Fundação Cidade das Artes

Programação » Aula- Show VINÍCIUS com José Miguel Wisnik e Paula Morelenbaum - Participação especial de Lula Galvão

Evento Encerrado

Aula- Show VINÍCIUS com José Miguel Wisnik e Paula Morelenbaum - Participação especial de Lula Galvão

Zé Miguel Wisnik
paula


Zé Miguel Wisnik reúne-se com a intérprete, que por mais de dez anos cantou ao lado de Tom Jobim, Paula Morelenbaum para uma homenagem a Vinícius de Moraes com a aula-show “Vinícius”. A apresentação conta ainda com a participação do violonista Lula Galvão, como músico convidado.

Zé Miguel Wisnik, Paula Morelenbaum e Lula Galvão apresentam “Vinícius” , em comemoração aos 100 anos do poeta/letrista erudito e mais popular que esse país já viu passar. A aulashow faz uma viagem pela obra do poeta e cancionista, pelas canções de "Orfeu", pelas canções musicadas

pelo próprio Vinicius, pelos seus parceiros, pela lírica amorosa, pelas relações entre poesia escrita e poesia cantada. “Vinícius Compositor”, “Outros compositores, influências”, "Garotas de Ipanema", “Amor Problema” e “Sem ontem nem amanhã”, são algumas das partes do roteiro.

 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

José Miguel Wisnik é músico, livre docente em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo e ensaísta.  Entre as suas principais publicações estão O som e o sentido – uma outra história das músicas (Companhia das Letras, 1989), Sem Receita – ensaios e canções (PubliFolha, 2004), Livro de Partituras (Gryphus, 2004), Veneno remédio – o futebol e o Brasil (Companhia das Letras, 2008) e Machado maxixe – o caso Pestana (PubliFolha, 2008).  Como intérprete de suas canções, lançou um primeiro CD que leva seu nome como título (1993), depois “São Paulo Rio” (2000), “Pérolas aos poucos” (2003) e o CD duplo “Indivisível” (2011). Fez música para dança (“Nazareth”, em 1993, “Parabelo”, em parceria com Tom Zé, em 1997, “Onqotô”, em parceria com Caetano Veloso, em 2005 e “Sem mim”, parceria com Carlos Núñez, em 2011, todas encomendadas pelo Grupo Corpo), cinema (“Terra estrangeira” de Walter Salles Jr. e Daniela Thomas, em 1995, “Janela da alma”, de João Jard im e Walter Carvalho, 2001) e teatro (“As boas”, “Ham-let” e “Mistérios gozozos”, para o Teatro Oficina, além de “Pentesiléias”, de Daniela Thomas, dirigida por Bete Coelho). Nos últimos anos tem desenvolvido o gênero “aula-recital”, em parceria com o violonista e ensaísta Arthur Nestrovski. Recebeu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro em 1978 (como Revelação de Autor) e em 2009 como ensaísta. Recebeu a bolsa da John Simon Guggenheim Foundation (1983-84), o Troféu Noel Rosa como compositor-revelação em 1989, o prêmio do Festival de Gramado na categoria música original para curta-metragem (1989), o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte por suas produções para teatro e dança em 1991, 1993 e 1995, e o prêmio de melhor música do Festival de Cinema do Ceará, pelo documentário longa-metragem “Janela da alma”, em 2001. Em 2009 recebeu a Ordem do Mérito Cultural. Atuou como conferencista convidado em diversas U niversidades do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos, como professor visitante na Universidade da California, em Berkeley (2006) e como Tinker Professor pela Universidade de Chicago (2012).

              

Paula Morelenbaum, é uma das mais celebradas cantoras da nova geração da bossa-nova, tendo participado por 10 anos, como integrante da „Nova Banda“, de Antônio Carlos Jobim, participando de 4 albuns do maestro.

Em 1992 ela lançou seu primeiro álbum solo "Paula Morelenbaum“, que ganhou o Prêmio Sharp de melhor cantora revelação. No final dos anos 90, juntamente com seu marido Jaques, o filho e o neto de Jobim, Paulo e Daniel, fundou o „Quarteto Jobim-Morelenbaum“. Em 2001, sua carreira ganhou conhecimento internacional, quando gravou com Jaques e o proeminente compositor/pianista Ryuichi Sakamoto (Morelenbaum²/Sakamoto) os aclamados discos „Casa“ e „A day in New York“. Em 2004, Paula Morelenbaum lançou seu segundo disco solo, „Berimbaum“, no qual ela homenageou o poeta da bossa nova Vinícius de Moraes. Seu terceiro disco solo foi lançado em 2008, com o título „Telecoteco“, aonde ela mostra as raízes do gênero Bossa-Nova, e foi indicado ao Grammy Latino. Em 2010, juntamente com SWR Big Band alemã e Ralf Schimd, Paula gravou o álbum „Bossaren ova“ e com eles excursionou por varias cidades européias. Em 2011, lançou o album „Agua“, com repertório focalizado na obra do compositor João Donato e aonde ouvimos o encontro do piano inconfundível do compositor emoldurando sua voz. Em 2013, sai na Europa seu mais recente álbum, Samba-Prelúdio, aonde as culturas brasileiras e alemãs constroem uma ponte que liga belas melodias diminuindo a distância entre esses dois países.

 

Crédito da foto José Miguel Wisnik : Nino Andres

Crédito da foto Paula Morelenbaum: Paulo Fiori




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

26/10/13

Horários

18:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

12 Anos

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais