OSB APRESENTA “O PÁSSARO DE FOGO”, DE STRAVINSKY, NA ÚLTIMA EDIÇÃO DOS CONCERTOS DA JUVENTUDE EM 2015
A VERSÃO ORQUESTRAL DO BALÉ RUSSO É DESTAQUE DO REPERTÓRIO QUE CONTA AINDA COM TCHAIKOVSKY, COPLAND E TACUCHIAN
Os compositores Stravinsky, Tchaikovsky, Copland e Tacuchian estarão representados neste último Concerto da Juventude do ano.Com regência do Maestro Roberto Minczuk, a Orquestra Sinfônica Brasileira traz repertório que conta com a suíte “Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, “Fanfarra para o Homem comum”, de Aaron Copland; “Imagem Carioca” de Ricardo Tacuchian; e o quarto movimento da “Sinfonia nº 4 em fá menor, Op. 36”, de Piortr Tchaikovsky. Os ingressos podem ser comprados na bilheteria e custam apenas R$1. A Cidade das Artes tem acesso pela estação do BRT da Alvorada.
Em 2015, a fundação realizou 17 Concertos da Juventude. Incentivar e facilitar o acesso à música de concerto faz parte da missão da FOSB, como explica a gerente educacional da entidade, Anahi Ravagnani. “Ampliar o acesso às salas de concerto e despertar em nossas crianças e jovens o gosto pela música sinfônica são alguns dos objetivos aos quais nos dedicamos diariamente. A série atraiu um público jovem e curioso ao longo do ano." Cerca de 60 escolas e mais de 2.300 crianças participaram do Programa Orquestra em Sala, que leva alunos das redes pública e particular do Rio de Janeiro para os Concertos da Juventude, muitos deles para assistir a uma apresentação pela primeira vez.
Para o diretor artístico da OSB, Pablo Castellar, o programa do último Concerto da Juventude do ano é bastante eclético em repertório e estado de espírito. Ele explica que a orquestra abre com um chamado americano, “A Fanfarra para o Homem Comum” de Aaron Copland. Essa, segundo ele, é a mais famosa de uma série de fanfarras escritas em 1942 para abrir os concertos da orquestra de Cincinnati, nos Estados Unidos, após a entrada do país na 2º guerra mundial. O programa traz ainda a obra do brasileiro Ricardo Tacuchian, “Imagem Carioca”, uma celebração à cidade do Rio de Janeiro. Composta em 1963 para orquestra de cordas, a peça foi transformada em uma versão para orquestra sinfônica em 1969.
E completa: “O último movimento da "Sinfonia nº 4 em fá menor", de Tchaikovsky, segue com o destino como tema principal. Dotada de uma melodia rica, celebrante e alegre, a sinfonia traz um impulso dramático e forte influência das raízes folclóricas da música tradicional russa. O programa se encerra com uma suíte de “O Pássaro de Fogo”, balé composto por Stravinsky em 1910 e baseado em um conto popular russo. A linguagem musical da peça mistura a vitalidade rítmica do compositor e a simplicidade das músicas folclóricas, resultado de sua histórica colaboração com Diaghilev, que ainda rendeu obras como “Petrushka” e “A Sagração da Primavera”. A suíte de 1919, apresentada neste concerto pela OSB, é a mais popular das três versões orquestrais criadas pelo autor”.
Valor único: R$ 1 - ingressos disponíveis a partir de uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria da Cidade das Artes -
ROBERTO MINCZUK, REGÊNCIA
FRANCISCO M.SILVA/OSÓRIO D.ESTRADA Hino Nacional Brasileiro
AARON COPLAND Fanfarra para o Homem Comum
RICARDO TAUCHIAN Imagens Cariocas
PIOTR TCHAIKOVSKY Sinfonia n°4 em fá menor, Op. 3
IGOR STRAVINSKY O Pássaro de Fogo - Suíte de 1919