Trata-se da maior mostra de fado já realizada no Brasil e uma justa homenagem a esse gênero musical, expoente maior da cultura portuguesa, considerado pela UNESCO como patrimônio oral e imaterial da humanidade.
No Rio de Janeiro o FESTIVAL DE FADO será realizado na Cidade das Artes, com os shows de Mariza no dia 17 de agosto, e António Zambujo e Ana Moura com participação especial de Criolo no dia 18 de agosto.
O FESTIVAL DE FADO, além de estreitar os laços entre as culturas portuguesa e brasileira, apresentará uma exposição ampla sobre o tema no Foyer da Grande Sala, desde o surgimento do gênero e sua evolução através do tempo até os dias de hoje com o surgimento e a afirmação de uma nova geração de artistas e intérpretes que trouxeram o fado para as expressões musicais contemporâneas, inserindo-se de maneira definitiva no panorama da música internacional.
CINEMA FADO
Teatro de Câmara | Sáb 18h e 19h30 | Dom 17h e 18h30
FADOS, DE CARLOS SAURA
Sinopse: Um retrato do FADO através dos seus artistas, como Carlos do Carmo, Mariza, Camané e Argentina Santos, mas também das mais novas promessas nacionais que carregam e reinventam a tradição: Ricardo Ribeiro, Ana Sofia Varela, Carminho, Cuca Roseta, entre outros. Lugar ainda para as pontes com África e Brasil, pela voz de consagrados cantores, como Lura, Caetano Veloso e Chico Buarque. E ainda para as recentes experiências de diálogo entre o Flamenco e o Fado, pela voz de Miguel Poveda e Mariza, e a dança de Aida Gómez.
A Arte de Amália
"A Arte de Amália" é um filme documental elaborado em torno de uma entrevista dada por Amália Rodrigues (1920-1999) ao cineasta português, residente em Nova Iorque, Bruno de Almeida. A entrevista foi registada na fase final da vida da fadista, o filme tendo sido concluído uma semana depois da morte de Amália. "A Arte de Amália" evoca a sua carreira internacional, incluindo registos dos seus conmcertos, dos filmes em que participou e também das suas aparições televisivas.