Fundação Cidade das Artes

Programação » Concerto em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Evento Encerrado

Concerto em homenagem ao Dia da Consciência Negra



ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DO RIO DE JANEIRO HOMENAGEIA O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, sob a regência do maestro Leonardo Bruno, se apresenta sábado, dia 20 de novembro, às 17 horas na Cidade das Artes, homenageando o Dia da Consciência Negra. A soprano mineira Elizeth Gomes é a convidada especial para este programa que mescla composições clássicas com pérolas da nossa música popular, numa celebração do talento que emerge das comunidades carentes.

Com este concerto, a Ação Social pela Música, reafirma seu propósito de facilitar o estudo da música para jovens oriundos destas comunidades, em sua maioria negros, para que possam alcançar um dia o status de músicos profissionais.

A peça que abre o concerto é “Abertura em Ré”, do Padre José Maurício (1767 - 1830), um descendente de escravos que rompeu as cadeias do preconceito para se tornar o primeiro grande nome da música orquestral brasileira.

Para o “Concerto para 4 violinos em B menor”, (Vivaldi), os quatro solistas - Dyana Paiva, Gabriel Paixão, Ryan de Paula e Samuel Galvão – são afrodescendentes e moradores de comunidades. Assim como o jovem violoncelista Jean Barreto, nascido e criado no Morro dos Macacos, solista do “Concerto nº1 op. 33 em La menor” (Camille Saint-Saëns).

A soprano mineira Elizeth Gomes é a convidada especial, para interpretar “É a Ti Flor do Céu” (Teodomiro Pereira) e “Summertime” (George Gershwin). O jovem clarinetista João Manuel, nascido no Chapadão, Baixada Fluminense, interpretará “Corcovado” (Antonio Carlos Jobim). É do mestre Pixinguinha (1897-1973) as duas próximas composições – “Naquele Tempo” e “Um a zero”, ambas com arranjos do maestro Leonardo Bruno.

E “Batuque”, da Suíte Brasileira nº4, de Alberto Nepomuceno, (1864-1920), um grande defensor da causa abolicionista, encerra o programa com esta composição que exalta a presença da cultura afrodescendente em nosso país.

Com o objetivo de aperfeiçoar a prática orquestral e conduzir os jovens músicos à universidade e à profissionalização, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro proporciona a inclusão social, a democratização do acesso à música clássica e a cidadania. A  Ação Social pela Música acredita na manifestação artística musical como um instrumento de transformação social e de expressão para a redução das desigualdades sociais.

 


Repertório

Regência: Maestro Leonardo Bruno

Programa:
Abertura em Ré - Padre José Maurício (1767 - 1830)

Concerto para 4 violinos em B menor RV 580 -
Antonio Vivaldi (1678 - 1741)
1. Allegro
solistas: Dyana Paiva, Ryan de Paula, Samuel Galvão e
Gabriel Paixão AA

Cello concerto nº 1 op. 33 em La menor - Camille
Saint-Saëns (1835 -1921)
1. Allegro non troppo
2. Allegretto con moto
3. Un peu moins vite
solista: Jean Costa

INTERVALO (10MIN)

A ti flor do Céu - Teodomiro Pereira
Solista: Elizeth Gomes
Arranjo: Leonardo Bruno



Coringa Comunicação
marcus@coringacomunica.com.br
+55 (21) 99243-5165

 


>>>>>>>> <<<<<<<<<<
NÃO SE ESQUEÇAM
O comprovante de vacina contra a Covid-19 será obrigatório a partir de 15 de setembro, no Rio, para a visitação e entrada em alguns estabelecimentos e locais de uso coletivo. Junto a ele é necessário apresentar documento de identidade com foto.

Quais serão aceitos e como emitir?
-> Certificado de Vacinação Digital (disponível no aplicativo Conecte SUS).
-> Caderneta de Vacinação Impressa em Papel Timbrado (Disponibilizada na hora da vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelos Institutos de Pesquisa Clínica ou outras Instituições governamentais nacionais ou estrangeiras).


DECRETO RIO Nº 49335 DE 26 DE AGOSTO DE 2021.




Música

Informações Gerais

Datas

20/11/21

Horários

Sábado - 17h
Inteira R$20,00 I Meia R$10,00

COMPRE AQUI

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais