O livro “Solo de Histórias – contos daqui, dali e de toda parte” é uma releitura de contos tradicionais brasileiros e orientais e de fábulas africanas e europeias. Os autores Gabriel Sant´Anna e Martha Paiva selecionaram obras que já faziam parte de seu repertório de trabalho como contadores de histórias há anos.
O livro conta com a releitura de contos brasileiros como “A raposa e o homem”, “Quem tudo quer tudo perde”, “A lenda do João de Barro” e do conto oriental “O quebrador de pedras”. Haverá espaço também para as fábulas africanas (O sapo e a cobra) e europeias (O sapo e o boi), entre outros.
“Todo contador de histórias experiente é sem dúvida nenhuma um autor. ”A leitura que faz do conto imprimindo nele a sua identidade, destacando trechos, cortando outros, enxertando outros tantos, abrindo “janelas” para comentários e opiniões, contextualizando-o e relacionando-o com fatos atuais demonstrando a sua qualidade atemporal, tudo isso e muito mais é o que vai fazendo de sua adaptação algo original. Como diz o ditado, "quem conta um conto aumenta um ponto” diz.
Essas histórias fazem parte do repertório da Cia do Solo, grupo carioca formado em 2013 por Gabriel Sant´Anna e Martha Paiva que pesquisa a narração de histórias e a palhaçaria, o encontro dessas duas artes e seus possíveis desdobramentos e flertes com o teatro, a música e o teatro de bonecos.
Este é o livro de estreia de Martha Paiva e o sétimo livro de Gabriel Sant´ Anna, autor de “O Chapéu do Gabriel - livro de viagem”, contemplado pela Bolsa Funarte de Circulação Literária - 2011. Os seus livros mais recentes são “A Festa do Menino” (2018) e “Um gato chamado Zé” (2019), ambos publicados pela Editora Tigrito. As ilustrações do livro ficaram a cargo da parceira de Gabriel Sant´Anna em “A Festa do Menino”, a premiada ilustradora Fran Junqueira.
Além da tarde de autógrafos com os autores, teremos uma contação de histórias com as histórias dos livros, um programa para toda a família.
Sobre os autores
Gabriel Sant´Anna – Autor, contador de histórias Ator, autor, contador de histórias, palhaço e integrante da Cia do Solo. Formado pela Escola de Teatro Martins Pena, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no curso de História da Arte e pela ESLIPA (Escola Livre de Palhaços). É autor de 6 livros e 7 espetáculos infanto-juvenis. Foi educador e Coordenador artístico do setor educativo do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ) de 2006 a 2013. Atua como palhaço em ILPI´s e em hospitais públicos desde 2016 pelo projeto Uma Bela Visita do Teatro do Sopro e atualmente no projeto O Presente Encontro da Cia do Solo. Atua como artista de rua desde 2014 apresentando espetáculos de palhaço e contações de histórias.
Martha Paiva – Autora, contadora de histórias. Palhaça, atriz, contadora de histórias e integrante da Cia do Solo – RJ. Formada em Teatro pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio) e na Universidade de Brasília - UnB, e também pela ESLIPA/RJ – Escola Livre de Palhaços/2015. Atua como artista de rua desde 2013 com seu solo de palhaça CHARME, premiado pelo Artes na Rua – FUNARTE, tendo circulou por festivais em diversos estados brasileiros e países europeus. Atua como palhaça em ILPI´s e em hospitais públicos desde 2016 pelo projeto Uma Bela Visita do Teatro do Sopro e atualmente no projeto O Presente Encontro da Cia do Solo.
Sobre a ilustradora
Fran Junqueira – ilustradora. Ilustradora com mais de 30 livros publicados é Mestre em Artes Visuais pela UERJ e uma das criadoras da Editora Tigrito.Seu primeiro livro foi o "Zo o quê? O menino do nome diferente" (Semente Editorial 2013). Em 2016 ilustrou o livro "O Estranho caso do sono perdido" da autora Miriam Leitão (Rocco) que recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ na categoria Criança. Em 2018, o livro “50 mulheres incríveis para conhecer antes de crescer” da autora Débora Tomé (Record 2017) com o qual colaborou com três ilustrações recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ na categoria Informativo e foi indicado ao Prêmio Jabuti.
>>>>>>>> <<<<<<<<<<
NÃO SE ESQUEÇAM:
O comprovante de vacina contra a Covid-19 é obrigatório desde 15 de setembro, no Rio, para a visitação e entrada em alguns estabelecimentos e locais de uso coletivo. Junto a ele é necessário apresentar documento de identidade com foto.
Quais serão aceitos e como emitir?
-> Certificado de Vacinação Digital (disponível no aplicativo Conecte SUS).
-> Caderneta de Vacinação Impressa em Papel Timbrado (Disponibilizada na hora da vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelos Institutos de Pesquisa Clínica ou outras Instituições governamentais nacionais ou estrangeiras).
DECRETO RIO Nº 49335 DE 26 DE AGOSTO DE 2021.