Fundação Cidade das Artes

Programação » a-corda | Literatura

Evento Encerrado

a-corda | Literatura



O projeto se propõe a revisitar o espaço de vida e obra de grandes nomes da escrita feminina. Inaugurando, assim, um debate sobre as questões feministas e humanas de seu tempo e as questões íntimas de cada autora. Costurando desta forma a arte da escrita e a psicanálise.



CONVIDADO: Deonísio da Silva

TEMA: A escrita do feminino na obra de Deonísio da Silva 

MEDIADORAS: Cláudia Sehbe, Gilda Pitombo



SOBRE O CONVIDADO:

Deonísio da Silva
 da Academia das Ciências de Lisboa (Classe de Letras), professor federal, colunista da BandNews FM e escritor brasileiro, é autor dos romances "Avante, soldados: para trás", "Teresa D´Ávila" e "Stefan Zweig deve morrer", entre outros 33 livros, entre os quais "De onde vêm as palavras "(18a edição), "Nos Bastidores da Censura" e coletâneas de narrativas curtas.

Entre 1975 e 2020, foi professor da Universidade de Ijuí (RS), da Universidade Federal de São Carlos (SP) e da Universidade Estácio de Sá, tendo dirigido os cursos de Letras dessas instituições, a Editora da UFSCar, a Editora Unisul e atualmente dirige uma coleção Abelha: Mel & Ferrão, da Editora Almedina. Foi também Vice-reitor da Universidade Estácio de Sá: de extensão e cultura e de pós-graduação . Recebeu prêmios nacionais importantes (Biblioteca Nacional, Abril de jornalismo, Funarte) e o Prêmio Internacional Casa de las Américas.

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, integra, entre outras, a Academia Brasileira de Filologia, da qual é o vice-presidente atual, e a Academia Catarinense de Letras, sendo membro honorário de diversas outras, entre as quais a Academia Paulista de Educação. a Academia de Letras de Brasília e a Academia Paranaense de Letras.

Foi colunista das revistas ÉPOCA, VEJA ON-LINE, CARAS , do JORNAL DO BRASIL, do Jornal PRIMEIRA PÁGINA e do OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA .

Escreveu também peças de teatro e roteiros para o cinema.


Cláudia Sehbe: Escritora e poeta, artista visual e pesquisadora. Mora e trabalha no Rio de Janeiro. Publicou os livros, Somos Instantes (Olhares, 2016) e Safári (Corsário - Satã, 2019). É idealizadora e curadora do programa especial “Palavra”, na Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro. Tem poemas publicados na antologia poética “Simultanêos Pulsando” — uma antologia fescenina da poesia brasileira contemporânea (Corsário - Satã, 2018), na antologia poética “Alto Mar” (Sete Letras), revista Meteöro e Despacho. Jornais O Globo e a Folha de SP. Participa do coletivo de arte experimental Timo e faz várias apresentações de leituras e performances pelo Brasil. O além - poema atravessa toda a obra da artista. Não há distinção artística para a expressão poética: o poema, a instalação, a perfomance são saltos imbricados que experimentam as possibilidades do poema. Participou de diversas exposições de arte visuais como Ocupação Mauá (2016), Club House Rio de janeiro - Cantagalo (2016), galeria Toulouse (2017), Monumental Marina da Glória (2018) e, a mais recente, Fundação Matarazzo em SP. Integra o time dos artistas selecionados para projeto de Jean Nouvel - Cidade Matarazzo.



Gilda Pitombo: Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Doutoranda em Arte e Psicanálise pela UERJ. Publicação na Revista Concinnitas no: 27/2016 – www.e-publicacoes.uerj.br-index.php/concinnitas/issue/view/1204/showtoc. Ato poético: Entusiasmo no Amor. In: Elizabeth Rocha Miranda, Georgina Cerquise (Org) A Clínica do Ato. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013 v.p81-85. O Romance Familiar Trágico de Édipo, Tempo Psicanalítico. JCR, 2009. Participação na Pesquisa em Arte Contemporânera do Professor Alexandre Sá. Estudos de Literatura e Psicanálise com a leitura da primeira parte do poema “A Divina Comédia” de Dante Alighiere, denominado “Inferno” na Sala de Leitura na Cidade das Artes, RJ. Aérea de interesse em Literatura, Arte e Psicanálise. Link: http://lattes.cnpq.br/6945718026055695. Página pessoal: 
https://www.youtube.com/channel/UC2zRi4JZfZPMYOjaWpUkA6A/




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

03/08/21

Horários

 Terças de 16h às 18h

Evento GRATUITO e aberto ao público limitado à lotação da sala.

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais