Fundação Cidade das Artes

Programação » Concerto Bach-Mozart | Música de Câmara

Evento Encerrado

Concerto Bach-Mozart | Música de Câmara



Abertura da Temporada ACC 2019

 

Concerto Bach-Mozart

 

É com alegria que a Associação de Canto Coral reinicia suas atividades no ano de 2019. Apresentando obras de dois grandes compositores da música ocidental, J. S. Bach e W. A. Mozart, a Associação trará o trabalho do Coro de Câmara e do Coro Sinfônico da ACC, regidos por Rafael Caldas e Jésus Figueiredo, respectivamente.

No repertório, a Cantata 147 e a Missa da Coroação. A primeira obra retrata Bach em sua grandiosidade composicional. Com duas partes, inicia com um movimento fugato de alta exigência técnica do coro e segue com solos vocais virtuosísticos. Ambas as partes terminam com o famoso coral Jesus alegria dos homens com textos diferentes. A segunda obra revela um Mozart em sua plena forma, com impacto nos trechos imponentes, grandes contrastes de dinâmica e textura e beleza lírica nos solos. Um programa imperdível. Confira!

 

 

História da Associação de Canto Coral

A Associação de Canto Coral (ACC) foi criada em dezembro de 1941, tendo como patrono musical o compositor Heitor Villa-Lobos e, como diretora artística, Cleofe Person de Mattos, maestrina e musicóloga dedicada à pesquisa de obras de compositores de nosso passado musical, sobretudo do Padre José Maurício Nunes Garcia. A difusão do resultado de suas pesquisas tornou-se um dos papéis cruciais da instituição.

A ACC tem o objetivo de divulgar o patrimônio musical brasileiro, sobretudo por meio de concertos no Brasil e no exterior, bem como através de gravações das principais obras corais-sinfônicas do período colonial. Até a presente data, a Associação de Canto Coral já realizou mais de 750 récitas.

Atualmente presidida por Pedro Olivero, a Associação já esteve sob comando de nomes como Fernando Bicudo e Cícero Sandroni. De 1995 a 2012, a direção artística foi representada pelos regentes Carlos Alberto Figueiredo e Valéria Matos e, desde 2013, é ocupada pelo maestro Jésus Figueiredo. 

A ACC já atuou com grandes orquestras, sob a regência de maestros internacionais como Igor Strawinsky, Karl Richter, Victor Tevah, Colin Daves, Helmuth Rilling, Jacques Pernoo; e maestros brasileiros, a exemplo de Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Isaac Karabtchevsky, Alceo Bocchino, Benito Juarez e Henrique Morelenbaum. Sua numerosa discografia inclui obras de José Maurício Nunes Garcia, Villa Lobos, Francisco Mignone, Brasílio Itiberê, Camargo Guarnieri, Almeida Prado e Marlos Nobre.

Preocupada com a formação de público, com a preparação de novas gerações de cantores e com a reciclagem de profissionais atuantes no meio musical, a ACC promove palestras, ciclos de leituras de obras corais, vídeos comentados, musicalização infantil, cursos para professores, estudantes de música e comunidade coral, dentre outras atividades.

A Associação de Canto Coral é reconhecida como órgão de Utilidade Pública Federal, sem fins lucrativos e não conta com nenhuma subvenção pública. Por essa razão, mantém-se pela contribuição de sócios e pelo eventual apoio de empresas privadas.

 


 

1ª Parte

Coro de Câmara da Associação de Canto Coral:

Regência, Rafael Caldas

 

Cantata 147 – J S Bach

 

2ª Parte

Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral:

Regência, Jésus Figueiredo

 

Órgão, André Torres 

 

Helen Heinzle, soprano

Carla Rizzi, mezzo-soprano

Clayber Guimarães, tenor

Ciro d’Araújo, barítono

 

Missa da Coroação – W A Mozart




Música

Informações Gerais

Datas

09/03/19

Horários

Sábado - 20h

 

Valor do Ingresso:

Inteira - R$30,00

Meia - R$15,00

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre