Fundação Cidade das Artes

Programação » OSB - Série Safira - Pinchas Zuckerman e Amanda Forsyth, convidados

Evento Encerrado

OSB - Série Safira - Pinchas Zuckerman e Amanda Forsyth, convidados

1


A Orquestra Sinfônica Brasileira e a Cidade das Artes recebem o casal de músicos Pinchas Zukerman e Amanda Forsyth, para um concerto no dia 3 de outubro na Grande Sala. O regente e violinista israelense Zukerman comanda a OSB, além de tocar como solista uma peça de Mozart.

Já a violoncelista Amanda Forsyth fará o solo de violoncelo em obras de Max Bruch e Antonín Dvořák. Juntos há 14 anos, se conheceram na National Arts Centre Orchestra, no Canadá, onde ele era regente e ela segue ainda como violoncelista principal. Além disso, Pinchas e Amanda costumam viajar pelo mundo se apresentando com o Zukerman Chamber Players, um conjunto de câmara de renome mundial liderado pelo violinista. Os ingressos custam a partir de R$10 (meia-entrada) e estão disponíveis no site Ingresso Rápido.

 

O concerto se inicia com a abertura da ópera “A Flauta Mágica, KV 620”, uma das últimas obras compostas por Mozart. Em seguida, a OSB e a violoncelista apresentam “Da Floresta da Boêmia, Op. 68 | V. Bosque Silencioso para violoncelo e orquestra”, do compositor Dvořák. “Esta é uma peça curta linda e muitas vezes negligenciada em concertos, já que violoncelistas raramente têm a chance de realizar peças curtas em vez de repertórios maiores de concerto. Sua escrita é pitoresca assim como o cenário da Checoslováquia, sua terra natal. Esta peça mostra o quão bem Dvořák escreveu para o violoncelo”, elogia Amanda Forsyth.

 

O programa segue com “Adágio sobre Melodias Célticas”, do compositor e regente alemão Max Bruch. Esta obra já foi tocada várias vezes por Amanda, que a considera uma jóia rara. Soando como “Fantasia Escocesa”, obra do mesmo autor, a peça traz elementos do facínio dele por temas escoceses e celtas. “Ela explora todo o alcance do violoncelo e seu virtuosismo e a capacidade de aquecer o público. Vai ser um prazer compartilhar essas obras maravilhosas e inspiradoras com a plateia”, afirma Amanda.

 

Em seguida, o regente Pinchas Zukerman assume o lugar de solista para a execução do “Concerto para violino nº 3 em Sol maior, KV 216”, de Mozart, também conhecido como “Strassburg”. O terceiro da série, concluído em 12 de Setembro de 1775, apenas três meses após o segundo, representa um enorme avanço em relação à mera beleza rococó dos dois primeiros concertos. Composta por três movimentos, a peça traz no movimento final um rondo alegre com orquestração suave e temas de canções populares austríacas e alemãs. O concerto se encerra com a “Sinfonia nº 8 em Sol maior, Op. 88”, uma das sinfonias mais alegres de Dvořák. 


Concerto da Série Safira 

 

Pinchas Zukerman,regência e violino

Amanda Forsyth,violoncelo

 

WOLFGANG AMADEUS MOZART      

Abertura da ópera A Flauta Mágica, KV 620

 

ANTONÍN DVORÁK                              

Da Floresta da Boêmia, Op. 68 | V. Bosque Silencioso para violoncelo e orquestra

 

MAX BRUCH                                        

Adágio sobre Melodias Célticas

 

WOLFGANG AMADEUS MOZART               

Concerto para violino nº 3 em Sol maior, KV 216 – “Strassburg”

 

ANTONÍN DVORÁK                               

Sinfonia nº 8 em Sol maior, Op. 88 




Música

Informações Gerais

Datas

03/10/15

Horários

20:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Grande Sala

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais