Fundação Cidade das Artes

Programação » Conversa Literária I Mulher e Literatura

Evento Encerrado

Conversa Literária I Mulher e Literatura



Projeto de promoção de leitura literária que apresenta diversas frentes, com o objetivo de promover a leitura, a formação de público leitor e de profissionais relacionados à literatura e outras linguagens, como: agentes de sala de leitura, escritores, contadores de histórias, bibliotecários, atores, psicólogos infantis, psicopedagogos, divulgadores de livros, produtores culturais e pessoas interessadas em ampliar os conhecimentos concernentes à Literatura.

Neste dia, teremos Adriana Falcão, falando sobre as diversas fases pelas quais passou o feminismo no Brasil e como seus efeitos foram percebidos pelas mulheres de diferentes tempos. Seu mais recente romance, "Correnteza", aborda quatro gerações de uma família na qual só nascem mulheres, conversam, discutem, se estranham, trocam afeto e experiências, formando uma correnteza de feminilidades que atravessam os tempos e a história do Brasil.

Sempre com o olhar terno e irônico que caracteriza seu texto, a escritora se pergunta: O que foi feito das jovens rebeldes de outros tempos? Como encaminharam suas vidas? Que tipo de mulher se tornaram? E as jovens de hoje, tão firmes em seus questionamentos e tão inseguras em suas vidas pessoais? Que mulheres maduras serão?

Rosa Amanda Strausz que abordará os caminhos que a experiência vivida atravessa até tornar-se ficção. Há uma pergunta que perpassa o livro "O mínimo da mínimo mais alguns contos de nariz sutil": O que é matéria de memória de lembrança e que é invenção? Fortemente calcada no sentimento de memória, nem por isso a escrita feminina precisa ser confessional.

Clarice Campos falará de “Carolina Maria de Jesus: do marco editorial Quarto de despejo, ao ostracismo, à representatividade e à importância do resgate na contemporaneidade”.

Larissa Kouzmin-korovaeff falará sobre: “Os desafios e caminhos de tornar-se uma editora independente no século XXI”.

Vamos receber também a escritora Georgina Martins para falar sobre seu novo livro. Uma catarse, Susana escreve carta para Dionísio, o marido morto com quem viveu uma história de amor repleta de paradoxos, metáforas e tensões muitas vezes causadas por Mercúrio retrógrado “Há muitas formas de se fazer macarrão – e outras brutalidades”, o primeiro romance para adultos de Georgina Martins, escritora e professora de literatura, sai do universo virtual e ganha sua versão impressa pela editora Patuá. Na inquietante obra narrada em primeira pessoa, Susana descortina os bastidores das lembranças da vida conjugal com Dionísio. Com uma narrativa muito fluida, apesar da densidade da história, o livro discorre por temas atuais como: relacionamentos tóxicos, alienação parental, racismo, autoritarismo, abandono, vícios e drogas.

Em uma mistura de temas contemporâneos, a Conversa Literária, espera por você para compartilhar esses saberes.


Idealização e curadoria: Cintia Barreto

Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Coordenadora de pós-graduações (lato sensu) de Literatura. Idealizadora e curadora do projeto de incentivo à leitura “Conversa Literária” e do “Seminário Educação Literária”.  Professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual André Maurois há 20 anos.  Escritora com livros publicados para o público infantil, juvenil e adulto. Em 2021, publicou o livro "Gosto de poesia" (Editora Paulinas). Em 2020, "Lia lia" (Semente Editorial).  Consultora e crítica literária, produtora de manuais literários para diversas editoras. 
Site: www.cintiabarreto.com.br

Convidadas:  Adriana Falcão, Clarice Campos, Georgina Martins, Larissa Kouzmin-Korovaeff e Rosa Amanda Strausz.

Público: Alunos de escolas públicas ou particulares, professores, mediadores de sala de leitura, educadores, público espontâneo interessados na temática.

Apoios: Semente Editorial, Editora Ventania, Instituto Libertas, Sua Vida Acadêmica, Flor de Cuidado e Empreendedorismo Literário


 


Sobre as convidadas


ADRIANA FALCÃO
nasceu no Rio, em 1960. Em 1971 mudou-se para o Recife, onde se formou em Arquitetura, e teve três filhas. Sua vida profissional trilhou o caminho dos acasos. De volta ao Rio, estreou na televisão, colaborando em diversas séries. Em 1999 lançou seu primeiro romance, A máquina, que foi adaptado para o teatro e para o cinema. Publicou também Luna Clara e Apolo Onze e o infantil Mania de explicação. Pretende seguir por onde houver histórias, palavras, poesia e humor.



ROSA  AMANDA STRAUSZ nasceu em Niterói e vive no Rio de Janeiro. É formada em jornalismo pela Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Jornalista, escritora e editora, possui um pequeno selo editorial, a Ventania Editorial. Em 1991 estreou na literatura com o livro de contos Mínimo múltiplo comum, editado pela José Olympio, com o qual ganhou o prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro – CBL, na categoria Contos/Crônicas/Novelas. Em 1992, passou para a poesia e lançou Bispo e colombina, pela Taurus/Timbre. Em 1995, encantou-se pela literatura infantil e publicou Mamãe trouxe um lobo para casa! e A coleção de bruxas de meu pai, com os quais ganhou o Prêmio Revelação Autor, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -  FNLIJ. A partir daí, publicou mais de 30 títulos pelas principais editoras do país. Seu livro Uólace e João Victor ganhou, em 1998, o Prêmio João de Barro e foi adaptado para a TV na minissérie “Cidade dos Homens”, em 2002. Publicado na França pela Metalié/du Seuil, em 2005, com o título Un garçon comme moi, foi o primeiro título brasileiro a ficar entre os quatro finalistas do Prix Tam-Tam. Em 2012, recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil, 2º lugar, para O herói imóvel.



LARISSA KOUZMIN-KOROVAEFF Depois de trilhar caminhos diversos, percebeu, em 2010, que o ofício de fazer livros oferecia tudo o que queria: conciliar suas aptidões artísticas e literárias cumprindo com o propósito de semear conhecimento. Seguindo o chamado de seu coração está desde então à frente da Semente Editorial atuando como Designer e Publisher. É Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio/2020), formada como Designer Gráfico (Unesa/2011) e especialista em Publishing Managment – O Negócio do Livro (FGV/2012). Faz parte da diretoria da LIBRE – Liga brasileira de editoras independentes (2018/atual). Docente nos seguintes cursos de pós-graduação: Literatura Brasileira de Autoria Feminina, com a disciplina “Edição e circulação de livros de autoria feminina”; e, Arteterapia e Processos de Criação com a disciplina “Biblioterapia”. Autora do livro O caso singular d’O Livro Vermelho de C. G. Jung (no prelo). Designer, Publisher e Mestre em História Social da Cultura.



GEORGINA MARTINS é professora e escritora, e desde o início de sua carreira desenvolve projetos que visam a erradicação da lgbtqfobia e do racismo. Escreveu os livros infantis e juvenis: O Menino que brincava de ser, que conta a história de um menino que desejava ser menina; Tal Pai , Tal filho? E Todos os Amores. Esses três livros retratam histórias de meninos e meninas que enfrentam toda sorte de preconceitos por não corresponderem aos padrões impostos pela sociedade. Contra o racismo escreveu minha família é colorida, meu tataravô era africano e uma maré de desejos. Esse último ambientado na favela da Maré, no tempo em que Georgina atuou na oficina da palavra com crianças e adolescentes de oito escolas públicas. Sua temática é a desigualdade social, a discriminação, e seus personagens são os invisibilizados pela sociedade capitalista: os pobres, os “diferentes”, os pretos. Temas que autora desenvolve com propriedade e sensibilidade, principalmente por ter sofrido na pele a discriminação e o preconceito. Nesse momento estreia na literatura para adultos com o romance autobiográfico Há muitas formas de se fazer macarrão e outras brutalidades, um texto que fala de relação abusiva, de opressão, de casamento, de amor e de ódio. 



CLARICE CAMPOS Mestranda em Memória e Acervos na Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) com pesquisa sobre a escritora Carolina Maria de Jesus. Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UCAM). Especialista em Filosofia (UGF). Graduada em Letras - Português/ Literaturas (UGF). Docente na disciplina Literatura Digital na Pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil -UCAM (online). Professora em escolas públicas do RJ por mais de 30 anos tendo atuado como diretora, coordenadora e professora de sala de leitura por mais de 20 anos. Trabalhos premiados de animação em mostras e festivais (Festival Kino, Anima Mundi, Mostra Venâncio, Pequeno Cineasta, entre outros). Participação como júri em festivais de audiovisual. Ministra oficinas de animação. 

 


>>>>>>>> <<<<<<<<<<
Não se esqueçam
O comprovante de vacina contra a Covid-19 é obrigatório desde 15 de setembro, no Rio, para a visitação e entrada em alguns estabelecimentos e locais de uso coletivo. Junto a ele é necessário apresentar documento de identidade com foto.

Quais serão aceitos e como emitir?
-> Certificado de Vacinação Digital (disponível no aplicativo Conecte SUS).
-> Caderneta de Vacinação Impressa em Papel Timbrado (Disponibilizada na hora da vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelos Institutos de Pesquisa Clínica ou outras Instituições governamentais nacionais ou estrangeiras).

DECRETO RIO Nº 49335 DE 26 DE AGOSTO DE 2021.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

17/03/22

Horários

Quinta-feira
De 15h às 17h 

Inscreva-se para o evento

Informações: 
saladeleitura.fca@gmail.com
(21) 3325-0448, dúvidas de terça a sexta de 10h às 18h 

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Interlocuções | Literatura, Arte e Psicanálise 02/05 a 11/06 Arte e Conhecimento Tema: No Divã da Divina Comédia – Culpa, Inconsciente e Subjetivação 02/05 - Inferno e Inconsciente: Culpa, Pecado e Repressão 09/05 - Purgatório e Travessia Psíquica: Desejo, Elaboração e Subjetivação 11/06 - Paraíso e o Desejo do Outro: Beatriz, Sublimação e Gozo A Divina Comédia, de Dante Alighieri, é uma das obras mais influentes da literatura ocidental e apresenta um percurso de transformação subjetiva que dialoga com os conceitos da Psicanálise. A jornada de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso pode ser lida como uma travessia psíquica, representando o enfrentamento do desejo, da culpa e da construção do sujeito. O seminário propõe uma análise interdisciplinar, explorando a obra a partir de Freud e Lacan, com especial atenção às noções de inconsciente, superego e gozo.   Convidado @ronaldlopesoliveira Psicanalista Periphérico. Doutorando em História (UERJ). Doutorando em Estudos Clássicos (UC-Portugal). Mestre e Licenciado em História (UNIRIO). Pesquisador no Laboratório de Educação, Gênero e Sexualidades da UFRRJ, no Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/UNIR e no Grupo ÁFRICAS: Sociedade, Política e Cultura (UERJ-UFRJ). Coordenador do Coletivo de Pesquisa Ativista em Psicanálise, Educação e Cultura e Co-Fundador da Escola Psicanalítica da Escuta Periphérica. [+] saiba mais RIO2C | O evento de criatividade da América Latina - 2025 27/05 a 01/06 Festival PRAZER, RIO2C O Rio2C é o encontro de criatividade da América Latina, reunindo anualmente, no Rio de Janeiro, profissionais de diferentes áreas, culturas, ideias e experiências. Esse ecossistema vibrante, marcado pela multidisciplinaridade e diversidade, é o ambiente ideal para fomentar a nossa capacidade ímpar de criar, transformar e reinventar. Durante seis dias, criadores, empreendedores e especialistas de setores como audiovisual, música, mídia, ciência, tecnologia, sustentabilidade e muito mais, se encontram para uma experiência única de aprendizado, networking, negócios e diversão. O Rio2C não só antecipa tendências e reflete as dinâmicas do mercado, mas também tem como missão principal estimular a criação e fortalecer as conexões entre diversos setores, promovendo a evolução e o desenvolvimento da indústria criativa. [+] saiba mais Jhordan Matheus, Passando de Fase | Stand up Comedy 06/06 Outros O HUMOR DA BAHIA PARA O MUNDO Atualmente, Jhordan está em turnê com seu novo show, onde explora, com humor, temas variados que vão desde paternidade até vida extraterrestre. Jhordan Matheus atua há nove anos como comediante de stand up e foi através da sua vivência com as pessoas da periferia de sua terra natal, Salvador/BA, que a sua identificação com a arte aflorou e se firmou. Crescido no Engenho Velho de Brotas, começou sua trajetória artística aos 14 anos onde atuou no filme “Capitães de Areia”. Seu talento para a comédia emergiu nos sets de filmagem, levando-o a estudar e se apresentar em shows de stand-up. Sua estreia no stand-up foi em 2015 no Teatro Amélia Amorim em Salvador, e, desde então, dedicou-se à comédia, fazendo apresentações em bares e ganhando notoriedade na região. Com poucas oportunidades em Salvador, mas já com muita bagagem artística, o humorista decide se mudar e, em 2018, chega a São Paulo. Seu trabalho foi logo reconhecido nacionalmente e por grandes nomes do meio, e apenas um ano após desembarcar na capital paulista participou do programa “Conversa com Bial”. Em 2021, lançou o show “Testani”, que percorreu o Brasil, sempre com lotação máxima. Em 2023, estreou seu primeiro show solo, “Batenu Tenu”, abordando temas pessoais e sociais de forma bem-humorada, resultando em gravação de especial no Teatro Jorge Amado em maio de 2024 [+] saiba mais Legado Proibido | Lançamento de livro 07/06 Arte e Conhecimento No sábado, 07 de junho, o escritor Eduardo Caon irá lançar seu mais novo livro, LEGADO PROIBIDO, em um evento que promete envolver os leitores em uma narrativa emocionante e profunda. O encontro acontecerá às 16h, na Biblioteca Municipal A Casa do Ziraldo, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A obra mistura ficção científica com uma análise profunda da psicologia humana. A trama segue um astronauta que manipula um planeta primitivo em busca de poder, mas suas ações são marcadas por uma batalha interna que revela sua fragilidade emocional e psicológica. A história questiona o limite entre controle e culpa, levando o leitor a refletir sobre identidade e o impacto das escolhas ao longo da vida. O evento contará com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor e convidados especiais. [+] saiba mais Parada | Vivências LGBTQIAPN+ 07/06 a 15/06 Outros PARADA – Vivências LGBQIAPN+ é um projeto que busca através da cena contemporânea trazer experiências, elementos da cultura e luta do movimento queer. Em uma cena híbrida, com esquetes divertidas, dança, música, poesia, audiovisual e performances falamos sobre figuras importantes da comunidade, LGBTfobia, movimentos sociais essenciais para nossa luta, como o antirracista e o feminista, programas de auxílio para pessoas LGBT+, cultura pop, arte queer e sua influência, eventos históricos, experiências variadas de pessoas da comunidade e mais. O trabalho se reinventa a medida que a pluralidade segue sendo explorada. PARADA é um movimento contínuo em prol da arte, aprendizagem, celebração e homenagem à nossa comunidade. [+] saiba mais Sonho Encantado de Cordel | O Musical 07/06 a 15/06 Musical Ministério da Cultura e CAIXA Vida e Previdência apresentam Sonho Encantado de Cordel, O Musical Músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro Com 14 artistas, cantores e multi instrumentistas: Aline Wirley, Igor Rickli, Giulie Oliveira, Mikael Marmorato, Ricca Barros, Adrén Alves, Marcela Coelho, Sofie Orleans, Danni Marinho, Fábio D’Lélis, Carol Romano, Lígia Bié, Emmy Oliveira e Ananda K. Sucesso absoluto de público e crítica. Assistido por mais de 50 mil espectadores! Prepare-se para embarcar em uma jornada mágica com Sonho Encantado de Cordel, o Musical; apresentado pelo Ministério da Cultura e pela CAIXA Vida e Previdência, patrocinado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O espetáculo é inspirado no enredo “Uma Delirante Confusão Fabulística” de 2005 criado por Rosa Magalhães para a Imperatriz Leopoldinense, escola de samba do Rio de Janeiro, que prestou homenagem a Hans Christian Andersen em seu centenário. A peça narra a vida do famoso autor e os contos de fadas por ele criados, envolvidos pela rica tradição da literatura de cordel e ambientados no Nordeste do Brasil. É uma celebração da arte, da poesia e do poder dos sonhos, trazendo ao palco uma narrativa única que vai emocionar e inspirar em um musical para todas as idades! Com texto e direção de Thereza Falcão, o espetáculo é uma deslumbrante fusão de elementos da cultura nordestina com o universo encantado dos contos de fadas. No palco, mais de 10 cenários e 50 figurinos, criados pela eterna Rosa Magalhães e conduzido pelo seu braço direito, o carnavalesco Mauro Leite, ganham vida. A experiência visual é enriquecida pelas projeções e vídeos dirigidos pelo renomado artista visual Batman Zavareze. As coreografias são assinadas pelo premiado Renato Vieira, enquanto a direção musical fica a cargo do aclamado Marcelo Alonso Neves. Com 10 músicas inéditas e originais compostas pelos brilhantes Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, o espetáculo mescla o vibrante ritmo do Nordeste com a magia das histórias eternas. Esta obra é uma fascinante interlocução cultural entre o Brasil e a Dinamarca, em que cada cena convida o público a mergulhar em um universo onde tudo é possível, e onde a esperança e o amor sempre prevalecem. Patrocinar um musical original e autoral como este é uma forma de honrar e celebrar a riqueza da cultura brasileira. Ao destacar a literatura de cordel, um pilar fundamental da identidade nordestina e, por extensão, da identidade do Brasil, o projeto cria uma experiência teatral única que celebra, entre outras coisas, a diversidade”, destaca Benjamin Sacksteder, Presidente da CAIXA Vida e Previdência. A história gira em torno de Rosa Cordelista, uma jovem determinada que, apesar da desaprovação de sua mãe, sonha em se tornar uma grande cordelista. Movida pela força de sua imaginação, Rosa é transportada em um sonho mágico para um universo encantado, onde encontra o lendário Hans Christian Andersen. Juntos, eles embarcam em uma jornada emocionante, repleta de personagens míticos dos contos de fadas do autor. Nesse reino de fantasia, Rosa e Andersen se envolvem em uma aventura épica, onde reis vaidosos, imperadores sábios e a poderosa Rainha da Neve competem pelo título de Maior Monarca de Todos os Tempos. Por meio de desafios, músicas e danças, a jovem cordelista descobre que os sonhos e a criatividade são as forças mais poderosas que existem, capazes de transformar o mundo e nossas vidas. Estamos orgulhosos de patrocinar uma produção que promove a literatura de cordel e a insere nos contos de fada de Hans Christian Andersen. Ao incentivar o hábito de frequentar o teatro desde a infância, contribuímos para a formação de novos públicos e para o desenvolvimento sustentável do país. ‘Sonho Encantado de Cordel’ tem itinerância, brasilidade, diversidade – atributos em total sinergia com a marca da CAIXA Vida e Previdência”, comenta Elena Korpusenko, Superintendente de Marketing da CAIXA Vida e Previdência. “Sonho encantado de Cordel,   O Musical” torna-se o último trabalho de uma das maiores artistas contemporâneas da atualidade. E agora será também uma grande homenagem póstuma ao seu legado, após o falecimento de Rosa Magalhães em 25 de julho deste ano, aos 77 anos. Envolvida na criação desde o início do projeto, pouco antes de sua partida, naquela mesma noite, em sua casa, ela fez os últimos desenhos que faltavam e deixou todos os figurinos do musical prontos, expostos e organizados em papéis na sua mesa de trabalho. Rosa Magalhães se junta a uma galeria de grandes artistas femininas brasileiras, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Lygia Clark, destacando-se com suas contribuições cruciais para a evolução e diversidade da expressão artística nacional. Rosa Magalhães foi uma das artistas contemporâneas mais importantes da atualidade no nosso país. Com mais de cinquenta anos de carreira, foi uma artista plástica, figurinista, cenógrafa e carnavalesca brasileira, famosa por seus títulos no Sambódromo e por sua atuação em eventos como a abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, que lhe rendeu um Emmy em 2008 e o show de encerramento das Olimpíadas no Rio em 2016. Hans Christian Andersen criou mais de 150 contos de fadas, entre eles: O Patinho Feio, A Pequena Sereia, A Rainha da Neve, O Soldadinho de Chumbo, A Polergazinha, O Rouxinol e o Imperador, entre tantos outros. Andersen enfrentou dificuldades na infância, o que o fez perceber as barreiras sociais e as diferenças entre ricos e pobres. Essa experiência inspirou muitas de suas histórias. Ele acreditava que todos deveriam ter os mesmos direitos. Thereza Falcão é uma escritora, autora, diretora teatral e roteirista da televisão brasileira. Com mais de 25 anos de carreira da TV GLOBO, escreveu novelas como Novo Mundo, Nos Tempos do Imperador, por esse trabalho ela recebeu indicação ao Emmy, no teatro já foi recebeu o Prêmio Coca-Cola de melhor texto e melhor espetáculo. A CAIXA Vida e Previdência, empresa que apresenta e patrocina o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical” é especializada em produtos de Seguro de Vida, Seguro Dívida Zero e Previdência Privada. É uma das maiores seguradoras do país, com R$ 150 bilhões em reservas e mais de 8 milhões de clientes que confiam na solidez da marca CAIXA. Nascida em 2021, a empresa é fruto da parceria celebrada pela CAIXA Seguridade com a CNP Assurances, líder do mercado francês de Seguro de Vida. O propósito da CAIXA Vida e Previdência é garantir à família brasileira tranquilidade no presente e segurança no futuro, com produtos que atendem às mais variadas faixas de renda e realidades dos nossos clientes, e que estão disponíveis em canais digitais e físicos, nas mais de 4 mil agências CAIXA e de 22 mil Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui. A Inova Brand, que idealizou “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”, é responsável pela realização, produção, comercial e marketing do espetáculo, é uma agência de publicidade especializada em entretenimento e cultura, que já foi responsável pelo marketing de mais de 80 produções teatrais, e produtora de teatro. Atualmente, a agência está à frente da produção geral, marketing e comercial do espetáculo e Duetos, A Comédia de Peter Quilter, estrelado por Patricya Travassos e Eduardo Moscovis. Este espetáculo já atraiu mais de 100 mil espectadores em mais de 14 cidades do país e continua em temporada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, além de excursionar por outras regiões do Brasil. No cenário internacional, Duetos, foi produzido em mais de 20 países e traduzido para mais de 10 idiomas. Além disso, a Inova Brand está produzindo e duas Irmãs e Um Casamento, também de Peter Quilter, com Maitê Proença e Debora Olivieri, que estreia em outubro de 2024 no Rio de Janeiro. Em 2025 já estão confirmadas duas novas estreias: Uma nova comédia de Peter Quilter “A Manhã Seguinte” e outro grande projeto é TV Colosso, O Musical, baseado no icônico programa de televisão dos anos 90 da TV Globo, com estreia marcada para março de 2025 em São Paulo. Atualmente, a agência é também responsável pelo marketing de D.P.A. A PEÇA, a produção oficial da série de televisão D.P.A, que está no ar há mais de 10 anos no canal Gloob e foi adaptada para o cinema, atualmente em seu quarto filme, com milhões de espectadores. D.P.A. A PEÇA está em suasegunda edição, tendo realizado temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e São Paulo, além de turnês que percorreram mais de 20 cidades no Brasil. A agência também cuida do marketing dos espetáculos da atriz Heloísa Périssé, como A Iluminada, além de outras produções externas.   [+] saiba mais Instituto Logosófico da Barra da Tijuca 14/06 Arte e Conhecimento Tema: Como conciliar nossa realidade psíquica com a convivência em sociedade? A Palestra abordará aspectos práticos de como podemos equilibrar nossa vida material com o nosso psiquismo. Apresentaremos uma nova concepção do homem e do universo, estabelecendo uma relação entre eles. Conhecer a si mesmo, ou seja, conhecer nossa individualidade, nos abre a oportunidade de uma convivência mais harmônica com o mundo externo, através das nossas vivências. Curadoria Marco Cohen é Administrador de Empresas, empresário e docente da Fundação Logosófica há mais de 40 anos, já tendo proferido várias palestras logosóficas pelo Brasil. [+] saiba mais 4 amigos | Stand-up Comedy 28/06 Outros O grupo de stand-up comedy “4 Amigos” retorna aos palcos com um espetáculo totalmente inédito em 2025. Com novas piadas, histórias e interações, Dihh Lopes, Thiago Ventura, Afonso Padilha e Márcio Donato prometem uma apresentação repleta de humor e autenticidade. Neste novo show, cada comediante traz seu estilo único, garantindo uma experiência dinâmica e envolvente para o público. Com sua química inconfundível e uma performance afiada, os “4 Amigos” seguem como um dos maiores fenômenos do stand-up nacional. Garanta seu ingresso e prepare-se para uma noite imperdível com os “4 Amigos”! [+] saiba mais As Artimanhas de Molière | Teatro 04/07 a 13/07 Teatro  Nascido há mais de quatro séculos, Molière (1622-1673) é até hoje um dos mais importantes dramaturgos do mundo, responsável por espetáculos críticos e satíricos, que mostram com maestria os defeitos e virtudes da alma humana. Grande homenagem ao comediógrafo, “As Artimanhas de Molière” volta em cartaz, dia 04 de julho, na Cidade das Artes, na Sala Eletroacústica, com uma trama que, bem ao estilo do autor francês, aponta o dedo e desmascara os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. Com direção de Márcio Trigo, adaptação de Fernanda Celleghin e interpretação de Luiz Machado, o monólogo reúne em uma só história quatro protagonistas de comédias escritas por Molière: Alceste, de “O Misantropo”, Esganarello, de “O Médico à Força”, Don Juan e Tartufo, das peças homônimas. As sessões serão às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, até 13 de julho.  Em uma espécie de “jornada do herói” às avessas, o protagonista conta para a plateia toda a sua história, cheia de peripécias, erros e acertos. Após uma desilusão amorosa, ele se torna vingativo e passa a usar as mulheres, mas acaba tendo que se casar à força e é deserdado pelo pai. Sem dinheiro, vive em pé de guerra com sua esposa, que cobra demais, e ele faz de menos. Qual será o destino deste anti-herói? O ator Luiz Machado, que completa 30 anos de carreira, estava com vontade de trabalhar em uma comédia depois do sucesso do drama Nefelibato, que está há nove anos em cartaz. “Fiquei com vontade de fazer comédia e logo pensei no maior comediógrafo de todos os tempos, que celebrou 400 anos em 2022. Molière escreve sobre a hipocrisia humana em quase todos os textos, e é um assunto que me interessa pôr em cena”, explica Luiz Machado. “Para manter o bem-estar social, a gente precisa ser falso ou omitir opiniões em diversos momentos. E as peças dele detalham esses comportamentos que estão presentes cada vez mais no nosso cotidiano. Basta olhar as redes sociais, que mostram cenas que não são verdadeiras e guardam objetivos ocultos”, completa o ator. O espetáculo estreou em 2023 e foi idealizado por Luiz Machado e Márcio Trigo, que pela primeira vez trabalharam juntos. O diretor sempre foi grande admirador de Molière, de estilo de humor e das situações que têm como base a comédia dell´arte.  “Cheguei a traduzir e adaptar quatro peças escritas por ele”, conta Trigo. “Quando eu e Luiz pensamos em trabalhar num monólogo, não tive dúvidas: vamos adaptar Molière. Um desafio e tanto. Não queríamos uma peça; a ousadia era juntar personagens e contar uma só história. Escolhemos quatro personagens e chamamos a Fernanda Celleghin para criar o elo entre eles”, acrescenta. “As Artimanhas de Molière” reúne protagonistas de quatro peças do autor francês, que desmascaram os falsos sábios, a avareza dos burgueses, as mentiras dos médicos ignorantes e outros comportamentos sociais nada lisonjeiros. [+] saiba mais Ilusões - Espetáculo Internacional de Mágicas 17/07 a 20/07 Outros Gabriel Louchard reúne time poderoso de grandes artistas do ilusionismo, pela primeira vez no Brasil, na terceira edição do Ilusões - Espetáculo Internacional de Mágicas Espetáculo passa por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza e recebe como convidados especiais grandes ilusionistas internacionais, como o mentalista espanhol Javier Botia e o premiado manipulador sul coreano Junwoo Park. Conhecido por unir a arte da mágica ao humor, o ator, mágico e comediante Gabriel Louchard apresenta a terceira edição do Ilusões – Espetáculo Internacional de Mágicas, que reúne um time poderoso de ilusionistas da Coréia do Sul, França, Espanha e Suécia. O espetáculo, apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, por meio da lei de incentivo a cultura, acontecerá no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes, de 17 a 20 de julho; Em Belo Horizonte, no teatro do Sesc Palladium, dia 24 de julho; Em Fortaleza, no Theatro Via Sul, dia 25 de julho; e em São Paulo, no Teatro das Artes, entre 31 de julho a 3 de agosto. Criado em 2019, o Ilusões - Espetáculo Internacional de Mágicas passou naquele ano por seis cidades brasileiras, apostando na mistura entre teatro e ilusionismo moderno. Na segunda edição, foi a vez apenas de Rio e São Paulo receberem shows com ingressos esgotados e sessões extras. Nesta terceira edição o espetáculo tem como destaque a potente e impactante apresentação do mentalista mundialmente conhecido Javier Botia (Espanha); o carisma e o divertido estilo Clown de John Henry (Suécia), o frescor e a impressionante habilidade manual do jovem campeão mundial de manipulação Junwoo Park (Coréia do Sul) e a originalidade da magia cômica que faz sucesso em todo o mundo de The Orange Magician (França). O projeto se tornou diferenciado e considerado o espetáculo de ilusionismo mais original da atualidade no Brasil, justamente por sempre trazer mágicos extremamente criativos e que apresentam a mágica fora dos padrões, nada de serrar uma mulher ao meio ou uma clássica levitação. Passeando por todo o universo da mágica, os artistas vão impressionar com esquetes que são sucesso em seus shows mundo afora, navegando nas mais diversas formas de ilusionismo, como cartomagia, mentalismo, grandes ilusões, manipulação e magia cômica. Sobre seu interesse pelo ilusionismo e o desejo de reunir esses talentosos mágicos no mesmo palco, o idealizador Gabriel Louchard, conta: “Lembro como se fosse hoje a primeira vez que eu vi um mágico atuando em uma festa infantil. Decidi ali, aos nove anos, o caminho que queria trilhar. Levei tão a sério que mergulhei em cursos de mágica e teatro. No ano seguinte, já era o mágico profissional mais jovem do Brasil. Mais tarde no teatro, descobri o casamento perfeito entre atuação, comédia e ilusionismo. Me tornei um ator e comediante que usa a mágica como ferramenta de atuação. Quando montei o Ilusões, procurei artistas com atos originais, onde o ilusionismo está sempre ligado a outras artes, como clown, música, teatro, enriquecendo a apresentação. E assim alguns dos maiores ilusionistas do mundo, estarão se apresentando para o público brasileiro.”. [+] saiba mais Trilogia Grande Sertão: Veredas | Teatro 01/08 a 10/08 Teatro Um recorte da obra de João Guimarães Rosa, traduzida para o teatro. Indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.  Prêmio Arcanjo especial 2024 - Melhor Projeto.   O ator Gilson de Barros encena nos dias 01 02, 03, 08, 09 e 10 de agosto, na Cidade das Artes, as três peças de sua Trilogia Grande Sertão: Veredas. O público poderá assistir às montagens dirigidas pelo renomado diretor Amir Haddad: na sexta-feira (01 e 08/08), Riobaldo – recorte dos amores na obra; no sábado (02 e 09/08), No Meio do Redemunho – recorte da dialética bem/mal, Deus/diabo; e, no domingo (03 e 10/08), O Julgamento de Zé Bebelo – panorama dos sistema de jagunços no sertão mineiro. O projeto Trilogia Grande Sertão: Veredas teve início em 2020, com a estreia do espetáculo Riobaldo, que foi indicado ao Prêmio Shell 2022 nas categorias de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2022, foi a vez da segunda parte, No Meio do Redemunho , estrear e dar continuidade ao projeto. Em 2024, ocorreu a estreia de O Julgamento do Zé Bebelo no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Ano passado recebeu o Prêmio Arcanjo Especial, pelo conjunto da obra. Desde então, o ator tem percorrido diversas cidades do Brasil, além de ter se apresentado internacionalmente em Portugal (Lisboa e Porto) e Colômbia (Bogotá), levando a rica literatura brasileira a plateias diversas. “A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor.”, diz Gilson de Barros. “O espaço cênico minimalista, com poucos elementos visuais e sonoros, foi concebido para não sobrecarregar a narrativa, criando um ambiente propício para que o espectador se entregue à força da história e às questões universais que permeiam a obra.”, acrescenta o diretor Amir Haddad. [+] saiba mais Brincando com Bento e Totó | Infantil 02/08 a 03/08 Teatro Sucesso estrondoso no YouTube, Bento, Totó e sua turma, se apresentam no teatro com o espetáculo “Brincando com o Bento e Totó”. Prepare-se para um dia repleto de brincadeiras e diversão! Junte-se a nós nessa aventura emocionante para resolver um mistério e celebrar o aniversário do Bento! Venha se divertir em um show cheio de música,surpresas, interação com o público e um cenário encantador. Sucessos como Funk do Patinho e Patinho Colorido, são garantidos! Não fique de fora dessa!!! O musical tem produção da Plinta Kids, Mosquito Produções em parceria com o Estúdio Xogoot. [+] saiba mais Afonso Padilha – Novo Show de Stand-up | 2025 02/08 a 03/08 Outros Afonso Padilha está de volta com seu novo solo! Prepare-se para rir com o comediante, humorista, roteirista, escritor e pagodeiro Afonso Padilha! Afonso está percorrendo o Brasil com seu mais novo show solo, trazendo sua visão única e tragicamente engraçada sobre a vida. Neste novo show, Padilha aborda temas como o fim do mundo (sim, do jeito mais engraçado possível), amigos entrando na vida adulta – e virando pais – e seus medos mais íntimos, transformando tudo em situações cômicas que só ele sabe contar. Com seu estilo inconfundível, Afonso mais uma vez nos convida a dar boas risadas com suas histórias e comentários, tudo baseado em suas próprias experiência. [+] saiba mais Canta o Brasil - Temas Especiais | Corais 19/10 Música  O Projeto Canta o Brasil idealizado pelo Maestro Luiz Lima, arranjador, Pianista, cantor Lírico e Regente de importantes coros, no Rio de Janeiro, reúne todos os seus corais para uma única e especial apresentação. Direção Geral do Maestro Luiz Lima, Direção Musical do Maestro Leandro Campanate, Direção Coreografica da Professora Marta Coelho e Coordenação de Produção de Meg Menezes. Em parceria com a Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, da Escola de Música ECO (Espaço Cultural Oficial) e da Cia de Canto e Dança Rosa de Fogo (Coreógrafa Marta Coelho), fazem do projeto um grande e agradável espetáculo. Ressaltando que, o Projeto Canta o Brasil trabalha com a inclusão social, de diversos segmentos sociais, tais como: Idosos, portadores de necessidades especiais e etc desenvolvendo a capacitação e acolhendo com muito respeito a diversidade brasileira.Aproposta para este ano de 2025, terá o desenvolvimento de temas distintos, divididos em 04 atos. Entre eles o sucesso da Óperas e Musicais, do "Vozes da África" ( em homenagem ao Dia da Consciência Negra), de Dança e, por fim, uma grande festa com o tema "Anos 60", com o melhor da música popular brasileira, também, os clássicos, incluindo as lindas e imortais composições de temas de filmes internacionais, entre outras surpresas. Além disso, todo o espetáculo será produzido nos mínimos detalhes para melhor representar cada tema desenvolvido, desde de o repertório, como também, na ambientação, figurinos, orquestra e outras equipes de produção. [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais