Curso | Tempos, espaços, materialidades e sujeitos no trabalho artístico e educativo
O curso se propõe a refletir sobre a arte e a educação como dispositivos materiais que constroem e dão tempo (livre), espaço (público) e bens (comuns), e que posicionam os sujeitos em uma perspectiva de igualdade.Trata-se também de analisar a cidade contemporânea como o lugar da privatização, capitalização, e, portanto, o arrasamento dos tempos, dos espaços, das materialidades e das formas de subjetividade que constituem “o educativo”, “o artístico”, e “o cultural”.
No curso, serão discutidos textos e imagens a fim de provocar a discussão entre os participantes e, idealmente, constituir um espaço coletivo para o pensamento e a in (ter) venção.
JORGE LARROSA
Professor de Filosofía da Educação na Universidade de Barcelona, fez pós- doutorado em Paris e Londres. Autor de vários livros publicados na Espanha, Argentina, Colômbia, México, Venezuela, França e Brasil. Autor de quase uma centena de artigos em revistas de diferentes países. Membro do Conselho Editorial de várias revistas. Professor convidado em universidades europeias e latino-americanas. Suas obras, de clara vocação ensaística, movem-se entre a filosofia, a literatura e as artes. Seus principais temas são a relação entre experiência e linguagem, experiência e subjetividade, experiência e educação.
Jorge Larrosa tem trabalhado frequentemente com artistas (ambas as artes - visuais e artes cênicas) e mediadores culturais. Entre as suas obras artísticas e culturais destacam-se: a conferência “Experiência e Educacão” no curso “Arte e mediacões” (29ª Bienal de São Paulo, São Paulo 2011), o projeto teatral “Ensaios Ignorantes” (com Juliana Jardim, SESC Interlagos, São Paulo 2011), a curadoria de “Palavra Muda” (projeto teatral com Zebba Dalfarra, Ausgang Teatro e a Escola de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo, 2013), a residência artística “Palavra Muda” (no 7º Festival de Dança Interação e Conectividade, Salvador, Bahia, 2013), o curso “Bens públicos/bens comuns”. Arte, educação e acessibilidade” (31ª Bienal de São Paulo, São Paulo 2014), e a direção do Laboratório "Mais Diferenças de Experimentação e Educação e Cultura Inclusiva" (desde 2013).
Como editor, dirige três coleções de livros: a coleção de “Pedagogia” da editora Laertes (Barcelona, Espanha), a coleção “Educacão: novas linguagens”, da editora Miño y Dávila (Buenos Aires, Argentina) e a coleção “Educação e experiência” na editora Autêntica (Belo Horizonte, Brasil).
Informações
Custo R$300,00 - Vagas limitadas
Inscrições pelo email: saladeleitura@cidadedasartes.org
Mais informações pelo telefone: 3325-0448
As inscrições só serão confirmadas após o pagamento.