Fundação Cidade das Artes

Programação » Fair Saturday Rio | 1ª Edição no Brasil

Evento Encerrado

Fair Saturday Rio | 1ª Edição no Brasil



FAIR SATURDAY RIO

O Fair Saturday é um movimento cultural global com impacto social que acontece a cada último sábado de novembro, no dia seguinte à Black Friday, exponente máximo do consumismo. O projeto surgiu em 2014 na cidade de Bilbao, na Espanha, estendendo-se, posteriormente, a outras cidades do país e do mundo.

Num ambiente global de incertezas, é essencial insistir na cultura e na empatia social para com os mais vulneráveis, como pilares para um futuro melhor. Por esta razão, artistas e agentes culturais de diferentes partes do mundo reúnem-se durante este dia, e ao mesmo tempo, apoiando um projeto social à sua escolha.

Cada vez mais regiões estão conectadas oficialmente ao Fair Saturday, criando um dia único e construindo pontes entre pessoas e cidades. E é neste intuito, que a Cidade das Artes se une ao movimento, incluindo o Brasil entre as sedes oficiais, e o Rio de Janeiro entre as mais de 180 cidades participantes. Além de Bilbao, fazem parte do projeto grandes centros urbanos, como: Lisboa, Atlanta, Massachusetts, Lima e Helsinque. Serão mais de 1.200 eventos pelo mundo, cerca de 10 mil artistas participantes, gerando um impacto cultural e social de mais de €1 milhão.

O Fair Saturday é um movimento para colocar a cultura no centro. Reconhecer o valor das organizações culturais e sociais. Para sentir. Para refletir. E pensando no bem comum, a Cidade das Artes promoverá uma tarde de atividades infantis, culturais e artísticas.

Durante todo o evento, haverá arrecadação de livros para o projeto Ligação Cultural, da Cidade de Deus. Um espaço inspirado na Sala de Leitura da Cidade das Artes.

Promovendo ações que refletem um pensamento:  arte e cultura vão além de um momento. A Cidade das Artes lança o projeto Lixarte.

Ao longo de todo o dia, artistas farão a transformação de lixeiras doadas ao complexo cultural. Cada um terá uma hora para realizar a performance expressando sua identidade e desenvolvendo uma intervenção artística em uma de nossas lixeiras de concreto. As obras finalizadas ficarão expostas em nosso complexo.


CONHEÇA NOSSO CRONOGRAMA COMPLETO DE ATIVIDADES E FAÇA PARTE!
DIA 30 DE NOVEMBRO, A PARTIR DE 13H.

 

PROGRAMAÇÃO:

13h às 18h – Atividades infantis: música, teatro, brincadeiras, Projeto Lixarte
13h às 20h - Espaço Mover / Rio Web Fest
14h – Roda de Samba (Cancelado)
16h - Contra mestre Marmita | Contos afro e brincadeiras com capoeira
20h – Visual Sonoro | 3ª edição

Festival

Informações Gerais

Datas

30/11

Horários

A partir de 13h

 

ENTRADA GRATUITA

Local

Cidade das Artes

Sala

Diversos Espaços

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro 01/01 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural.   A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros.   SOBRE A MAQUETE Com quase 1 metro de altura, cerca de 30 m², mais de uma tonelada e meia e com 947 mil peças, a LEGO® montou a sua maior construção já realizada para a América Latina, reproduzindo em blocos 25 ícones do Rio de Janeiro, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM) em 2016.   Foi a primeira vez que uma construção desse tipo demandou esforços de três equipes de diferentes fábricas da LEGO de forma simultânea, localizadas nos Estados Unidos, Dinamarca e República Tcheca. Foram necessárias mais de 50 pessoas no projeto, comandado pelos Master Builders, designers especializados na criação de esculturas com os blocos da marca.   Durante os Jogos de 2016, a maquete recebeu mais de 85 mil pessoas de diversas nacionalidades e idades, com uma grande presença de famílias inteiras, que a visitaram no Boulevard Olímpico, local onde ficou exposta.   Os 25 ícones representados na maquete de LEGO da cidade do Rio de Janeiro: 1. Cristo Redentor 2. Pão de Açúcar 3. Copacabana Palace 4. Calçadão de Copacabana 5. Arpoador 6. Calçadão de Ipanema 7. Lagoa Rodrigo de Freitas 8. Jardim Botânico 9. Floresta da Tijuca 10. Morro Dois Irmãos 11. Pedra da Gávea 12. Parque Olímpico do Rio 13. Parque Radical 14. Parque Madureira 15. Estádio Olímpico Nilton Santos (conhecido popularmente por Engenhão) 16. Igreja da Penha 17. Avenida Brasil / BRT 18. Estádio do Maracanã 19.  Sambódromo da Marquês de Sapucaí 20. Praça Mauá 21. Arcos da Lapa 22. VLT 23. Aterro do Flamengo 24. Comunidade Dona Marta 25. Catedral Metropolitana   Sobre o Grupo LEGO® O Grupo LEGO® é uma empresa privada com sede em Billund, na Dinamarca, e tem atuação em mais de 140 países. Fundada em 1932, a empresa é de propriedade da família Kirk Kristiansen e, baseada nos blocos da marca, é uma das principais fabricantes mundiais em brinquedos de montar. Medidas de Segurança    Serão adotados todos os protocolos de segurança necessários ao controle da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e álcool gel, medição de temperatura e controle da quantidade de pessoas no ambiente.    ENTRADA GRATUITA   [+] saiba mais Acompanhe nossa Programação On-line 17/04 a 28/12 Projetos CDA Você #ficaemcasa e a gente te entrega ao vivo: CULTURA, EMPREENDENDORISMO, CONHECIMENTO, ARTE, GASTRONOMIA, MÚSICA E MUITO MAIS.   Acompanhe a programação online que preparamos para você em nossas redes sociais: Facebook: cidadedasartes Instagram: cidadedasartes_ Twitter: fundcda Youtube: CidadedasArtes   Você é nosso convidado! Vem com a gente! [+] saiba mais PROJETO @CESSO 2020 05/08 a 28/10 Projetos CDA Em parceria com a Cidade das Artes, o maior festival internacional de webséries do mundo - Rio WebFest, apresenta a chamada para terceira turma do projeto @cesso, um curso de qualificação com o objetivo de instrumentalizar pessoas com noções inicias de produção em eventos culturais através dos princípios do empreendedorismo digital.  Todos os alunos receberão passaportes para os eventos do festival que acontece aqui na Cidade das Artes em novembro. Os alunos receberão certificado de participação que será entregue na Abertura Oficial do evento, além de haver uma seleção de jovens talentos para integrar a equipe do Rio WebFest 2020. Esses jovens terão a oportunidade de experimentar as mais diversas funções e receberão ajuda de custo e alimentação.  O Projeto atenderá prioritariamente jovens provenientes das comunidades carentes da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro. É importante informar se houver casos de alunos com necessidades especiais para avaliarmos e nos prepararmos para uma possível adaptação das aulas.   O fundador do Rio Webfest, Sp WebFest e Brasil Web Awards, Daniel Archangelo, estará à frente do @cesso. Daniel também é proprietário da Dendrobates Cultura, é Diretor em Artes Cênicas formado pela UFRJ e ator formado pela Escola de Teatro Martins Pena, sócio da Charlote Produções Culturais e da Tentáculos Espetáculos. Equipe Auxiliar à definir - Assistência de conteúdo à definir - Assistência de produção PALESTRANTES Leandro Silva - Conteúdo Digital Douglas Costa - Plataformas de Gerenciamento à definir - Ações em equipe Deuza Souza - Formação de Equipe   CONTEÚDO  Aula 1 - Realização  Aula 2 - Formação de uma equipe Aula 3 - Comunicação Aula 4 - Princípios da produção Aula 5 - Home Office: pós quarentena Aula 6 - Frentes Técnicas Aula 7 - Planilhas Aula 8 - Produtos e linguagens culturais  Aula 9 - Rodada de Negócios Aula 10 - Inovação     *INSCRIÇÕES ENCERRADAS*     [+] saiba mais Sushi das Artes 05/08 a 20/12 Outros O primeiro restaurante cabine do Brasil na Cidade das Artes A empresa carioca Qbaar criou o primeiro restaurante cabine da Cidade Maravilhosa, que tem como sócia-embaixadora a apresentadora da TV Globo, Fernanda Gentil. O Sushi das Artes está montado na área externa da Cidade das Artes e totalmente adaptado ao chamado “novo normal”. Os clientes poderão fazer reservas pelo aplicativo Get In (IOS e Android), ou ir diretamente ao local, normalmente (sujeito a fila de espera). A segurança dos clientes foi colocada em primeiro lugar. O projeto conta com 30 “casinhas” com armação de madeira e paredes e teto de acrílico transparente, que estarão à beira de um lago com velas ao redor e uma área de muito verde com aproximadamente 3.000 m², no coração de um dos bairros mais atrativos da cidade. Dentro de cada cabine caberão quatro pessoas no máximo, sendo todos da mesma família. Para ir ao banheiro, o cliente será transportado em carrinho de golfe individualmente. “Sou amiga há muitos anos do Felipe (Palermo), um dos criadores do projeto. Quando ele me apresentou toda a ideia e, principalmente, o propósito de trazer para o público carioca uma opção segura de entretenimento num momento de tanta tristeza, isso fez sentido para mim. Por isso resolvi abraçar a ideia e estou muito feliz com todo o andamento. Foi feito um processo rigoroso na escolha dos profissionais de todas as áreas do projeto, para que tudo desse certo e atendesse às expectativas. Pessoas maravilhosas estão se doando ao máximo para que haja muita segurança, conforto, qualidade e o local tenha um charme sem igual no Rio de Janeiro”, disse Fernanda Gentil. Outra novidade que o Sushi das Artes tem uma plataforma exclusiva para os clientes fazerem seus pedidos. O local não terá garçons, somente cumins, que levarão às cabines as comidas e bebidas solicitadas pelo aplicativo da Rappi, parceiro comercial do empreendimento. “A Rappi tem por missão facilitar a vida dos seus usuários e nada melhor do que, em parceria com o Sushi das Artes, proporcionar momentos de descontração, com segurança e proteção para população carioca. Ficamos muito satisfeitos por fazer parte desse empreendimento inovador”, afirma Sérgio Saraiva, presidente da Rappi no Brasil. O cardápio está sob responsabilidade do chef Maciel Paiva, que irá trabalhar dentro de um contêiner customizado na parte central do terreno. Todo o projeto foi desenvolvido pela empresa Qbaar e conta com a parceria da Fundacão Cidade das Artes, o maior complexo cultural da América Latina. “A Cidade das Artes está sempre aberta para grandes ideias e parcerias, que levem ao público carioca um momento de descontração. Shows, eventos de arte, gastronomia e, agora, durante esse período delicado em que vivemos, abrimos espaço para que o nosso equipamento seja o maior complexo de entretenimento seguro do Rio de Janeiro. Como é o caso do Drive-in das Artes, que vem sendo um sucesso. Certamente o Sushi das Artes também será”, espera Renata Monteiro, presidente da Fundação Cidade das Artes, corroborando a opinião de um dos criadores do projeto, o empresário Marcelo Toth. “Eu e meus sócios somos empresários ligados ao ramo de entretenimento e eventos. Quando começou essa pandemia, percebemos que não era momento para ficarmos lamentando e sim elaborar projetos relevantes para o público carioca. Atento às inovações ao redor do mundo, vimos algo realmente muito interessante que aconteceu na Holanda e nos inspiramos nisso para fazer o Sushi das Artes. O projeto ficou lindo, extremamente seguro para a saúde de todos e com grandes parceiros que engrandeceram ainda mais o empreendimento”. “Stella acredita que reunir as pessoas queridas ao redor da mesa é a receita certa para criar momentos especiais. Por isso, mesmo em tempos desafiadores como este pelo qual passamos, estamos trabalhando constantemente para continuar apoiando a gastronomia no Brasil e oferecer experiências diferenciadas ao público, sempre com um toque sofisticadamente simples”, disse Mariana Porto, gerente de marketing de Stella Artois na Ambev. Serviço: Local: Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro-RJ) Reservas online: aplicativo Get In Estacionamento: pago no local   [+] saiba mais Oficina de fotografia básica 16/09 a 02/12 Projetos CDA Destinado para pessoas que não tem conhecimento prévio sobre fotografia; Para quem tem um conhecimento básico e quer saber mais sobre a técnica; Para quem tem uma câmera guardada no armário e nunca usou por achar complexo; Pessoas que queiram evoluir de forma consciente ao produzir suas fotografias.   Objetivos: Conhecimento, vantagens e limitações de seu equipamento fotográfico (câmera ou celular); Desenvolvimento técnico das ferramentas fotográficas. Ensinamentos teóricos e práticos (exposição à luz, velocidade de obturação, diafragma, foco, profundidade de campo); Enriquecer o olhar fotográfico. A forma de olhar de cada pessoa, através de teorias sobre a imagem e a composição; Ampliar os conhecimentos sobre iluminação. Desenvolvimento técnico e prático das distintas fontes de luz e tipos de iluminação; Formar parcerias com as outras atividades do estabelecimento para intercambiar experiências praticas. Podendo ser usadas para alimentar as mídias sociais do estabelecimento.   Plano de trabalho: Fotômetro, medição de luz, diafragma e velocidade de obturação; ISO (sensibilidade à luz), distância focal, profundidade de campo; Iluminação. Fontes (natural e artificial) e posição da luz; Teoria da imagem, composição. Colorido e preto e branco; Flash eletrônico.     Sobre o professor: Nascido em 1980, em Rosário, Argentina, Ariel Subirá é jornalista freelancer especializado em narrativas visuais sobre cultura popular e denúncia social. Publicou ensaios em jornais como "El Ciudadano" de Rosário, "Pagina/12" (suplemento Rosário/12) de Buenos Aires, o jornal "Bild" da Alemanha, revista "La Chispa" da Holanda, revista "La barra espaciadora" de Quito, revista Época Rio,revista VICE Brasil, jornal El Pais Brasil e colaborou com as agências Futura Press, Achivo Latino, AFP. Participou de livros de fotografia, poesia e escrita acadêmica. Como docente, pela Secretaria de Cultura e Educação de Rosário foi coordenador por três anos das aulas de fotografia de integração social, e por dois anos professor adjunto na matéria Ensaio Fotográfico da Pós-graduação de fotografia do ISET n°18 de Rosário.     Realização:       [+] saiba mais Jardim das Artes 02/10 a 31/01 Outros O Jardim das Artes abre em um formato diferente, com lounges exclusivos cumprindo todos os protocolos de segurança e distanciamento social.   "Queremos trazer muito entretenimento, atividades infantis, contação de histórias, teatro e música para o Jardim e receber toda essa galera que está com receio de frequentar um lugar fechado, como os shoppings, por exemplo. A ideia é que a programação aconteça em dois momentos: de dia, atividades gratuitas voltadas para as crianças e diversão junto da família. E na parte da noite, faremos um happy hour com música ao vivo e atividades mais noturnas, como shows, teatro e DJs, com ingressos vendidos virtualmente", adianta a presidente Renata Monteiro.   SOBRE O JARDIM DAS ARTES: Serão disponibilizados para reserva 150 lounges exclusivos com capacidade máxima de 6 pessoas (incluindo as crianças). Em tempos de distanciamento: os lounges serão reservados para grupos fechados, já que o espaço é direcionado para pessoas do mesmo convívio e/ou familiares.   MEDIDAS DE SEGURANÇA: O Jardim das Artes foi 100% pensado e planejado para nos divertir, mas acima de tudo nos proteger. Teremos medição de temperatura na entrada do evento e diversos pontos de higienização. Nossos lounges seguirão todas as regras de ouro bem como o distanciamento, além de diversas estações de controle de segurança nos corredores e nos acessos aos banheiros. Todas as reservas para os eventos no Jardim das Artes, inclusive às gratuitas, devem ser feitas pelo aplicativo Ingresso Certo.   As vendas de bebidas e alimentos serão realizadas através de aplicativo.   NÃO SERÁ PERMITIDA A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS NO EVENTO.   Teremos profissionais treinados e capacitados para orientar o público a ficar dentro dos seus lounges ou em caso de insistência em descumprir as regras, os mesmos serão retirados do evento.   Reservas on-line: Aplicativo Ingresso Certo. Estacionamento: Pago no local   [+] saiba mais CIDADE DIGITAL APRESENTA ANTES DA VACINA 23/10 Teatro No dia 23 de outubro, acontecerá o Antes da Vacina, um show de comédia on-line, a ser transmitido semanalmente, ao vivo da Cidade das Artes.   Os ingressos terão venda exclusivamente on-line.   O teatro foi o 1º a fechar e será um dos últimos a voltar, o humor não pode ficar esperando até o ano que vem. O publico e os artistas precisam desse espaço o quanto antes! Pensando nisso, criamos o “Antes da Vacina”, um encontro de comediantes no palco! O humor depende de uma reação do público, a menos que a “claque” seja os próprios colegas no palco, daí surgiu a ideia de colocar todos em cena ao mesmo tempo, respeitando a distância social necessária onde o único contagio é a risada.   Todo mundo que trabalha com comédia já ouviu isso: “Como é um bate papo de vocês humoristas quando estão juntos? Deve ser muito engraçado...”. O “Antes da Vacina” é exatamente esse bate papo entre 5 comediantes dispostos a falar sobre qualquer assunto, mas sabe como é, né? Eles não trabalham com limites e quando um deles se empolga, dá um show! E se prepara porque nada é ensaiado e pode acontecer qualquer coisa!   Esse projeto, é um manifesto em favor do humor, os comediantes estão no drive in e ainda não estão online. Não podemos esperar a vacina chegar. A cada encontro teremos novos papos e vamos contar a cada noite com um convidado diferente.    O “Antes da vacina” foi criado nos primeiros meses de quarentena e será encenado pela 1ª na Cidade Digital. É uma aventura para formar esse novo publico e uma forma da “Cidade das Artes” se fazer presente no mundo digital, com a garantia da plataforma, com a captação e links dedicados pra fazer acontecer, levando humor para todos os lares, nesse momento em que o publico está carente de risadas.   Elenco Fixo: Leo Castro, Lu Perisse e Aarhon Pinheiro Convidado: Victor Meyniel   PROJETO CIDADE DIGITAL   A Cidade das Artes desenvolveu um novo conceito de apresentações artístico-culturais, e adotou o formato digital para continuar oferecendo entretenimento com excelência e segurança, através de sua avançada estrutura física e tecnológica. Em parceria com a produtora Rosa dos Ventos, criou o CIDADE DIGITAL, uma iniciativa exclusiva e inédita em resposta à nova realidade mundial, com a proposta de oferecer um leque de atrações e espetáculos diversos para todos os públicos em qualquer lugar.                 Com essa nova roupagem, teremos shows musicais, stand-up e peças de teatro com a qualidade de sempre e rentabilidade para todos. Nossas salas reabrem suas portas para grandes nomes da cultura brasileira, com transmissões ao vivo através dos mais avançados equipamentos audiovisuais, para que o público acompanhe com conforto e segurança de onde estiver (presencial ou on-line, conforme cada espetáculo). Para garantir a saúde de todos, serão adotados os protocolos necessários ao controle do Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras e álcool gel, medição de temperatura, higienização de sapatos e equipamentos, cabine de desinfecção e distanciamento.       SERVIÇO: Bilheteria democrática: A bilheteria democrática é uma forma que encontramos para o público adquirir o ingresso para assistir aos shows e contribuir com seu artista favorito. Valores: Ingresso - R$ 10; Quem é Fã? R$ 20; Brodagem R$ 30; Virou da Família R$ 40; Vou te visitar depois da Vacina R$ 50. Compra e validade dos ingressos: Os ingressos serão comercializados através da plataforma Sympla. Após a compra, o cliente recebe um link de acesso para entrar na sala de apresentação na data e horário selecionados. “?” INGRESSO DEMOCRÁTICO O que é Ingresso Democrático? É a forma que os artistas encontraram de deixar o comprador decidir o quanto quer pagar e assim ajudar os artistas e técnicos desse espetáculo. Independente do valor escolhido, a transmissão online será a mesma.      Obs.: O link só funciona para 01 acesso. Dessa forma, evita-se que o mesmo link seja reutilizado e/ou compartilhado por outras pessoas que não adquiriram o ingresso.   Orientações para acessar o evento Sympla - Netshow.me: 1º - Você deve realizar seu login na página www.sympla.com.br ou no aplicativo Sympla, inserindo seu e-mail (o mesmo que usou para comprar o ingresso) e sua senha. Caso não tenha, é preciso se cadastrar. 2º - Ao realizar o login, você deve clicar em "Meus Ingressos". No card do evento, clicar no link de transmissão. 3º - Uma vez na Netshow.me, utilize o e-mail da compra junto com o “Número do Ingresso” (que está em “Meus Ingressos” no item “Ver Pedido”) para fazer o login. Política de ingressos online   [+] saiba mais