Fundação Cidade das Artes

Programação » OPES | Pelo Rio VII

Evento Encerrado

OPES | Pelo Rio VII



Orquestra Petrobras Sinfônica realiza concertos gratuitos 

Série “Pelo Rio” leva a música clássica para fora das casas de concerto, em espaços como praças, museus, igrejas, teatros e pontos turísticos           

Os próximos concertos da série “Pelo Rio” da Orquestra Petrobras Sinfônica já têm data marcada. A iniciativa faz parte do Mundo Urbano, conjunto de ações que levam a música clássica para fora das tradicionais salas de concerto, em prol da popularização e renovação de público do gênero.

As apresentações gratuitas serão nos dias 25 e 26 de novembro (sábado e domingo), na Cidade das Artes e no Teatro Riachuelo Rio, respectivamente. O programa regido pelo maestro convidado Carlos Prazeres, Regente Titular da Orquestra Sinfônica da Bahia, terá o jovem Miguel Braga como solista. O violoncelista de 17 anos foi aluno da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica e participará do programa que conta com as obras “Sinfonia para instrumentos de sopro” (Stravinsky), “Variações sobre um Tema Rococó” (Tchaikovsky) e “Mamãe Ganso”, “Pavana da Bela Adormecida”, “O Pequeno Polegar”, “Pequena menina feia, imperatriz dos pagodes”, “As conversas da Bela e a Fera” e “O jardim das fadas” (Ravel). Na véspera, dia 24 de novembro, haverá um Ensaio Aberto na Fundição Progresso a partir das 14h30. O Mundo Urbano da Petrobras Sinfônica inclui ainda as séries “Em Ação”, que abrange áreas como escolas e hospitais, e “#ConcertoSecreto”, que presenteia os cariocas com apresentações surpresa em parceria com a cervejaria Jeffrey.

 

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 45 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 80 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.

 

Modelo de gestão: A Associação Orquestra Pró Música do Rio de Janeiro, entidade que administra a orquestra, possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.   

 

Sobre a PETROBRAS: A Petrobras completa 30 anos de patrocínio da Orquestra Petrobras Sinfônica em 2017. Através do Petrobras Cultural, a companhia busca contribuir para o fortalecimento das oportunidades de criação, produção, difusão e fruição da cultura brasileira, para a ampliação do acesso dos cidadãos aos bens culturais e para a formação de novas plateias. Esta parceria é essencial para manter a Orquestra Petrobras Sinfônica entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de democratização da música clássica e de renovação do público do gênero.

 

Outros apoios e patrocínios: A Petrobras Sinfônica conta ainda com os apoios culturais de: Avianca, UCI, Consulado da Argentina, Metrô Rio, Porto BayHotels, Hope Serviços, Aliansce Shopping Centers, Rádio MEC FM e JLT Brasil.

 

Programação do Concerto:

 

Carlos Prazeres, regente

Miguel Braga, violoncelo

 

Igor Stravinsky

Sinfonia para instrumentos de sopro

 

Pyotr Ilyich Tchaikovsky

Variações sobre um Tema Rococó

 

Thema. Moderato assaiquasi – Andante - Moderato semplice

Var. I. Tempo dellaThema

Var. II. Tempo dellaThema

Var. III. Andante sostenuto

Var. IV. Andante grazioso

Var. V. Allegro moderato

Var. VI. Andante

Var. VII e Coda. Allegrovivo

 

Maurice Ravel

Mamãe Ganso

 

Pavana da Bela Adormecida

O Pequeno Polegar

Pequena menina feia, imperatriz dos pagodes

As conversas da Bela e a Fera

O jardim das fadas

 

ENTRADA FRANCA 

HAVERÁ DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS NO LOCAL UMA HORAS ANTES DO ESPETÁCULO, CASA SUJEITA A LOTAÇÃO. 




Música

Informações Gerais

Datas

25/11/17

Horários

Sábado - 16h 

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre