Série Vivaldi: 340 anos do compositor
A Associação de Canto Coral comemora os 340 anos de nascimento do compositor Antonio Vivaldi. Nascido em 4 de março de 1678, numa das cidades de maior efervescência cultural, Veneza, o compositor italiano trouxe ao mundo invenções musicais únicas que influenciaram decisivamente a maneira de compor na sua época. Notável como violinista, sabia exatamente como fazer uma orquestra de efeito. Suas inovações influenciaram J. S. Bach, que, inclusive, utilizará temas de Vivaldi em algumas composições.
O Coro de Câmara da Associação de Canto Coral preparou para a Páscoa o Credo e o Magnificat, ambos compostos para as moças do Ospedale della Pietà em Veneza, um orfanato de moças onde, após ser ordenado padre, Vivaldi lecionou.
O Credo foi composto sobre o texto da profissão de fé cristã dos apóstolos de Jesus Cristo que determina a crença em apenas um Deus e vê na confissão dos pecados a salvação para a vida eterna. O Magnificat, também conhecido como Canção de Maria, possui texto do evangelho segundo São Lucas e versa sobre um canto entoado pela Virgem Maria a Isabel, mãe de São João Batista.
O Credo é carregado de dramaticidade e de afetos, muitas vezes trazidos com cromatismos e polifonias nos momentos que tratam da encarnação e da crucificação e de homofonia e vivacidade quando trata da criação, concepção, nascimento e da ressurreição. O Magnificat, mais vigoroso, também rico em cromatismo e polifonias possui solos entremeados por intervenções corais com características únicas que mostram a individualidade do compositor e as práticas do período barroco.
O ano de 2018 mostra o quanto a música de Vivaldi é importante para a História Ocidental. Gravada e executada constantemente em vários locais do mundo mostra o vulto que foi este compositor e como sua obra se eternizou.

Programa do espetáculo:
Victória - 470 anos Vivaldi - 430 anos
1. Amicus Meus 1. Credo
2.Eram quasi Agnus 2. Magnificat
3. Tradierunt Me
4. Ecce Quomodo Moritur
5. Sepulto Domino
Associação de Canto Coral
A Associação de Canto Coral, entidade sem fins lucrativos criada em dezembro de 1941 tendo como patrono musical o compositor Heitor Villa-Lobos e como diretora artística a maestrina Cleofe Person de Mattos, tem o objetivo de divulgar o patrimônio musical brasileiro, sobretudo através de concertos no Brasil e no exterior e gravações das principais obras corais-sinfônicas do período colonial. Até a presente data, a Associação de Canto Coral já realizou mais de 750 concertos, com grandes orquestras, sob a regência de maestros internacionais como: Igor Strawinsky, Karl Richter, Victor Tevah, Sir Colin Daves, Helmuth Rilling, Jacques Pernoo; e maestros brasileiros como: Villa-Lobos, Camargo Guarniere, Francisco Mignone, Isaac Karabtchevsky, Alceo Bocchino, Benito Juarez e Henrique Morelenbaum. Sua numerosa discografia inclui autores nacionais como José Maurício Nunes Garcia e os setecentistas mineiros; os nacionalistas Villa Lobos, Francisco Mignone, Brasílio Itiberê e Camargo Guarnieri; e os contemporâneos Almeida Prado e Marlos Nobre. Já teve como diretores artísticos, sua fundadora a maestrina e fundadora Cleofe Person de Mattos e também o Maestro Carlos Alberto Figueiredo, a maestrina Valéria Mattos e desde a 2013 a direção musical é do Maestro Jésus Figueiredo.