Novamente o consagrado pianista brasileiro Álvaro Siviero subirá ao palco da Cidade das Artes, no dia 7 de agosto, às 20:30h, para apresentar o Recital Álvaro Siviero, composto por obras do grande nome da música clássica mundial, Frederic Chopin.
Este ano, o ator Juliano Cazarré fará uma participação artística especial no espetáculo.
Álvaro Siviero e Cazarré farão uma interação vibrante, ampliando ainda mais a experiência com a música clássica para elevá-la a um patamar de apreciação que transformará o entendimento e gosto do público pela música clássica.
O evento, que tem apoio cultural do Colégio Porto Real, tem o objetivo de fomentar a cultura através da música clássica. Ao longo da apresentação, o pianista fará breves exposições sobre as obras e biografias dos compositores e uma interação com o público que gera muito aprendizado e interesse. É uma experiência única e enriquecedora!
"Depois do Recital do Álvaro, com suas explicações sobre as obras e as histórias sobre os compositores, fiquei muito interessada em escutar mais música clássica em casa. Hoje a família toda curte muito...cada vez escutamos mais músicas clássicas com as crianças, que pedem para ouvir Beethoven, Chopin...fico feliz com a evolução do bom gosto musical da família”, diz Andrea Ferrari que foi no recital de 2019.
“Conhecer o trabalho do pianista Álvaro Siviero foi muito transformador na minha vida. O jeito que o Álvaro expõe a música e a história fazem diferença no entendimento da música. Vai ser uma oportunidade incrível assistir o recital ao vivo, no Cidade das Artes. Depois que começamos acompanhar o trabalho do Álvaro, essas músicas lindas fazem parte do dia a dia da minha família.” Cláudia Scalco, que já garantiu o ingresso da família no Recital
PROGRAMA DO RECITAL CHOPIN
Primeira Parte
- Fantaisie Op.49
- Polonaise Op.53 em lá bemol maior “Heróica”
- Estudo Op.10 n.12 em dó menor “Revolucionário”
- Noturno Op.9 n.1 em si bemol menor
- Balada n.1 Op.23 em sol menor
INTERVALO
Segunda Parte
- Prelúdio n.17 Op.28 em lá bemol maior
- Grande Valsa Brilhante Op.34 n.1 em lá bemol maior
- Scherzo n.2 Op.31 em si bemol menor
Um pouco sobre o pianista Álvaro Siviero:
O paulistano Alvaro Siviero é um apaixonado pelo piano, acumulando passagens por países como Alemanha, Portugal, Itália, USA, República Tcheca, Áustria, Polônia, França, Inglaterra, Suíça, Argentina, Chile, África do Sul, Holanda, Espanha, Uruguay e Peru, apresentando-se em turnês com a London Festival Orchestra, Budapest Chamber Orchestra, Russian, Virtuosi of Europe, The City of Prague Philharmonic Orchestra, Orquestra Académica de Madrid, Polska Filharmonia Baltycka, Sinfonia Rotterdam, Wiener Kammersymphonie, Cape Town Philharmonic Orchestra, Salzburg Chamber Soloists e I Musici de Montreal, além de ser solista convidado de diversas orquestras brasileiras, tais como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Brasília, Sinfônica de Goiânia, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Sergipe, Sinfônica de Santos, Sinfônica de Campinas, entre outras.
Siviero foi o primeiro brasileiro a participar do curso de imersão na obra de Beethoven na Casa Orfeo-Fondazione Wilhelm Kempff, em Positano. Em maio de 2007, realizou recital particular ao Papa Bento XVI, em Aparecida, São Paulo, quando da visita do Romano Pontífice ao Brasil. Em novembro de 2009, foi o artista que representou o Brasil no histórico Encontro Mundial de Artistas, celebrado na Capela Sistina, em Roma. Em abril de 2011, em Maiorca, realizou o recital oficial de reabertura do verdadeiro local onde Chopin residiu na Cartoixa de Valldemossa. Por sua incansável dedicação à cultura e promoção de diversos grupos sinfônicos nacionais e internacionais, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes como reconhecimento pelos serviços culturais prestados.