Fundação Cidade das Artes

Programação » Movimento e Sinergia - Dança na Cidade | Dança | Programação Gratuita

Evento Encerrado

Movimento e Sinergia - Dança na Cidade | Dança | Programação Gratuita



Mostra MOVIMENTO E SINERGIA – dança na cidade

Através de obras que dialogam musicalmente com expoentes da brasilidade e da música nacional, e que nos convidam a explorar trajetórias artísticas e criar composições de caminhos, as companhias residentes do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com a Cidade das Artes, percorrem uma rota de arte que nos leva a ocupar com dança espaços como a Praça Coberta e a Esplanada, finalizando com um grande encontro no foyer e palco da Grande Sala.

Prestes a completar 15 anos de existência, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro ocupa lugar de destaque na produção em dança da América Latina por mobilizar a diversidade na dança carioca, com trabalho plural e acolhedor. Reúne em seus espaços de ensaio cerca de 30 companhias de dança e algumas delas compõem esta primeira programação coletiva na Cidade das Artes.

 

 

14:30h às 16h - SALA DE LEITURA 

MOSTRA ETEAB DE VIDEODANÇA 

A Mostra ETEAB de Videodança na Cidade das Artes apresenta uma seleção de trabalhos produzidos pelos alunos do Curso Técnico em Dança da ETEAB (Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch) no escopo da disciplina Videodança, entre os anos de 2014 e 2018.

Conduzida pelos professores Vivian Cáfaro e Óliver Boézio, busca promover o encontro entre plateia e autores, fomentando o diálogo sobre processos criativos e experiências com o mercado de trabalho em videodança. A Mostra integra as ações da Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch no Movimento e Sinergia na Cidade das Artes, em parceria com o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Relação de videodanças:

1-"Raízes", de Alberta Juliana,  dur 7' 51"

2- "Âmago" de Carolina Cuba, dur 4'37"

3- "Pressure", de Geovana Braga, dur 4'6"

4- Sem Título, de Letícia Bento, dur 1'19"

5- "Desfoque", de Malu Grimaldi, dur 4'54"

6- "In Natura" de Rafaela Zanela, dur 1'45"

7- "Excesso", de Kelly Malta, dur 3'19"

8- "The Way" de Vitória Leitão, dur 3'32"

9- "Me Afeta" de Alberta Juliana, dur 12'01'

10- "Nidore", de Vitor Machado, dur 2'02"

11- "Esteriotipias", de Caroline Teles, dur 2'03"

12- "Olhar", Fernanda Portela, dur 2'40"

13 - "Rebola", de Gabriel Fernandes, dur 0'41"

 

________________________________________________________

 

16h às 16h15 - PRAÇA COBERTA 

PEGA O AZUL com Letícia Ramos e Julia Franca

Um ensaio sobre a imaginação do movimento no ar e nos sonhos. O que temos produzido em nossos corpos por causa desse ritmo imposto pela sociedade? Eu também sou sociedade. Confundimos abundância com desperdício, sucesso com excesso de tarefas. O que fazer agora com essa escassez de tempo e recursos naturais? Com nosso desconforto e desencontro nas diferenças? Qualquer tentativa ética é, corajosamente, um corpo radical. Uma pausa de mil compassos... suspensão, suspiros… gaivotas em volutas, estrelas, cabeça pra baixo, apreciar as nuvens… Natureza e expansão (eu acentuaria o “e” transformando em verbo afirmativo). Tudo, o todo, todos, todas, todes, tod_s: “People must help people.” (Swami Dayananda).

(Mu)dança vertical e (re)criação da paisagem arquitetônica em cênica utilizando equipamentos de escalada (arnês e corda), técnicas de dança contemporânea, dança de contato e dança vertical (aérea), improvisação e diálogo com músico multimídia produzindo (ao vivo) sonoridades a partir dos movimentos das bailarinas e dos deslocamentos do público através do KINECT, um dispositivo sensível ao movimento.

 

 

Ficha Técnica:

Bailarinas: Júlia Franca e Letícia Ramos

Músico convidado: Felipe Ridolfi

Técnico de Acesso por corda: Daniel Elias

 

________________________________________________________

 

16h20 às 16h35 - ESPLANADA 

MUNDANO com Júlia Franca (15min)

Que mundo queremos? Porque podemos ou não construir o mundo que buscamos?

Mundano questiona como o ser humano, carregado de memórias e desejos, se relaciona com as coisas a sua volta. A partir do entrelaçamento entre dança e acrobacia aérea, a intérprete contracena com um objeto tetraédrico, de criação original, tanto no solo como em momentos de suspensão no ar. O jogo de tensões e hierarquias entre sujeito e objeto articulam-se na construção de um corpo-objeto guiado pelo espaço a sua volta, numa experiência sobre o desequilíbrio no encontro com o outro. Na versão do projeto “MUNDANO – Performance-instalação para escutar o vento” o público será convidado a interagir com o objeto e suas possíveis configurações espaciais. O vento, como ator topológico das linhas e vetores criadas pelo aparelho tetraedro e cenário, envolve e desvela o corpo da performer, jogando entre o mover e ser movido.

 

 

Ficha Técnica:

Direção e performance: Julia Franca

Produção: Pajé Cultural

Rigging: Daniel Elias

Criação Têxtil e Figurino: Benedito Neto

Fotografia: Flávia Lamego

 

 




Dança

Informações Gerais

Datas

17/03/19

Horários

Domingo - 14h30 às 16h45

 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

 

Instagram:

@centrocoreografico

Local

Cidade das Artes

Sala

Cidade das Artes

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais