O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor.
TEMA: Juntos sem o outro – “A Desumanização” de Valter Hugo Mãe
O quanto pode ser desumano, um mundo que segue apenas o seu ritmo normal? Quarto romance do escritor Valter Hugo Mãe, “A Desumanização”, segundo o autor, nos remete a sua própria história pessoal, de quem perdeu o irmão mais novo, ainda muito jovem. A intensidade da escrita carregada de poética simplicidade, faz com que o leitor sinta como se ouvisse os pensamentos e lembranças de uma criança; no caso, a menina Halla, em sua imensurável solidão, após ver a irmã gêmea Sigridur morrer, quando tinham 11 anos de idade. Além de lidar com a abrupta consciência da perda, a menina precisa sobreviver ao enlouquecimento da mãe, durante a cegueira de maus tratos à filha e a si mesma, por acreditar que a dor é um instrumento de salvação e purificação. Valter Hugo Mãe nos transporta à atmosfera melancólica desta pequena aldeia islandesa, acompanhando Halla, da infância até a juventude, testemunhando a imagem da filha morta refletida na filha viva, como uma criança-espelho, vivenciando a devastação emocional do delírio materno e de seus próprios julgamentos interiores. Partindo do labirinto existencial que permeia as personagens de Valter Hugo Mãe, surge a temática do próximo encontro do Projeto Língua Viva: “Juntos sem o outro – A desumanização”; promovendo para o público, mais uma Roda de Conversa imperdível. Até lá!
Coordenadores do Projeto
Marília Flores, graduada e pós-graduada em psicologia pela UFF; psicanalista membro titular da SPID; professora colaboradora da SPB; co-autora do livro 'Escritos sobre Psicanálise e Literatura', Ed. Companhia de Freud. Apaixonada por literatura, vem há anos dedicando-se a pesquisar a interface deste campo com a psicanálise, tendo idealizado e coordenado por quatro anos o projeto Interlocuções: Psicanálise e Literatura na Cidade das Artes.
Abílio Ribeiro Alves, graduação e Especialização pela PUC-RJ; psicanalista membro da ELP-RJ; coordenador do seminário Política e Ética na Psicanálise; autor do romance Siboney, publicado pela Editora Verve.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eventos anteriores
20/10/2021 I TEMA: Enlaces e desenlaces na família - comentários sobre a obra de Clarice Lispector
01/10/2021 I TEMA: O inconsciente freudiano na letra de Machado de Assis
>>>>>>>> <<<<<<<<<<
NÃO SE ESQUEÇAM !!!
O comprovante de vacina contra a Covid-19 é obrigatório desde 15 de setembro, no Rio, para a visitação e entrada em alguns estabelecimentos e locais de uso coletivo. Junto a ele é necessário apresentar documento de identidade com foto.
Quais serão aceitos e como emitir?
-> Certificado de Vacinação Digital (disponível no aplicativo Conecte SUS).
-> Caderneta de Vacinação Impressa em Papel Timbrado (Disponibilizada na hora da vacinação pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, pelos Institutos de Pesquisa Clínica ou outras Instituições governamentais nacionais ou estrangeiras).
DECRETO RIO Nº 49335 DE 26 DE AGOSTO DE 2021.