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Evento Encerrado

Olivier Dubois | As Memórias de um Senhor



AS MEMÓRIAS DE UM SENHOR | LES MÉMOIRES D’UN SEIGNEUR

OLIVIER DUBOIS

Nomeado diretor do Ballet Du Nord em 01/01/14 e eleito um dos 25 melhores dançarinos do mundo pela revista Dance Europe em 2011, OLIVIER DUBOIS é detentor de experiência vasta e única que abrange coreografia, performance e ensino.

 

AS MEMÓRIAS DE UM SENHOR

Esta é talvez a história de um homem, de uma grande solidão. A história de uma batalha obscura, de um homem triunfante. 

 

Glória

Tempo solar: poder, visão, insurgência. O mundo, homens, amor.

Ele transpira, ele queima, ele vive. O herói.

 

A queda

Tempo Lunar: o poder, a barbárie, terror. O mundo, homens, civilização.

Terror e tremores. O tirano.

 

A despedida

O Canto do Cisne, abandono. É a humanidade, refugiando-se.

Ele é uma estrela, túmulo, um sonho e um desaparecimento.

Ele canta.

 

Ficha Técnica

 

criação | Olivier Dubois
assistente artístico | Cyril Accorsi
assistente - coaching | Karine Girard
bailarino | Rémi Richaud 
corpus | 50 amadores
música | François Caffenne
light designer | Patrick Riou
figurino | Chrystel Zingiro
wigmaker | Romain Marietti
direção técnica | Robert Pereira
luz | Emmanuel Gary
som | Jean-Philippe Borgogno
produção | Ballet du Nord / Olivier Dubois - Centre Chorégraphique National
Roubaix Hauts-de-France Nord-Pas de Calais Picardie

 

 

Olivier Dubois é diretor  do Ballet  du Nord desde janeiro de 2014, e foi eleito um dos 25 melhores dançarinos do mundo em 2011 pela revista Dance Europe, representando o sério risco da combinação de três talentos muito especiais ao reunir criação, performance e pedagogia.   

Nascido em 1972, Oliver Dubois criou sua primeira apresentação solo em 1999 – Under Cover. Dançou com muitos coreógrafos e diretores de prestígio, entre eles Laura Simi, Karine Saporta, Angelin Preljocaj, Charles Cré-Ange, Cirque du Soleil, Jan Fabre, Dominique Boivin e Sasha Waltz.

A partir de 2005 tem criado muitos trabalhos de sucesso: depois de seu duo Féroces, com Christine Corday, para o Théâtre de l’Esplanade, em Saint-Etienne, foi-lhe solicitada - pela SACD e pelo Festival de Avignon – a criação de uma peça para a seção Sujet à Vif  - Pour tout l’or du monde em 2006.

Em junho de 2007, recebeu do Sindicato dos Críticos Profissionais de     Arte em teatro, música e dança o prêmio especial do júri pelo seu trabalho como dançarino e pela sua carreira.  Apresentou, ainda, em 2006 e 2007, as duas partes do projeto BDanse: En Sourdine and Peter Pan. Em julho de 2008, criou Faune(s) baseado em L’après-midi d’un faune, a peça icônica de Nijinsky, apresentada no Festival de Avignon.  No mesmo ano, recebeu o primeiro prêmio Jardin d’Europe em Viena.

Em  2009 montou a mostra  L’interprète  dévisagé  (O intérprete sem máscara) no Centre National de la Danse em Paris, que permaneceu em exibição durante um mês. Em seguida, a companhia Les Ballets de Monte-Carlo o comissionou para Spectre, com première em 1 de abril de 2010. Em setembro do mesmo ano criou L’homme de l’Atlantique para a Bienal de Dança de Lion – um dueto com música de Frank Sinatra. Continuando a expandir seus horizontes criativos,  Olivier Dubois apresentou a coreografia para La Périchole d’Offenbach  nas Óperas de Lille, Nantes e Limoges em janeiro de 2009 sob a direção de Bérangère Jannelle.

Em novembro de  2009 iniciou a trilogia  Etude critique pour un trompe l’œil com Révolution, cuja première aconteceu em Paris, no Ménagerie de Verre. A segunda peça da trilogia – o solo Rouge – teve sua première em dezembro de 2011, e a última – Tragédie – em 23 de julho de 2012, no Festival de Avignon, permanecendo em tournée até 2016.

Juntamente com suas atividades de coreografia e dança, Olivier Dubois conduziu muitos workshops e administrou aulas para companhias estrangeirras de dança, entre elas: National Opera em Vienna, National School em Atenas, National Opera, no Cairo, Troubleyn/Jan Fabre, Ballet Preljocaj, Beaux-Arts School em Mônaco … Recebeu o diploma nacional francês de magistério em 2012 pela sua vasta experiência pedagógica.  

Em maio de 2011 criou um espetáculo para 120 amadores no  Prisme d’Elancourt - Envers et face à tous. O projeto continuou em maio de 2014, no evento denominado Made in Rbx.

Criou Élégie for the Ballet National de Marseille como parte do evento de celebração Marselha 2013, capital europeia da cultura. Foi eleito o  melhor coreógrafo, ainda em 2013, com o prêmio Danza & Danza pelas peças Tragédie e Élégie.

Depois de ensaiar com seis dançarinos de vários países africanos em Cairo e Dakar, criou  Souls em dezembro de 2013.

Em janeiro de 2015  Olivier  Dubois  criou Mon Élue noire Sacre # 2 - solo  para Germaine Acogny, e em junho, um novo solo intitulado Les  moires   d’un   seigneur   ou  l’Homme   disparu.  Sua última criação foi uma peça para vinte e dois dançarinos – Auguri – em 2016 para o  Internationales Sommersfestival em Hamburgo, na Alemanha.

 

Rémi Richaud inicia seus estudos de dança aos 14 anos, na escola Valérie Simonnet, em Bordeaux. Antes de ingressar no Conservatório Nacional Superior de Paris, aos 17 anos, Rémi estuda dança clássica e contemporânea por três anos. Em Paris, estuda as técnicas dos coreógrafos americanos  Merce Cunnigham e Martha  Graham - a dança contato - e se lança na improvisação, sem deixar contudo de treinar dança clássica diariamente no conservatório, com professores residentes como Wayne Byars. 

Durante sua formação, dança coreografias de Merce Cunningham, Cristiana Morganti, Roy Assaf e Nathalie Pubellier. 

 

Em julho de 2015, aos 20 anos, Rémi Richaud obtêm seu diploma nacional de intérprete de dança contemporânea e passa a integrar o segundo ano do Ballet Junior de Genève, onde explora e interpreta repertórios de diversos coreógrafos como Roy Assaf, Barak Marshall, Olivier Dubois e Sharon Eyal.  Após um ano em Genebra, Rémi associa-se ao Ballet du Nord de Roubaix para participar da nova criação de Olivier Dubois, Auguri.

 

O espetáculo tem a participação dos 50 vencedores da seleção, promovida pela Cidade das Artes e realizada na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira.

 

Alexandre Rosa

Allan Wilber

Anderson Nascimento

Bayron Alencar

Bernardo O’Bern

Brian Monteiro

Bruno Pêgo

Charles Verdec

CJ

Clériston Leite

Dario Aragão

David Abreu

Diewry Patrick

Evandro Drummond

Fabio da Ritter

Fernando Moreno

Geo Carvalho

Igor Almassy

Igor Costa

Leonardo AArão

Leonardo Faustino

Lucas Pimenta

Luciano DeSilva

Luis Felipe Vidal

Maicon Lima

 Mario Cardona

Misael Dias

Paolo Sampaio

Rafael Alves

Raphael Rodrigues

Rayan Masters

Ricardo Faleiros

Ro Santos

Roberto Gomes

Rodrigo de Moraes

Rodrigo Ninja

Rodrigo Silva

Sandro de Barros

Talyson Marks

Thacio  Sant’Anna

Thiago Klen

Thiago Meneses

Thiago Zandonai

Victor Vaz

Wagner Faria

Wallace Ferreira

Will Robson

William Careli

Yaron Alves

Zé Lu Gonçalves




Dança

Informações Gerais

Datas

12/11/16 a 13/11/16

Horários

Sábado - 21:00

Domingo - 18:00

Duração

60 Minutos em média

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

14 Anos

Demais Eventos da Programação

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A proposta articula literatura e clínica psicanalítica como vias de elaboração simbólica: a escrita de Clarice Lispector e Sylvia Plath oferece imagens e metáforas para que as participantes possam nomear e elaborar experiências que frequentemente permanecem silenciadas. • Roda de Conversa: espaço horizontal, circular, de fala e escuta. • Leitura de trechos literários: fragmentos de Clarice Lispector e Sylvia Plath como disparadores simbólicos. • Articulação clínica: conceitos psicanalíticos apresentados em linguagem acessível (compulsão à repetição, desamparo, voz feminina, renascimento). • Exercícios simbólicos: escrita breve, silêncio, leitura coletiva. • Fechamento afetivo: elaboração conjunta, ritual coletivo de encerramento.   Encontro 1 – 03 de outubro de 2025 Título: O Estranhamento do Laço Objetivo: reconhecer como vínculos podem nascer do desamparo, da repetição e da esperança que fere. Literatura: Clarice Lispector – Laços de Família; Sylvia Plath – A Redoma de Vidro. 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Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Concerto de Integração OSB e Alunos da Baixada Fluminense 01/11 Música Ministério da Cultura e NTS – Nova Transportadora do Sudeste apresentam Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto gratuito na Cidade das Artes com alunos da Baixada Fluminense A apresentação contará com a participação de alunos do Coral Conexões Musicais, formado por crianças de escolas públicas da Baixada Fluminense, e jovens estudantes de música de projetos sociais da região No sábado, dia 1 de novembro, às 17h, a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentará na Cidade das Artes em concerto gratuito, dividindo o palco com crianças e jovens da Baixada Fluminense que tiveram aulas de instrumentos e de canto coral promovidas pelo Conexões Musicais, o programa de educação musical da Fundação OSB. Sob a regência do maestro e violinista Daniel Guedes, que também participa como solista, o espetáculo trará obras diversas da música popular brasileira e grandes composições do repertório sinfônico. As ações do Conexões Musicais na Baixada Fluminense têm o apoio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste. Ao longo de 2025, alunos de 8 escolas públicas de Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Paracambi vem tendo aulas de canto coral promovidas pelo programa da OSB. Agora, 151 crianças com idades entre 8 e 15 anos formam o Coral Conexões Musicais, que se apresentará ao lado da orquestra na Cidade das Artes e vai colocar em prática o que aprendeu nos últimos meses. Quem também se une ao concerto são os jovens estudantes de música oriundos de cinco polos parceiros da OSB na Baixada Fluminense, que tiveram aulas de instrumentos com músicos da orquestra durante o ano. 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Os livros publicados nesse selo procuram despertar desde cedo a criatividade, a sensibilidade e o senso de valores nas crianças, oferecendo histórias que dialogam com a contemplação e a descoberta do mundo interior. Obras como Silêncio, estou ouvindo você, Abayomi: A Menina de Trança e O que você está cultivando? exemplificam esse cuidado, combinando narrativas acessíveis e poéticas com projetos gráficos de grande delicadeza. Assim, o selo estabelece-se como um espaço onde literatura, ilustração e reflexão se unem para formar leitores mais atentos, conscientes e imaginativos. [+] saiba mais RIO WEBFEST 2025 | Abertura Oficial 28/11 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 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No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. 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O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.   [+] saiba mais Língua Viva 2025 | A dor de existir, estética e estilo na literatura 03/12 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: A dor de existir, estética e estilo na literatura. DATA: 03/12/2025 A dor de existir se impõe pela condição humana frente ao desamparo, às perdas, à solidão e à finitude. Para muitos, o sofrimento é uma fonte de inspiração para a criação artística. A arte se cava na dor. Será assim para todos aqueles que dão um tratamento estético e assinam com um estilo a sua escrita? Rosa Montero declara escrever contra a morte. Lya Luft escreve sobre isolamento e ternura, a perturbadora ambivalência nossa, diz ela. Saramago prefere falar mais da vida do que literatura, pois, a literatura está na vida, assim tem a ambição de fazer da literatura vida. Marguerite Duras afirma que escrever é também não falar, é se calar. É berrar sem fazer ruído. O escritor é alguém que não fala muito, mas que escuta muito. Clarice Lispector escreve como que para salvar a vida de alguém, provavelmente a própria vida, acrescenta. José Castello propõe que a literatura pode tratar a dor humana, abrandá-la. Annie Ernaux confessa que não há orgasmo mais intenso que a escrita de um livro. Pedro Juan Gutiérrez escreve para continuar andando e atravessar a fúria e o horror. Bukowski escreve sobre a loucura roubada que não deseja a ninguém a não ser a si mesmo. Se a dor de existir é a matéria bruta e fina na escrita de um autor, quais os efeitos dessa escrita forjada na dor sobre nós, supostos leitores? Venham debater conosco. [+] saiba mais