Fundação Cidade das Artes

Programação » OSB - Música de Câmara

Evento Encerrado

OSB - Música de Câmara

1


Neste concerto da Série Música de Câmara, a  pianista Linda Bustani se junta aos músicos da orquestra Michel Bessler (violino), Bernardo Fantini (viola) e David Chew (violoncelo) para executar dois quartetos de Mozart e Schumann.
 

 

Considerada pela crítica especializada como uma das mais importantes pianistas da América do Sul, Linda Bustani se une aos músicos da OSB em formação de quarteto para esta récita. O programa se inicia com o Quarteto para Piano em sol menor, K 478, tida como a primeira obra composta para uma formação de quarteto com piano. Ela é uma das peças de câmara mais famosas do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, e tem três movimentos: Allegro, Andante e Rondo. O concerto segue com a execução do Quarteto para Piano em Mi bemol maior, Op. 47, de Robert Schumann, obra romântica inspirada em sua mulher, Clara Wieck Schumann. Composta em 1842, ano bastante produtivo para o compositor, que também escreveu três quartetos de cordas, um trio de piano e um inovador quinteto para o mesmo instrumento .

 

“Essa será minha primeira participação na série Música de Câmara da OSB. Junto com meus caros colegas Michel, Bernardo e David, farei um programa de grande expressão. O Quarteto K.478 de Mozart mostra como sempre a genialidade do compositor através de sua sofisticação e simplicidade, aliadas a um lirismo singular. Já no Quarteto Op.47, inexplicavelmente pouco executado, Schumann mostra sua alma de maneira especial, apaixonante e eletrizante. Seu 3º movimento, o lento, nos leva ao divino. Com certeza será um concerto de grandes emoções”, afirma a pianista.

 

Linda Bustani, piano

Michel Bessler, violino

Bernardo Fantini, viola

David Chew, violoncelo

 

WOLFGANG AMADEUS MOZART        Quarteto de Piano em sol menor, K 478

ROBERT SCHUMANN                          Quarteto de Piano em Mi bemol maior, Op. 47

 

Sobre Linda Bustani

 

Linda Bustani foi aluna de Arnaldo Estrella no Rio de Janeiro e de Iakov Zak e Elisso Virsaladze no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou. Após participar do Concurso Internacional de Leeds, apresentou-se no Concertgebouw de Amsterdã e em recitais e concertos por toda a Europa, EUA e América Latina. Foi solista com a New Philharmonia, a Royal Liverpool Philharmonic, a Hallé, além da OSB, Osesp e Petrobras Sinfônica. Colaborou com Simon Rattle, John Neschling, Isaac Karabtchevsky e Eleazar de Carvalho, dentre outros grandes regentes. Em 2003, conquistou o Prêmio Carlos Gomes, como melhor pianista do ano.

 




Música

Informações Gerais

Datas

15/09/15

Horários

21:00

Local

Cidade das Artes

Sala

Teatro de Câmara

Classificação Etária

Livre

Demais Eventos da Programação

Maquete de LEGO® do Rio de Janeiro I Exposição Permanente 08/03 a 31/12 Artes Visuais LEGO® doa ao Rio de Janeiro a maquete feita com 947 mil peças A maquete do Rio de Janeiro feita totalmente em LEGO foi construída para homenagear de forma criativa e inusitada a cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 e ficará exposta permanentemente na Cidade das Artes como legado cultural. A construção destaca os 25 importantes ícones da cidade como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Maracanã, entre outros. [+] saiba mais Wicked 15/07 a 09/08 Musical Ministério da Cultura apresenta WICKED - O MUSICAL WICKED: O MAIOR FENÔMENO DO TEATRO MUSICAL CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ AO RIO Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla.com.br ou na bilheteria da Cidade das Artes Bibi Ferreira Produzido pelo Instituto Artium de Cultura em parceria com o Atelier de Cultura, musical já foi visto por mais de um milhão de pessoas no Brasil Wicked – A História Não Contada das Bruxas de OZ chega ao Rio de Janeiro em 15 de julho de 2026 para uma curta temporada na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca. O anúncio foi feito no dia 21 de dezembro, na última sessão da temporada de Wicked no Teatro Renault, em São Paulo. Após três temporadas de absoluto sucesso em São Paulo, em 2016, 2023 e 2025, Wicked chegará à cidade maravilhosa. O espetáculo revela a história não contada das bruxas de OZ, muito antes da Dorothy chegar ao mundo governado pelo poderoso Mágico de OZ. Depois de mais de um milhão de espectadores em teatro no Brasil, e milhões no cinema e streaming, a superprodução realiza um desejo de mais de uma década do público carioca, que desde 2016 – quando ocorreu a primeira montagem de Wicked no país – pede insistentemente a passagem do “mundo das esmeraldas” pela cidade. “Levar Wicked para o Rio é um presente para os fãs que sempre acreditaram e mantiveram essa chama acesa. É um presente viabilizado pelos patrocinadores que se reuniram para isso. Chegamos com tudo o que essa história merece: força, magia e um espetáculo que continua a emocionar gerações”, afirma Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura. Estrelado por Myra Ruiz (Elphaba) e Fabi Bang (Glinda), Wicked conta a história de amizade, coragem e escolhas que moldam o destino das bruxas da Terra de OZ, inspirada no romance de Gregory Maguire. A produção brasileira se destaca por sua inovação tecnológica, efeitos de ilusionismo, sistemas inéditos de voo e projeções criadas especialmente para a montagem. Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz é uma realização do Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. [+] saiba mais