Pela primeira vez no Rio de Janeiro, a Osesp toca sob a batuta de sua regente titular, Marin Alsop, em única apresentação, no dia 25 de agosto, às 17h, na Cidade das Artes. O público carioca terá a oportunidade de assistir a um concerto especial, que inclui parte do repertório que será apresentado na turnê europeia da Orquestra, em outubro desse ano.
O programa começa com a Sinfonia nº 4 – Brasília, de Camargo Guarnieri. Dedicada a Leonard Bernstein, seus três movimentos exprimem, respectivamente, a construção de Brasília, a descrição da terra, e finalmente a alegria ao ver a cidade quase edificada.
Na segunda parte, a Osesp executa a Sinfonia nº1 em Ré Maior – Titã [1885-8], de Gustav Mahler, caracterizada pela dramaticidade intensa e pela busca da espiritualidade, que marca a obra do compositor austríaco.
Os concertos da Osesp contam com a realização do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura.
MARIN ALSOP
Regente titular da Osesp a partir de 2012, a nova-iorquina Marin Alsop foi a primeira mulher a ser premiada com o Koussevitzky Conducting Prize do Tanglewood Music Center, onde foi aluna de Leonard Bernstein. Formada pela Universidade de Yale, é diretora musical da Sinfônica de Baltimore desde 2007. Lidera atividades educacionais que atingem mais de 60 mil alunos: em 2008, lançou o OrchKids, programa destinado a prover educação musical, instrumentos e orientação aos jovens menos favorecidos da cidade. Como regente convidada, apresenta-se regularmente com a Filarmônica de Nova York, a Orquestra da Filadélfia, a Sinfônica de Londres e a Filarmônica de Los Angeles, entre outras. Em 2003, foi a primeira artista a receber, no mesmo ano, o Conductor’s Award, da Royal Philharmonic Society, e o título de Artista do Ano, da revista Gramophone. Em 2005, foi a primeira regente a receber a prestigiosa bolsa da Fundação MacArthur. Em 2013, será a primeira mulher a reger a tradicional "Last Night of the Proms", no festival londrino.
PROGRAMA
M. CAMARGO GUARNIERI [1907-93]
Sinfonia nº 4 – Brasília [1963]
17 MIN
GUSTAV MAHLER [1860-1911]
Sinfonia nº1 em Ré Maior – Titã [1885-8]
61 MIN