Fundação Cidade das Artes

Programação » Festival Back2Black na Cidade das Artes

Evento Encerrado

Festival Back2Black na Cidade das Artes

b2b


O FESTIVAL Back2Black é um projeto nascido da urgência em refazer pontes, devolvendo a África ao Brasil.

Não se pode contestar a forte matriz africana da cultura brasileira. A influência negra esteve e está presente em quase todas as manifestações culturais e sociais de nosso país desde a sua formação. Aliás, não só no Brasil, mas em praticamente todos os cantos do planeta. Basta reconhecermos e interpretarmos os ritmos, os sabores, as cores, os sons e a moda do mundo contemporâneo.

Ao longo das quatro edições anteriores no Brasil e em uma edição especial em Londres, juntámos músicos e criadores africanos e afro-descendentes nos mesmos palcos, em projetos que se vêem desdobrando noutros, muito para além das luzes da ribalta.

O FESTIVAL Back2Black chega agora à Cidade das Artes ocupando as principais salas (Grande Sala e o Teatro de Câmara), além de dois outros palcos que serão montados na Praça: o Palco RIO e o Palco Estrombo.    

 

 

Programação

Dia 15 de Nov

Abertura: 17h

Teatro de Câmara 

18h00 às 19.30h: Conferência: "A nova dramaturgia Afro-Brasileira"

Esta mesa pretende discutir o papel dos atores e dramaturgos afro-brasileiros no passado, no presente e no futuro da dramaturgia nacional. Indo além, pretende discutir a necessidade, ou não, de uma dramaturgia voltada para essa vasta percentagem de brasileiros de ascendência africana. Finalmente, qual o lugar da África nessa produção?

 

Participantes: Guti Fraga / Zezé Motta / Marcio Meirelles

Mediador: Paulo Lins - Escritor brasileiro

 

Guti Fraga – Nascido em Alto-Garças em 1952, ator e diretor de teatro, fundou em 1986 a ONG Nós do Morro, responsável pela formação de um grande número de atores afro-descendentes. Atual presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Marcio Meirelles – Diretor, cenógrafo, dramaturgo e figurinista, nascido em Salvador, em 1954, foi responsável pela criação e, em 1990, do Bando de Teatro Olodum, grupo formado somente por atores negros.

Zezé Motta – Nascida em Campos de Goytacazes em 1948, Zezé Motta, deu corpo a algumas das mais notáveis figuras negras do cinema brasileiro, com destaque para Xica da Silva (1976).

20h00 e 22h00: Filme Documentário "Hereros Angola” de Sérgio Guerra

Grande Sala 

20h30: Milton Nascimento (Brasil)

 

Palco Rio 

19h40: Baloji (Congo) + MC Marechal

21h00: Keziah Jones (Nigéria)

22h30: Criolo + Tony Allen (Nigéria)

00h10: Femi Kuti & The Positive Force (Nigéria)

 

 

Palco Estrombo

17h30: Palestra: “Novos Modelos de Negócios no Meio Digital”

Painel sobre como as novas mídias influenciam a produção audiovisual nos dias de hoje e a importância destas na geração de novos modelos de negócios para a classe artística

Participantes: Rabú Gonzales e Helio Bentes

Mediador: Felippe Llerena

Rabú Gonzales – diretor de vídeos e um dos principais nomes do mercado audiovisual independente, esteve à frente de videoclipes para artistas como Edi Rock (Racionais MCs), Seu Jorge, Emicida, Tonho Crocco (Ultramen) e Ponto de Equilíbrio. 

Helio Bentes - vocalista da banda de reggae carioca Ponto de Equilíbrio, tem uma trajetória de sucesso marcada pelo empreendedorismo, independente das grandes mídias e corporações multinacionais.

Felippe Llerena - fundador das gravadoras independentes Natasha Records e Nikita Musica e criador do  site iMusica, projeto pioneiro de integração de arquivos digitais de música para comercialização no Brasil.

18h15: Banda Concursada

19h00: Banda Concursada

22h00: Renata Jambeiro (Brasil)

01h40: DJ Zédoroque

 

Dia 16 Nov 

Abertura: 17h

Teatro Câmara

18h00 às 19h30: Conferência: “A democratização e o desenvolvimento da África"

Participantes: Reverendo Jesse Jackson e Gilberto Gil

Conversa entre Jesse Jackson e Gilberto Gil sobre a luta pelos direitos dos afro - descendentes e a situação racial nos EUA e Brasil, e como esses países e respectivas comunidades de origem africana podem contribuir para o desenvolvimento e democratização da África.

Reverendo Jesse Jackson – Nascido em 1941, em Greenville, o reverendo Jesse Jackson distinguiu-se na luta pelos direitos cívicos dos norte-americanos de ascendência africana, ao lado de Martin Luther King. 

Gilberto Gil – Nascido em 1942, o cantor e compositor baiano tem 52 discos lançados e nove prêmios Grammy na carreira, reconhecido por várias nações por suas múltiplas atividades, Gil foi nomeado o artista da paz pela Unesco. Em 1999, é Embaixador da FAO (organização das nações unidas para a agricultura e alimentação). Em 2001, além de exercer a função de ministro da cultura do Brasil, entre 2003 e 2008.

20h00 e 22h00: Filme Documentário "Hereros Angola” de Sérgio Guerra

Grande Sala 

20h30: Blind Boys of Alabama (USA)

Palco Rio 

19h40: Mayra Andrade (Cabo Verde)

21h00: Orchestra Baobab (Senegal)

22h30: Tributo a Miriam Makeba com participações de:

Gilberto Gil, Ismarel Lô, Aicha Koné, Zenzi Lee Makeba, Alcione, Ladysmith Black Mambazo, Sayon Banba, Iyeoka, Buika, Boncana Maiga, Ganhadeiras de Itapoá, Sidiki Diabaté e Papa Konaté

Direção musical: Alê Siqueira e Letieres Leite (Brasil)

 

 

 

Palco Estrombo

17h30: Palestra: “Empreendedorismo e Produção Musical, da Comunidade ao Mercado.”

Neste encontro, os convidados discutem os projetos sociais em que estão envolvidos em suas comunidades, além de revelar os seus modelos de gestão de negócios enquanto artistas independentes, desde a produção musical até a comercialização de produtos.

Participantes: Aori Sauthon, Mc Marechal e Mc Leonardo

Mediador: Mauricio Pacheco

Aori Sauthon - rapper, blogueiro e criador da Liga dos Mcs , instituição que organiza a Batalha do Real, evento de rimas pioneiro no Brasil.  É coordenador de Influencer Marketing na Nike do Brasil.

Rodrigo Vieira (Niterói, 1981), mais conhecido pelo nome artístico MC Marechal, é um rapper, compositor, apresentador e ativista brasileiro. É o idealizador da Batalha do Conhecimento e gerencia a fabrica IART (Arte Independente), que comercializa produtos de artistas do hip hop nacional.

MC Leonardo – um dos principais nomes do funk brasileiro, tem entre seus sucessos o “Rap do Centenário”, e "Rap das Armas", parte da trilha do filme “Tropa de Elite” (2007). Militante e bem articulado com movimentos sociais, estudantes e políticos, em 2008, mobilizou funkeiros e universitários para fundar a Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (APAFunk).

Maurício Pacheco – produtor, compositor e pesquisador musical, apresenta desde 2009 o programa Segue o Som, na TV Brasil. Em 2009, concebeu e produziu o disco Comfusões, um intercâmbio entre artistas angolanos e brasileiros.

18h15: Banda Concursada

19h00: Banda Concursada

20h40: Novíssimos com part de Natasha Llerena

00h30: Baile Charme com DJ Corelo & Don Capuccino

 

Dia 17 Nov 

Abertura: 16h

Teatro de Câmara 

17h00 às 18h30: Conferência: “A Tradição no Mundo Moderno.”

Com esta mesa pretende-se debater o lugar dos povos tradicionais nas modernas sociedades africanas, escutando o testemunho de representantes de dois desses povos, os Ndebele, da África do Sul, e os Hereros, de Angola.

Participantes: Esther Mahlangu & Soba Bernardo Mussonde (Mukubal)

Mediador: José Eduardo Agualusa – Escritor Angolano

Esther Mahlangu – A mais famosa das artistas tradicionais do povo Ndebele, nasceu em Mpumalanga, na África do Sul, em 1935, continuando a viver na aldeia da sua família.

Soba Bernardo Mussonde – Autoridade tradicional, representando um povo nómada, do sul de Angola, que durante séculos tem sabido preservar as suas tradições, muito dependentes da

19h00 e 21h00: Documentário "Hereros Angola” de Sérgio Guerra

Hereros Angola – documentário realizado pelo fotógrafo Sérgio Guerra sobre os Hereros, grupo étnico proveniente do sudoeste de Angola dono de uma tradição ancestral que é passada oralmente de pais para filhos. O filme mostra o conhecimento vivo destes povos: do nascimento à morte, atravessando os mais importantes aspectos da ancestralidade.

 O diretor - O fotógrafo Sérgio Guerra vive em Angola há 15 anos e, em meio a seu trabalho de comunicação, conheceu e registrou as mais diversas realidades do país.

Grande Sala 

19h00: Mart’nália - homenagem a Vinicius de Moraes

19h50: Buika (Espanha)

Palco Rio 

20h50: Bobby Womack (USA)

22h50: Pee Wee Ellis x Banda Black Rio x Arthur Maia x Ed Motta x Negra Li – Celebração a James Brown. 

Palco Estrombo

18h00: Maíra Freitas

19h30 e 00:30h: DJ Tamempi

 

 


 

 

 




Música

Informações Gerais

Datas

15/11/13 a 17/11/13

Horários

Sexta-Feira - 17:00

Sábado - 17:00

Domingo - 17:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Site

ciadeborahcolker

Classificação Etária

16 Anos

Redes Sociais

ciadeborahcolker

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais