulo. Seu trabalho foi logo reconhecido nacionalmente e por grandes nomes do meio, e apenas um ano após desembarcar na capital paulista participou do programa “Conversa com Bial”. Em 2021, lançou o show “Testani”, que percorreu o Brasil, sempre com lotação máxima. Em 2023, estreou seu primeiro show solo, “Batenu Tenu”, abordando temas pessoais e sociais de forma bem-humorada, resultando em gravação de especial no Teatro Jorge Amado em maio de 2024 [+] saiba mais Instituto Logosófico da Barra da Tijuca 14/06 Arte e Conhecimento Tema: Como conciliar nossa realidade psíquica com a convivência em sociedade? A Palestra abordará aspectos práticos de como podemos equilibrar nossa vida material com o nosso psiquismo. Apresentaremos uma nova concepção do homem e do universo, estabelecendo uma relação entre eles. Conhecer a si mesmo, ou seja, conhecer nossa individualidade, nos abre a oportunidade de uma convivência mais harmônica com o mundo externo, através das nossas vivências. Curadoria Marco Cohen é Administrador de Empresas, empresário e docente da Fundação Logosófica há mais de 40 anos, já tendo proferido várias palestras logosóficas pelo Brasil. [+] saiba mais 4 amigos | Stand-up Comedy 28/06 Outros O grupo de stand-up comedy “4 Amigos” retorna aos palcos com um espetáculo totalmente inédito em 2025. Com novas piadas, histórias e interações, Dihh Lopes, Thiago Ventura, Afonso Padilha e Márcio Donato prometem uma apresentação repleta de humor e autenticidade. Neste novo show, cada comediante traz seu estilo único, garantindo uma experiência dinâmica e envolvente para o público. Com sua química inconfundível e uma performance afiada, os “4 Amigos” seguem como um dos maiores fenômenos do stand-up nacional. Garanta seu ingresso e prepare-se para uma noite imperdível com os “4 Amigos”! [+] saiba mais As Artimanhas de Molière | Teatro 04/07 a 13/07 Teatro  Nascido há mais de quatro séculos, Molière (1622-1673) é até hoje um dos mais importantes dramaturgos do mundo, responsável por espetáculos críticos e satíricos, que mostram com maestria os defeitos e virtudes da alma humana. Grande homenagem ao comediógrafo, “As Artimanhas de Molière” volta em cartaz, dia 04 de julho, na Cidade das Artes, na Sala Eletroacústica, com uma trama que, bem ao estilo do autor francês, aponta o dedo e desmascara os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. Com direção de Márcio Trigo, adaptação de Fernanda Celleghin e interpretação de Luiz Machado, o monólogo reúne em uma só história quatro protagonistas de comédias escritas por Molière: Alceste, de “O Misantropo”, Esganarello, de “O Médico à Força”, Don Juan e Tartufo, das peças homônimas. As sessões serão às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, até 13 de julho.  Em uma espécie de “jornada do herói” às avessas, o protagonista conta para a plateia toda a sua história, cheia de peripécias, erros e acertos. Após uma desilusão amorosa, ele se torna vingativo e passa a usar as mulheres, mas acaba tendo que se casar à força e é deserdado pelo pai. Sem dinheiro, vive em pé de guerra com sua esposa, que cobra demais, e ele faz de menos. Qual será o destino deste anti-herói? O ator Luiz Machado, que completa 30 anos de carreira, estava com vontade de trabalhar em uma comédia depois do sucesso do drama Nefelibato, que está há nove anos em cartaz. “Fiquei com vontade de fazer comédia e logo pensei no maior comediógrafo de todos os tempos, que celebrou 400 anos em 2022. Molière escreve sobre a hipocrisia humana em quase todos os textos, e é um assunto que me interessa pôr em cena”, explica Luiz Machado. “Para manter o bem-estar social, a gente precisa ser falso ou omitir opiniões em diversos momentos. E as peças dele detalham esses comportamentos que estão presentes cada vez mais no nosso cotidiano. Basta olhar as redes sociais, que mostram cenas que não são verdadeiras e guardam objetivos ocultos”, completa o ator. O espetáculo estreou em 2023 e foi idealizado por Luiz Machado e Márcio Trigo, que pela primeira vez trabalharam juntos. O diretor sempre foi grande admirador de Molière, de estilo de humor e das situações que têm como base a comédia dell´arte.  “Cheguei a traduzir e adaptar quatro peças escritas por ele”, conta Trigo. “Quando eu e Luiz pensamos em trabalhar num monólogo, não tive dúvidas: vamos adaptar Molière. Um desafio e tanto. Não queríamos uma peça; a ousadia era juntar personagens e contar uma só história. Escolhemos quatro personagens e chamamos a Fernanda Celleghin para criar o elo entre eles”, acrescenta. “As Artimanhas de Molière” reúne protagonistas de quatro peças do autor francês, que desmascaram os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. [+] saiba mais Trilogia Grande Sertão: Veredas | Teatro 01/08 a 10/08 Teatro Um recorte da obra de João Guimarães Rosa, traduzida para o teatro. Indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.  Prêmio Arcanjo especial 2024 - Melhor Projeto.   O ator Gilson de Barros encena nos dias 01 02, 03, 08, 09 e 10 de agosto, na Cidade das Artes, as três peças de sua Trilogia Grande Sertão: Veredas. O público poderá assistir às montagens dirigidas pelo renomado diretor Amir Haddad: na sexta-feira (01 e 08/08), Riobaldo – recorte dos amores na obra; no sábado (02 e 09/08), No Meio do Redemunho – recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo; e, no domingo (03 e 10/08), O Julgamento de Zé Bebelo – panorama dos sistema de jagunços no sertão mineiro. O projeto Trilogia Grande Sertão: Veredas teve início em 2020, com a estreia do espetáculo Riobaldo, que foi indicado ao Prêmio Shell 2022 nas categorias de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2022, foi a vez da segunda parte, No Meio do Redemunho , estrear e dar continuidade ao projeto. Em 2024, ocorreu a estreia de O Julgamento do Zé Bebelo no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Ano passado recebeu o Prêmio Arcanjo Especial, pelo conjunto da obra. Desde então, o ator tem percorrido diversas cidades do Brasil, além de ter se apresentado internacionalmente em Portugal (Lisboa e Porto) e Colômbia (Bogotá), levando a rica literatura brasileira a plateias diversas. “A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor.”, diz Gilson de Barros. “O espaço cênico minimalista, com poucos elementos visuais e sonoros, foi concebido para não sobrecarregar a narrativa, criando um ambiente propício para que o espectador se entregue à força da história e às questões universais que permeiam a obra.”, acrescenta o diretor Amir Haddad. [+] saiba mais Canta o Brasil - Temas Especiais | Corais 19/10 Música  O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros, no Rio de Janeiro, reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. Direção Geral do Maestro Luiz Lima, Direção Musical do Maestro Leandro Campanate, Direção Coreografica da Professora Marta Coelho e Coordenação de Produção de Meg Menezes. Em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial) e da Cia de Canto e Dança Rosa de Fogo (Coreógrafa Marta Coelho), fazem do projeto um grande e agradável espetáculo. Ressaltando que, o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social, de diversos segmentos sociais, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.Aproposta para este ano de 2025, terá o desenvolvimento de temas distintos, divididos em 04 atos. Entre eles o sucesso da Óperas e Musicais, do "Vozes da África" ( em homenagem ao Dia da Consciência Negra), de Dança e, por fim, uma grande festa com o tema "Anos 60", com o melhor da música popular brasileira, também, os clássicos, incluindo as lindas e imortais composições de temas de filmes internacionais, entre outras surpresas. Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para melhor representar cada tema desenvolvido, desde de o repertório, como também, na ambientação, figurinos, orquestra e outras equipes de produção. [+] saiba mais