O livro, “A orfandade na psicanálise: Conexões com o mito de Édipo”, traz a discussão sobre a questão do desamparo associado ao mito de Édipo Rei. Além da tarde de autógrafos, teremos uma roda de conversa com a autora e psicanalista Gilda Pitombo, o psiquiatra e terapeuta Ricardo Braga e as psicanalistas Ruth Cristina e Adriana Borba.
SOBRE A AUTORA
Gilda Pitombo é Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Doutoranda em Arte e Psicanálise pela UERJ. Publicação na Revista Concinnitas no: 27/2016 –www.e publicacoes.uerj.br index.php/concinnitas/issue/view/1204/showtoc. Ato poético: Entusiasmo no Amor. In: Elizabeth Rocha Miranda, Georgina Cerquise (Org) A Clínica do Ato. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013 v.p81-85. O Romance Familiar Trágico de Édipo, Tempo Psicanalítico. JCR, 2009. Participação na Pesquisa em Arte Contemporânera do Professor Alexandre Sá. Estudos de Literatura e Psicanálise com a leitura da primeira parte do poema “A Divina Comédia” de Dante Alighiere, denominado “Inferno” na Sala de Leitura na Cidade das Artes, RJ. Aérea de interesse em Literatura, Arte e Psicanálise. Link: http://lattes.cnpq.br/6945718026055695. Página pessoal: https://www.youtube.com/channel/UC2zRi4JZfZPMYOjaWpUkA6A/.
SOBRE OS CONVIDADOS
Adriana Borba é psicóloga, especialista em clinica pela PUC-RJ. Mestranda em Psicanálise, saúde e Sociedade pela UVA- RJ, escritora colaboradora da revista Literal Mentes, e participante do projeto de psicologia emergencial: “Humanidade RJ”.
Ricardo Braga é psiquiatra especializado em psiquiatria do estresse e psicoterapia individual, Casal e Família.
Ruth Cristina é formada pela Universidade Santa Úrsula – USU-RJ –Psicologia. Pós-graduada em psicanálise em crianças pela PUC-RJ, psicossomática e psicologia médica pela Universidade Serra dos Órgãos, atual Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos, psicoterapia pela FOA- Fundação Oswaldo Aranha – RJ, curso de terapia de família realizada no Instituto de Terapia de família do Professor Dr. Maurício Andolfi, em Roma – Itália, curso de Terapia de Família realizada pela PUC-RJ, administrada pelo professor Moisés Grosman. Tem mestrado em psicanálise, saúde e sociedade pela Universidade Veiga Almeida -UVA – RJ. Fundadora da Clínica Lumiar “Centro de Estudos e Atendimento Psicológico”, onde exerce a profissão de psicanalista, supervisão clínica e análise pessoal