O projeto se propõe a revisitar o espaço de vida e obra de grandes nomes da escrita feminina. Inaugurando, assim, um debate sobre as questões feministas e humanas de seu tempo e as questões íntimas de cada autora. Costurando desta forma a arte da escrita e a psicanálise.
CONVIDADO: Deonísio da Silva
TEMA: A escrita do feminino na obra de Deonísio da Silva
MEDIADORAS: Cláudia Sehbe, Gilda Pitombo
SOBRE O CONVIDADO:
Deonísio da Silva da Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Letras), professor federal, colunista da BandNews FM e escritor brasileiro, é autor dos romances "Avante, soldados: para trás", "Teresa D´Ávila" e "Stefan Zweig deve morrer", entre outros 33 livros, entre os quais "De onde vêm as palavras "(18a edição), "Nos Bastidores da Censura" e coletâneas de narrativas curtas.
Entre 1975 e 2020, foi professor da Universidade de Ijuí (RS), da Universidade Federal de São Carlos (SP) e da Universidade Estácio de Sá, tendo dirigido os cursos de Letras dessas instituições, a Editora da UFSCar, a Editora Unisul e atualmente dirige uma coleção Abelha: Mel & Ferrão, da Editora Almedina. Foi também Vice-reitor da Universidade Estácio de Sá: de extensão e cultura e de pós-graduação . Recebeu prêmios nacionais importantes (Biblioteca Nacional, Abril de jornalismo, Funarte) e o Prêmio Internacional Casa de las Américas.
Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, integra, entre outras, a Academia Brasileira de Filologia, da qual é o vice-presidente atual, e a Academia Catarinense de Letras, sendo membro honorário de diversas outras, entre as quais a Academia Paulista de Educação. a Academia de Letras de Brasília e a Academia Paranaense de Letras.
Foi colunista das revistas ÉPOCA, VEJA ON-LINE, CARAS , do JORNAL DO BRASIL, do Jornal PRIMEIRA PÁGINA e do OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA .
Escreveu também peças de teatro e roteiros para o cinema.
Cláudia Sehbe: Escritora e poeta, artista visual e pesquisadora. Mora e trabalha no Rio de Janeiro. Publicou os livros, Somos Instantes (Olhares, 2016) e Safári (Corsário - Satã, 2019). É idealizadora e curadora do programa especial “Palavra”, na Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro. Tem poemas publicados na antologia poética “Simultanêos Pulsando” — uma antologia fescenina da poesia brasileira contemporânea (Corsário - Satã, 2018), na antologia poética “Alto Mar” (Sete Letras), revista Meteöro e Despacho. Jornais O Globo e a Folha de SP. Participa do coletivo de arte experimental Timo e faz várias apresentações de leituras e performances pelo Brasil. O além - poema atravessa toda a obra da artista. Não há distinção artística para a expressão poética: o poema, a instalação, a perfomance são saltos imbricados que experimentam as possibilidades do poema. Participou de diversas exposições de arte visuais como Ocupação Mauá (2016), Club House Rio de janeiro - Cantagalo (2016), galeria Toulouse (2017), Monumental Marina da Glória (2018) e, a mais recente, Fundação Matarazzo em SP. Integra o time dos artistas selecionados para projeto de Jean Nouvel - Cidade Matarazzo.
Gilda Pitombo: Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Doutoranda em Arte e Psicanálise pela UERJ. Publicação na Revista Concinnitas no: 27/2016 – www.e-publicacoes.uerj.br-index.php/concinnitas/issue/view/1204/showtoc. Ato poético: Entusiasmo no Amor. In: Elizabeth Rocha Miranda, Georgina Cerquise (Org) A Clínica do Ato. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013 v.p81-85. O Romance Familiar Trágico de Édipo, Tempo Psicanalítico. JCR, 2009. Participação na Pesquisa em Arte Contemporânera do Professor Alexandre Sá. Estudos de Literatura e Psicanálise com a leitura da primeira parte do poema “A Divina Comédia” de Dante Alighiere, denominado “Inferno” na Sala de Leitura na Cidade das Artes, RJ. Aérea de interesse em Literatura, Arte e Psicanálise. Link: http://lattes.cnpq.br/6945718026055695. Página pessoal:
https://www.youtube.com/channel/UC2zRi4JZfZPMYOjaWpUkA6A/.