Conversa sobre a importância de Virginia Woolf, que ajudou a pavimentar o caminho do movimento feminista moderno. Vamos par\r do diálogo sobre a explosão de gêneros na obra Orlando e sua costura com a psicanálise. Abrindo campo para a conferência proferida por Virginia, em 1931 diante de uma plateia feminina (tradução da convidada).
TEMA: Virginia Woolf Adeline, nascida Adeline Virginia Stephen, foi uma escritora, ensaísta e editora britânica. Estreou-se na literatura em 1915 com o romance The Voyage Out, que abriu o caminho para a sua carreira como escritora e uma série de obras notáveis.
PALESTRANTES:
MARCIA MARIA NEVES BODANZKY: É paulistana, licenciada e bacharel em Letras, tradutora e psicanalista, "Tradutora de - Política dos sexos, de Sylviane Agacinski, Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira, 1999" e "Cartas a Nelson Algren, um amor transatlântico (1947-1964), de Simone de Beauvoir, Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira, 2000".
CLÁUDIA SEHBE É escritora e poeta, artista visual e pesquisadora. Mora e trabalha no Rio de Janeiro. Publicou os livros, Somos Instantes (Olhares, 2016) e Safári (Corsário - Satã, 2019). É idealizadora e curadora do programa especial “Palavra”, na Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro. Tem poemas publicados na antologia poética “Simultanêos Pulsando” — uma antologia fescenina da poesia brasileira contemporânea (Corsário - Satã, 2018), na antologia poética “Alto Mar” (Sete Letras), revista Meteöro e Despacho. Jornais O Globo e a Folha de SP. Participa do coletivo de arte experimental Timo e faz várias apresentações de leituras e performances pelo Brasil. O além - poema atravessa toda a obra da artista. Não há distinção artística para a expressão poética: o poema, a instalação, a perfomance são saltos imbricados que experimentam as possibilidades do poema. Participou de diversas exposições de arte visuais como Ocupação Mauá (2016), Club House Rio de janeiro - Cantagalo (2016), galeria Toulouse (2017), Monumental Marina da Glória (2018) e, a mais recente, Fundação Matarazzo em SP. Integra o time dos artistas selecionados para projeto de Jean Nouvel - Cidade Matarazzo.
GILDA PITOMBO é Mestre em Psicanálise, Saúde e Sociedade. Doutoranda em Arte e Psicanálise pela UERJ. Publicação na Revista Concinnitas no: 27/2016 – www.e-publicacoes.uerj.br-index.php/concinnitas/issue/view/1204/showtoc. Ato poético: Entusiasmo no Amor. In: Elizabeth Rocha Miranda, Georgina Cerquise (Org) A Clínica do Ato. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2013 v.p81-85. O Romance Familiar Trágico de Édipo, Tempo Psicanalítico. JCR, 2009. Participação na Pesquisa em Arte Contemporânera do Professor Alexandre Sá. Estudos de Literatura e Psicanálise com a leitura da primeira parte do poema “A Divina Comédia” de Dante Alighiere, denominado “Inferno” na Sala de Leitura na Cidade das Artes, RJ. Aérea de interesse em Literatura, Arte e Psicanálise. Link: http://lattes.cnpq.br/6945718026055695. Página pessoal: https://www.youtube.com/channel/UC2zRi4JZfZPMYOjaWpUkA6A/.