Fundação Cidade das Artes

Programação » OSB - Concertos da Juventude - Última edição 2015

Evento Encerrado

OSB - Concertos da Juventude - Última edição 2015

1


OSB APRESENTA “O PÁSSARO DE FOGO”, DE STRAVINSKY, NA ÚLTIMA EDIÇÃO DOS CONCERTOS DA JUVENTUDE EM 2015

 

A VERSÃO ORQUESTRAL DO BALÉ RUSSO É DESTAQUE DO REPERTÓRIO QUE CONTA AINDA COM TCHAIKOVSKY, COPLAND E TACUCHIAN 

 

Os compositores Stravinsky, Tchaikovsky, Copland e Tacuchian estarão representados neste último Concerto da Juventude do ano.Com regência do Maestro Roberto Minczuk, a Orquestra Sinfônica Brasileira traz repertório que conta com a suíte “Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, “Fanfarra para o Homem comum”, de Aaron Copland; “Imagem Carioca” de Ricardo Tacuchian; e o quarto movimento da “Sinfonia nº 4 em fá menor, Op. 36”, de Piortr Tchaikovsky.  Os ingressos podem ser comprados na bilheteria e custam apenas R$1. A Cidade das Artes tem acesso pela estação do BRT da Alvorada.

 

Em 2015, a fundação realizou 17 Concertos da Juventude. Incentivar e facilitar o acesso à música de concerto faz parte da missão da FOSB, como explica a gerente educacional da entidade, Anahi Ravagnani. “Ampliar o acesso às salas de concerto e despertar em nossas crianças e jovens o gosto pela música sinfônica são alguns dos objetivos aos quais nos dedicamos diariamente. A série atraiu um público jovem e curioso ao longo do ano." Cerca de 60 escolas e mais de 2.300 crianças participaram do Programa Orquestra em Sala, que leva alunos das redes pública e particular do Rio de Janeiro para os Concertos da Juventude, muitos deles para assistir a uma apresentação pela primeira vez.

 

Para o diretor artístico da OSB, Pablo Castellar, o programa do último Concerto da Juventude do ano é bastante eclético em repertório e estado de espírito.  Ele explica que a orquestra abre com um chamado americano, “A Fanfarra para o Homem Comum” de Aaron Copland. Essa, segundo ele, é a mais famosa de uma série de fanfarras escritas em 1942 para abrir os concertos da orquestra de Cincinnati, nos Estados Unidos, após a entrada do país na 2º guerra mundial. O programa traz ainda a obra do brasileiro Ricardo Tacuchian, “Imagem Carioca”, uma celebração à cidade do Rio de Janeiro. Composta em 1963 para orquestra de cordas, a peça foi transformada em uma versão para orquestra sinfônica em 1969.

 

E completa: “O último movimento da "Sinfonia nº 4 em fá menor", de Tchaikovsky, segue com o destino como tema principal. Dotada de uma melodia rica, celebrante e alegre, a sinfonia traz um impulso dramático e forte influência das raízes folclóricas da música tradicional russa. O programa se encerra com uma suíte de “O Pássaro de Fogo”, balé composto por Stravinsky em 1910 e baseado em um conto popular russo. A linguagem musical da peça mistura a vitalidade rítmica do compositor e a simplicidade das músicas folclóricas, resultado de sua histórica colaboração com Diaghilev, que ainda rendeu obras como “Petrushka” e “A Sagração da Primavera”. A suíte de 1919, apresentada neste concerto pela OSB, é a mais popular das três versões orquestrais criadas pelo autor”. 

 

Valor único: R$ 1 - ingressos disponíveis a partir de uma hora antes do início do espetáculo na bilheteria da Cidade das Artes -

 

 

ROBERTO MINCZUK, REGÊNCIA

 

FRANCISCO M.SILVA/OSÓRIO D.ESTRADA       Hino Nacional Brasileiro

AARON COPLAND                                              Fanfarra para o Homem Comum

RICARDO TAUCHIAN                                          Imagens Cariocas

PIOTR TCHAIKOVSKY                                        Sinfonia n°4 em fá menor, Op. 3

IGOR STRAVINSKY                                            O Pássaro de Fogo - Suíte de 1919

 

 

 




Música

Informações Gerais

Datas

29/11/15

Horários

11:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais