Fundação Cidade das Artes

Programação » Conversa Literária I Mulher e Literatura

Evento Encerrado

Conversa Literária I Mulher e Literatura



Projeto de promoção de leitura literária que apresenta diversas frentes, com o objetivo de promover a leitura, a formação de público leitor e de profissionais relacionados à literatura e outras linguagens, como: agentes de sala de leitura, escritores, contadores de histórias, bibliotecários, atores, psicólogos infantis, psicopedagogos, divulgadores de livros, produtores culturais e pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos concernentes à Literatura.

Neste dia, teremos Adriana Falcão, falando sobre as diversas fases pelas quais passou o feminismo no Brasil e como seus efeitos foram percebidos pelas mulheres de diferentes tempos. Seu mais recente romance, "Correnteza", aborda quatro gerações de uma família na qual só nascem mulheres, conversam, discutem, se estranham, trocam afeto e experiências, formando uma correnteza de feminilidades que atravessam os tempos e a história do Brasil.

Sempre com o olhar terno e irônico que caracteriza seu texto, a escritora se pergunta: O que foi feito das jovens rebeldes de outros tempos? Como encaminharam suas vidas? Que tipo de mulher se tornaram? E as jovens de hoje, tão firmes em seus questionamentos e tão inseguras em suas vidas pessoais? Que mulheres maduras serão?

Rosa Amanda Strausz que abordará os caminhos que a experiência vivida atravessa até tornar-se ficção. Há uma pergunta que perpassa o livro "O mínimo da mínimo mais alguns contos de nariz sutil": O que é matéria de memória de lembrança e que é invenção? Fortemente calcada no sentimento de memória, nem por isso a escrita feminina precisa ser confessional.

Clarice Campos falará de “Carolina Maria de Jesus: do marco editorial Quarto de despejo, ao ostracismo, à representatividade e à importância do resgate na contemporaneidade”.

Larissa Kouzmin-korovaeff falará sobre: “Os desafios e caminhos de tornar-se uma editora independente no século XXI”.

Vamos receber também a escritora Georgina Martins para falar sobre seu novo livro. Uma catarse, Susana escreve carta para Dionísio, o marido morto com quem viveu uma história de amor repleta de paradoxos, metáforas e tensões muitas vezes causadas por Mercúrio retrógrado “Há muitas formas de se fazer macarrão – e outras brutalidades”, o primeiro romance para adultos de Georgina Martins, escritora e professora de literatura, sai do universo virtual e ganha sua versão impressa pela editora Patuá. Na inquietante obra narrada em primeira pessoa, Susana descortina os bastidores das lembranças da vida conjugal com Dionísio. Com uma narrativa muito fluida, apesar da densidade da história, o livro discorre por temas atuais como: relacionamentos tóxicos, alienação parental, racismo, autoritarismo, abandono, vícios e drogas.

Em uma mistura de temas contemporâneos, a Conversa Literária, espera por você para compartilhar esses saberes.


Idealização e curadoria: Cintia Barreto

Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Coordenadora de pós-graduações (lato sensu) de Literatura. Idealizadora e curadora do projeto de incentivo à leitura “Conversa Literária” e do “Seminário Educação Literária”.  Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual André Maurois há 20 anos.  Escritora com livros publicados para o público infantil, juvenil e adulto. Em 2021, publicou o livro "Gosto de poesia" (Editora Paulinas). Em 2020, "Lia lia" (Semente Editorial).  Consultora e crítica literária, produtora de manuais literários para diversas editoras. 
Site: www.cintiabarreto.com.br

Convidadas:  Adriana Falcão, Clarice Campos, Georgina Martins, Larissa Kouzmin-Korovaeff e Rosa Amanda Strausz.

Público: Alunos de escolas públicas ou particulares, professores, mediadores de sala de leitura, educadores, público espontâneo interessados na temática.

Apoios: Semente Editorial, Editora Ventania, Instituto Libertas, Sua Vida Acadêmica, Flor de Cuidado e Empreendedorismo Literário


 


Sobre as convidadas


ADRIANA FALCÃO
nasceu no Rio, em 1960. Em 1971 mudou-se para o Recife, onde se formou em Arquitetura, e teve três filhas. Sua vida profissional trilhou o caminho dos acasos. De volta ao Rio, estreou na televisão, colaborando em diversas séries. Em 1999 lançou seu primeiro romance, A máquina, que foi adaptado para o teatro e para o cinema. Publicou também Luna Clara e Apolo Onze e o infantil Mania de explicação. Pretende seguir por onde houver histórias, palavras, poesia e humor.



ROSA  AMANDA STRAUSZ nasceu em Niterói e vive no Rio de Janeiro. É formada em jornalismo pela Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Jornalista, escritora e editora, possui um pequeno selo editorial, a Ventania Editorial. Em 1991 estreou na literatura com o livro de contos Mínimo múltiplo comum, editado pela José Olympio, com o qual ganhou o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL, na categoria Contos/Crônicas/Novelas. Em 1992, passou para a poesia e lançou Bispo e colombina, pela Taurus/Timbre. Em 1995, encantou-se pela literatura infantil e publicou Mamãe trouxe um lobo para casa! e A coleção de bruxas de meu pai, com os quais ganhou o Prêmio Revelação Autor, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -  FNLIJ. A partir daí, publicou mais de 30 títulos pelas principais editoras do país. Seu livro Uólace e João Victor ganhou, em 1998, o Prêmio João de Barro e foi adaptado para a TV na minissérie “Cidade dos Homens”, em 2002. Publicado na França pela Metalié/du Seuil, em 2005, com o título Un garçon comme moi, foi o primeiro título brasileiro a ficar entre os quatro finalistas do Prix Tam-Tam. Em 2012, recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil, 2º lugar, para O herói imóvel.



LARISSA KOUZMIN-KOROVAEFF Depois de trilhar caminhos diversos, percebeu, em 2010, que o ofício de fazer livros oferecia tudo o que queria: conciliar suas aptidões artísticas e literárias cumprindo com o propósito de semear conhecimento. Seguindo o chamado de seu coração está desde então à frente da Semente Editorial atuando como Designer e Publisher. É Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio/2020), formada como Designer Gráfico (Unesa/2011) e especialista em Publishing Managment – O Negócio do Livro (FGV/2012). Faz parte da diretoria da LIBRE – Liga brasileira de editoras independentes (2018/atual). Docente nos seguintes cursos de pós-graduação: Literatura Brasileira de Autoria Feminina, com a disciplina “Edição e circulação de livros de autoria feminina”; e, Arteterapia e Processos de Criação com a disciplina “Biblioterapia”. Autora do livro O caso singular d’O Livro Vermelho de C. G. Jung (no prelo). Designer, Publisher e Mestre em História Social da Cultura.



GEORGINA MARTINS é professora e escritora, e desde o início de sua carreira desenvolve projetos que visam a erradicação da lgbtqfobia e do racismo. Escreveu os livros infantis e juvenis: O Menino que brincava de ser, que conta a história de um menino que desejava ser menina; Tal Pai , Tal filho? E Todos os Amores. Esses três livros retratam histórias de meninos e meninas que enfrentam toda sorte de preconceitos por não corresponderem aos padrões impostos pela sociedade. Contra o racismo escreveu minha família é colorida, meu tataravô era africano e uma maré de desejos. Esse último ambientado na favela da Maré, no tempo em que Georgina atuou na oficina da palavra com crianças e adolescentes de oito escolas públicas. Sua temática é a desigualdade social, a discriminação, e seus personagens são os invisibilizados pela sociedade capitalista: os pobres, os “diferentes”, os pretos. Temas que autora desenvolve com propriedade e sensibilidade, principalmente por ter sofrido na pele a discriminação e o preconceito. Nesse momento estreia na literatura para adultos com o romance autobiográfico Há muitas formas de se fazer macarrão e outras brutalidades, um texto que fala de relação abusiva, de opressão, de casamento, de amor e de ódio. 



CLARICE CAMPOS Mestranda em Memória e Acervos na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) com pesquisa sobre a escritora Carolina Maria de Jesus. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCAM). Especialista em Filosofia (UGF). Graduada em Letras - Português/ Literaturas (UGF). Docente na disciplina Literatura Digital na Pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil -UCAM (online). Professora em escolas públicas do RJ por mais de 30 anos tendo atuado como diretora, coordenadora e professora de sala de leitura por mais de 20 anos. Trabalhos premiados de animação em mostras e festivais (Festival Kino, Anima Mundi, Mostra Venâncio, Pequeno Cineasta, entre outros). Participação como júri em festivais de audiovisual. Ministra oficinas de animação. 

 


>>>>>>>> <<<<<<<<<<
Não se esqueçam
O comprovante de vacina contra a Covid-19 é obrigatório desde 15 de setembro, no Rio, para a visitação e entrada em alguns estabelecimentos e locais de uso coletivo. Junto a ele é necessário apresentar documento de identidade com foto.

Quais serão aceitos e como emitir?
-> Certificado de Vacinação Digital (disponível no aplicativo Conecte SUS).
-> Caderneta de Vacinação Impressa em Papel Timbrado (Disponibilizada na hora da vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelos Institutos de Pesquisa Clínica ou outras Instituições governamentais nacionais ou estrangeiras).

DECRETO RIO Nº 49335 DE 26 DE AGOSTO DE 2021.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

17/03/22

Horários

Quinta-feira
De 15h às 17h 

Inscreva-se para o evento

Informações: 
saladeleitura.fca@gmail.com
(21) 3325-0448, dúvidas de terça a sexta de 10h às 18h 

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Carmina Burana Ballet 20/03 a 22/03 Dança “Carmina Burana Ballet” chega ao Rio de Janeiro após sucesso em São Paulo e consolida-se como um dos principais destaques recentes da dança no Brasil Uma criação e idealização da companhia portuguesa Vórtice Dance, com produção da Inalive / Grupo IN, que, ao lado de talentosos bailarinos brasileiros, une dança, música e tecnologia em uma experiência sensorial inédita. Após uma temporada de grande impacto em São Paulo, marcada por forte adesão do público e ampliação de sessões, o espetáculo “Carmina Burana Ballet” chega agora ao Rio de Janeiro, consolidando sua trajetória como um dos grandes sucessos recentes da dança no Brasil. A produção será apresentada nos dias 20, 21 e 22 de março de 2026, na Grande Sala da Cidade das Artes, integrando uma circulação nacional que reflete a dimensão artística e o alcance do projeto, com passagem também por Belo Horizonte, nos dias 10 e 11 de abril. Os ingressos estão à venda pelo site da Sympla e na bilheteria local. A passagem por São Paulo foi impulsionada pela comercialização de mais de 10 mil ingressos entre a pré-venda e as primeiras apresentações, resultado que levou à abertura de sessões extras e à extensão da temporada até 15 de março, no Teatro Liberdade. O desempenho expressivo reforçou o espetáculo como um fenômeno recente no circuito da dança e abriu caminho para sua expansão por outras capitais brasileiras. Criado a partir da célebre cantata de Carl Orff, “Carmina Burana Ballet” transcende o formato tradicional do balé ao propor uma experiência cênica que mistura dança contemporânea, música, dramaturgia corporal e tecnologia de ponta. O espetáculo incorpora videomapping e projeções de alta qualidade, que dialogam diretamente com o movimento dos intérpretes e ampliam a narrativa visual da obra, criando imagens imersivas e dinâmicas que potencializam os temas universais de destino, desejo, instabilidade e força humana. A montagem é idealizada pela Vortice Dance Company, uma das companhias mais reconhecidas de Portugal e da Europa, com direção artística e coreografia de Cláudia Martins e Rafael Carriço, nomes de destaque no cenário internacional da dança contemporânea. Reconhecida por sua linguagem autoral e pelo rigor técnico aliado à emoção, a companhia traz ao Brasil um trabalho que já conquistou plateias e crítica em diversos países. No Brasil, o espetáculo chega com produção da Infinitus, do Grupo IN, liderado pelo produtor e gestor cultural Manuel Fernandes, figura central na internacionalização de projetos artísticos e no intercâmbio cultural entre Europa e Brasil. A produção reafirma o compromisso com projetos de grande escala, excelência artística e diálogo internacional. Um dos diferenciais da montagem brasileira está também na integração com artistas brasileiros, que passam a ocupar o palco ao lado da concepção europeia da obra. O elenco nacional imprime novas camadas de identidade, potência física e sensibilidade à encenação, reforçando o caráter híbrido do espetáculo — ao mesmo tempo internacional em sua origem e profundamente conectado ao público brasileiro. No Rio de Janeiro, “Carmina Burana Ballet” encontra um público historicamente atento às grandes experiências estéticas e propõe um encontro arrebatador entre tradição e contemporaneidade, música clássica e linguagem atual, rigor técnico e emoção visceral. Trata-se de um espetáculo que vai além do entretenimento e se afirma como evento cultural, capaz de mobilizar diferentes públicos e reafirmar a força da dança no cenário das grandes produções culturais contemporâneas.  [+] saiba mais Wicked 15/07 a 06/09 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Ainda Não! | Dança 06/03 a 15/03 Dança O espetáculo AINDA NÃO!, criado e dirigido por Caio Nunes, é um manifesto artístico e poético contra o etarismo, que busca dar voz, corpo e visibilidade à potência feminina em todas as idades. A obra reúne mais de 20 mulheres empoderadas — empresárias, artistas, bailarinas, donas de escolas e festivais — que, por meio da dança contemporânea e do jazz, afirmam que a vida não tem prazo de validade e que dançar é um direito eterno. Com dramaturgia sensível e provocativa, o espetáculo se estrutura em blocos temáticos que atravessam memórias, resistências, tabus e celebrações, culminando em um grito coletivo de liberdade e permanência. A montagem reforça o papel transformador da arte e do corpo como instrumento de expressão, resistência e celebração da vida em todas as suas fases. [+] saiba mais BRAVO TENORES IN CONCERT 28/03 Música Bravo Tenores in Concert apresenta espetáculo com canções italianas Um show inteiro com os maiores clássicos italianos em um palco com três tenores acompanhados de uma orquestra. É o que promete o espetáculo Bravo Tenores In Concert, com os renomados tenores Marcello Vannucci, Tenor Leone e CaJunior, acompanhados de uma orquestra com a regência do maestro Renato Misiuk. Criado em 2015, o espetáculo fez sua grande estreia no Espaço das Américas em SP para um público de 8 mil pessoas dividido em duas sessões. O Crossover de estilos é presente sempre com os “Bravos” Juntar numa mesma canção o protagonista do musical O Rei Leão com o Turandot da Ópera de Manaus é possível? Sim, é o que veremos e ouviremos ao vivo. Juntar um cantor Oficial da Disney com o grande solista da festa de San Genaro dá certo? Acontece em nosso palco. O apresentador Ronnie Von disse em seu programa quando conheceu os Tenores: “Que me desculpe os queridos Pavarotri, Carreras e Placido Domingos, mas esses meninos são a reencarnação do original e tem uma vantagem, são brasileiros. Não perco o show deles por nada”. [+] saiba mais BEE GEES ALIVE | Show 29/03 Música Bee Gees Alive apresenta show em comemoração aos 25 anos de carreira Espetáculo proporciona ao público sensação de estar diante dos irmãos Gibb Considerada a principal banda em tributo aos Bee Gees do mundo, a “Bee Gees Alive” completa 25 anos de uma carreira sólida com shows por todo o Brasil. O espetáculo reproduz fielmente a mítica banda dos irmãos Gibb, com impecáveis performances de interpretação que conquistam absoluto sucesso em todos os locais que apresentam o tributo. SOBRE O ESPETÁCULO A qualidade do trabalho e as incríveis semelhanças físicas e vocais, levaram a crítica especializada internacional a aclamar o Bee Gees Alive como a melhor e principal banda tributo aos Bee Gees do mundo em 2003, motivo que faz o grupo ocupar o posto de um dos mais importantes – senão o mais importante – espetáculo de performances cênicas e musicais fiéis de uma das principais bandas da década de 70. Executando clássicos como Massachusetts, Words, To Love Somebody, Stayin´Alive, More Than a Woman, I Started a Joke, Lonely Days, Night Fever, More Than a Woman, How Deep is Your Love e tantos outros sucessos que marcaram a carreira dos Bee Gees, o tributo leva uma experiência rara aos fãs e apreciadores dos irmãos Gibb, apresentando todos os sucessos em um só espetáculo. O grupo é formado por Júnior Santana (Barry Gibb), Sérgio Rosa (Robin Gibb) e Guido Roverso (Maurice Gibb) nos vocais, além de Rogério Scarton (guitarra), João Carlos (baixo) e Jorge Anielo (bateria). [+] saiba mais