O GALERIO nasce como plataforma de visibilidade para o grafite e outras manifestações de arte urbana.
Os muros que margeiam os 40,4 Km da Linha 2 do Metrô serão usados como tela para que artistas do brasil e do exterior exponham seu talento e, simultaneamente, contribuam para a revitalização do entorno, trazendo melhorias para os moradores. De São Cristóvão à Pavuna, o GALERIO ampliará o potencial artístico, social e econômico de moradores dos 17 bairros da Zona Norte do Rio, por onde passam 15 estações do Metrô.
EIXORIO
Com o objetivo de disponilibizar para os cariocas uma plataforme de articulação e desenvolvimento para dar visibilidade e potencializar a cena urbana das Zonas Norte e Oeste, a fim de acelerar seu crescimento sócio-econômico-cultural e , sobretudo, descobrir e impulsionar jovens talentos destas regiões, a Prefeitura do Rio de Janeiro criou o Instituto EIXORIO. Em sinergia com suas Secretarias e demais órgãos da Prefeitura, o EIXORIO estimulará projetos nas áreas de artes plásticas, música, dança, fotografia e moda que reativarão locais públicos e privados, gerando vitalidade cultural e econômica.
O EIXORIO surge em um momento especial de transformação do Rio de Janeiro, quando o carioca volta a sentir orgulho de sua cidade. Com inteligência, inovação e criatividade, imbuído do espírito descontraido e vanguardista, peculiar de quem nasce na Cidade Maravilhosa ou a escolhe para viver, o EIXORIO identificará oportunidades e vocações naturais de cada região.
Além de conectar as quatro regiões da cidade, as ativações idealizadas pelo Instituto irão interagir com a arquitetura urbana, estimulando o fomento, a reordenação e a conservação de locais abandonados ou até então pouco explorados. Entre os benefícios para a população estão a melhoria da qualidade de vida, o incentivo à cultura e o desenvolvimento econômico de empreendedores do entorno.