Fundação Cidade das Artes

Programação » Língua Viva I Abaporu

Evento Encerrado

Língua Viva I Abaporu



O projeto Língua Viva, que acontece a cada dois meses na primeira quarta do mês, busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua.  A arte intriga, faz enigma e provoca.  À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor.


TEMA: Abaporu (homem que come) - Manifesto antropofágico 100 anos depois.

No primeiro número da Revista Antropofagia, em 1 de maio de 1928, estava escrito: “Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente (...)”. Assim, o poeta Oswald de Andrade rebelava-se “contra a verdade dos povos missionários”; demonstrando claramente aceitar a “transformação permanente do totem em tabu – absorção do inimigo sacro”. Essencialmente o Manifesto Antropofágico tinha como proposta, “devorar” a cultura e as técnicas importadas, provocando assim uma reelaboração de consciente autonomia, metamorfoseando a partir de um ponto de vista crítico, toda novidade ou influência vinda de fora; em um processo de redescoberta da própria realidade brasileira, convertendo o produto importado em exportável. A criativa nominação do manifesto, veio a beber na fonte da crença indígena, onde os nativos antropófagos comiam o inimigo, imaginando dessa forma, assimilar suas qualidades. A ideia de escrevê-lo, teria surgido quando a pintora Tarsila do Amaral no intuito de presentear o marido, Oswald de Andrade, entregou a ele no dia do seu aniversário, a tela “Abaporu” (aba = homem; poru = que come).

Estas e muitas outras histórias que cercam a icônica e centenária trajetória do Movimento Antropofágico, serão comentadas e debatidas pelos psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro Alves, durante a primeira temática de 2022 do Projeto Língua Viva. Temos um encontro marcado com a enriquecedora leitura psicanalítica, de um movimento que marcou definitivamente, os caminhos da Arte Moderna no Brasil.


Coordenadores do Projeto

Marília Flores, graduada e pós-graduada em psicologia pela UFF; psicanalista membro titular da SPID; professora colaboradora da SPB; co-autora do livro "Escritos sobre Psicanálise e Literatura" Ed. Companhia de Freud. Apaixonada por literatura, vem há anos dedicando-se a pesquisar a interface deste campo com a psicanálise, tendo idealizado e coordenado por quatro anos o projeto Interlocuções: Psicanálise e Literatura na Cidade das Artes.

Abílio Ribeiro Alves, graduação e Especialização pela PUC-RJ; psicanalista membro da ELP-RJ; coordenador do seminário Política e Ética na Psicanálise; autor do romance Siboney, publicado pela Editora Verve.


>>>>>>>> <<<<<<<<<<
NÃO SE ESQUEÇAM:
O comprovante de vacina contra a Covid-19 é obrigatório desde 15 de setembro, no Rio, para a visitação e entrada em alguns estabelecimentos e locais de uso coletivo. Junto a ele é necessário apresentar documento de identidade com foto.

Quais serão aceitos e como emitir?
-> Certificado de Vacinação Digital (disponível no aplicativo Conecte SUS).
-> Caderneta de Vacinação Impressa em Papel Timbrado (Disponibilizada na hora da vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelos Institutos de Pesquisa Clínica ou outras Instituições governamentais nacionais ou estrangeiras).

DECRETO RIO Nº 49335 DE 26 DE AGOSTO DE 2021.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

09/03/22

Horários

Quarta-feira
De 16h às 18h 

Informações: 
saladeleitura.fca@gmail.com
(21) 3325-0448 

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais