Zona Oeste Viva!
Iniciativa busca articular e fortalecer a rede de artistas e empreendedores sociais da zona oeste.
A zona oeste do Rio de Janeiro é a região com a maior população da cidade (41% dos cariocas vivem aqui), onde a Cidade das Artes é o maior equipamento público. Paradoxalmente, a zona oeste também lidera os piores Índices de Desenvolvimento Humano do Rio.
Como garantir os direitos sociais fundamentais a essa parcela da população? Qual o papel da cultura nesse processo? Um equipamento –cidade pode otimizar e potencializar a organização e o fluxo da vida criativa na região? Dessas provocações nasce o "Zona Oeste Viva!", um espaço de contato democrático, dinâmico, interativo e cocriativo de trocas de saberes e fazeres entre artistas, intelectuais, coletivos, produtores, educadores e o público, de modo horizontal, gratuito, olho no olho. É um espaço para pensar e agir na zona oeste e que agrega uma conexão com a cidade inteira.
Segundo pesquisa publicada pelo Instituto do Coração Edson Saad- UFRJ, "o risco de um morador de Santa Cruz ter um AVC é dez vezes maior do que o morador da Gávea". A partir disso, vamos bater um papo com o Dr. Nelson Albuquerque de Souza Silva, Dr. Vitor Pordeus, Daniela Fontan e Flávio Marimba, trazendo o tema: O valor da cultura e do esporte para a saúde pública. O encontro será dia 29 de agosto de 2018 às 19h, na sala de leitura da Cidade das Artes, na Barra.
O Zona Oeste Viva é uma realização da Trilhos Produções Artísticas em parceria com a Fundação Cidade das Artes e apoio da Editora Malê e da Casa Fluminense.
Convidados:

Nelson Albuquerque de Souza e Silva, médico e professor Emérito da UFRJ.
Professor Titular de Cardiologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina – UFRJ e Diretor do Instituto do Coração Edson Saad - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vitor Pordeus, nascido e criado em Realengo e Ator desde os 9 anos de idade, formou-se em medicina na UFF em 2005, especializou-se em imunologia com os professores Nelson Vaz na UFMG-Belo Horizonte, Yehuda Shoenfeld na Universidade de Tel Aviv e Irun Cohen no Instituto Weizmann ambos em Israel. Foi coordenador fundador do Núcleo de Cultura, Ciência e Saúde na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do do Rio de Janeiro, e do Hotel e Spa da Loucura no Instituto Municipal Nise da Silveira (ex-Centro Psiquiátrico Pedro II, Engenho de Dentro) de 2009 a 2016. É Fundador da Universidade Popular de Arte Ciência UPAC.com.br, do Teatro de DyoNises, e é Professor Associado da Divisão de Psiquiatria Transcultural da Universidade McGill em Montreal - Canadá onde acaba de concluir tese de doutoramento em psiquiatria transcultural e social sob orientação dos renomados psiquiatras culturais Jacques Arpin, Laurence Kirmayer e Jaswant Guzder.

Daniela Fontan, atriz. Formada em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contabiliza uma série de peças e novelas em seu currículo.
Seu primeiro papel na televisão, foi Suzana. Em 2007, a atriz fez parte do elenco da novela Eterna Magia de Elizabeth Jhin. Desde 2009, interpreta a palhaça Azeitona de Oliveira, no Roda Gigante, grupo de palhaços que visita hospitais e casas de saúde. Na TV Globo, a atriz também trabalhou na minissérie Dalva e Herivelto - Uma Canção de Amor de Maria Adelaide Amaral no papel de Edith, em Escrito nas Estrelas, Além do Tempo e recentemente na novela O Outro Lado do Paraíso no papel de Janete, uma empregada fofoqueira.

Flávio Marimba é professor formado em Educação Física pela Universidade Moacyr Sreder Bastos. Ex- atleta de vôlei e árbitro de vôlei de praia e futevôlei pela Confederação Brasileira de Voleibol. Possui ampla experiência em projetos de promoção da aptidão física e qualidade de vida para todas as idades. Atua como personal trainner em academias, treinamento funcional e preparador físico para concursos públicos; também é coaching e influenciador digital em qualidade de vida.
Mediador

Pablo Ramoz é ator, produtor cultural e morador de Santa Cruz, zona oeste do Rio. Pesquisa e atua em periferias e favelas da cidade metropolitana. Universidade das Quebradas- UFRJ. Cursando a Especialização em Gestão Cultural Contemporânea,- Itaú Cultural . Mediador.
Performances artísticas
Missão Artística Casa
Projeto sem partido político ou religião formado pelo CASA – Coletivo Artístico Sustentável e Alternativo e artistas voluntários a fim de questionar e subverter o acesso à arte na periferia do Rio de Janeiro.
ACAPS - Trupe Anima Circ - Unicirco Marcos Frota.
Projeto promove aulas e oficinas teóricas e práticas de habilidades circenses e trabalha a inclusão social através do circo.
Ambos os coletivos são da Favela do Aço, em Santa Cruz, onde a maior parte da população está em situação de risco social, abaixo da linha da pobreza.
Conheça mais sobre o Zona Oeste Viva:
https://globoplay.globo.com/v/6679826/?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar
https://globoplay.globo.com/v/6688077/program