Fundação Cidade das Artes

Programação » Colônia de Férias Literárias

Evento Encerrado

Colônia de Férias Literárias



A programação da Colônia de Férias Literária foi construída com o intuito de proporcionar para as crianças no período de férias um momento de descontração e diversão, mas sem deixar de trazer o aprendizado. Por meio de atividades literárias educativas lúdicas as crianças terão uma tarde interativa e recreativa.

Júlio Emílio Braz e Silvia Castro, autores dos livros que serão abordados, conduzirão os encontros fazendo a associação de seus livros com temáticas importantes, como o meio ambiente, alimentação, sonhos, medos e coragem.
 

DIA 11 - LUGAR DE LIXO É NO LIXO! 

LIVRO: A SEREIA DE COPACABANA

Autora Silvia Castro / Ilustrações Rogério Soud / Editora Ogro

Depois da mediação de leitura e da contação de outras histórias de mar é hora de refletir sobre a necessidade de cuidarmos de nosso lixo! Lugar de lixo é no lixo! 

- Oficina de produção Textual - criação de histórias a partir de imagens de objetos encontrados nas praias.

- Oficina de desenho - transformando as imagens - vamos mudar essa história.

Ao final: entrevistinha e bate papo com Silvia Castro.

Veja a história coletiva criada a partir da mediação de leitura do livro A SEREIA DE COPACABANA de Silvia Castro. 
 

DIA 12 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

LIVRO: O DINOSSAURO DENTUÇO QUE COMIA CENOURAS
Autor Júlio Emílio Braz / Ilustrações: Jean Claud R. Alpendre / Editora de Leitura


Depois da mediação de Leitura e da contação de outras histórias é hora de refletir sobre alimentação saudável!

- Oficina de Produção Textual a partir das palavras do texto.

- Oficina: conversando sobre a alimentação com o jogo da memória das frutas e legumes.

Ao final: entrevistinha e bate papo com Emílio Braz.

Veja a história coletiva criada a partir da mediação de leitura do livro O DINOSSAURO DENTUÇO QUE COMIA CENOURAS de Júlio Emílio Braz.

 

DIA 13 – CORAGEM

LIVRO: O SAPO E O POÇO
Autor Júlio Emílio Braz / Ilustrações Jean Claud Alphen / Editora Paullinas

Medo é coragem um binômio que faz todo mundo refletir depois de ouvir a narrativa.

Depois é hora de praticar!

- Oficina de Origami: Eu, o SAPO!

- Oficina de produção textual: Vamos criar uma narrativa surpreendente para esse grande protagonista - o sapo.

Ao final: entrevistinha e bate papo com Emílio Braz


 

DIA 14 - MEDO? MEDO DE QUÊ?

LIVRO: ESTRELAS
Júlio Emílio Braz / Ilustrações Clara Zuniga / Editora: Oficina Rachel

Medo? Medo de quê? Depois das histórias, hora de outros momentos.

- Oficina da palavra: Um medo e seu segredo.

- Oficina de ilustração: Criação do Monstro que espanta o medo.

Ao final: entrevistinha e bate papo com Emílio Braz


 


EMÍLIO BRAZ
Júlio Emílio Bráz é autor de livros infantis e juvenis há mais de quarenta anos, tendo quase duzentos livros publicados. Tornou-se escritor profissional por acaso: desempregado, por intermédio de um amigo do irmão, foi parar na antiga editora Vecchi onde estreou como roteirista de histórias em quadrinhos das publicações de terror da editora. Posteriormente escreveria quadrinhos também para editores em São Paulo e para a editora Rio Gráfica (hoje Globo), e em países como Estados Unidos, Bélgica, França, Portugal e Holanda. Mais adiante escreveria livros de bolso de bang bang para as editoras Monterrey, Cedibra e Nova Leitura num total de 412 títulos sob 39 pseudônimos. A estreia na literatura infanto-juvenil se deu com o livro “Saguairu “, publicado pela atual Editora Ltda em 1988 e ganhador do prêmio Jabuti de autor revelação em 1989. Outras premiações importantes do autor ocorreram no ano de 1997, quando a tradução de seu livro “Crianças na Escuridão “ para o alemão ganhou prêmios na Alemanha (menção honrosa no prêmio de literatura infanto-juvenil do escritório de essuntos estrangeiros no senado alemão em Berlim), na Áustria (Austrian Children Books Award) e Suíça (Blaue Brillenschlangue). Atualmente tem livros publicados em português, alemão, italiano, espanhol, inglês, dinamarquês e vlamish.


SILVIA CASTRO
Silvia Castro é atriz, contadora de histórias e educadora. Formada em Letras pela UERJ, pós-graduanda em Literatura infanto juvenil pela UCAM, desenvolve atividades diversas nas áreas da leitura e produção de textos há mais de vinte anos. Ganhou moção honrosa na Câmara dos Deputados do RJ, quando foi Supervisora Pedagógica do Projeto Educativo do CCBB - Rio. Representou o Brasil em Cuba, México e Colômbia, narrando contos. Publicou seu primeiro livro: HISTÓRIAS DE HARMATÃ pela Editora Kimera. É integrante do grupo MAMI - movimento artístico de música para a infância RJ. Seu projeto “IPIRUNGAUA - NO PRINCÍPIO” foi premiado no Edital Cultura Presente nas Redes - Sesec - RJ (2020). Acredita no poder transformador das palavras.


>>>>>>>> <<<<<<<<<<
NÃO SE ESQUEÇAM:
O comprovante de vacina contra a Covid-19 é obrigatório desde 15 de setembro, no Rio, para a visitação e entrada em alguns estabelecimentos e locais de uso coletivo. Junto a ele é necessário apresentar documento de identidade com foto.

Quais serão aceitos e como emitir?
-> Certificado de Vacinação Digital (disponível no aplicativo Conecte SUS).
-> Caderneta de Vacinação Impressa em Papel Timbrado (Disponibilizada na hora da vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelos Institutos de Pesquisa Clínica ou outras Instituições governamentais nacionais ou estrangeiras).

DECRETO RIO Nº 49335 DE 26 DE AGOSTO DE 2021.




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

11/01/22 a 14/01/22

Horários

De terça a sexta
14h às 16h

Informações:
saladeleitura.fca@gmail.com
(21) 3325.0448

OBS: As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

Inscreva-se. 

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

5 Anos

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais