Fundação Cidade das Artes

Programação » MULHERES IN RIO | Roda de Conversa

Evento Encerrado

MULHERES IN RIO | Roda de Conversa



Mulheres in Rio retoma as atividades presenciais, respeitando todos os cuidados e recomendações da OMS.

A cada quinzena, das 15 às 17h, uma Roda de Conversa, sempre trazendo na programação mulheres que são referência ou potenciais influenciadoras com impacto social de seus projetos.

São mulheres incríveis confirmadíssimas para a Roda de Conversa Mulheres in Rio. 


21/05 - Tema:  O Feminino Atemporal

Este dia será dedicado ao Feminino Atemporal, destacando mulheres que trazem a força e o impacto da mulher na sociedade, hoje e no futuro. A discussão será em torno do papel da mulher ageless que independentemente da idade, busca espaço para continuar atuante e contribuindo com um futuro inclusivo. Será apresentado também as questões da mulher na Ciência e Tecnologia, conquistas, desafios e caminhos para o Futuro. E teremos a mulher, mãe, empreendedora, em busca de reforçar sua marca pessoal e a visibilidade de seus produtos e serviços.

Inscrição: https://forms.gle/kf2YQLAuZQHYvzwM8


Mesa 1
Horário: de 15h às 16h
Assunto: A Mulher do Futuro: Márcia Monteiro e Lindalia Junqueira Reis

Mesa 2
Horário: de 16h às 17h
Assunto: Empreendedoras do agora: Renata Freire, Fátima Fernandes, Fábia de Carvalho, Karla Fassini e Sonia Garcia

Mediadoras: Marcia Thimoteo e Veronique Sales


------------------------------------------------------------


04/06 Tema:  Conexão e Equilíbrio

Este dia será dedicado à nossa conexão com a terra, elementos da natureza e terapias de reconexão do corpo e mente para reequilibrar energias, ter saúde física e mental
para tomar melhores decisões.

Inscrição:  https://forms.gle/R4CGXibHcZuobk9E7

Assunto: Defesa pessoal e Emocional e Terapias Holisticas

Horário: de 15h às 17h

Convidadas: Ursula Lima, Ana Matos, Isabela Rocha, Gabriela Caldas (GÀIA UTTARA), Lucia Guimarães, Bárbara Borges e Denise Garcia

Mediadoras: Christiane D’ Elia, Marcia Thimoteo e Veronique Sales
 

-------------------------------------------------------------

18/06 Tema: Amor, sensualidade e maturidade

Este dia será dedicado a TEMAS que mexem com o corpo e alma. Quebraremos alguns Tabus falando de Sexo, Amor e maturidade. Tudo junto e misturado.

Inscrição: https://forms.gle/YczBAfFFoobkgE2n9


Mesa 01
Horário: de 15h às 15h30
Assunto: Amor e Sexualidade: Juliana Monteiro

Mesa 02
Horário: de 15h30 às 16h
Assunto: Sensualidade na Maturidade: Érica Rambalde e Fernanda Laniere

Mesa 03
Horário: de 16h às 17h
Assunto: O amor começa por você: Palmira Margarida e Georgia Pientz

Mediadoras: Marcia Thimoteo, Nina Vilardi e Veronique Sales


---------------------------------------------

SOBRE AS PALESTRANTES

LINDALIA JUNQUEIRA REIS:
CEO Ions Innovation e do Hacking.Rio, a maior maratona de desenvolvedores da América Latina. Foi a 1ª brasileira selecionada pela Singularity University EP10 NASA. Prof e Coord. na Universidade FGV de empreendedorismo, inovação e cidades inteligentes. Embaixadora Global Women in Tech Chapter Brasil. Co-Champion MIT REAP, Conselheira CTSmart, Rio2C, Junior Achievment e Conselho Editorial MIT Technology Review. Premiada no IBC Innovation Awards, melhor programa de inovação da TV Globo, no Spark Awards como melhor aceleradora de startups, criou a 1a pré aceleradora de startups e no Startup Awards 2020 como “Heroína do Ecossistema Startups do Brasil”. Membro do Mulheres do Brasil, Rede Mulheres Empreendedoras, MIA Mulheres Investidoras Anjo, Embaixadora do Instituto Dona de Si, Investidora anjo de Startups como Gama Academy, Geek Hunter, Previsiown, Congresse.me, Beleaf, Fala Universidades e Multiledgers.

MARCIA MONTEIRO: Jornalista, 50+, curiosa, entusiasta do lifelong learning e da busca pela diversidade geracional no mundo corporativo. Pesquisadora de longevidade e tendências, defensora da geração “Perennial/Ageless" que implode as "caixinhas" de padrão de comportamento. Fundadora da Geração Ilimitada, Estudos e Palestras. Integrante da turma de Estudos de Futuro da Casa Firjan e pós-graduanda em Influência Digital na PUC-RS. Com mais de 30 anos de experiência em TV, atualmente, chefe de redação do Globo Repórter, mãe e aberta a novas descobertas.

FÁTIMA FERNANDES: Especialista em Gestão de Reputação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Códigos Comportamentais e em Consultoria de Imagem e Estilo, compondo um perfil estratégico para a gestão da Marca Pessoal e Reputação.

SONIA GARCIA: Diretora Executiva da UNIVERSO Consultoria & Serviços. Com mais de 35 anos no mundo Corporativo, Especialista em RH, Gestão de Pessoas e Psicologia, Coach, PNL Practitioner. É Palestrante com Certificações Internacionais em Mentoring, Head Trainer, Management Effectiveness e High Impact Presentations . Ativista no Trabalho Voluntário no UNIVERSO do BEM destinado causas sociais.

FÁBIA DE CARVALHO: Meu propósito é desenvolver o potencial do ser humano, despertando o seu melhor. Administradora, foco em competências e resultados, estimulando as emoções positivas. Assessora de qualidade de vida e bem-estar na clínica de longevidade. O projeto, "Encontros Positivos", assessora pessoas com objetivo em desenvolver o potencial humano.

RENATA FREIRE: Administradora, Mestre em Desenvolvimento Local, MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor, Especialista em Gestão Empreendedora. Experiência de 10 anos em Extensão Universitária, parte deste tempo ocupando cargos no nível de gestão como, supervisora, gerente e coordenadora, responsável pela gestão de projetos sociais e eventos sociais, acadêmicos e corporativos. Atua como docente universitária há mais de 10 anos. Mentora de Carreira e empreendedorismo. Meu propósito de vida é contribuir com o Desenvolvimento Profissional e Pessoal de indivíduos.Atualmente, professora do curso de Administração da Estácio, Coordenadora do PROJETE/Laboratório de Prática de Gestão; Mentora de Empreendedorismo em SOMAR / BIOMANGUINHOS / FIOCRUZ.

KARLA FASSINI: É empreendedora desde 17 anos, tem 33 anos de expertise em negócios.Empresária na Curtiu Produções - Produtora Audiovisual, há 4 anos fundou a Rede Imulheres de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino. Atua como Produtora Executiva de Vídeos para Marcas e como Mentora de Empreendedoras. Ajudo mulheres a ativarem o seu poder e a usar a Comunicação Positiva com Estratégias Digitais para o Posicionamento de suas Marcas nas Mídias Sociais.

MÁRCIA THIMÓTEO: Engenheira, executiva no mercado corporativo em carreira desenvolvida em multinacionais; diretora de projetos da ACENIL- Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis. Empreendedora, cofundadora da rede Mulheres in Rio, escritora e co autora livro Revolucao 50+ Editora Leader, palestrante, consultora em Gestão Empresarial, mentora de negócios pela ABMEN – Associação Brasileira de Mentores de Negócios. Mentora voluntária em programas de formação complementar para jovens estudantes de escolas públicas com temas de inovação, empreendedorismo, inteligência emocional e soft skills.

VERONIQUE SALES: Graduada em TI, engenheira de software, desenvolvedora full stack e para web com expertise em SEO, bacharel em Administração e MBA em marketing. Possui mais de 20 anos de experiência no universo do marketing. Idealizou e criou a marca, desenvolveu a plataforma do Mulheres in Rio com o propósito em apoiar mulheres em sua jornada feminina e empreendedora em busca de conhecimento e proporcionar presença digital para seus negócios.

DENISE GARCIA: com mais de 35 anos de experiência, foi executiva em grandes empresas do segmento bancário, varejo e telecomunicações. Administradora de empresas, com especialização em Marketing, MBA em Gestão Empresarial, formada em Mentoring (Erlich Pessoas & Organizações) e, atualmente, é especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-estar e Autorrealização, pós-graduada pela PUC-RS. Palestrante e consultora para temas com foco em liderança, inteligência emocional, saúde mental, bem-estar e gerenciamento do estresse. Consultora e Instrutora do TLEX Institute, Instrutora da Organização Internacional Arte de Viver e co-autora do livro "Empreendedoras de Alta Performance do RJ", 2019, Ed.Leader.

JULIANA MATTOS: Administradora especializada em gestão empresarial e projetos. Após 6 anos a frente de uma marca de lingerie de altíssima qualidade e uma rede de quase 400 mulheres, uniu-se à Erica Rambalde e à marca Sexy Delícia. É, também, idealizadora do projeto “No dos outros é refresco”, que tem como objetivo fazer você se imaginar conversando sobre assuntos que jamais achou que seria capaz! Com leveza e transparência, chama a atenção de novos fãs do assunto Sensualidade e Sexualidade, trazendo-os para este mundo.

ÉRICA RAMBALDE: Bióloga de formação e empreendedora no Mercado Erótico e Sensual há mais de 15 anos. Em 2004, criou a marca Sexy Delícia, iniciando seu trabalho com o DELIVERY, tendo sido pioneira nesse modelo de negócios. Para ampliar suas vendas, criou o canal de Eventos, como Chá de Lingerie e Reuniões Femininas, e em seguida partiu para loja física e online simultaneamente. Sua história de empreendedorismo virou inspiração para o filme DE PERNAS PRO AR. Hoje, a empresária é Orientadora Sexual, Coach em Sexualidade e Relacionamentos e Coach para profissionais do Mercado Erótico e Sensual. Ela leva seu conhecimento através de palestras, cursos, consultoria e mentoria tanto para os consumidores finais como para os profissionais do mercado. 

URSULA LIMA: 1ª Mestra na Arte Marcial Ving Tsun de Kung Fu, reconhecida pela Federação Internacional Moy Yat Ving Tsun. Enxerga a arte marcial como uma cooperação, e não competição, entre as pessoas; A arte Ving Tsun foi criada por uma mulher e transmitida para uma mulher (a 1ª aluna foi uma mulher); Úrsula foi a 1a mulher, de toda a América do Sul, a receber título como Mestre Sênior que é o maior título por mérito; Recebeu o título na Philadelphia (EUA) em 2015 e, em 2018, no Brasil; Quer abrir caminhos nas artes marciais para as mulheres, fazer a "feminilização da guerra"; "Arte marcial para a luta do dia a dia", é a defesa pessoal emocional; Quer mostrar como a arte marcial pode melhorar e desenvolver o ser humano, trazendo uma vida melhor e transformando o ambiente em volta.Um dos exemplos do trabalho da Ursula foi o projeto realizado com a ONG UERÊ na Comunidade da Maré, Rio de Janeiro, em 2019, para meninas de até 10 anos, vítimas de violências físicas e emocionais, com o Projeto “O Despertar da Guerreira”. O Trabalho realizado pela ONG obteve tanto sucesso que gerou um livro “Aos Olhos dela...” retratando o processo de Inclusão e a perspectiva de futuro para as meninas que participaram.

ANA MATOS: Há três anos fiz a transição de carreira para atender como Terapeuta holística e Consteladora sistêmica. Ajudo pessoas a encontrar seu propósito de vida, desfazendo traumas e bloqueios, além de parar a repetição de padrões familiares. Faço atendimento de Constelação Familiar, Hipnose, Alinhamento energético e Coach de relacionamento. Há dezoito anos venho me especializando paralelamente em várias terapias dentre elas @nucleofogosagrado , professora da técnica alinhamento energético fogo sagrado . Sou mestra em Reike e consteladora familiar sistêmica. Sou terapeuta de cristais e fiz cura prânica com @cristinalunardi

ISABELA ROCHA: empreendedora, terapeuta energética, facilitadora Barras de Access e Mestre em Reiki. Minha missão é contribuir para que o maior número de pessoas expandam a consciência.

GAIA UTTARA: Graduada em Psicologia e pós-graduada em Gestão em RH. Mulher, Mãe, Sacerdotisa da Deusa, Xamã e Terapeuta Holística: Barra de Access, Theatahealing, Constelações Sistêmicas, Astróloga, Taróloga entre diversas outras. Meu caminho no holístico começou em 1999 e decidi abrir o espaço holístico GaiaHolistica em 2008 que é a minha paixão de vida na missão em conjunto da minha jornada com o coletivo. No caminho do sagrado tive vários mestres que foram de fundamental importância na minha jornada ate o momento: Wakanda Layuth, Soraya Mariani, Eliana Belluzo, Paula Raquel Xavier, Alecs Aua pajés e suas medicinas curadoras, dentre outros que moram no meu coração. Meu propósito de vida é atuar na partilha com o coletivo na cura da humanidade e na elevação do nosso planeta Gaia.

LUCIA HELENA GUIMARÃES: Formação em Hatha Yoga desde 2010. O yoga chegou em minha vida em momento muito difícil, mas foi através do conhecimento desta filosofia que a minha vida mudou totalmente. Foi através desta técnica milenar, que eu descobri o caminho de volta, para a plenitude interna, pois yoga é unificação. Hoje me realizo, dando aula, pois estou usando essa filosofia, que me ajudou e ajuda, em manter o equilíbrio em momentos difíceis. Hoje passo esse conhecimento através de minhas aulas.

BÁRBARA BORGES: Doutoranda em Farmacêutica clínica com atendimentos voltados para Aromaterapia e Fitoterapia, Florais de Bach e Cristaloterapia.

FERNANDA LANIERE: Empreendedora e consultora de moda íntima.

CHRISTIANE D’ELIA: Advogada e Consteladora. Pós-graduada em Direito Desportivo e Graduanda em Direitos Humanos e Cidadania. Mestranda em Ciências das Atividades Físicas. Pres. 3- Com. FUTSAL, Vice Pres. Auditora do STJD auto, Aud. 2- Com. FutRJ, Auditora do STJD Tênis e Vela. Mãe e tutora

PALMIRA MARGARIDA: PhD especialista em cheiros, emoções e arquétipos femininos. É fundadora da marca Perfumaria Ancestral e autora do livro Perfumaria Ancestral: aromas do universo feminino. Atualmente pesquisa sobre o erotismo do feminino na natureza e trabalha com mulheres há dez anos.

GEORGIA PIENTZ: Consultora de Imagem e Estilo, criadora do método Moda Ao Seu Modo com o propósito de empoderar e transformar a vida de centenas de mulheres, ajudando-as a realçar suas características únicas e especiais, sem rótulos.

NINA VILARDI: Atriz, roteirista, diretora, apresentadora bilíngue e produtora cultural, entre outras que surgem dentro da carreira artística. Formada em Comunicação pela PUC-RIO e com a formação teatral marcada pela CAL, Tablado, New York Film Academy e The Second City- Los Angeles. É autora da peça premiada como Melhor Espetáculo no Festival de Teatro do Rio de Janeiro, Brainstorming Anônimos, da peça adulta “O Fantástico Mundo da Hipocrisia” e da infantojuvenil “Me imagine”. Em 2018, ganhou o prêmio de Melhor Atriz, no II Festival de Cenas Curtas Biarte, pelo monólogo autoral “Estrelinha”. Em 2020, na pandemia, criou o filme Desculpa, onde mistura poesia, cinema, teatro, música e filosofia, para falar de questões como feminismo, depressão, assédio e carreira, entre outros temas. Desde 2020, é artista colaboradora no setor de Comunicação, Pesquisa e Criação de Conteúdo, da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.

Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

21/05 a 18/06

Horários

Sextas-feiras quinzenalmente, de 15h às 17h

O evento é aberto ao público apenas limitado a lotação da sala mediante inscrições. A inscrição é gratuita, porém, pedimos a contribuição de um Kit higiene (sabonete, creme dental e pacote de absorventes feminino) ou um leite em pó que serão doados para a Comunidade Mulheres de Pedra e Quilombo do Camorim. É importante sermos solidários nesse momento tão difícil para todos.


Temáticas:
21/05 – O Feminino Atemporal 
Inscreva-se AQUI

04/06 – Terapias Alternativas para Conexão e Felicitude
Inscreva-se AQUI

18/06 – Amor, Sexo e Idade
Inscreva-se AQUI

Local

Cidade das Artes

Sala

Sala de Leitura

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 01/01 a 27/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural.   A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros.   SOBRE A MAQUETE Com quase 1 metro de altura, cerca de 30 m², mais de uma tonelada e meia e com 947 mil peças, a LEGO® montou a sua maior construção já realizada para a América Latina, reproduzindo em blocos 25 ícones do Rio de Janeiro, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM) em 2016.   Foi a primeira vez que uma construção desse tipo demandou esforços de três equipes de diferentes fábricas da LEGO de forma simultânea, localizadas nos Estados Unidos, Dinamarca e República Tcheca. Foram necessárias mais de 50 pessoas no projeto, comandado pelos Master Builders, designers especializados na criação de esculturas com os blocos da marca.   Durante os Jogos de 2016, a maquete recebeu mais de 85 mil pessoas de diversas nacionalidades e idades, com uma grande presença de famílias inteiras, que a visitaram no Boulevard Olímpico, local onde ficou exposta.   Os 25 ícones representados na maquete de LEGO da cidade do Rio de Janeiro: 1. Cristo Redentor 2. Pão de Açúcar 3. Copacabana Palace 4. Calçadão de Copacabana 5. Arpoador 6. Calçadão de Ipanema 7. Lagoa Rodrigo de Freitas 8. Jardim Botânico 9. Floresta da Tijuca 10. Morro Dois Irmãos 11. Pedra da Gávea 12. Parque Olímpico do Rio 13. Parque Radical 14. Parque Madureira 15. Estádio Olímpico Nilton Santos (conhecido popularmente por Engenhão) 16. Igreja da Penha 17. Avenida Brasil / BRT 18. Estádio do Maracanã 19.  Sambódromo da Marquês de Sapucaí 20. Praça Mauá 21. Arcos da Lapa 22. VLT 23. Aterro do Flamengo 24. Comunidade Dona Marta 25. Catedral Metropolitana   Sobre o Grupo LEGO® O Grupo LEGO® é uma empresa privada com sede em Billund, na Dinamarca, e tem atuação em mais de 140 países. Fundada em 1932, a empresa é de propriedade da família Kirk Kristiansen e, baseada nos blocos da marca, é uma das principais fabricantes mundiais em brinquedos de montar. Medidas de Segurança    Serão adotados todos os protocolos de segurança necessários ao controle da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e álcool gel, medição de temperatura e controle da quantidade de pessoas no ambiente.    ENTRADA GRATUITA   [+] saiba mais Vacinação COVID-19 31/03 a 30/09 Outros A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou no dia 31 de março, na Cidade das Artes, mais um ponto de vacinação (PV) para facilitar o acesso da população.  A vacinação acontece no 2° andar da Cidade das Artes, no foyer da Grande Sala. É preciso apresentar documento de identidade, número do CPF e, se tiver, caderneta de vacinação. O comprovante de vacinação deverá ser guardado e apresentado quando chegar a hora de tomar a segunda dose da vacina. Confira o calendário oficial de vacinação em coronavirus.rio A vacinação contra a covid-19 a cada dia é destinada aos grupos prioritários indicados nos calendários oficiais de vacinação divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. A SMS alerta que diversos calendários fakes têm sido compartilhados pelo WhatsApp anunciando vacinação inclusive de faixas etárias não contempladas no Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde. Para não cair nessas fakes, verifique sempre nos sites e redes sociais oficiais da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.   [+] saiba mais Rio contra a fome 05/04 a 30/09 Outros Quando for vacinar, aproveite para doar! A campanha Rio Contra a Fome é uma iniciativa da Secretaria Especial da Juventude Carioca pra reduzir o impacto da pandemia na vida das pessoas que vivem em comunidades. Leve 1 kg de alimento não perecível em um dos nossos pontos de vacinação e faça parte da campanha. As doações arrecadadas na Cidade das Artes serão destinadas para a Frente CDD ( Instagram: @frentecdd ) [+] saiba mais Interlocuções: Psicanálise e Literatura 28/05 a 17/12 Arte e Conhecimento Projeto Interlocuções | O que diz a Psicanálise sobre as mulheres Nesse retorno do projeto, trazemos a discussão sobre o que diz a psicanálise sobre as mulheres, com a proposta de fazer articulações sobre a diferença sexual na teoria psicanalítica, enfatizando o que disse Freud e Lacan sobre as mulheres, levando-nos a uma diferenciação entre o conceito do feminino na psicanálise e a feminilidade defendida pelos movimentos feministas ao longo dos séculos. Destes movimentos ressaltamos o pioneirismo de Simone de Beauvoir na França em meados do Século XX, o qual tomaremos como referência inicialmente. Em paralelo com a escrita de Beauvoir, seguiremos os passos da psicanálise com a leitura de textos de Freud e Lacan que dissertam sobre o tema.   [+] saiba mais A Força do Feminino | Exposição 04/06 a 03/07 Arte e Conhecimento OCÍ FERREIRA é uma poetisa e artista plástica expressionista, autodidata, nascida na periferia do Rio de Janeiro. Viu boa parte da sua vida, de sua mãe e suas sete irmãs, ser fortemente oprimida pelo machismo e abuso psicológico. Essas grandes mulheres se uniram, se fortaleceram, e mudaram suas vidas. Ocí se tornou uma empresária de sucesso no mundo da moda, mas foi na Arte onde encontrou a si mesma. Em sua exposição, "A Força do Feminino", quase todas obras de arte - sempre acompanhadas de crônicas ou poesias - retratam suas vivências e de tantas outras mulheres oprimidas pelo patriarcado tão intrínseco em nossa sociedade. O maior objetivo desta exposição é ampliar o debate sobre todas as questões femininas e conscientizar sobre a necessidade do combate à violência contra a mulher e igualdade de direitos em todos os seus aspectos. A "Força do Feminino" é um mergulho neste universo cheio de cores, formas, poesias e dores. [+] saiba mais Série de Câmara 2021 - Duo Querubim (Camila Marliere e Tibor Fittel) 26/06 Música CIDADE DAS ARTES APRESENTA GRANDES ESPETÁCULOS EM SEU TEATRO DE CÂMARA Série de Câmara 2021 fortalece abertura de espaços culturais nos fins de semana de junho Mês dos Namorados dá o tom romântico à temporada Com curadoria de Sofia Ceccato, flautista, solista de Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica de Mulheres , a Série de Câmara Cidade das Artes apresenta trabalhos de destaque nos dias 12, 13, 19 e 20 e 26 e 27 de junho – sempre sábados (18 horas) e domingos (11 horas) no Teatro de Câmara da fundação. Montadas aos poucos, com artistas de uma mesma família, casais e amigos em atividade constante, os shows tiveram essa preocupação por causa da pandemia. “Era necessário ter pessoas morando sob o mesmo teto, ou trabalhando diariamente, sempre sendo testadas contra Covid para que não houvesse proliferação do vírus” comenta Sofia. Talento, acesso, diversidade e pluralidade foram os requisitos para a escolha do repertório e para quem não conhece bem as séries de câmara elas são feitas para apresentação em espaços pequenos como salas, pequenos salões ou em recepções íntimas. A Cidade das Artes possui uma das melhores acústicas para esse tipo de música, na cidade do Rio de janeiro. [+] saiba mais SHOW ‘ELZAS’ | Live Musical 26/06 Musical O musical ‘Elza’ estreou em 2018 e se tornou um fenômeno, com apresentações em dezenas de cidades brasileiras, mais de 120 mil espectadores na plateia e todos os principais troféus das mais importantes premiações do gênero. No mês em que Elza Soares – a grande homenageada de toda essa empreitada – completa 91 anos de vida, o espetáculo dá origem a um show inédito, com as atrizes-cantoras do elenco da peça e a participação especial do cantor Caio Prado. ‘ELZAS’ terá transmissão ao vivo gratuita no próximo dia 26 de junho, às 20h, diretamente do palco da Cidade das Artes (Rio de Janeiro). ‘ELZAS’ terá um roteiro musical novo, com algumas canções do espetáculo e outras gravações de Elza inéditas nas vozes das cantoras do elenco, formado por Janamô, Júlia Tizumba, Késia Estácio, Khrystal, Verônica Bonfim e a artista convidada Larissa Luz. Clássicos como ‘Se Acaso Você Chegasse’, ‘Malandro’ e ‘Lama’ se misturam a músicas mais recentes do repertório da homenageada, caso de ‘A Mulher do Fim do Mundo’ e ‘Maria da Vila Matilde’. O show recebeu uma identidade visual nova, da mesma forma que os arranjos e a direção musical também se renovaram. Ainda que a teatralidade esteja sempre presente, a linguagem de ‘ELZAS’ é a de um show. A participação especial de Caio Prado será mais um elemento exclusivo da apresentação, reforçando o seu caráter diverso e festivo. Caio é autor de ‘Não Recomendado’, canção gravada por Elza em seu último álbum, ‘Planeta Fome’. O Show ‘ELZAS’ tem direção musical e artística de Larissa Luz. Estamos levando nosso novo show para a sua casa. Fique em casa, se puder. A Sarau e a Cidade das Artes adotaram todas as medidas previstas na legislação para enfrentamento à disseminação da COVID-19, de forma a zelar pela saúde de toda a equipe contratada e permitir o exercício da profissão com segurança. Nosso espetáculo será acessível e gratuito a todos, mas se puder, faça a sua colaboração consciente. Muitas pessoas estão trabalhando para que esse show possa acontecer! [+] saiba mais Série de Câmara 2021 - Quinteto Rio 27/06 Música CIDADE DAS ARTES APRESENTA GRANDES ESPETÁCULOS EM SEU TEATRO DE CÂMARA Série de Câmara 2021 fortalece abertura de espaços culturais nos fins de semana de junho Mês dos Namorados dá o tom romântico à temporada Com curadoria de Sofia Ceccato, flautista, solista de Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da Orquestra Sinfônica de Mulheres , a Série de Câmara Cidade das Artes apresenta trabalhos de destaque nos dias 12, 13, 19 e 20 e 26 e 27 de junho – sempre sábados (18 horas) e domingos (11 horas) no Teatro de Câmara da fundação. Montadas aos poucos, com artistas de uma mesma família, casais e amigos em atividade constante, os shows tiveram essa preocupação por causa da pandemia. “Era necessário ter pessoas morando sob o mesmo teto, ou trabalhando diariamente, sempre sendo testadas contra Covid para que não houvesse proliferação do vírus” comenta Sofia. Talento, acesso, diversidade e pluralidade foram os requisitos para a escolha do repertório e para quem não conhece bem as séries de câmara elas são feitas para apresentação em espaços pequenos como salas, pequenos salões ou em recepções íntimas. A Cidade das Artes possui uma das melhores acústicas para esse tipo de música, na cidade do Rio de janeiro. [+] saiba mais BEETHOVEN FEST 2021 | Concerto 03/07 a 17/07 Música Ministério do Turismo e Innospec apresentam Beethoven nasceu há 250 anos, mas sua música continua encantando, emocionando e divertindo as plateias até o dia de hoje. E é para celebrar a obra de um dos maiores gênios da música clássica que apresentamos o "Beethoven Fest"! Durante o mês de julho, a Orquestra Rio Sinfônica e a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro ocupam a Grande Sala da Cidade das Artes para 3 concertos dedicados ao compositor. Inspirado pelos grandes festivais europeus, o "Beethoven Fest" combina grandes solistas do cenário nacional, maestros destacados e programas instigantes, tudo isso em um formato dinâmico e divertido, proporcionando ao público um emocionante mergulho na obra do mestre de Bonn!   [+] saiba mais As sete notas do arco-íris I Lançamento de livro 10/07 Arte e Conhecimento Que tal aprender um instrumento musical? Ou mesmo desafiar-se a compor uma música? O livro As sete notas do arco-íris, apresenta a metodologia de introdução musical da cantora, atriz e diretora de escola música Georgeana Bonow, conhecida pelos pequenos como Tia Gê. Nessa obra, a teoria musical é apresentada de forma divertida e ilustrada, numa linguagem acessível aos pequenos, tornando esse estudo muito prazeroso. Ritmo, melodia, composições e até a confecção de um instrumento, estão presentes no livro, ideal para entreter e ensinar crianças de todas as idades.   [+] saiba mais Dicionário Amoroso de Valores | Atividade educativa com os pequenos 17/07 Arte e Conhecimento Sim, os tempos mudaram...e as pessoas mudaram também? Estamos em 2021 e conseguimos conviver bem em grupo? Sabemos nos relacionar? Quais são os exemplos que as crianças veem todos os dias? Sabemos escutar, entender ou nos colocar no lugar do outro? O dicionário expõe de forma amorosa o que são `` valores`` tão importantes como a amizade, a autonomia, a beleza, a esperança, a honestidade, a justiça e outros....Frases curtas e objetivas facilitam a interpretação. Será que o tesouro é o diálogo? Sim, é um momento precioso para ouvirmos uns aos outros e precisamos contar nossas ideias e pensamentos. Dialogar sobre as questões do nosso cotidiano para amplificarmos as nossas ideias e pensamentos. E se fosse eu? O que eu faria? E se fosse comigo? O livro tem como objetivo repensar os valores e a ética na educação para proporcionar maior diálogo entre as crianças e tornar o futuro melhor. Por meio de pequenas histórias ilustrando cada valor enriquecidas com uma linda imagem. O grande segredo é compartilhar a leitura entre pais e filhos ou professores e alunos despertando o diálogo e a comunicação. Assim então, seremos capazes juntos de transformar o mundo num lugar mais amoroso para vivermos. Esse será um encontro para proporcionar a troca entre as crianças e os adultos O BARALHO RODA DA CONVERSA APRESENTA 40 SITUAÇÕES DA REALIDADE DO NOSSO COTIDIANO PARA O DIÁLOGO COM OBJETIVO DE DAR VEZ E VOZ AO JOVEM. É uma ferramenta que permite trabalhar as interações que nem sempre são observadas na família e na escola, onde as crianças deveriam aprender a expressar seus sentimentos, desejos, opiniões e direitos, tendo a oportunidade de refletir e observar suas reações diante de fatos do dia a dia. É um material elaborado como recurso lúdico [+] saiba mais