Rio TEAMA 2019
“A ciência do autismo: do entendimento neuro biológico até os tratamentos efetivos. O que devemos saber?”
Objetivo do evento:
Em comemoração ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo, World Autism Awareness Day, estabelecido pela ONU com sendo o dia 2 de abril, o evento tem o objetivo de informar à sociedade sobre o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) para conscientização da importância de diagnosticar, tratar e inserir as pessoas autistas na sociedade, reduzindo o preconceito que ainda existe!
Palestrantes:
Dr. Eduardo: Renomado em neurologia e pediatra, com larga experiência em Exames e procedimentos, tais como: avaliação neuropsicológica infantil EEG (electroencefalograma), tratamento cirúrgico da epilepsia, tratamento cirúrgico da epilepsia temporal, tratamento com canabidiol, tratamento da epilepsia, tratamento do TDAH, abuso de maconha epilepsia.
Dr. Jair Luiz de Moraes: Mestre em Medicina/Neurologia pela Universidade Federal Fluminense (1976). Ex-Presidente da ABENEPI/Nacional - Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria infantil e Profissões Afins, e atual 1 Tesoureiro. Diretor técnico do CETE - Centro de Educação e Terapia Especializada. Membro do Comitê de Neurologia da SOPERJ - Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro. Membro da SBNI- Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil. Ex- Membro Docente do curso de Saúde Mental e de Neuropsicologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Experiência de 40 anos na área de Medicina, com ênfase em NEUROLOGIA INFANTIL.
Diogo Lovato: Biomédico formado pela Escola Paulista de Medicina, com doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP e pós-doutorado pelo Laboratório Nacional de Biociências (CNPEM) em colaboração com o Structural Genomics Consortium da Universidade de Oxford (Inglaterra) e foi pesquisador associado do Structural Genomics Consortium da Universidade de Toronto (Canadá). Tem experiência em estudos funcionais e estruturais de genes e proteínas, e atualmente é Clinical Genomics Variant Scientist da Tismoo, onde desenvolve trabalhos em genômica, genética clínica e modelos genéticos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
Dra. Graciela Pignatari: Ph.D, bióloga com Mestrado e Doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP, é sócia fundadora da startup de biotecnologia TISMOO.
Dra. E. Kátia Moritz: Ph.D. psicóloga formada pela PUC-RJ, também possui licença para os estados da Flórida e UTAH, nos EUA, onde é diretora clínica do Instituto Neurocomportamental (NBI). Possui o "Board Certified" em Psicologia Cognitiva e Comportamental.
Dra. Denise Hardt: psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela USP, Mestre em Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) pela PUCCAMP, concluiu sua formação BCBA (Board Certified Behavior Analyst), possui o CMHP (Certificado de Mental Health Professional e RBT(Registro de Behavior Technician), é a coordenadora clinica de pacientes internacionais no NBI(Neurobehavioral Institute), em Weston, Flórida, EUA.
Dra. Janessa Dominguez: formada em Psicologia com especialização em Administração na Nova Southeastern University, analista comportamental BCBA (Board Certified Behavior Analyst), terapeuta de casal e família (Licensed Marriage and Therapist - LMFT), conferencista internacional na área do TEA, comportamento e sistema familiar, tem larga experiência em lidar com comportamentos difíceis e desenvolver comportamentos apropriados.
Dr. Paulo Liberalesso: MD, Phd - médico do Departamento de Neuropediatria do Hospital Pequeno Príncipe, Mestre em Neurociência, Doutor em Distúrbios da Comunicação Humana, pós-graduado em Epileptologia e Neurofisiologia, é sócio-fundador do CERENA (Centro de Reabilitação Neuropediátrica), no Hospital Menino Deus.
Nicolas Brito Sales: palestrante autista, autor de livros, e grande disseminador da causa autista junto ao público através de vídeos gravados com famosos como Alysson Muotri, Fabio Porchat dentre outros.
Anita Brito: mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Tradução e Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana pela PUC-SP, é doutoranda pela USP EM Neurociência e estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).
Alexsander Sales: administrador de empresas formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem MBA em Logística Empresarial e ministra cursos er palestras no Brasil e exterior sobre a inclusão das pessoas com TEA no âmbito social e escolar.
Programação:
Dia 02/04/2019, terça-feira:
9h – 9h30 – inscrições e credenciamento, com entrega da programação.
9h30 – 10h – Abertura com o violinista Allyrio Mello;
10h – 11h30 - Dr. Paulo Liberalesso – “Comportamentos autísticos: compreendendo os fundamentos, sinais e os sintomas e as mobilidades de tratamento”.
11h45 – 13h30 – Kátia Moritz - “As crendices e lendas sobre o Autismo”
13h30 – 15h - intervalo para almoço
15h – 16h30 - Denise Hardt – “Tratamento baseado em evidências”
16h30 – 17h – Vamos sobreviver – Inspiração para pais e profissionais
17h – 17h45- Diogo Ventura Lovato - “Genética e Autismo”
17h45 – 19h – Graciela Pignatari e Alysson Muotri (palestra gravada) – “Como os mini-cérebros humanos podem recapitular aspectos funcionais do cérebro em desenvolvimento”
19h – 20h – Eduardo Faveret - “Tratamento com Canabidiol e experiências no Brasil”
Dia 03/04/2019, quarta-feira:
10h – 11h30 – Dra. Kátia Moritz – Treinamento dos Pais.
11h30 – 12h – Aperitivos – Manejo da Ansiedade no TEA.
12h – 13h30 – Roda de conversa – Perspectiva: “Como o presente vai influenciar o futuro das crianças com TEA” (com Dr. Paulo Liberalesso, Dr. Jair Moraes, Flávia Poppe e Dayse Serra).
13h30 – 15h - intervalo para almoço.
15h – 17h – Dra. Janessa Dominguez – “Manejo de comportamentos agressivos e de prevenção e o impacto no funcionamento do autista”.
17h – 18h – Dr. Jair Moraes – “A importância do diagnóstico precoce do TEA”.
18h – 19h – Família Brito Sales: Nicolas Brito Sales – “TUDO O QUE EU POSSO SER” - Anita Brito - “TEA e Neurociência” e Alexsander Sales “O papel do pai e a superação da família”.
19h – 20h - Encerramento e carta de compromisso (participantes criarão um documento de mudanças pessoais que vão se comprometer a fazer para modificar suas próprias dificuldades de lidar com pacientes ou familiares).