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Evento Encerrado

Festival Anima Mundi 2016

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Maior festival de animação das Américas e segundo maior evento internacional da área, o Anima Mundi chega ao seu 24º ano com uma série de novidades. A mostra vai se espalhar pela cidade do Rio de Janeiro.

 

Entre os dias 25 e 30 de outubro, mais de 400 curtas, seis longas, palestras, encontros e o Anima Forum vão, literalmente, animar o Museu de Arte Moderna (MAM), o Cine Odeon, o Centro Cultural da Justiça Federal, a Livraria Cultura (Centro), a Maison de France, o Oi Futuro (Ipanema), o CRAB, o Espaço Cultural BNDES, a Cidade das Artes e o Ponto Cine (Guadalupe). 

 

Se nas primeiras edições do festival, no início dos anos 90, a animação brasileira ainda era incipiente, hoje o cenário é outro. Parte do mérito pode ser atribuída ao evento, que sempre promoveu encontros para todos os interessados terem acesso ao melhor da produção mundial de animação, o que gerou mudanças no setor, dando origem a novos investimentos na produção de animação brasileira.

 

Programação 

 

 

25/10

14h – Animação em curso 1

 

Shudo | França | To-Anh Bach; Charles Badiller; Hugo Weiss

FISHWITCH | Reino Unido | Adrienne Dowling

Light Sight | Irã Seyed | M. Tabatabaei

Business Hours: Life and Death of a Bureaucrat | Estados Unidos | Simon Wilches-Castro

Dernier acte | França | Daphné Chabrier, Laura Hottot, Cécile Peyron

Last Judgment | Estados Unidos | Junyi Xiao

Colocataires | França | Delphine Priet-Mahéo

Vending machine | Coreia do Sul | Jihye KONG

TOUCHED | Espanha | Cristina Guisado; Ludwig Camarillo

BreakingPoint | Alemanha | Martin Lapp

Les Liens de sang | França | Manon Lazzari, Sophie Kavouridis, Marion Louw, Thomas Ricquier, Simon Pannetrat

 

16h – Panorama 7

Phantom City | Canadá | Patrick Jenkins

Aftermath | Reino Unido | Layla ATKINSON

Birdz | Suiça | Emilien Davaud

Peleja no Sertão | Brasil | Fabio Miranda

The Copyist | Hungria | Tamás Kõszegi

Lili | Israel | Tom Kouris; Hani Dombe

Estate | França,Bélgica | Ronny Trocker

 

18h – Panorama 5

A La Derive | Espanha,França,Alemanha | Cyprien Clement-Delmas

Le Promeneur | França | CHOLLET Thibault

The Wrong End of the Stick | Reino Unido | Terri Matthews

A velha e o mar... e a batedeira | Brasil | Rosana van der Meer; Fabrício Tacahashi

El jardín de las delicias | México | Alejandro García Caballero

Weather The Storm | Reino Unido,Estados Unidos | Peter Baynton

Clouds | Canadá | Diego Maclean

 

20h – Panorama 8

Tango | Brasil | Pedro Giongo | Francisco Gusso

I Said I Would Never Talk About Politics | Espanha | Aitor Oñederra

Kyama Malo Chin Telt Kyama Bawa | Myanmar (antiga Birm‚nia) | Nyan Kyal Say

Cassette Girl | Japão | Hiroyasu Kobayashi

Before&After | Coreia do Sul | Minji KANG

Trial & Error | Alemanha | Antje Heyn

Jailbreak | Estados Unidos | Aaron Sorenson

 

26/10

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14h – Animação em Curso 2

Hold Me (Ca Caw Ca Caw) | Estados Unidos | Renee Zhan

Ovoo | Brasil | Flávia Brandão de Andrade Corrêa; Tamara Freire Brandt; Luana Ferreira Chaves ; Vanessa Saldanha de Castro; Louis Allen Thomas Mingoti Poague

Number 1 Mr. Honest | Coreia do Sul | Hyuncheol JO

Conte Oriental | França | Cosette Nigon; Mélanie Le Forban; Marjorie Jarnigon; Camille Fache; Charly Boyer

Shift | Estados Unidos,Espanha | Cecilia Puglesi; Yijun Liu

Ama | França | Emilie Almaida; Liang Huang; Mansoureh Kamari; Julie Robert; Juliette Peuportier; Tony Unser

what they believe | Alemanha | Shoko Hara

Anna O | Israel | Rotem Yarakchi

Fall | Reino Unido | Ollie Magee

Skål | Alemanha | Marco Hakenjos

 

16h – Panorama 9

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El Rapto | Colômbia | José Luis Jiménez; Miguel Humberto Jiménez

HALLUX | Alemanha | Henning Thomas

A Orelha de Van Gogh | Brasil | Thiago f ribeiro

Rapsodie en Ros | Bélgica | Bram Mondy

Inaudible | Letônia | Gints Zilbalodis

Házibuli | Hungria | Daniel Barany

Parade | Holanda | Digna van der Put

 

18h – Panorama 6

A La Derive | Espanha,França,Alemanha | Cyprien Clement-Delmas

Le Promeneur | França | CHOLLET Thibault

The Wrong End of the Stick | Reino Unido | Terri Matthews

A velha e o mar... e a batedeira | Brasil | Rosana van der Meer; Fabrício Tacahashi

El jardín de las delicias | México | Alejandro García Caballero

Weather The Storm | Reino Unido,Estados Unidos | Peter Baynton

Clouds | Canadá | Diego Maclean

 

20h – Curtas 11

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AMARILIS | Brasil | CHICO LIBERATO

Celui qui a deux âmes | França | Fabrice Luang-Vija

Noevus | França | Samuel Yal

MADE IN SPAIN | Espanha | Coke Riobóo

Primal Flux | Estados Unidos | Joan C. Gratz

O Projeto do Meu Pai | Brasil | Rosaria

No Offens | Bélgica | Kris Borghs

 

27/10

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14h – Animação em curso 3

A Man Called Man | Canadá,Brasil | Guy Charnaux

Skácem | Eslováquia | Peter Martinka

Razbudit volka | Rússia | Liza Astretsova

In One Drag | Alemanha | Alireza Hashempour

The Moon Is Essentially Gray | United States | Minor Outlying Islands,                Hannah Roman

I come from the prairie | China | Arisbek Nuhan

Balkon | Hungria | Dávid Dell’Edera

Tombes & Manèges | França | Nicolas Albrecht; Jérémie Auray; Alexandre Garnier; Antoine Giuliani; Sandrine Normand; Ambre Pochet; Marc Visintin

Kovbojsko | Eslováquia | David Stumpf

Deus Ex Therapis | França | Marion Gombert, Baptiste Groazil, Maïté Robert

 

16h – Panorama 3

Transparency | Croácia | Daniel Šuljić

Planema | Alemanha | Jakob Schmidt

Tis | França | Chloe Lesueur

O Último Engolervilha II | Brasil | Jackson Abacatu; Marão; Wesley Rodrigues; Luah Garcia; Pamella Araújo; Camila Kauling; Guto BR; Rüsben; Ianah Maia; Giovanna Guimarães; Jirair Garabedian; Yurii Custodio; Rosana Urbes; Maurício Castaño

Hobart | Hungria | Hajnalka Harsanyi

The Kingfisher | Brasil | Marcelo Mourão

Isaac and Quincy | Reino Unido | Liam Tate

 

18h – Panorama 2

Pedaços de Pássaros | Brasil | Andrei Miralha; Marcílio Costa

Schirkoa | India | Ishan Shukla

A Coat Made Dark | Irlanda | Jack O’Shea

Alto el Juego | Uruguai | Walter Tournier

Neck and Neck | Reino Unido | shaun clark

Candyman | Colômbia,Estados Unidos | Edgar Alvarez; Webster Colcord; Ivan Landau

Go to City Ele | China | wenyu li

 

20h – Curtas 10

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Say I am only seventeen | Brasil | André Catoto Dias

Velodrool | Estônia | Sander Joon

Slow Wave | Estados Unidos | Andy Kennedy

CHATARRA | Uruguai | Walter Tournier

Oripeaux | França | Sonia Gerbeaud; Mathias Panafieu

Under the Apple Tree | Holanda,Bélgica | Erik van Schaaik

Zeezucht  | Holanda | Marlies van der Wel

 

28/10

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14h – Animação em curso 4

Más que palavras | Uruguai | Lucía Duclosson

Lethe | Reino Unido | Kat Michaelides

Pokey Pokey | Estados Unidos,China | Junjie "Jake" Zhang

Amour Fou | Alemanha | Florian Werzinski

Ruben Leaves | Suiça | Frederic Siegel

Fazendo uma Espada Lendária | Brasil | Felipe Barbosa Palacio

Turn the Tables | Holanda | Raymon Wittenberg

Tombés du nid | França | Loïc Espuche

Welcome to Paradise | Reino Unido | Alex Baró Cayetano

Pronto, era assim | Portugal | Joana Nogueira; Patrícia Rodrigues

Delivery | França | Leslie Belot; Thibaut Scalesse; Sophie Blayrat; Kai Huang; Loan Torres

 

16h – Panorama 4

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Òrun Àiyé - A Criação do Mundo | Brasil | Jamile Coelho ; Cintia Maria

SAMT(silence) | Líbano | Chadi Aoun

Bemilim Aherot | Israel | Tal Kantor

Ascension | México | Samantha Pineda Sierra, Davy Giorgi

Rapid Rouge | Japão | Daisuke Onitsuka

Fish with Legs | Austrália | Dave Carter

 

18h – Panorama 1

Alyaska | Rússia | Andrey Osadchikh

Los gatos | México | Alejandro Ríos

Down by Love | Espanha | José Corral

Glove | Estados Unidos,Brasil | Bernardo Britto; Alexa Lim Haas

LE REPAS DOMINICAL | França | Celine Devaux

Brócolis | Brasil | Jonathas Alpoim Severino da Silva Bezerra Carvalho; Rafael Viana Neves

Une tête disparaît | Canadá | Franck Dion

 

20h – Curtas 8

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Vanocni balada | República Tcheca | Michal Zabka

Johan | Brasil | Washington Rayk

ESTILHAÇOS | Portugal | José Miguel Ribeiro

(Otto) | Holanda | Job, Joris & Marieke

Journal animé | França | Donato Sansone

More Stuff | Reino Unido | Simone Giampaolo; Joe Kinch

Gamlet. Komedia | Rússia | Eugeniy Fadeyev

 

29/10

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11h – Infantil 1

Hugo, o Monstro | Brasil | HUMBERTO AVELAR

Teia de Aranha (Patinka) | Rússia | Natalia Chernysheva

Sopa de Pedra (La Soupe au caillou) | França,Bélgica | Clementine Robach

Novembro (Novembre) | França | Marjolaine Perreten

Homem Graveto (Stick Man) | Reino Unido | Jeroen Jaspaert; Daniel Snaddon

Crocodilo (Krokodil) | Alemanha | Julia Ocker

 

13h – Infantil 2

Corrida do Dinheiro (Rupee Run) | Estados Unidos | Tarun Lak

Vestir-se pode ser Divertido (Une autre paire de manches) | França,Bélgica | Samuel Guenole

Eric Acorde | Brasil | Telmo Carvalho

A Toupeira e a Minhoca (The Mole and the Earthworm) | Alemanha | Johannes Schiehsl

Primeira Nevasca (First Snow) | Republica Tcheca | Lenka Ivanèíková

Aquitã, o Indiozinho | Brasil | FRATA SOARES

O Pinguim que não Nadava (The unwashed penguin) | Rússia | Isabelle Favez

Tigre (Tiger) | Alemanha | Kariem Saleh

Lili escova os dentes (Lili Brushes Her Teeth) | Dinamarca,Reino Unido | Siri Melchior

15h -  Infantil 5

Limítrofes (Borderlines)               | República Tcheca | Hanka Nováková

Táxi Estelar (Star Taxi) | Eslováquia | Juraj Krumpolec

Tempus Fugit | Brasil | Julia Simas; Vitor Moura

Vizinho Cara de Pau (Neighbourwood) | Alemanha | Fynn Grosse-Bley; Eddy Hohf; Patrik Knittel

Shaun o Carneiro: As Lhamas do Fazendeiro (Shaun the Sheep: The Farmer's Llamas) | Reino Unido | Jay Grace

 

17h – Curtas 5

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JUKAI | França | Gabrielle Lissot

Putsch | França | Julie Artigny; Claire Courrier; Florent Bossoutrot; Camille Savary; Lisa Bouët

Quando os dias eram eternos | Brasil | MARCUS VINICIUS VASCONCELOS

Au revoir Balthazar | Suiça | Rafael Sommerhalder

Signum | Polônia | Witold Giersz

Klementhro | Reino Unido,Canadá | Sue Dunham

Paniek! | Holanda | Joost Lieuwma

 

19h – Curtas 1

GHOST CELL | França | Antoine Delacharlery

De longues vacances | Bélgica | Caroline Nugues-Bourchat

Bamboo Temple Street | Alemanha | Baoying Bilgeri

O Disco de Ouro | Brasil | Everton Guilherme Santos

Once Upon a Line | Estados Unidos | Alicja Jasina

Ticking Away | Holanda,Bélgica | Michael Sewnarain

Chateau de Sable | França | Quentin DELEAU, Lucie FONCELLE, Maxime GOUDAL, Julien PARIS, Sylvain ROBERT

 

30/10

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11h – Infantil 3

Lipe, Vovô e o Monstro | Brasil | Felippe Steffens; Carlos Matues da Silva Souza

Eu não sou uma Ratinha (I am not a Mouse) | Reino Unido | Evgenia Golubeva

Moroshka | Russia | Polina Minchenok

Ivan e o Lobo (Iwan und der Wolf) | Alemanha | Anna Levinson

Neïla | França | Audrey Bellot; Laurene Desoutter; Amandine Fernandes; Ludivine Lahaye; Lucas Langou; David Tabar; Guillaume Vezzoli; Eline Zhang

A Hora do Morcego (Bat time) | Alemanha | Elena Walf

O Dragão e a Música (Le Dragon et la Musique) | Suiça | Camille Müller

Voa, João | Brasil | HUMBERTO AVELAR

 

13h – Infantil 4

Levante a Cabeça! (Kopf Hoch!) | Alemanha | Gottfried Mentor

O Fim da Fila | Brasil | William Figueiredo Côgo

A Pequena Semente (La Petite Pousse) | Franca | Chaïtane CONVERSAT

Lobo (Wolf) | Alemanha | Julia Ocker

A Raposa Minúscula (Le Renard Minuscule) | França,Bélgica,Suiça | Aline QUERTAIN; Sylwia SZKILADZ

Dentro de uma Gaiola (La Cage) | França | Loic Bruyere

Miúdos | Brasil | Rafael Viana Neves; Jonathas Alpoim Severino da Silva Bezerra Carvalho

A Ilha das Tartarugas (Petzi: Schildkröteninsel) | Alemanha | Michael Bohnenstingl; Johannes Weiland; Paul Cichon

Can't Fight This Feeling (O Pinguim Esfomeado) | Africa do Sul | Brent Dawes

 

15h – Infantil 6

Estou com Medo (I'm Scared) | Estados Unidos | Pete Levin

A História de uma Raposa que Perdeu a Cabeça (The story of the fox who lost his mind) | Alemanha | Christian Asmussen; Matthias Bruhn

O Bigode (Viikset) | Finlândia | Anni Oja

Nimbus - O caçador de nuvens | Brasil | Marco Nick

Macaco (Ape) | Canadá,Singapura | Eustace Ng

O Pequeno Sapateiro (Le Petit Cordonnier) | França | Galaad Alais; Terry Bonvard; Charles Carlier; Romain Cislo; Pierre-Yves Lefebvre; Philippe Lim; Benjamin Mariotte; Karen Nawfal

Serviço de Entrega Três Pequenos Ninjas (Three Little Ninjas Delivery Service) | Bélgica | Kim Claeys; Karim Rhellam

 

17h – Infantil 7

Jogador 2 (Player 2) |Reino Unido | Charlie Miller; Harry Slinger-Thompson

Por que vemos colorido? | Brasil | Fabiano Bomfim; Marcela Werkema

Peguem-no! (Catch it) | França | Paul BAR, Marion DEMARET, Nadège FORNER, Pierre-Baptiste MARTY, Julien ROBYN, Jordan SOLER

O Criptozoólogo (The Cryptozoologist) | Espanha | Vicente Mallols

Seu Nome é Yoko (Her name is Yoko) | Rússia | Mikhail Safronov

A Volta às Aulas (La rentrée des classes) | Bélgica,França | Vincent Patar; Stéphane Aubier

 

19h – Curtas 2

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Ideias de Canario | Brasil | Leo Cadaval

La secta de insectos | México | Pablo Calvillo

Voltaire | Bélgica,Holanda | Jan Snoekx

Alike | Espanha | Daniel Martínez Lara; Rafa Cano Méndez

Wildfire | França | Hugues Opter; Pierre Pinon; Nicole Stafford; Valentin Stoll; Arnaud Tribout; Shang Zhang

Branded Dreams | Holanda | Studio Smack

If I Was God | Canadá | Cordell Barker

 

 

 

 

 

 




Musical

Informações Gerais

Datas

25/10/16 a 30/10/16

Horários

25 a 28/10 - 14h,16h,18h e 20h

29 a 30/10 - 11h,13h,15h,17h e 19h

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Tango Genuine | Dança 08/11 a 09/11 Dança Espetáculo argentino que celebra o patrimônio cultural imaterial da humanidade chega pela primeira vez ao Brasil para uma turnê por cinco cidades Um espetáculo vibrante que percorre a história do tango portenho — desde suas origens nos subúrbios de Buenos Aires até sua consagração como símbolo cultural da Argentina —, Tango Genuine chega pela primeira vez aos palcos brasileiros. O espetáculo combina dança e música ao vivo para conduzir o público por uma jornada que celebra a força, a elegância e a transformação do tango ao longo do tempo, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Apresentado em grandes palcos internacionais como o Sadler’s Wells de Londres, o Teatro Bolshoi e a Ópera de Sydney, Tango Genuine já encantou plateias em diferentes partes do mundo e agora desembarca no Brasil para compartilhar toda a emoção e intensidade dessa arte portenha. Com apresentações em diversas cidades, Tango Genuine reúne dez bailarinos e quatro músicos em cena, em uma montagem envolvente que celebra o tango em sua forma mais autêntica e emocionante. O espetáculo conta com direção geral de Roberto Santocono e direção musical de Fernando Marzan, pianista e maestro reconhecido internacionalmente por sua trajetória no tango argentino. A coreografia e a direção artística são assinadas por Karina Piazza, primeira bailarina da companhia e um dos principais nomes do tango na Argentina, indicada ao Tony Awards na categoria Melhor Coreografia da produção Forever Tango na Broadway. A iluminação tem a assinatura de Aníbal Corrado, que completa a equipe responsável por traduzir em movimento, som e luz a força e a paixão dessa dança universal. Tango Genuine é apresentado pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, com o apoio da LeiRouanet - Incentivos a Projetos Culturais, e a turnê é uma realização da Dellarte, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro. [+] saiba mais The Platters – Experience – Love Tour 2025 14/11 Música THE PLATTERS EXPERIENCE SE APRESENTAM NO RIO DE JANEIRO EM SHOW HISTÓRICO NA CIDADE DAS ARTES Grupo vocal americano, ícone do soul e do doo-wop, sobe ao palco em 14 de novembro com seus maiores sucessos O lendário grupo vocal The Platters Experience, um dos nomes mais emblemáticos da música americana do século 20, fará uma apresentação única na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, no dia 14 de novembro. Com mais de sete décadas de história, o grupo promete uma noite nostálgica, embalada por sucessos que marcaram gerações e atravessaram fronteiras. Formado originalmente na década de 1950, The Platters Experience foram pioneiros na mistura do rhythm and blues com harmonias vocais refinadas, abrindo caminho para o surgimento do soul e do pop moderno. Com hits como “Only You (And You Alone)”, “The Great Pretender”, “Smoke Gets in Your Eyes”, “Twilight Time” e “My Prayer”, o grupo conquistou as paradas de sucesso ao redor do mundo e tornou-se uma das bandas vocais mais populares da história da música. Ao longo de sua carreira, The Platters Experience venderam milhões de discos e foram incluídos no prestigiado Rock and Roll Hall of Fame. Mesmo após diversas formações ao longo dos anos, o grupo continua encantando plateias com interpretações cheias de emoção, técnica vocal apurada e uma sonoridade atemporal. O show na Cidade das Artes será uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a elegância, o romantismo e a força vocal que tornaram The Platters Experience um fenômeno global. Fãs de todas as idades poderão reviver clássicos imortais e testemunhar de perto a performance de um grupo que influenciou artistas ao redor do mundo. Prepare-se para uma noite inesquecível com um dos maiores nomes da música mundial. [+] saiba mais Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Interlocuções | Literatura, Arte e Psicanálise 02/05 a 14/11 Arte e Conhecimento Tema central: Laços que Ferem Proposta: articulação entre literatura e clínica psicanalítica Condução: Marília Rossetto e Gilda Pitombo A roda de conversa “Laços que Ferem” busca criar um espaço de reflexão sobre as marcas subjetivas dos vínculos que, em vez de nutrirem, produzem dor e aprisionamento. A proposta articula literatura e clínica psicanalítica como vias de elaboração simbólica: a escrita de Clarice Lispector e Sylvia Plath oferece imagens e metáforas para que as participantes possam nomear e elaborar experiências que frequentemente permanecem silenciadas. • Roda de Conversa: espaço horizontal, circular, de fala e escuta. • Leitura de trechos literários: fragmentos de Clarice Lispector e Sylvia Plath como disparadores simbólicos. • Articulação clínica: conceitos psicanalíticos apresentados em linguagem acessível (compulsão à repetição, desamparo, voz feminina, renascimento). • Exercícios simbólicos: escrita breve, silêncio, leitura coletiva. • Fechamento afetivo: elaboração conjunta, ritual coletivo de encerramento.   Encontro 1 – 03 de outubro de 2025 Título: O Estranhamento do Laço Objetivo: reconhecer como vínculos podem nascer do desamparo, da repetição e da esperança que fere. Literatura: Clarice Lispector – Laços de Família; Sylvia Plath – A Redoma de Vidro. Pontos clínicos: • Compulsão à repetição nos vínculos. • O desamparo como origem dos laços. • Diferença entre vínculo vivo e laço aprisionante. Proposta prática: • Leitura breve de Clarice. • Pergunta disparadora: “Quando foi a primeira vez que você percebeu que um vínculo também podia ferir?” • Escuta circular. • Escrita simbólica: “O laço que mais me prende é...”. Encontro 2 – 14 de novembro de 2025 Título: A Ferida e o Renascimento Objetivo: elaborar como a dor se inscreve no corpo e pode ser transformada em palavra, criação e escolha. Literatura: Clarice Lispector – A Paixão Segundo G.H.; Sylvia Plath – Ariel. Pontos clínicos: • O corpo falante e o sintoma como linguagem. • A voz feminina: da ferida ao dizer. • Romper com a repetição: o laço consigo mesma. Proposta prática: • Leitura de poema de Plath (Lady Lazarus). • Pergunta disparadora: “O que em você pode nascer quando um laço morre?” • Escrita de carta a si mesma como “novo começo”. • Leitura coletiva de um verso de Plath como encerramento. Resultados esperados • Favorecer a elaboração simbólica das experiências de dor nos vínculos. • Estimular a apropriação da voz feminina como espaço de resistência e criação. • Promover um ambiente de escuta clínica e literária, fortalecendo a subjetividade e o laço coletivo. [+] saiba mais Viento Yoga para todos | Bem estar e saúde através da prática de yoga 24/08 a 14/12 Arte e Conhecimento Bem estar e saúde através da prática de yoga 1. Boas-vindas: ● Iniciaremos com uma breve apresentação, onde me apresentarei e explicarei os objetivos da aula de yoga. ● Criarei um ambiente acolhedor e receptivo para que todos se sintam confortáveis e à vontade. 2. Adaptação para todos os níveis: ● Realizaremos um diálogo aberto para identificar as necessidades e restrições de cada participante. ● Com base nas informações coletadas, adaptarei as posturas de yoga para atender às individualidades de cada pessoa. 3. Aula de yoga de 1 hora: ● Mergulharemos em uma prática de yoga fluida e relaxante, com duração de 1 hora. ● As posturas serão cuidadosamente selecionadas para promover flexibilidade, força, equilíbrio e bem-estar geral. ● Oferecerei instruções claras e precisas, com modificações para diferentes níveis de experiência. 4. Momento de meditação: ● Ao final da aula, desfrutaremos de um momento de meditação guiada para acalmar a mente e integrar os benefícios da prática. ● Essa etapa proporcionará um estado de paz interior e profunda conexão consigo mesmo. 5. Encerramento e registro da experiência: ● Dedicaremos um tempo para tirar fotos e registrar esse momento especial de conexão e bem-estar. ● Será uma oportunidade para compartilhar experiências e fortalecer os laços entre os participantes. Observações: ● As posturas de yoga serão adaptadas para atender às necessidades de todos os participantes, desde iniciantes até praticantes experientes. ● A aula será conduzida em um ambiente tranquilo e acolhedor, com música relaxante para promover a imersão na prática. ● Todos os participantes são bem-vindos, independentemente de seu nível de flexibilidade ou experiência com yoga.   [+] saiba mais Concerto de Integração OSB e Alunos da Baixada Fluminense 01/11 Música Ministério da Cultura e NTS – Nova Transportadora do Sudeste apresentam Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto gratuito na Cidade das Artes com alunos da Baixada Fluminense A apresentação contará com a participação de alunos do Coral Conexões Musicais, formado por crianças de escolas públicas da Baixada Fluminense, e jovens estudantes de música de projetos sociais da região No sábado, dia 1 de novembro, às 17h, a Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentará na Cidade das Artes em concerto gratuito, dividindo o palco com crianças e jovens da Baixada Fluminense que tiveram aulas de instrumentos e de canto coral promovidas pelo Conexões Musicais, o programa de educação musical da Fundação OSB. Sob a regência do maestro e violinista Daniel Guedes, que também participa como solista, o espetáculo trará obras diversas da música popular brasileira e grandes composições do repertório sinfônico. As ações do Conexões Musicais na Baixada Fluminense têm o apoio da NTS – Nova Transportadora do Sudeste. Ao longo de 2025, alunos de 8 escolas públicas de Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Paracambi vem tendo aulas de canto coral promovidas pelo programa da OSB. Agora, 151 crianças com idades entre 8 e 15 anos formam o Coral Conexões Musicais, que se apresentará ao lado da orquestra na Cidade das Artes e vai colocar em prática o que aprendeu nos últimos meses. Quem também se une ao concerto são os jovens estudantes de música oriundos de cinco polos parceiros da OSB na Baixada Fluminense, que tiveram aulas de instrumentos com músicos da orquestra durante o ano. Ao total, 28 alunos dos projetos Orquestra Popular Ariano Suassuna, Universo da Música e Fundec - Polo de Música Ricardo Eugênio Boechat, de Duque de Caxias; do Instituto Pastor Augustinho Valério, de Japeri; e do Serra do Mar, de Paracambi, terão a oportunidade única de tocar com uma orquestra profissional do tamanho da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além de estudar música orquestral e aprimorar a prática sinfônica com renomados instrumentistas, ao longo do ano esses polos também recebem oficinas de arranjo, aprendendo a compor novas peças musicais. No evento do dia 1º, uma dessas composições será estreada: um arranjo de “Andar com Fé”, do compositor Gilberto Gil.   [+] saiba mais Concerto Amizade | OSB Jovem 02/11 Música Ministério da Cultura e Shell apresentam OSB Jovem apresenta Concerto Amizade na Cidade das Artes A maestra Vilane Trindade conduz o espetáculo. A Shell é a mantenedora da OSB Jovem. No dia 2 de novembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem sobe ao palco da Grande Sala, na Cidade das Artes para apresentar o concerto Amizade, mais um espetáculo da Temporada Diversidade. Na ocasião, os músicos da OSB Gabriela Queiroz (violino) e Samuel Passos (viola) serão os solistas na execução da Sinfonia Concertante, de Mozart, sob regência da maestra Vilane Trindade. O programa conta ainda com obras de Giovanni Gabrieli, Zivkovic e Joseph Haydn. [+] saiba mais Série Músicos da OSB | Cordas 08/11 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira realiza concerto da Série Músicos da OSB na Cidade das Artes Apresentação dá ênfase aos instrumentos de corda A Orquestra Sinfônica Brasileira destaca a família das cordas na próxima apresentação da Série Músicos da OSB, dia 8 de novembro, no palco do Teatro de Câmara da Cidade das Artes. No repertório, obras de Joseph Haydn e Heitor Villa-Lobos. [+] saiba mais Série OSB 85 anos | Concerto 15/11 a 16/11 Música Ministério da Cultura apresenta Orquestra Sinfônica Brasileira leva espetáculo da Série OSB 85 anos à Cidade das Artes Concertos contam com a regência da maestra Nathalie Marin e com o trombonista Eduardo Machado como solista Nos dias 15 e 16 de novembro, a Orquestra Sinfônica Brasileira leva mais um espetáculo da Série OSB 85 anos ao palco da Grande Sala da Cidade das Artes. Sob regência da maestra francesa Nathalie Marin, o repertório conta com obras de Louise Farrenc, Henri Tomasi e Maurice Ravel. O trombonista da OSB Eduardo Machado é o solista das apresentações. [+] saiba mais Tardezinha Hanoi Kids | Contação de História 22/11 Arte e Conhecimento Venha curtir uma tarde divertida com contação de histórias e atividades de desenho a partir do nosso catálogo de livro infantis: https://loja.hanoieditora.com.br/buscar?q=kids SOBRE A EDITORA A Hanoi Editora é uma empresa que nasceu com a missão de publicar livros que vão além do entretenimento. Nosso catálogo é formado por obras que promovem a espiritualidade, o autoconhecimento e a reflexão filosófica, criando experiências de leitura que inspiram a transformação interior. Mais do que livros, a Hanoi oferece ao público convites para uma jornada de crescimento pessoal e conexão com a sabedoria. Atuando em diferentes gêneros — como filosofia, espiritualidade, poesia, desenvolvimento pessoal, ficção e não ficção —, a editora preserva sempre um mesmo fio condutor: o de apresentar literatura com propósito. Dentro desse espírito surgiu o selo Hanoi Kids, dedicado ao público infantil e juvenil. Os livros publicados nesse selo procuram despertar desde cedo a criatividade, a sensibilidade e o senso de valores nas crianças, oferecendo histórias que dialogam com a contemplação e a descoberta do mundo interior. Obras como Silêncio, estou ouvindo você, Abayomi: A Menina de Trança e O que você está cultivando? exemplificam esse cuidado, combinando narrativas acessíveis e poéticas com projetos gráficos de grande delicadeza. Assim, o selo estabelece-se como um espaço onde literatura, ilustração e reflexão se unem para formar leitores mais atentos, conscientes e imaginativos. [+] saiba mais RIO WEBFEST 2025 | Abertura Oficial 28/11 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. [+] saiba mais RIO WEBFEST Awards 2025 | Premiação 01/12 Festival Gigante das WebSéries Convidados Internacionais, Rodadas de Negócios e muitas Séries Maior e mais inclusivo festival de webséries do mundo, o Rio WebFest, trará palestras, painéis, exibição dos principais conteúdos do mundo, oficinas, eventos de mercado e muito networking. O principal festival de webséries do mundo ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1 de dezembro de 2025, com programação gratuita, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Quatro dias de Festival, onde o público poderá desfrutar de uma sala de cinema na qual serão exibidos os mais de 300 conteúdos que compõem a mostra competitiva. Os convidados internacionais e nacionais estarão em contato com o público no Estúdio Petrobras, que vai receber palestras e painéis de 10:00 às 20:00. No Estúdio Rio WebFest teremos as Oficinas de Roteiro para comédia, Escrita criativa, e Coprodução internacional. No centro de convivência haverá muito networking e celebração. Toda essa programação é gratuita. Os convidados internacionais são amigos do festival, parceiros de negócios que amam as webséries e acreditam no potencial do projeto. Jon representa os Produtores Independentes do Canadá e é especialista em séries de orçamento reduzido, onde o objetivo é contar novas histórias de grupos que não se sentem representados na mídia tradicional. Ned Donovan é ator americano e criador da Copa do Mundo de Áudio Ficção, formato que ganhou força no mundo durante e depois da pandemia e que representa hoje o que há de mais novo na contação digital de histórias. Csongor é fundador do Webfest mais antigo da Alemanha e vai lançar no seu festival, ano que vem, um foco na indústria brasileira. É a sua primeira vez no Brasil e seu interesse é fechar negócios e trazer oportunidades. Ainda teremos na programação convidados da Korea do Sul, Estados Unidos, São Paulo, Maringá, Rio Grande do Sul, Cuiabá, enfim, será um encontro muito legal! - conta Leandro Silva, fundador do evento. O evento, que conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes Bibi Ferreira, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro. A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade do Rio de Janeiro. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. Importante para recebermos com segurança todo público, e funcional quando falamos de acessibilidade. E para quem esteve no festival no ano passado, já foi possível sentir os reflexos da chegada da Petrobras como patrocinadora exclusiva do evento, temos hoje potencial para dar oportunidades a muitos criadores independentes de todo Brasil, e ofertar ao nosso público uma programação extremamente rica em pluralidade e  representatividade, a edição de 2025 terá a melhor e maior programação que já organizamos - comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo. Fonte de desejo de todos os criadores que participam da mostra competitiva, os prêmios do festival são entregues no último dia, na gala mais aguardada do evento, o Rio WebFest Awards, no teatro da Grande Sala da Cidade das Artes. Este ano serão distribuídos troféus para 80 categorias e muitas chancelas para os festivais internacionais. Além dos diretores, produtores e elenco, muitos fãs das séries prestigiam o Awards torcendo pelos conteúdos que mais gostam. O público que vem ao Rio WebFest é composto majoritariamente pelas séries que integram a mostra competitiva, equipe técnica, elenco, ou pessoas ligadas a estas produções. Mas todos os anos temos um público crescente, que nos deixa muito felizes, formado por profissionais e estudantes do setor audiovisual, e por pessoas que são fans das séries. O festival é um espaço de encontro, preparado para gerar oportunidades a pessoas que trabalham com audiovisual, universo digital e inovação, mas também para receber bem o público quer conhecer mais deste universo, ou apenas se divertir. Um dos adjetivos que mais gosto de ouvir é que o Rio WebFest é um evento bem legal. - conta Archangelo. As principais oportunidades de monetização dos conteúdos no festival são geradas pelas rodadas de negócios, mas todo evento é propício para fechar parcerias ou estabelecer ótimos contatos. As reuniões de negócios acontecem no centro de convivência, espaço aberto ao público, onde Players,  e Convidados, estarão sempre abertos ao networking. Criadores independentes de conteúdo audiovisual tem muitas vantagens hoje em dia. Plataformas como YouTube, Vimeo, Dailymotion, Instagram resolveram o problema de distribuição e todo mundo pode ter seu próprio canal e cultivar uma audiência. O lado ruim é que ficou difícil se destacar no meio desse oceano de conteúdo e as pessoas colocam seus corações em suas obras mas não veem resultados em visualizações e alcance, se sentem sozinhas e parece que só elas sofrem desse mal. E nesse cenário que o festival ajuda os criadores a se encontrarem, dividirem experiências e melhorarem o seu conteúdo. Temos criadores que se inscrevem todos os anos, que colaboram com parceiros que conheceram dentro do festival e entregam séries cada vez melhores. - Finaliza Silva. Imperdível! O principal festival internacional de webséries do mundo vai acontecer nos dias 28, 29 e 30 de novembro, e 1º de dezembro de 2025, de forma presencial e online, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.   [+] saiba mais Língua Viva 2025 | A dor de existir, estética e estilo na literatura 03/12 Arte e Conhecimento O projeto Língua Viva busca ser um ponto convergente entre linguagem, psicanálise e processo criativo. A cada encontro os psicanalistas Marília Flores e Abílio Ribeiro desenvolvem um aspecto especifico da nossa língua. A arte intriga, faz enigma e provoca. À luz da psicanálise serão comentados ângulos e caminhos em torno do ato de criação e da experiência de fruição da arte, tanto para o artista quanto para o espectador/leitor. TEMA: A dor de existir, estética e estilo na literatura. DATA: 03/12/2025 A dor de existir se impõe pela condição humana frente ao desamparo, às perdas, à solidão e à finitude. Para muitos, o sofrimento é uma fonte de inspiração para a criação artística. A arte se cava na dor. Será assim para todos aqueles que dão um tratamento estético e assinam com um estilo a sua escrita? Rosa Montero declara escrever contra a morte. Lya Luft escreve sobre isolamento e ternura, a perturbadora ambivalência nossa, diz ela. Saramago prefere falar mais da vida do que literatura, pois, a literatura está na vida, assim tem a ambição de fazer da literatura vida. Marguerite Duras afirma que escrever é também não falar, é se calar. É berrar sem fazer ruído. O escritor é alguém que não fala muito, mas que escuta muito. Clarice Lispector escreve como que para salvar a vida de alguém, provavelmente a própria vida, acrescenta. José Castello propõe que a literatura pode tratar a dor humana, abrandá-la. Annie Ernaux confessa que não há orgasmo mais intenso que a escrita de um livro. Pedro Juan Gutiérrez escreve para continuar andando e atravessar a fúria e o horror. Bukowski escreve sobre a loucura roubada que não deseja a ninguém a não ser a si mesmo. Se a dor de existir é a matéria bruta e fina na escrita de um autor, quais os efeitos dessa escrita forjada na dor sobre nós, supostos leitores? Venham debater conosco. [+] saiba mais