Fundação Cidade das Artes

Programação » MULHERES IN RIO | Roda de Conversa

Evento Encerrado

MULHERES IN RIO | Roda de Conversa



Mulheres in Rio retoma as atividades presenciais, respeitando todos os cuidados e recomendações da OMS.

A cada quinzena, das 15 às 17h, uma Roda de Conversa, sempre trazendo na programação mulheres que são referência ou potenciais influenciadoras com impacto social de seus projetos.

São mulheres incríveis confirmadíssimas para a Roda de Conversa Mulheres in Rio. 


21/05 - Tema:  O Feminino Atemporal

Este dia será dedicado ao Feminino Atemporal, destacando mulheres que trazem a força e o impacto da mulher na sociedade, hoje e no futuro. A discussão será em torno do papel da mulher ageless que independentemente da idade, busca espaço para continuar atuante e contribuindo com um futuro inclusivo. Será apresentado também as questões da mulher na Ciência e Tecnologia, conquistas, desafios e caminhos para o Futuro. E teremos a mulher, mãe, empreendedora, em busca de reforçar sua marca pessoal e a visibilidade de seus produtos e serviços.

Inscrição: https://forms.gle/kf2YQLAuZQHYvzwM8


Mesa 1
Horário: de 15h às 16h
Assunto: A Mulher do Futuro: Márcia Monteiro e Lindalia Junqueira Reis

Mesa 2
Horário: de 16h às 17h
Assunto: Empreendedoras do agora: Renata Freire, Fátima Fernandes, Fábia de Carvalho, Karla Fassini e Sonia Garcia

Mediadoras: Marcia Thimoteo e Veronique Sales


------------------------------------------------------------


04/06 Tema:  Conexão e Equilíbrio

Este dia será dedicado à nossa conexão com a terra, elementos da natureza e terapias de reconexão do corpo e mente para reequilibrar energias, ter saúde física e mental
para tomar melhores decisões.

Inscrição:  https://forms.gle/R4CGXibHcZuobk9E7

Assunto: Defesa pessoal e Emocional e Terapias Holisticas

Horário: de 15h às 17h

Convidadas: Ursula Lima, Ana Matos, Isabela Rocha, Gabriela Caldas (GÀIA UTTARA), Lucia Guimarães, Bárbara Borges e Denise Garcia

Mediadoras: Christiane D’ Elia, Marcia Thimoteo e Veronique Sales
 

-------------------------------------------------------------

18/06 Tema: Amor, sensualidade e maturidade

Este dia será dedicado a TEMAS que mexem com o corpo e alma. Quebraremos alguns Tabus falando de Sexo, Amor e maturidade. Tudo junto e misturado.

Inscrição: https://forms.gle/YczBAfFFoobkgE2n9


Mesa 01
Horário: de 15h às 15h30
Assunto: Amor e Sexualidade: Juliana Monteiro

Mesa 02
Horário: de 15h30 às 16h
Assunto: Sensualidade na Maturidade: Érica Rambalde e Fernanda Laniere

Mesa 03
Horário: de 16h às 17h
Assunto: O amor começa por você: Palmira Margarida e Georgia Pientz

Mediadoras: Marcia Thimoteo, Nina Vilardi e Veronique Sales


---------------------------------------------

SOBRE AS PALESTRANTES

LINDALIA JUNQUEIRA REIS:
CEO Ions Innovation e do Hacking.Rio, a maior maratona de desenvolvedores da América Latina. Foi a 1ª brasileira selecionada pela Singularity University EP10 NASA. Prof e Coord. na Universidade FGV de empreendedorismo, inovação e cidades inteligentes. Embaixadora Global Women in Tech Chapter Brasil. Co-Champion MIT REAP, Conselheira CTSmart, Rio2C, Junior Achievment e Conselho Editorial MIT Technology Review. Premiada no IBC Innovation Awards, melhor programa de inovação da TV Globo, no Spark Awards como melhor aceleradora de startups, criou a 1a pré aceleradora de startups e no Startup Awards 2020 como “Heroína do Ecossistema Startups do Brasil”. Membro do Mulheres do Brasil, Rede Mulheres Empreendedoras, MIA Mulheres Investidoras Anjo, Embaixadora do Instituto Dona de Si, Investidora anjo de Startups como Gama Academy, Geek Hunter, Previsiown, Congresse.me, Beleaf, Fala Universidades e Multiledgers.

MARCIA MONTEIRO: Jornalista, 50+, curiosa, entusiasta do lifelong learning e da busca pela diversidade geracional no mundo corporativo. Pesquisadora de longevidade e tendências, defensora da geração “Perennial/Ageless" que implode as "caixinhas" de padrão de comportamento. Fundadora da Geração Ilimitada, Estudos e Palestras. Integrante da turma de Estudos de Futuro da Casa Firjan e pós-graduanda em Influência Digital na PUC-RS. Com mais de 30 anos de experiência em TV, atualmente, chefe de redação do Globo Repórter, mãe e aberta a novas descobertas.

FÁTIMA FERNANDES: Especialista em Gestão de Reputação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Códigos Comportamentais e em Consultoria de Imagem e Estilo, compondo um perfil estratégico para a gestão da Marca Pessoal e Reputação.

SONIA GARCIA: Diretora Executiva da UNIVERSO Consultoria & Serviços. Com mais de 35 anos no mundo Corporativo, Especialista em RH, Gestão de Pessoas e Psicologia, Coach, PNL Practitioner. É Palestrante com Certificações Internacionais em Mentoring, Head Trainer, Management Effectiveness e High Impact Presentations . Ativista no Trabalho Voluntário no UNIVERSO do BEM destinado causas sociais.

FÁBIA DE CARVALHO: Meu propósito é desenvolver o potencial do ser humano, despertando o seu melhor. Administradora, foco em competências e resultados, estimulando as emoções positivas. Assessora de qualidade de vida e bem-estar na clínica de longevidade. O projeto, "Encontros Positivos", assessora pessoas com objetivo em desenvolver o potencial humano.

RENATA FREIRE: Administradora, Mestre em Desenvolvimento Local, MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor, Especialista em Gestão Empreendedora. Experiência de 10 anos em Extensão Universitária, parte deste tempo ocupando cargos no nível de gestão como, supervisora, gerente e coordenadora, responsável pela gestão de projetos sociais e eventos sociais, acadêmicos e corporativos. Atua como docente universitária há mais de 10 anos. Mentora de Carreira e empreendedorismo. Meu propósito de vida é contribuir com o Desenvolvimento Profissional e Pessoal de indivíduos.Atualmente, professora do curso de Administração da Estácio, Coordenadora do PROJETE/Laboratório de Prática de Gestão; Mentora de Empreendedorismo em SOMAR / BIOMANGUINHOS / FIOCRUZ.

KARLA FASSINI: É empreendedora desde 17 anos, tem 33 anos de expertise em negócios.Empresária na Curtiu Produções - Produtora Audiovisual, há 4 anos fundou a Rede Imulheres de Empoderamento e Empreendedorismo Feminino. Atua como Produtora Executiva de Vídeos para Marcas e como Mentora de Empreendedoras. Ajudo mulheres a ativarem o seu poder e a usar a Comunicação Positiva com Estratégias Digitais para o Posicionamento de suas Marcas nas Mídias Sociais.

MÁRCIA THIMÓTEO: Engenheira, executiva no mercado corporativo em carreira desenvolvida em multinacionais; diretora de projetos da ACENIL- Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis. Empreendedora, cofundadora da rede Mulheres in Rio, escritora e co autora livro Revolucao 50+ Editora Leader, palestrante, consultora em Gestão Empresarial, mentora de negócios pela ABMEN – Associação Brasileira de Mentores de Negócios. Mentora voluntária em programas de formação complementar para jovens estudantes de escolas públicas com temas de inovação, empreendedorismo, inteligência emocional e soft skills.

VERONIQUE SALES: Graduada em TI, engenheira de software, desenvolvedora full stack e para web com expertise em SEO, bacharel em Administração e MBA em marketing. Possui mais de 20 anos de experiência no universo do marketing. Idealizou e criou a marca, desenvolveu a plataforma do Mulheres in Rio com o propósito em apoiar mulheres em sua jornada feminina e empreendedora em busca de conhecimento e proporcionar presença digital para seus negócios.

DENISE GARCIA: com mais de 35 anos de experiência, foi executiva em grandes empresas do segmento bancário, varejo e telecomunicações. Administradora de empresas, com especialização em Marketing, MBA em Gestão Empresarial, formada em Mentoring (Erlich Pessoas & Organizações) e, atualmente, é especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-estar e Autorrealização, pós-graduada pela PUC-RS. Palestrante e consultora para temas com foco em liderança, inteligência emocional, saúde mental, bem-estar e gerenciamento do estresse. Consultora e Instrutora do TLEX Institute, Instrutora da Organização Internacional Arte de Viver e co-autora do livro "Empreendedoras de Alta Performance do RJ", 2019, Ed.Leader.

JULIANA MATTOS: Administradora especializada em gestão empresarial e projetos. Após 6 anos a frente de uma marca de lingerie de altíssima qualidade e uma rede de quase 400 mulheres, uniu-se à Erica Rambalde e à marca Sexy Delícia. É, também, idealizadora do projeto “No dos outros é refresco”, que tem como objetivo fazer você se imaginar conversando sobre assuntos que jamais achou que seria capaz! Com leveza e transparência, chama a atenção de novos fãs do assunto Sensualidade e Sexualidade, trazendo-os para este mundo.

ÉRICA RAMBALDE: Bióloga de formação e empreendedora no Mercado Erótico e Sensual há mais de 15 anos. Em 2004, criou a marca Sexy Delícia, iniciando seu trabalho com o DELIVERY, tendo sido pioneira nesse modelo de negócios. Para ampliar suas vendas, criou o canal de Eventos, como Chá de Lingerie e Reuniões Femininas, e em seguida partiu para loja física e online simultaneamente. Sua história de empreendedorismo virou inspiração para o filme DE PERNAS PRO AR. Hoje, a empresária é Orientadora Sexual, Coach em Sexualidade e Relacionamentos e Coach para profissionais do Mercado Erótico e Sensual. Ela leva seu conhecimento através de palestras, cursos, consultoria e mentoria tanto para os consumidores finais como para os profissionais do mercado. 

URSULA LIMA: 1ª Mestra na Arte Marcial Ving Tsun de Kung Fu, reconhecida pela Federação Internacional Moy Yat Ving Tsun. Enxerga a arte marcial como uma cooperação, e não competição, entre as pessoas; A arte Ving Tsun foi criada por uma mulher e transmitida para uma mulher (a 1ª aluna foi uma mulher); Úrsula foi a 1a mulher, de toda a América do Sul, a receber título como Mestre Sênior que é o maior título por mérito; Recebeu o título na Philadelphia (EUA) em 2015 e, em 2018, no Brasil; Quer abrir caminhos nas artes marciais para as mulheres, fazer a "feminilização da guerra"; "Arte marcial para a luta do dia a dia", é a defesa pessoal emocional; Quer mostrar como a arte marcial pode melhorar e desenvolver o ser humano, trazendo uma vida melhor e transformando o ambiente em volta.Um dos exemplos do trabalho da Ursula foi o projeto realizado com a ONG UERÊ na Comunidade da Maré, Rio de Janeiro, em 2019, para meninas de até 10 anos, vítimas de violências físicas e emocionais, com o Projeto “O Despertar da Guerreira”. O Trabalho realizado pela ONG obteve tanto sucesso que gerou um livro “Aos Olhos dela...” retratando o processo de Inclusão e a perspectiva de futuro para as meninas que participaram.

ANA MATOS: Há três anos fiz a transição de carreira para atender como Terapeuta holística e Consteladora sistêmica. Ajudo pessoas a encontrar seu propósito de vida, desfazendo traumas e bloqueios, além de parar a repetição de padrões familiares. Faço atendimento de Constelação Familiar, Hipnose, Alinhamento energético e Coach de relacionamento. Há dezoito anos venho me especializando paralelamente em várias terapias dentre elas @nucleofogosagrado , professora da técnica alinhamento energético fogo sagrado . Sou mestra em Reike e consteladora familiar sistêmica. Sou terapeuta de cristais e fiz cura prânica com @cristinalunardi

ISABELA ROCHA: empreendedora, terapeuta energética, facilitadora Barras de Access e Mestre em Reiki. Minha missão é contribuir para que o maior número de pessoas expandam a consciência.

GAIA UTTARA: Graduada em Psicologia e pós-graduada em Gestão em RH. Mulher, Mãe, Sacerdotisa da Deusa, Xamã e Terapeuta Holística: Barra de Access, Theatahealing, Constelações Sistêmicas, Astróloga, Taróloga entre diversas outras. Meu caminho no holístico começou em 1999 e decidi abrir o espaço holístico GaiaHolistica em 2008 que é a minha paixão de vida na missão em conjunto da minha jornada com o coletivo. No caminho do sagrado tive vários mestres que foram de fundamental importância na minha jornada ate o momento: Wakanda Layuth, Soraya Mariani, Eliana Belluzo, Paula Raquel Xavier, Alecs Aua pajés e suas medicinas curadoras, dentre outros que moram no meu coração. Meu propósito de vida é atuar na partilha com o coletivo na cura da humanidade e na elevação do nosso planeta Gaia.

LUCIA HELENA GUIMARÃES: Formação em Hatha Yoga desde 2010. O yoga chegou em minha vida em momento muito difícil, mas foi através do conhecimento desta filosofia que a minha vida mudou totalmente. Foi através desta técnica milenar, que eu descobri o caminho de volta, para a plenitude interna, pois yoga é unificação. Hoje me realizo, dando aula, pois estou usando essa filosofia, que me ajudou e ajuda, em manter o equilíbrio em momentos difíceis. Hoje passo esse conhecimento através de minhas aulas.

BÁRBARA BORGES: Doutoranda em Farmacêutica clínica com atendimentos voltados para Aromaterapia e Fitoterapia, Florais de Bach e Cristaloterapia.

FERNANDA LANIERE: Empreendedora e consultora de moda íntima.

CHRISTIANE D’ELIA: Advogada e Consteladora. Pós-graduada em Direito Desportivo e Graduanda em Direitos Humanos e Cidadania. Mestranda em Ciências das Atividades Físicas. Pres. 3- Com. FUTSAL, Vice Pres. Auditora do STJD auto, Aud. 2- Com. FutRJ, Auditora do STJD Tênis e Vela. Mãe e tutora

PALMIRA MARGARIDA: PhD especialista em cheiros, emoções e arquétipos femininos. É fundadora da marca Perfumaria Ancestral e autora do livro Perfumaria Ancestral: aromas do universo feminino. Atualmente pesquisa sobre o erotismo do feminino na natureza e trabalha com mulheres há dez anos.

GEORGIA PIENTZ: Consultora de Imagem e Estilo, criadora do método Moda Ao Seu Modo com o propósito de empoderar e transformar a vida de centenas de mulheres, ajudando-as a realçar suas características únicas e especiais, sem rótulos.

NINA VILARDI: Atriz, roteirista, diretora, apresentadora bilíngue e produtora cultural, entre outras que surgem dentro da carreira artística. Formada em Comunicação pela PUC-RIO e com a formação teatral marcada pela CAL, Tablado, New York Film Academy e The Second City- Los Angeles. É autora da peça premiada como Melhor Espetáculo no Festival de Teatro do Rio de Janeiro, Brainstorming Anônimos, da peça adulta “O Fantástico Mundo da Hipocrisia” e da infantojuvenil “Me imagine”. Em 2018, ganhou o prêmio de Melhor Atriz, no II Festival de Cenas Curtas Biarte, pelo monólogo autoral “Estrelinha”. Em 2020, na pandemia, criou o filme Desculpa, onde mistura poesia, cinema, teatro, música e filosofia, para falar de questões como feminismo, depressão, assédio e carreira, entre outros temas. Desde 2020, é artista colaboradora no setor de Comunicação, Pesquisa e Criação de Conteúdo, da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro.




Informações Gerais

Datas

21/05/21 a 18/06/21

Horários

Sextas-feiras quinzenalmente, de 15h às 17h

O evento é aberto ao público apenas limitado a lotação da sala mediante inscrições. A inscrição é gratuita, porém, pedimos a contribuição de um Kit higiene (sabonete, creme dental e pacote de absorventes feminino) ou um leite em pó que serão doados para a Comunidade Mulheres de Pedra e Quilombo do Camorim. É importante sermos solidários nesse momento tão difícil para todos.


Temáticas:
21/05 – O Feminino Atemporal 
Inscreva-se AQUI

04/06 – Terapias Alternativas para Conexão e Felicitude
Inscreva-se AQUI

18/06 – Amor, Sexo e Idade
Inscreva-se AQUI

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais Água de Meninos - Fantasia poética em dois atos 22/11 a 07/12 Dança Ministério da Cultura e Associação de Ballet do Rio de Janeiro apresentam Companhia Ballet Dalar Achcar Trilha de Tom Jobim, será apresentada pela primeira vez com coreografia da Cia de Ballet Dalal Achcar A partitura foi presente do grande maestro e ícone da Bossa Nova à coreógrafa Dalal Achcar 60 anos atrás. O espetáculo “Água de Meninos - Fantasia Poética em Dois Atos” conta, ainda, com releituras da música popular brasileira A mestre de ballet e coreógrafa Dalal Achcar guardou por mais de 60 anos uma partitura inédita de Tom Jobim. A obra, intitulada "Água de Meninos", foi encomendada ao compositor para ser trilha de um de seus ballets, que vai ser apresentado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a partir do dia 22 de novembro. O espetáculo inédito “Água de Meninos - Fantasia Poética em Dois Atos”, conta com produção da Aventura e patrocínio master da Vale e da Bradesco Seguros, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Após mais de 20 anos sem criar uma coreografia, Dalal Achcar assina o espetáculo em parceria com Eric Frederic, maître de ballet da Cia de Ballet Dalal Achcar. No palco, 21 bailarinos contam a história de amizade entre coreógrafa e Tom Jobim. Arranjada para orquestra sinfônica pelo maestro Radamés Gnattali, o espetáculo se passa entre o Rio de Janeiro e Salvador. Além dos bailarinos da Cia de Ballet Dalal Achcar, a montagem conta com Claudia Mota, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, interpretando Dalal, Manoel Francisco como Tom Jobim e Irene Orazem com Madame Makarova, professora e mestra da Dalal. Para Dalal Achcar, tirar da gaveta e realizar o ballet "Água de Meninos"; é uma forma de homenagear o amigo, além de valorizar a cultura brasileira. - "Mostrar para o Brasil a riqueza que temos em termos de música, de dança e de manifestações populares é magnífico, ainda mais nos dias de hoje em que tudo é digital. Reviver o Tom, que foi quem popularizou a música brasileira no mundo inteiro, é uma forma de fazer essa nova geração se dar conta da riqueza dos artistas brasileiros que marcaram época." Na trilha inédita, Tom Jobim incluiu canções como por exemplo “Eu Preciso de Você”, “Água de Beber”, “Quebra Pedra”, além de batuques de capoeira. O espetáculo conta ainda com músicas de grandes nomes da música brasileira como Baden Powell, com “Canto de Yemanjá”; Dorival Caymmi, com “Pescaria” e “Você Já Foi à Bahia”; Pixinguinha, com “Naquele Tempo e Quem é Você?” e Vinicius de Moraes, com as clássicas “Garota de Ipanema”. Ao todo, 23 músicas compõem o repertório de “Água de Meninos”. "Quando a Dalal me contou sobre Água de Meninos, esse presente que ela ganhou de Tom Jobim, e me chamou para coreografar junto com ela, foi uma gratidão imensa. A Dalal é apaixonada pela Bahia e eu também tenho essa região do Brasil no coração. Esse é um ballet que representa a cultura brasileira, tivemos um cuidado em trazer para a atualidade o Rio de Janeiro dos anos 60, a feira popular em Salvador, a amizade entre Dalal e Tom e, é claro, a importância da Bossa Nova". - Destaca Eric Frederic. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Interlocuções | Literatura, Arte e Psicanálise 02/05 a 14/11 Arte e Conhecimento Tema central: Laços que Ferem Proposta: articulação entre literatura e clínica psicanalítica Condução: Marília Rossetto e Gilda Pitombo A roda de conversa “Laços que Ferem” busca criar um espaço de reflexão sobre as marcas subjetivas dos vínculos que, em vez de nutrirem, produzem dor e aprisionamento. A proposta articula literatura e clínica psicanalítica como vias de elaboração simbólica: a escrita de Clarice Lispector e Sylvia Plath oferece imagens e metáforas para que as participantes possam nomear e elaborar experiências que frequentemente permanecem silenciadas. • Roda de Conversa: espaço horizontal, circular, de fala e escuta. • Leitura de trechos literários: fragmentos de Clarice Lispector e Sylvia Plath como disparadores simbólicos. • Articulação clínica: conceitos psicanalíticos apresentados em linguagem acessível (compulsão à repetição, desamparo, voz feminina, renascimento). • Exercícios simbólicos: escrita breve, silêncio, leitura coletiva. • Fechamento afetivo: elaboração conjunta, ritual coletivo de encerramento.   Encontro 1 – 03 de outubro de 2025 Título: O Estranhamento do Laço Objetivo: reconhecer como vínculos podem nascer do desamparo, da repetição e da esperança que fere. Literatura: Clarice Lispector – Laços de Família; Sylvia Plath – A Redoma de Vidro. Pontos clínicos: • Compulsão à repetição nos vínculos. • O desamparo como origem dos laços. • Diferença entre vínculo vivo e laço aprisionante. Proposta prática: • Leitura breve de Clarice. • Pergunta disparadora: “Quando foi a primeira vez que você percebeu que um vínculo também podia ferir?” • Escuta circular. • Escrita simbólica: “O laço que mais me prende é...”. Encontro 2 – 14 de novembro de 2025 Título: A Ferida e o Renascimento Objetivo: elaborar como a dor se inscreve no corpo e pode ser transformada em palavra, criação e escolha. Literatura: Clarice Lispector – A Paixão Segundo G.H.; Sylvia Plath – Ariel. Pontos clínicos: • O corpo falante e o sintoma como linguagem. • A voz feminina: da ferida ao dizer. • Romper com a repetição: o laço consigo mesma. Proposta prática: • Leitura de poema de Plath (Lady Lazarus). • Pergunta disparadora: “O que em você pode nascer quando um laço morre?” • Escrita de carta a si mesma como “novo começo”. • Leitura coletiva de um verso de Plath como encerramento. Resultados esperados • Favorecer a elaboração simbólica das experiências de dor nos vínculos. • Estimular a apropriação da voz feminina como espaço de resistência e criação. • Promover um ambiente de escuta clínica e literária, fortalecendo a subjetividade e o laço coletivo. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Série OSB 85 anos | Concerto 15/11 a 16/11 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira leva espetáculo da Série OSB 85 anos à Cidade das Artes Concertos contam com a regência da maestra Nathalie Marin e com o trombonista Eduardo Machado como solista Nos dias 15 e 16 de novembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira leva mais um espetáculo da Série OSB 85 anos ao palco da Grande Sala da Cidade das Artes. Sob regência da maestra francesa Nathalie Marin, o repertório conta com obras de Louise Farrenc, Henri Tomasi e Maurice Ravel. O trombonista da OSB Eduardo Machado é o solista das apresentações. [+] saiba mais Tardezinha Hanoi Kids | Contação de História 22/11 Arte e Conhecimento Venha curtir uma tarde divertida com contação de histórias e atividades de desenho a partir do nosso catálogo de livro infantis: https://loja.hanoieditora.com.br/buscar?q=kids SOBRE A EDITORA A Hanoi Editora é uma empresa que nasceu com a missão de publicar livros que vão além do entretenimento. Nosso catálogo é formado por obras que promovem a espiritualidade, o autoconhecimento e a reflexão filosófica, criando experiências de leitura que inspiram a transformação interior. Mais do que livros, a Hanoi oferece ao público convites para uma jornada de crescimento pessoal e conexão com a sabedoria. Atuando em diferentes gêneros — como filosofia, espiritualidade, poesia, desenvolvimento pessoal, ficção e não ficção —, a editora preserva sempre um mesmo fio condutor: o de apresentar literatura com propósito. Dentro desse espírito surgiu o selo Hanoi Kids, dedicado ao público infantil e juvenil. Os livros publicados nesse selo procuram despertar desde cedo a criatividade, a sensibilidade e o senso de valores nas crianças, oferecendo histórias que dialogam com a contemplação e a descoberta do mundo interior. Obras como Silêncio, estou ouvindo você, Abayomi: A Menina de Trança e O que você está cultivando? exemplificam esse cuidado, combinando narrativas acessíveis e poéticas com projetos gráficos de grande delicadeza. Assim, o selo estabelece-se como um espaço onde literatura, ilustração e reflexão se unem para formar leitores mais atentos, conscientes e imaginativos. [+] saiba mais RIO WEBFEST 2025 | Abertura Oficial 28/11 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. [+] saiba mais Paixão de Ler 29/11 Arte e Conhecimento Tema: Ferreira Gullar O Rio Webfest, considerado o maior festival de webséries do mundo, chega à sua nova edição em grande estilo, ocupando um dos mais emblemáticos espaços culturais do país: a Cidade das Artes, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2025. Como parte da programação cultural do festival e em celebração ao tradicional projeto Paixão de Ler, a Biblioteca Municipal Ziraldo promoverá um painel presencial em formato de bate-papo, em homenagem ao renomado autor Ferreira Gullar, figura central da edição deste ano. O encontro será uma oportunidade única para o público conhecer mais profundamente a vida e a obra de Gullar, bem como as adaptações audiovisuais que seus textos inspiraram. O painel contará com convidados especiais e especialistas, proporcionando reflexões sobre o impacto literário e cultural do autor na literatura brasileira e em outras linguagens narrativas. [+] saiba mais RIO WEBFEST Awards 2025 | Premiação 01/12 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.   [+] saiba mais Língua Viva 2025 | A dor de existir, estética e estilo na literatura 03/12 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: A dor de existir, estética e estilo na literatura. DATA: 03/12/2025 A dor de existir se impõe pela condição humana frente ao desamparo, às perdas, à solidão e à finitude. Para muitos, o sofrimento é uma fonte de inspiração para a criação artística. A arte se cava na dor. Será assim para todos aqueles que dão um tratamento estético e assinam com um estilo a sua escrita? Rosa Montero declara escrever contra a morte. Lya Luft escreve sobre isolamento e ternura, a perturbadora ambivalência nossa, diz ela. Saramago prefere falar mais da vida do que literatura, pois, a literatura está na vida, assim tem a ambição de fazer da literatura vida. Marguerite Duras afirma que escrever é também não falar, é se calar. É berrar sem fazer ruído. O escritor é alguém que não fala muito, mas que escuta muito. Clarice Lispector escreve como que para salvar a vida de alguém, provavelmente a própria vida, acrescenta. José Castello propõe que a literatura pode tratar a dor humana, abrandá-la. Annie Ernaux confessa que não há orgasmo mais intenso que a escrita de um livro. Pedro Juan Gutiérrez escreve para continuar andando e atravessar a fúria e o horror. Bukowski escreve sobre a loucura roubada que não deseja a ninguém a não ser a si mesmo. Se a dor de existir é a matéria bruta e fina na escrita de um autor, quais os efeitos dessa escrita forjada na dor sobre nós, supostos leitores? Venham debater conosco. [+] saiba mais