Fundação Cidade das Artes

Programação » Zona Oeste Viva | O Valor da Cultura e do Esporte para a Saúde Pública

Evento Encerrado

Zona Oeste Viva | O Valor da Cultura e do Esporte para a Saúde Pública



Zona Oeste Viva!

 

Iniciativa busca articular e fortalecer a rede de artistas e empreendedores sociais da zona oeste.

 

A zona oeste do Rio de Janeiro é a região com a maior população da cidade (41% dos cariocas vivem aqui), onde a Cidade das Artes é o maior equipamento público. Paradoxalmente, a zona oeste também lidera os piores Índices de Desenvolvimento Humano do Rio.

Como garantir os direitos sociais fundamentais a essa parcela da população? Qual o papel da cultura nesse processo?  Um equipamento –cidade pode otimizar e potencializar a organização e o fluxo da vida criativa na região? Dessas provocações nasce o "Zona Oeste Viva!", um espaço de contato democrático, dinâmico, interativo e cocriativo de trocas de saberes e fazeres entre artistas, intelectuais, coletivos, produtores, educadores e o público, de modo horizontal, gratuito, olho no olho. É um espaço para pensar e agir na zona oeste e que agrega uma conexão com a cidade inteira.

 

Segundo pesquisa publicada pelo Instituto do Coração Edson Saad- UFRJ, "o risco de um morador de Santa Cruz ter um AVC é dez vezes maior do que o morador da Gávea". A partir disso, vamos bater um papo com o Dr. Nelson Albuquerque de Souza Silva, Dr. Vitor Pordeus, Daniela Fontan e Flávio Marimba, trazendo o tema: O valor da cultura e do esporte para a saúde pública. O encontro será dia 29 de agosto de 2018 às 19h, na sala de leitura da Cidade das Artes, na Barra. 

 

O Zona Oeste Viva é uma realização da Trilhos Produções Artísticas em parceria com a Fundação Cidade das Artes e apoio da Editora Malê e da Casa Fluminense.

 

Convidados:

 

Nelson Albuquerque de Souza e Silva, médico e professor Emérito da UFRJ.

Professor Titular de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina – UFRJ e Diretor do Instituto do Coração Edson Saad - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

 

Vitor Pordeus, nascido e criado em Realengo e Ator desde os 9 anos de idade, formou-se em medicina na UFF em 2005, especializou-se em imunologia com os professores Nelson Vaz na UFMG-Belo Horizonte, Yehuda Shoenfeld na Universidade de Tel Aviv e Irun Cohen no Instituto Weizmann ambos em Israel. Foi coordenador fundador do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do do Rio de Janeiro, e do Hotel e Spa da Loucura no Instituto Municipal Nise da Silveira (ex-Centro Psiquiátrico Pedro II, Engenho de Dentro) de 2009 a 2016. É Fundador da Universidade Popular de Arte Ciência UPAC.com.br, do Teatro de DyoNises, e é Professor Associado da Divisão de Psiquiatria Transcultural da Universidade McGill em Montreal - Canadá onde acaba de concluir tese de doutoramento em psiquiatria transcultural e social sob orientação dos renomados psiquiatras culturais Jacques Arpin, Laurence Kirmayer e Jaswant Guzder.

 

 

Daniela Fontan, atriz. Formada em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contabiliza uma série de peças e novelas em seu currículo.

Seu primeiro papel na televisão, foi Suzana. Em 2007, a atriz fez parte do elenco da novela Eterna Magia de Elizabeth Jhin. Desde 2009, interpreta a palhaça Azeitona de Oliveira, no Roda Gigante, grupo de palhaços que visita hospitais e casas de saúde. Na TV Globo, a atriz também trabalhou na minissérie Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor de Maria Adelaide Amaral no papel de Edith, em Escrito nas Estrelas, Além do Tempo e recentemente na novela O Outro Lado do Paraíso no papel de Janete, uma empregada fofoqueira.

 

 

Flávio Marimba é professor formado em Educação Física pela Universidade Moacyr Sreder Bastos. Ex- atleta de vôlei e árbitro de vôlei de praia e futevôlei pela Confederação Brasileira de Voleibol. Possui ampla experiência em projetos de promoção da aptidão física e qualidade de vida para todas as idades. Atua como personal trainner em academias, treinamento funcional e preparador físico para concursos públicos; também é coaching e influenciador digital em qualidade de vida.

 

Mediador

 

Pablo Ramoz é ator, produtor cultural e morador de Santa Cruz, zona oeste do Rio. Pesquisa e atua em periferias e favelas da cidade metropolitana. Universidade das Quebradas- UFRJ. Cursando a Especialização em Gestão Cultural Contemporânea,- Itaú Cultural . Mediador.

 

 

Performances artísticas

 

Missão Artística Casa

Projeto sem partido político ou religião formado pelo CASA – Coletivo Artístico Sustentável e Alternativo e artistas voluntários a fim de questionar e subverter o acesso à arte na periferia do Rio de Janeiro.

 

ACAPS - Trupe Anima Circ - Unicirco Marcos Frota.

Projeto promove aulas e oficinas teóricas e práticas de habilidades circenses e trabalha a inclusão social através do circo.

 

Ambos os coletivos são da Favela do Aço, em Santa Cruz, onde a maior parte da população está em situação de risco social, abaixo da linha da pobreza.

 

 

Conheça mais sobre o Zona Oeste Viva:

https://globoplay.globo.com/v/6679826/?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar

https://globoplay.globo.com/v/6688077/program




Arte e Conhecimento

Informações Gerais

Datas

29/08/18

Horários

Quarta - 19h 

Local

Cidade das Artes

Sala

Biblioteca Ziraldo

Classificação Etária

Livre

Programação Gratuita

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais